Baixe em PDF Baixe em PDF

Como a fé em Deus pode ajudar você a navegar por um relacionamento com uma pessoa narcisista? A resposta é: de várias formas diferentes! O narcisismo é um quadro psicológico que leva ao pecado da soberba, ou seja, o orgulho excessivo. Enquanto cristão, você sabe que isso é inaceitável. No entanto, não se preocupe: Deus está ao seu lado para lidar com pessoas assim — e nós também podemos dar uma forcinha. Leia o passo a passo abaixo e entenda o que fazer!

1

Imponha limites.

Baixe em PDF
  1. Essa estratégia, conhecida como "confronto empático", é muito útil para lidar com o comportamento de um narcisista e criar cerca distância emocional. Quando você for conversar com a pessoa, comece mostrando que sabe por que ela está agindo assim e, em seguida, trace um limite que você pretenda colocar em prática. [1]
    • A Bíblia diz que temos que impor limites para proteger nossas saúdes emocional e espiritual: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23).
    • Por exemplo: você pode dizer algo como "Entendo que você está magoado, mas vou encerrar a conversa se não parar de me ofender".
    • Ou diga "Eu sei que você gosta de mim, mas me criticar na frente dos outros é inaceitável. Se isso continuar, não vou te convidar mais para eventos sociais".
    Publicidade
2

Dê um tempo no relacionamento.

Baixe em PDF
  1. Assim como Jesus jejuou por 40 dias e saiu dessa experiência um homem melhor, você pode se afastar do relacionamento com a pessoa narcisista para crescer emocional e espiritualmente. Quem tem o transtorno narcisista nunca é capaz de dar aos outros o amor que eles esperam — e, se isso é importante na sua vida, talvez você chegue à conclusão de que é melhor terminar de vez. [2]
    • Ainda que a pessoa seja narcisista, é normal você sentir falta dela depois de pedir um tempo do relacionamento. Nessas horas, lembre-se de que Deus pode trazer mais coisas boas à sua vida do que qualquer um: "Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis." (João 4:32).
3

Não se deixe calar.

Baixe em PDF
  1. Muitos narcisistas impedem que os outros sequer falem durante conversas. Jamais se deixe calar! Não é porque você é cristão e sabe perdoar os outros que precisa ser "tapete" de ninguém. [3]
    • A Bíblia enfatiza a importância de se manifestar e defender contra pessoas abusivas: "Como fonte turvada, e manancial poluído, assim é o justo que cede diante do ímpio." (Provérbios 25:26).
    • Diga algo como "Eu ouvi o que você queria dizer. Posso falar agora?" para exigir espaço na conversa.
    Publicidade
4

Tente diminuir o peso da situação se você for atacado.

Baixe em PDF
  1. Por mais que você não tenha que tolerar nenhum tipo de abuso, perder tempo tentando refutar a versão que a pessoa tem das coisas só vai prolongar o clima chato. Nessas horas, o melhor a fazer é tentar diminuir a tensão para evitar que ela arranque uma reação explosiva da sua parte. [4]
    • Outra estratégia válida é ficar em silêncio, assim como Jesus costumava não responder aos ataques e críticas que recebia: "E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu." (Mateus 27:12).
    • Quando uma pessoa narcisista começar a criticar você, diga algo como "Discordo dessa sua visão a meu respeito", e mude de assunto.
    • Quando ela ficar irritada, às vezes o melhor a fazer é sair de perto depressa e em segurança.
5

Poupe sua energia para coisas que você consegue mudar.

Baixe em PDF
  1. Essas pessoas têm pouca — ou, na maioria das vezes, nenhuma — empatia, então é quase impossível convencê-las a mudar para melhor. Em vez de gastar energia tentando transformar sua dinâmica, concentre-se em coisas que valham a pena de verdade. [5]
    • A Bíblia incentiva cada cristão a ter a sabedoria de saber o que fazer (e quando): "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Eclesiastes 3:1).
    • Não há nada de errado em se afastar quando uma pessoa resiste às suas tentativas de fazê-la enxergar os próprios erros. Nem toda situação tem solução.
    • Se você quiser deixar um impacto de verdade no mundo, faça trabalho voluntário na sua igreja ou comunidade. Isto é um investimento de tempo infinitamente melhor!
    Publicidade
6

Mantenha seus valores intactos.

Baixe em PDF
  1. Sempre que a pessoa narcisista demonstrar um mau comportamento — ofendendo você, gritando ou mostrando ser soberba em um nível tóxico —, faça o possível para não se deixar infectar. Trate-a com gentileza e piedade e inspire-se nas atitudes de Jesus em tudo que você fizer. [6]
    • Lembre-se de que "olhos altivos" estão entre as coisas que Deus mais odeia (Provérbios 6:16-17). A soberba é um pecado muito perigoso! Não tente agir de acordo com a mentalidade "olho por olho, dente por dente" contra a pessoa narcisista.
7

Ore para continuar forte.

Baixe em PDF
  1. Uma das táticas que os narcisistas mais gostam de usar é afastar suas vítimas dos amigos e da família. [7] Resista a essa estratégia ao máximo, mas lembre-se de que seu relacionamento com Deus é inseparável. Ele pode dar a você a força mental e emocional necessária para lidar com o comportamento tóxico da pessoa. [8]
    • Lembre-se de que Deus sempre ouve suas preces: "Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei." (Jeremias 29:12).
    • Se você estiver com dificuldade até para orar, imagine que está apenas conversando com Deus. Ele ama você e quer o melhor para sua vida.
    • Orar por um narcisista pode estreitar seus laços com Deus, ainda que não mude o comportamento da pessoa. Como diz a Bíblia: "Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam." (Lucas 6:28).
    Publicidade
8

Invista seu tempo em relacionamentos saudáveis.

Baixe em PDF
  1. Convide essas pessoas para sair, comer, conversar etc.! Viva rodeado de bons relacionamentos para se afastar cada vez mais das dinâmicas tóxicas e que só fazem mal à sua vida. [9]
    • A Bíblia diz que confiar no apoio das pessoas é uma excelente ideia: "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo." (Gálatas 6:2).
    • Você não precisa passar o tempo todo com seus amigos desabafando sobre a pessoa narcisista. Até tratar assuntos leves já ajuda bastante nessas horas.
9

Priorize sua própria paz.

Baixe em PDF
  1. Qualquer pessoa que precisa lidar com um narcisista acaba se esquecendo das próprias necessidades, já que investe (ou melhor, perde) tanta energia cuidando das dele. Se for seu caso, saiba que você merece se colocar em primeiro lugar. [10]
    • A Bíblia diz: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Coríntios 6:19-20).
    • Além de regular seu sono, melhorar sua alimentação e praticar atividades físicas, reserve um tempo todos os dias para fazer algo legal por si mesmo.
    • Até tomar um banho relaxante, passear pela natureza e fazer exercícios de atenção plena contam nessas horas!
    Publicidade
10

Busque ajuda e conselhos.

Baixe em PDF
  1. Converse com um pastor ou psicólogo profissional sobre sua relação com a pessoa para processar o que está sentindo. Como esse tipo de relacionamento pode causar um verdadeiro estrago na autoestima, não deixe de recorrer àqueles que possam ajudar de verdade. [11]
    • A Bíblia nos incentiva a buscar ajuda e conselhos dos outros: "Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio." (Provérbios 19:20).
11

Comece a enxergar o narcisista como ele é de verdade.

Baixe em PDF
  1. Muitas vezes, o narcisismo surge a partir de uma vontade de compensar um trauma do passado. Nos primeiros estágios de um relacionamento com alguém assim, pode ser que você se sinta encantado com a atenção que recebe da pessoa — e até passe a idealizá-la. Quando acontece essa "atração", o bem-estar espiritual e emocional dela passam a ser mais importante que os seus próprios. [12]
    • Lembre-se de que o cerne das nossas maiores alegrias está em Deus, não nas pessoas. Como diz a Bíblia: "Porque a alegria do Senhor é a vossa força." (Neemias 8:10).
    • O narcisismo tem alguns indícios mais claros: comportamentos presunçosos, a necessidade constante de ser admirado, uma preocupação com fantasias de poder, beleza e brilhantismo, o hábito de monopolizar conversas e a incapacidade de reconhecer as necessidades dos outros. [13]
    • Quando você identificar que determinada pessoa é narcisista, passe a tomar mais cuidado com suas interações. Tente não se deixar atrair para a "órbita" dela, nem se esqueça de que Deus e você mesmo vêm em primeiro lugar.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 14 957 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade