Baixe em PDF
Baixe em PDF
Deus pode ser uma figura bastante influente na vida de crianças... Mas qual será a melhor forma de explicar a importância e a história d'Ele? Tocar em assuntos como fé e Jesus Cristo com jovens não precisa ser difícil — e pode ser bem divertido! Neste artigo, trazemos uma série de dicas para você passar ideias tão fundamentais do cristianismo para seu filho. Siga o passo a passo abaixo para conhecer as ferramentas necessárias e até certos recursos, como atividades e vídeos educativos.
O que você precisa saber
- Apresente seu filho a Deus e Jesus a partir dos três anos de idade ou quando ele começar a fazer perguntas sobre o assunto.
- Leve uma vida cristã para demonstrar, em primeira mão, o amor do Senhor ao seu filho.
- Explique conceitos como fé e religião ao seu filho usando uma linguagem simples e familiar. Assim, ele vai ficar interessado e curioso.
Passos
-
Ore com seu filho todas as noites. Na hora de colocar seu filho para dormir, ore o Pai Nosso e liste as partes do dia pelas quais você e ele são gratos. Orar com a criança é uma forma de ela aprender a conversar com Deus e agradecer pelas coisas boas que tem. [2] X Fonte de pesquisa
- Pergunte ao seu filho por que ele é grato ou qual é a parte do dia favorita dele.
- Ore antes das refeições para mostrar ao seu filho que ele pode agradecer ao Senhor por tudo na vida.
-
Leve uma vida cristã. Crianças costumam aprender observando o comportamento dos pais. Sendo assim, mostre ao seu filho o que é seguir os preceitos de Deus e seja um bom cristão . Além disso, obedeça os dez mandamentos e seja solidário, bondoso e honesto em tudo que você fizer. Isso aumenta (e muito) as chances de o jovem crescer no caminho certo! [3] X Fonte de pesquisa
- Não fale palavrões ou use expressões ofensivas perto do seu filho.
- Honre sua palavra e suas promessas, inclusive quando as coisas não saírem como planejado.
- Dê um voto de confiança às pessoas e não julgue ninguém pelas aparências.
- Respeite e seja gentil com todas as pessoas que você conhecer.
-
Veja filmes, séries e desenhos animados de temática cristã com seu filho. Filmes, séries e desenhos animados de temática cristã feitos para crianças são excelentes para apresentar valores da religião aos jovens de forma interessante e simples de entender. Você pode assinar pacotes de TV com canais específicos ou até encontrar algumas produções gratuitas no YouTube!
- Planeje noites de filmes com temática cristã para deixar seu filho mais empolgado com o assunto. Você, ele e o resto da família podem ver O Príncipe do Egito , As Aventuras do Pequeno Peregrino , Os Dez Mandamentos para Crianças etc.
- Peça recomendações de filmes e séries ao seu pastor ou aos irmãos da igreja. Muitos ministérios têm até acervos disponíveis para crianças!
-
Leia histórias da Bíblia para seu filho. Que criança não gosta de uma boa história, não é? Felizmente, a Bíblia está repleta de opções interessantes! Escolha algumas delas e leia para seu filho — se possível, de uma versão infantil e ilustrada do livro sagrado. Adão e Eva, Davi e Golias e Zaqueu são alguns (de inúmeros) exemplos legais. [4] X Fonte de pesquisa
- Faça vozes, efeitos sonoros e gestos dramáticos para deixar seu filho engajado o tempo todo. [5] X Fonte de pesquisa
- Existem inúmeras opções de livros de histórias da Bíblia para crianças de todas as idades.
- Se seu filho ainda não lê tão bem, busque versões dessas histórias em desenho animado. É só buscar "histórias da Bíblia para crianças" no YouTube.
-
Faça artesanato com temática cristã para seu filho. Atividades práticas podem deixar seu filho mais interessado para aprender sobre Deus e Jesus. Compre alguns materiais e chame-o para fazer crucifixos em miniatura, desenhos de Jesus ou até pulseirinhas com contas com símbolos e imagens da religião. Enquanto isso, fale sobre a Bíblia e a importância desses símbolos. [6] X Fonte de pesquisa
-
Ouça músicas gospel infantis com sua família. Crianças adoram cantar e dançar! Pensando assim, pode ser que seu filho fique ainda mais empolgado para conhecer o amor de Deus e Jesus depois de ouvir músicas cristãs. [7] X Fonte de pesquisa Busque playlists no Spotify ou YouTube ou mesmo compre CDs físicos de artistas conhecidos.
- Mais uma vez, peça para seu pastor recomendar músicas, artistas, CDs ou estações de rádio legais.
- Ouça as músicas antes de mostrá-las ao seu filho. Isto vai preparar você para tirar as possíveis dúvidas que ele tiver.
-
Leve seu filho para a escola dominical. Deixe seu filho conhecer o poder de Cristo através da adoração e do culto. Matricule-o na escola dominical ou pergunte se ele quer participar de atividades da igreja, como acampamentos para crianças. Isso não só é uma ótima forma de apresentar Deus e Jesus a ele, mas também pode ajudá-lo a fazer amizades. [8] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Pergunte ao seu filho o que ele sabe sobre Deus e Jesus. Até crianças pequenas (com menos de três anos) podem ter uma ideia de quem são Deus e Jesus. Você pode dizer algo como "O que você sabe sobre Deus?" ou "Me fala um pouco sobre Jesus". Ouça a resposta com atenção para descobrir como ele entende o assunto.
- Por exemplo: muitas crianças enxergam Jesus como o bebê na manjedoura no Natal, mas nem todas sabem que a data representa o nascimento dele. Durante as comemorações de fim de ano, fale sobre Cristo com seu filho e explique o significado.
- Seja honesto ao tirar as dúvidas do seu filho. Depois, faça perguntas de volta a ele. Por exemplo: se ele quiser saber "Onde Deus vive?", responda com "Deus vive no Céu, de onde ele consegue enxergar cada um de nós todos os dias. O que você acha que ele faz lá?". [9] X Fonte de pesquisa
- Incentive seu filho a fazer perguntas também. A fé dele vai ficar mais forte se você criar um ambiente em que ele sinta liberdade para questionar as coisas e ter conversas mais profundas. [10] X Fonte de pesquisa
-
Adapte a linguagem para seu filho. Conecte o que você está dizendo às coisas que seu filho faz e sabe, bem como àquilo de que ele gosta. Em vez de fazer explicações religiosas complexas, use uma linguagem e terminologia simples (mas interessantes). Isto não quer dizer que você precise mentir para ele, mas conte histórias com um tom animado e descontraído. Ou seja, fale de Cristo do mesmo jeito que você fala no dia a dia. Veja um exemplo com a história de Adão e Eva: [11] X Fonte de pesquisa
- Estágio 1: "Deus criou os céus e a terra. Ele fez um lindo jardim, o Jardim do Éden, e colocou Adão e Eva para viver nele. Eles podiam fazer o que quisessem, exceto comer o fruto da árvore proibida."
- Estágio 2: "Certo dia, uma serpente trouxe tentação a Eva. A cobra a faz comer o fruto e desobedecer Deus. O fruto era delicioso — a melhor coisa que Eva já havia comido! Por isso, ela correu até Adão e pediu para ele comer também."
- Estágio 3: "Adão e Eva se sentiram culpados por terem descumprido a única regra de Deus. Como castigo, o Senhor pediu para eles deixarem o jardim e nunca voltarem."
- Estágio 4: "Deus deu a você o poder de saber o que é certo e o que é errado, assim como Adão e Eva. Mas você tem que respeitar as regras d'Ele."
-
Explique quem é Deus em primeiro lugar. Deixe para falar de Jesus com seu filho quando ele entender quem é Deus. Diga que Jesus veio ao mundo para nos salvar, apesar de ser como todos nós: Jesus tinha amigos e família, se importava com os outros e ajudava os necessitados. De modo geral, mostre que ele era uma pessoa (e uma influência) real. [12] X Fonte de pesquisa
- Pode ser que seu filho já conheça o nome de Jesus por causa de datas comemorativas, como Natal e Páscoa. Conte essas histórias a ele enfatizando o papel de Jesus.
-
Reforce que Deus e Jesus amam seu filho. Acima de tudo, seu filho sabe o que significa amar alguém — afinal, ele ama você com todo o coração! Mesmo assim, deixe claro que o amor que vocês sentem um pelo outro é o mesmo que Deus e Jesus têm por ele. Veja exemplos do que dizer:
- "Deus e Jesus te amam muito, Miguel."
- "Você sabe o quanto eu te amo, Jéssica? Deus e Jesus te amam do mesmo tanto!"
- "Deus e Jesus protegem você, a mamãe, o papai, sua irmã, seu irmão e todos os seus amigos. Porque eles te amam demais."
Publicidade
Dicas
- Se você não sabe muito bem como falar de lições ou histórias da Bíblia com seu filho de um jeito acessível, busque "histórias da Bíblia para crianças" na internet.
Publicidade
Referências
- ↑ https://occatholic.com/introducing-your-child-to-god/
- ↑ https://incmedia.org/teaching-kids-to-love-god-whom-they-cant-see/
- ↑ https://lifehopeandtruth.com/relationships/parenting/how-to-help-your-children-build-a-relationship-with-god/
- ↑ https://aleteia.org/2019/01/24/why-we-need-to-read-bible-stories-to-our-young-children/
- ↑ https://blog.cph.org/teach/faith-development-in-toddlers
- ↑ https://blog.cph.org/teach/faith-development-in-early-childhood
- ↑ https://blog.cph.org/teach/faith-development-in-toddlers
- ↑ https://incmedia.org/teaching-kids-to-love-god-whom-they-cant-see/
- ↑ https://childrensministry.com/questions-about-god/
- ↑ https://www.risenmotherhood.com/blog/how-do-i-talk-to-my-kids-about-jesus-death
- ↑ https://news.americanbible.org/blog/entry/bible-engagement-leadership/how-to-teach-kids-gods-big-story
- ↑ https://lifehopeandtruth.com/relationships/parenting/how-to-help-your-children-build-a-relationship-with-god/
- ↑ https://www.pbs.org/newshour/nation/10-commandments-talking-kids-religion
Publicidade