Baixe em PDF Baixe em PDF

A prataria e decorações em prata dão toques de elegância e beleza onde quer que estejam à mostra. Ainda assim, a prata está fadada sofrer com manchas depois de algum tempo — e o polimento pode se revelar um incômodo. Felizmente, há formas de desacelerar esse processo, mantendo a prata brilhante e diminuindo a necessidade de polimento. Técnicas de armazenamento corretas, quando associadas ao uso regular e à lavagem cuidadosa, manterão toda a prataria brilhando.

Método 1
Método 1 de 2:

Guardando a prata adequadamente

Baixe em PDF
  1. Tanto a umidade quanto o calor podem acelerar o processo de desgaste da prata. Para mantê-la sempre brilhante e polida, mantenha-a guardada em locais da casa que atendem a esses critérios.
    • Armários de porcelanas são perfeitos para o armazenamento de pratarias mais finas por essa mesma razão, uma vez que regulam o fluxo de ar a fim de manter uma temperatura consistente e não acumular o excesso de umidade.
  2. No caso da prataria que não será exibida fora do uso, o melhor a se fazer é deixá-la em um recipiente especial. O melhor tipo de material para essa finalidade seria flanela ou um pano antimanchas, que são tratados de forma específica para impedir a ativação das substâncias que levam ao desgaste da prata.
    • Se estiver colocando vários itens feitos em prata no mesmo saco, é importante não exagerar na quantidade. Não deve haver atrito entre eles, o que poderia causar sérios danos.
  3. Há diversos itens que podem ser nocivos ao verniz na prataria por conter substâncias químicas desgastantes ou provocar o desenvolvimento de um ambiente propício ao desgaste.
    • Isso inclui jornais ou outros papéis de embrulho. A tinta que os reveste é ácida, podendo danificar a prata. [1]
    • Sacos plásticos também podem provocar o surgimento de manchas, pois acumulam umidade e impedem a ventilação, o que é bastante negativo.
    • Caixas de papelão não são recomendadas para o armazenamento, mesmo temporário, pois acumulam umidade e não possibilitam uma ventilação adequada.
    • Não prenda vários objetos de prata juntos com elásticos de borracha. Eles contêm enxofre, o que provoca o surgimento de manchas.
  4. Uma ótima forma de evitar a formação de manchas e orgulhosamente exibir a sua prata — afinal, qual o objetivo de tê-la senão mostrá-la? — é através do uso! [2] Isso acontece porque a maioria das pessoas lava a prataria após a utilização, algo que deve ser feito.
    • Ao usar a prataria, lembre-se de fazer um rodízio entre os itens que são usados para que todos tenham igual utilização. De outro modo, os menos usados começarão a apresentar manchas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Lavando a prataria após o uso

Baixe em PDF
  1. Faça-o logo após a utilização, pois os óleos em sua pele ou resíduos de alimentos podem começar a reagir quimicamente com a prata e danificá-la.
    • Lave as mãos antes de manusear a prata — pode ser útil utilizar luvas de algodão.
    • Não a coloque na lava-louças. Embora não provoque o surgimento de manchas, fazê-lo pode deixar marcas. Trate-a sempre com cuidado.
  2. Ferva uma panela de água. A seguir, cubra uma bandeja com uma folha de papel-alumínio e encha-a com ½ xícara de vinagre branco, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de sal. Quando a água estiver fervendo, despeje-a na bandeja. Coloque a prataria nessa mistura e deixe-a repousar por aproximadamente meio minuto antes de tirá-la. [3]
  3. Esfregue gentilmente a superfície da prata em pequenos círculos usando uma flanela macia ou uma toalha de algodão. Não a deixe secar ao ar livre, pois gotículas de água podem provocar o surgimento de marcas. [4]
    • Existem panos antimanchas especiais tratados com substâncias químicas capazes de evitar o surgimento de manchas e desgaste durante a limpeza. [5] Se realmente quiser que a prata brilhe, esse pode ser um bom investimento.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 488 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade