Baixe em PDF
Baixe em PDF
O caramelo às vezes pode grudar de uma forma difícil de remover, mas basta saber manuseá-lo antes de esfriar para tornar o processo bem mais fácil. Ao deixá-lo de molho em água quente ou carbonatada é possível prolongar o tempo que ele leva para solidificar. No entanto, se ele assentar em uma camada fina, ela poderá ser cuidadosamente raspada com uma espátula, mas uma camada mais grossa talvez necessite ficar de molho em água fervente com sal ou detergente.
Passos
-
Aguarde até o caramelo esfriar e solidificar. Se apenas uma camada fina e parcialmente translúcida permanecer, será possível raspá-la sem a necessidade de nenhum passo adicional. No entanto, se a camada for mais espessa, talvez seja necessário deixá-la de molho antes de raspá-la.
-
Use uma espátula para raspar o caramelo seco. Procure posicioná-la próxima ao fundo da panela e movê-la para frente em aplicações curtas. Faça isso aplicando uma pressão firme e uniforme.
-
Lave a panela para remover o caramelo raspado e seque com toalhas de papel.
-
Examine a panela para ver se ainda há caramelo no interior dela. Se houver, repita os procedimentos de raspar e lavar até removê-lo.
-
Se o caramelo ainda persistir, coloque a panela dentro do congelador. Procure deixá-la assim por duas horas até que o caramelo queimado congele completamente. Dessa forma, abaixo da temperatura de congelamento, o caramelo se tornará especialmente quebradiço e mais fácil de remover.
-
Retire a panela do congelador e repita o processo de raspagem para remover os resíduos de caramelo congelado.Publicidade
-
Despeje água carbonatada na panela antes de esfriar. A efervescência da água reagirá com o ferro, tornando-o liso e difícil de aderir. No entanto, essa técnica funciona particularmente melhor em panelas feitas de ferro fundido.
-
Deixe a panela de molho por 15 minutos e, em seguida, use uma esponja ou um pano para esfregá-la. Não descarte a água da panela. Em vez disso, use-a para molhar a esponja e esfregue a panela com a água ainda dentro dela.
-
Descarte a água e limpe os resíduos de caramelo com uma toalha de papel seca.Publicidade
-
Encha a panela revestida de caramelo com água fervente. Será necessário ter água suficiente para cobrir todo o caramelo. Essa técnica funcionará melhor imediatamente após o uso da panela e antes que o caramelo tenha chance de solidificar completamente. [1] X Fonte de pesquisa
-
Posicione a panela dentro da pia ou sobre o balcão. Em seguida, coloque a tampa e deixe-a de molho por uma hora. [2] X Fonte de pesquisa
-
Descarte a água da panela. Se após uma inspeção você notar que ainda há uma quantidade considerável de caramelo grudada, tente trabalhar com uma água mais quente.
-
Encha a panela mais uma vez com água morna o suficiente para cobrir o caramelo.
-
Coloque a panela para aquecer no fogão ajustado entre o fogo médio e médio-alto. A água deverá ferver, mas não a ponto de evaporar, durante pelo menos dez minutos.
-
Desligue o fogo e descarte a água. Em seguida, use uma esponja para esfregar o caramelo remanescente. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Encha a panela com uma solução de salmoura, usando 1 colher de sopa de sal (15 g) para cada xícara de 250 ml de água. Procure enchê-la de modo que o caramelo fique completamente submerso sob a água.
-
Deixe a salmoura fazer efeito durante a noite. Não descarte a água antes do prazo estipulado, não importa o quão turva ou suja ela possa parecer.
-
No dia seguinte, ferva a salmoura dentro da panela. A essa altura, o sal deverá ter enfraquecido o caramelo grudado nas laterais da panela, fazendo com que ele solte assim que a água aquecer.
-
Descarte a água e esfregue delicadamente as laterais da panela com uma esponja. Dessa forma, qualquer resíduo de caramelo deverá sair sem muita dificuldade.
-
Lave a panela com água corrente para remover qualquer vestígio de caramelo.Publicidade
-
Encha a panela com água morna o suficiente para submergir todo o caramelo. Isso poderá ser feito enquanto ele ainda estiver quente ou frio.
-
Despeje na panela uma gota generosa de detergente ou amaciante. Se o caramelo já tiver endurecido e parecer realmente grudado, nesse caso o amaciante poderá ser a melhor opção, já que muitos detergentes podem ser suaves demais.
-
Deixe a panela de molho por pelo menos uma hora. Após esse período, a água deverá ter uma cor marrom escura. [4] X Fonte de pesquisa
-
Embeba uma esponja em água e esfregue o caramelo com força até removê-lo. Após deixá-lo de molho por uma hora, ele deverá sair com relativa facilidade.
-
Descarte a água e enxágue a panela em água corrente para finalizar.Publicidade
Dicas
- Aproveite para deixar os utensílios de molho junto com a panela. A maioria das soluções apresentadas aqui poderá ser usada para limpar tanto as panelas como os utensílios de metal. Basta também deixá-los de molho simultaneamente dentro da panela.
Publicidade
Avisos
- Esteja atento ao material que as panelas são feitas, pois certos materiais requerem cuidados específicos. Por exemplo, o ferro fundido pode enferrujar se deixá-lo de molho em água e alguns revestimentos antiaderentes podem danificar se raspá-los ou esfregá-los com sal ou lã de aço.
Publicidade
Materiais Necessários
- Espátula;
- Congelador;
- Água carbonatada;
- Água;
- Fogão;
- Sal;
- Detergente lava-louças;
- Amaciante de roupa;
- Esponja;
- Pano de prato.
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=hxX9I64ljLI
- ↑ https://www.cookinglight.com/cooking-101/techniques/quick-tips-cleaning-your-pan
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=ZOU6ncOvHig
- ↑ https://www.onegoodthingbyjillee.com/10-best-ways-clean-burnt-food-pots-pans/
- The Kitchn: How to Clean the Pot After Boiling Sugar
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 59 807 vezes.
Publicidade