Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer bolhas de sabão deixa qualquer atividade ao ar livre mais divertida — principalmente se houver uma brisa para levá-las ao céu. A solução líquida pode ser comprada pronta ou você pode fazê-la por conta própria. Escolha também uma vareta para bolhas grandes ou pequenas. Se você quiser fazer bolhas brilhantes e coloridas, veja o Passo 1.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo bolhas pequenas

Baixe em PDF
  1. Tudo bem se você já tiver uma garrafa de solução pronta mas, se não for o caso, dá para fazer uma por conta própria com alguns produtos domésticos. A base pode ser feita com qualquer tipo de detergente, e o amido de milho deixa as bolhas bem resistentes. Misture os seguintes ingredientes em uma garrafa ou tigela.
    • 1/4 de xícara de detergente;
    • 1 xícara de água;
    • 1 colher de chá de amido de milho.
  2. As soluções compradas nas lojas já vêm com varetas. Fazer uma é o ideal quando você está fazendo sua própria solução. Eis aqui sua chance de soltar a criatividade. Qualquer objeto que tenha um buraco através do qual seja possível soprar pode servir de vareta. Veja, por exemplo, os seguintes objetos que podem ser facilmente usados para esse fim:
    • Suportes de arame para pintar ovos. Eles podem ser encontrados em kits de pintura de ovos que são vendidos na Páscoa. Esses araminhos têm um aro e uma alça e são perfeitos para fazer bolhas de sabão.
    • Limpadores de cachimbo. Basta entortar uma das pontas, formando um aro, e enrolá-la na haste do limpador.
    • Canudos de plástico. Basta entortar uma das pontas e prendê-la na haste com fita adesiva para formar um aro.
    • Colheres tipo espátula ou escumadeira. Basta mergulhá-las na solução e depois soprar para fazer várias bolhinhas pequenas de uma só vez.
    • Qualquer outro objeto que possa ser moldado em forma de aro. Se houver um buraco, será possível soprar nele para fazer uma bolha!
  3. Essa última deverá encobrir todo o aro para formar um filme de sabão. Se você olhar atentamente, verá espirais de sabão colorido nele. Esse filme deverá ser grosso o suficiente para não estourar enquanto você segura a vareta.
    • Se o filme estourar assim que você tirar a vareta do recipiente, coloque um pouco mais de amido para engrossar a solução. É possível obter o mesmo resultado colocando uma clara de ovo.
  4. Sopre através do aro da vareta. Um sopro suave empurrará o filme de sabão até ele se separar da vareta e formar uma esfera, que é a bolha! Experimente diferentes maneiras de soprar para ver como a força do sopro afeta a criação das bolhas.
    • Talvez você consiga fazer mais bolhas com a solução que restar na vareta se continuar soprando depois de a primeira bolha sair. Continue até as bolhas pararem de sair.
    • Se quiser tentar fazer uma bolha maior, dê uma soprada devagar e contínua na vareta.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo bolhas gigantes

Baixe em PDF
  1. As bolhas gigantes têm que ser resistentes para não estourar e a solução deverá, portanto, levar um pouco mais de amido de milho ou outro ingrediente reforçador. Faça bastante solução com os seguintes ingredientes:
    • 1 xícara de detergente;
    • 4 xícaras de água;
    • 1/2 xícara de amido de milho.
  2. Ela deverá ser grande e ter uma tela no aro para que a bolha fique enorme e sem estourar. É possível comprar varetas para bolhas gigantes em lojas, mas faça o seguinte se você desejar fazer uma por conta própria:
  3. Não dá para colocar varas grandes em uma garrafa e, por isso, a solução deverá ser posta em um recipiente raso. Formas de bolo ou qualquer outro recipiente de cozinha raso também poderão ser usados para esse fim.
  4. Mergulhe a vara na solução de forma que o aro e a rede fiquem completamente submersos. Retire-a então vagarosamente e depois arraste-a no ar. Uma bolha gigante e ondulada deverá sair do aro. Continue arrastando a vara até a bolha se soltar.
    • Você pode precisar de um pouco de prática para fazer bolhas gigantes, pois elas tendem a estourar mais facilmente que as bolhas pequenas. Não desista!
    • Experimente colocar pequenos objetos nas bolhas. Coloque na solução pequenas folhas ou pétalas, ou alguma outra coisa diminuta e leve, para tentar fazê-la flutuar na bolha.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Brincadeiras com bolhas de sabão

Baixe em PDF
  1. Agora que você já sabe fazê-las, dá para brincar com amigos. Dê uma vareta para cada um e vejam quem consegue fazer mais bolhas em uma só soprada. Não se esqueça de que um sopro suave e constante faz mais bolhas do que um forte!
  2. Essa é outra brincadeira divertida para se fazer com os amigos. Todos começam juntos para ver quem consegue fazer a maior bolha com a vareta para bolhas pequenas. Se vocês tiverem um amigo que estiver esperando a vez, peça que ele tire uma foto!
  3. É divertido ver qual a bolha que vai durar mais, sem estourar, se você tiver uma vara para bolhas gigantes. Dá para deixar a competição ainda mais difícil fazendo o participante ficar se mexendo, correndo parado, colocando a mão dentro da bolha ou se curvando para cima e para baixo – sem deixar a bolha estourar.
  4. É como um jogo de dardos normal, mas muito mais divertido! Peça que alguém faça bolhas na frente do alvo e quem atira os dardos tentará estourar o maior número possível de bolhas para ganhar pontos para a própria equipe.
  5. É uma atividade excelente para um dia chuvoso, quando não der para sair de casa e você quiser fazer bolhas. Faça uma bolha, coloque-a cuidadosamente em um prato e então leve ao congelador. Depois de mais ou menos meia hora, ela deverá estar congelada.
    Publicidade

Dicas

  • Estênceis de cartolina são uma alternativa criativa para os cortadores de biscoito e podem ser colocados em uma vareta para facilitar o uso.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Detergente;
  • Água;
  • Amido de milho;
  • Vareta.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 60 559 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade