Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os cães podem uivar por muitas razões — alguns por angústia de separação, outros por algum fator ambiental (como trovões e sirenes), e há os que o fazem por costume ou para chamar a atenção do dono. Se os uivos são um incômodo, é possível empregar técnicas para reduzir a ansiedade ou fazer o contracondicionamento do animal.
Passos
-
Ignore os uivos. Alguns cães uivam por atenção ou por comida, petiscos, brinquedos etc., [1] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte [2] X Fonte Confiável American Kennel Club Ir à fonte comportamento que pode ser evitado se o animal entender que uivar não é um meio de chamar atenção.
- Não castigue ou puna o cão — uma vez que ele pode enxergar isso como um meio de receber atenção. Simplesmente não toque, fale ou olhe para o cachorro quando ele uivar.
-
Recompense-o por ficar em silêncio. Essa é uma ótima maneira de reduzir o excesso de ruivos. Tenha alguns petiscos ou brinquedos sempre à mão e experimente as técnicas abaixo: [3] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Não ofereça nada ao cão (comida, petiscos, brinquedos) a não ser que ele tenha passado os últimos cinco segundos em silêncio. Isso o fará associar o silêncio com as recompensas que ganha. Caso ele uive quando estiver esperando alguma coisa, ignore-o até que ele fique pelo menos cinco segundos em silêncio.
- Dê petiscos ao cão em intervalos aleatórios quando ele estiver em silêncio. O inesperado também o ajudará a fixar o bom comportamento.
-
Treine o cão para ficar em silêncio quando receber a ordem. [4] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte Assim como se treina um cão a latir, também é possível treiná-lo para entender que deve parar de uivar ou fazer outros sons. Depois de adestrá-lo de acordo com os passos abaixo, basta dizer o comando "quieto" quando ele começar a uivar:
- Diga "late!" para forçar o cão a fazer barulho (você pode reforçar o comando batendo palmas, por exemplo).
- Elogie o cão quando ele obedecer, mas sem dar nenhum petisco a ele.
- Diga "quieto!" e espere-o ficar em silêncio por alguns segundos.
- Elogie-o novamente, desta vez oferecendo também um petisco.
- Repita os passos acima várias vezes, aumentando gradativamente o período por que o animal precisa se manter em silêncio para ganhar o petisco.
Publicidade
-
Aprenda a reconhecer o comportamento. Se descobriu que seu cão uiva na sua ausência, talvez ele esteja sofrendo de angústia de separação. [5] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte Nesse caso, o hábito de uivar será acompanhado de outros vícios, entre eles:
- Andar em círculos;
- Destruir objetos;
- Urinar e defecar em lugares inadequados;
- Salivar. [6] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
-
Tente contracondicioná-lo. A angústia de separação pode ser superada. A técnica mais simples é o contracondicionamento, cujo objetivo é fazer com o cão associe a separação do dono a coisas boas. [7] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte Implementar a técnica pode fazer com que ele pare de uivar, se o caso não for muito grave.
- Sempre que sair de casa, deixe um brinquedo com o cão. [8] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte A melhor alternativa é algo que vá mantê-lo ocupado por um tempo — por exemplo, existem quebra-cabeças que o cão precisa resolver para conseguir comida que podem mantê-lo ocupado por 20 ou 30 minutos, talvez mais. Procure um brinquedo assim na pet shop mais próxima.
- Quando voltar para casa, guarde o brinquedo para que o cão o associe apenas aos períodos que passa sozinho.
- Repita esses passos consistentemente, e com o tempo a angústia de separação — bem como o hábito de uivar — deverá diminuir ou desaparecer.
- Em complemento ao contracondicionamento, você também pode treinar o cão para se habituar à caixa de transporte .
- A despeito de que método você escolha, jamais puna um cão que sofre de angústia de separação. Em vez de suprimir os uivos, isso apenas piorará o quadro ainda mais.
-
Se o problema e os uivos persistirem, procure ajuda profissional. Casos mais severos requerem métodos avançados de treinamento e dessensibilização — que normalmente envolvem um curto período de separação que é sistematicamente prolongado. Debata técnicas de treinamento, medicamentos e outras opções com um veterinário, um terapeuta de animais ou um adestrador profissional. [9] X Fonte Confiável American Kennel Club Ir à fonte [10] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Caso opte por um adestrador, busque um com experiência em contracondicionamento e dessensibilização, pois não é exigido conhecimento nessas áreas para a certificação do profissional.
-
Passe mais tempo com o cachorro. [11] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte Cães precisam de muita atenção das pessoas, especialmente os que passam várias horas do dia sozinhos. Reservar algum tempo para brincar com seu bichinho todos os dias alivia a angústia de separação e diminui os uivos. Brinque, ofereça petiscos e exercite-se com seu cão todos dias.
- Contanto que o cão esteja saudável, brincar (buscar a bolinha, puxar uma corda, pular etc.) e caminhar meia hora por dia fará bem a ele. [12] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte Discuta com o veterinário o tempo de atividade adequado para seu cão, que varia de acordo com a idade, com a presença de ferimentos e lesões e com outras características específicas.
Publicidade
-
Descubra se um fator ambiental está relacionado aos uivos. Muitos cães uivam como resposta a estímulos externos — sirenes, trovões, outros cães. [13] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte [14] X Fonte Confiável American Kennel Club Ir à fonte Verifique se há um fator comum a todas as vezes que ele uiva.
- Quando um fator ambiental é o culpado, o cão deixa de uivar assim que a exposição ao estímulo acaba. Se uivos breves e ocasionais não são um problema para você, não há nenhuma razão para tentar reprimi-los.
-
Mude a maneira como o cão reage ao fator. Se a exposição ao fator é excessiva a ponto de os uivos atrapalharem os vizinhos, por exemplo, é possível mudar o comportamento do cachorro com dessensibilização e contra-condicionamento. [15] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- O cão pode ser dessensibilizado para fatores que estão sob o controle do dono. Se ele uiva para o som do secador de cabelo, por exemplo, tente acalmá-lo enquanto deixa o utensílio estiver ligado. Ao final, ofereça-lhe um petisco. Aumente esse período gradativamente, contanto que ele consiga ficar quieto. Após algum tempo, o cão não se afetará pelo estímulo e deixará de uivar.
- É possível contracondicionar o cão aos fatores fora do controle do dono (sirenes, trovões etc.). Acalme o cão durante a exposição ao estímulo e, se ele fizer silêncio, ofereça um petisco quando a exposição cessar. Repita isso consistentemente, e o cão passará a associar o estímulo a uma recompensa, e não à necessidade de uivar.
-
Trate o cão se ele estiver doente ou com dor. Sendo impossível estabelecer a conexão do uivo com uma causa óbvia (como fatores ambientais e angústia de separação), ele pode estar relacionado a algum problema de saúde. Peça a um veterinário para investigar se o animal tem alguma lesão ou doença. [16] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte [17] X Fonte Confiável American Kennel Club Ir à fontePublicidade
Referências
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/howling
- ↑ http://www.akc.org/learn/akc-training/why-do-dogs-howl/
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/howling
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/howling
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/howling
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/separation-anxiety
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/separation-anxiety
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/howling
- ↑ http://www.akc.org/learn/dog-health/the-comings-and-goings-of-separation-anxiety/
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/howling
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/howling
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/exercise-dogs
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/howling
- ↑ http://www.akc.org/learn/akc-training/why-do-dogs-howl/
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/desensitization-and-counterconditioning
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/howling
- ↑ http://www.akc.org/learn/akc-training/why-do-dogs-howl/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 46 272 vezes.
Publicidade