Baixe em PDF Baixe em PDF

Há menos chance de os gatos mastigarem cabos em comparação com os cães, mas toda precaução deve ser tomada para garantir a segurança dos felinos se eles o fizerem. Essa atitude não só danifica os fios, mas também pode resultar em um dano terrível para seu gato, como um choque elétrico ou asfixia. Lembre-se, no entanto, de que esse comportamento é típico dos animais jovens em fase de dentição, e de que até os mastigadores mais devotados tendem a parar quando crescem.

Método 1
Método 1 de 4:

Encontrando e minimizando os cabos

Baixe em PDF
  1. Casa item elétrico é um possível perigo para um gato, pois são objetos que o animal pode alcançar. Tome um cuidado especial com os fios de eletrodomésticos, computadores e equipamentos de impressão, cabos usados temporariamente para itens como pisca-piscas, fios em locais que você não consegue alcançar, mas seu gato sim (por exemplo, atrás de objetos pesados como geladeiras, congeladores, aquecedores e televisores) e todas as tomadas [1] .
  2. As partes mais vulneráveis do fio estão onde ele se junta ao plugue ou ao eletrodoméstico. Essas seções não são fáceis de proteger com kits. Verifique-as regularmente [2] .
    • Se o espaço entre um eletrodoméstico como uma geladeira for largo o suficiente para um gato se esgueirar, você precisará tomar precauções para proteger o cabo elétrico e a tomada relevantes.
  3. Tire da tomada os eletrodomésticos desnecessários e guarde-os em um local seguro contra os gatos até que sejam necessários. Quando for usá-los, não os deixe sem supervisão ou confina o uso a espaços sem felinos. Não há por que deixar os eletrônicos não usados se acumulando e ocupando espaço quando podem ser guardados de maneira organizada, sem poeira e sem serem mastigados [3] .
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Escondendo os cabos

Baixe em PDF
  1. Bloqueie a base ou a parte de trás de mesas ou estantes que tenham uma lacuna entre o piso e a parte inferior da unidade, ou entre a parede e a parte de trás da unidade. Lembre-se de que os gatos podem entrar em aberturas muito menores do que o seu punho, dependendo do tamanho do animal. O felino também pode mover objetos que não estejam presos de maneira firme ou que sejam pesados. Esconda o máximo que puder do cabo. Guarde os eletrodomésticos não necessários em um local seguro e livre dos felinos [4] .
    • Considere usar tecnologia sem fio sempre que possível, confinando os fios aos transmissores ou a áreas livres dos gatos.
  2. O gato não conseguirá alcançar muitos dos cabos menores e mais atraentes se você puder criar uma estação de carregamento em uma gaveta. Colocar os itens com fios dentro de caixas com um buraco na parte de trás também pode esconder a função verdadeira deles e tornar menos provável a chance de um bichano atacá-los [5] .
  3. É o balanço que muitas vezes atrai o gato. Depois de preso com firmeza a um pé de mesa ou a uma parede, o cabo se mistura e para de chamar a mesma atenção. Você também pode comprar velcros ou prendedores especiais para manter os fios rentes a outro item [6] .
  4. Elas estão disponíveis em lojas de artigos para reforma, em diversos formatos e cores. Algumas se prendem à parede e aos móveis, enquanto outras apenas unem os cabos. Não importa o tipo escolhido, tratam-se de capas plásticas para seus fios que não podem ser mastigadas por um gato [7] .
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Tornando os cabos desinteressantes

Baixe em PDF
  1. Borrife ou aplique algo de que o gato não goste nos fios. Existem soluções comerciais e caseiras; caso pretenda fazer a sua, considere usar ingredientes como molho picante , óleo de lavanda, uma pasta cítrica ou de vinagre, alho, pimenta-caiena, Vick, detergente, suco de lima, óleo ou pasta de pimenta. Algumas pessoas utilizam uma cobertura leve de pomada com mentol ou desodorante. Deixe a substância aplicada secar completamente antes de religar o cabo na parede. Será necessário reaplicar as soluções caseiras de vez em quando. Evite usar coisas salgadas, pois os gatos adoram lamber sal [8] .
  2. Os produtos comerciais incluem capas para cabos flexíveis, transparentes e protetoras com um aroma cítrico para afastar o felino. Eles são fáceis de instalar e não exigem reaplicações tópicas [9] .
  3. Tanto a fita adesiva de alumínio quanto a dupla-face podem servir. Elas são vendidas em lojas de artigos para reforma e fáceis de embrulhar em torno dos fios. No caso da fita de alumínio, os gatos não gostam do sabor alcalino que fica na boca e evitarão mastigar qualquer item coberto com ela. Já com a dupla-face, eles odeiam coisas grudentas e não tocarão nela. O problema com esse método é que ele é grudento, e portanto complicado; além disso, vai coletar um monte de pelo [10] .
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Distraindo seu gato

Baixe em PDF
  1. Há várias atitudes que você pode tomar se pegar o felino no flagra. Gritar "NÃO" ou bater palmas sempre que ele chegar perto do fio é uma possibilidade. Outra é manter uma pistola de água por perto para jogar água no animal se ele se aproximar demais dos locais onde você não quer que ele vá. Obviamente, tome cuidado para não atingir equipamentos eletrônicos ou elétricos com o líquido [11] .
  2. Você pode encontrar um brinquedo detector de movimento que faça um som assim que perceber movimentação, como um sapo que coaxa. Considere colocá-lo em uma posição estratégica para disparar sempre que o gato chegar perto de alguns fios vulneráveis, como embaixo de uma mesa de computador. O ruído precisará ser alto e repentino o suficiente para assustar o gato, e há uma chance de o animal se acostumar a ele e ignorá-lo [12] .
  3. Mastigar cabos pode ser um sinal de tédio, uma prática de predação ou só uma necessidade de brincar. Experimente trazer itens novos à casa para manter seu gato interessado: um pedaço de tapete, caixas de papelão para rasgar ou até um brinquedo mastigável para cachorros [13] .
  4. Compre ou cultive um pouco de grama para gato usando aveia ou trigo. Muitos felinos sentem a necessidade de mastigar grama, e sem ela, os próximos itens mais parecidos são os fios e os cabos. Essa grama está disponível em pet shops e na internet, mas você pode comprar sementes de aveia e trigo e cultivá-las sozinho em um vaso com um pouco de terra. É possível até retirar um torrão de um jardim que não seja tratado com pesticidas ou herbicidas. Veja se o torrão só contém folhas de grama e nenhuma erva daninha. Coloque-o em um vaso no chão e deixe o gato mastigar. Devolva o torrão para seu local de origem quando o animal terminar. Repita com frequência, conforme a necessidade [14] .
  5. Quando os felinos mastigam cabos, muitas vezes estão procurando por uma maneira de criar brinquedinhos para si mesmos. Os fios curtos se agitam maravilhosamente pelos pisos de madeira e linóleo quando são atingidos por uma pata peluda. Você pode tentar distrair o animal com outro tipo de brinquedo. Só evite aqueles que incentivem o comportamento de mastigação, como os que usam barbante, lã e outros [15] .
  6. Existem algumas atividades nas quais o movimento dos fios é inevitável, e provavelmente é melhor manter o felino longe do cômodo ou do espaço onde você usará tais eletrodomésticos em vez de correr o risco de o cabo ser mastigado, você ou seu gato levarem um choque elétrico ou um item pesado cair sobre o animal se o fio for puxado com muita força.
    Publicidade

Dicas

  • Se você cobrir cabos vulneráveis com uma substância atóxica que seu gato odeie cheirar ou provar, proteja seus móveis, suas paredes, o piso e o carpete garantindo que qualquer produto usado retenha sua potência depois de seco sem manchar nada.
  • Leve o felino ao veterinário para garantir que não haja nenhum problema com os dentes dele que o esteja fazendo querer mastigar fios.
  • Enrole os cabos e coloque-os em um saquinho plástico com fecho. Em seguida, você pode usar uma lata de ar comprimido de cabeça para baixo para umedecer o fio com o líquido. A maioria dessas latas contém um amargante para evitar que as crianças usem o produto para se intoxicarem. O gosto dele é horrível. Deixe o gato prová-lo depois, e provavelmente será a última vez que ele mastigará o cabo.
  • Uma alternativa fácil e superbarata para todas as soluções acima é comprar canaletas. Elas são estruturas em forma de tubo feitas para lidar com cabos, mas que atendem a um duplo propósito, arrumando todos os fios pendurados em um recipiente bonito, organizado e à prova de gatos. Voilà ! Problema resolvido.
  • Uma opção barata é um canudo simples. Colocar um em cada cômodo dará algo para o gato mastigar e brincar.
Publicidade

Avisos

  • Se o seu felino engolir algum pedaço do fio, vá direto para o veterinário. Esses pedaços podem se alojar no intestino do animal e causar muitos problemas.
  • Verifique o estado dos seus cabos regularmente. Os gatos são pequenos, espertos e persistentes. Eles podem danificar o fio sem cortá-lo, e um cabo danificado pode causar um incêndio. Substitua-o ou conserte-o imediatamente.
  • Além dos fios e dos cabos, deixe barbantes, linhas e elásticos longe do seu gato. Eles não só incentivam o mesmo comportamento de mastigação, como podem ser fatais para seu amigo peludo se forem engolidos. Podem ficar embolados no intestino e causar problemas médicos sérios. Caso você suspeite de que seu gato possa ter engolido um fio, talvez seja melhor levá-lo para o veterinário, só para garantir.
  • Não transforme o ato de gritar com seu gato em um hábito, ou o felino pode se tornar agressivo ou antissocial.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 72 562 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade