PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Está pensando em trazer um novo cão à sua vida, ou gostaria que o seu atual se comportasse melhor? Quer treinar seu cachorro para servir às suas necessidades, em vez das dele? Participar de um treinamento dado por um treinador profissional é a melhor abordagem, mas nem todo mundo pode pagar por ele. Essas dicas são um bom começo para o treinamento de seu companheiro canino. Há muitas filosofias e abordagens para o treinamento de cães, portanto faça sua pesquisa e aprenda o que dá certo para você e para o seu cão. [1]

Método 1
Método 1 de 13:

Preparando-se para o treinamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de séculos de cruzamentos controlados, o cachorro moderno se tornou uma das espécies de animal mais variadas do mundo e, embora haja provavelmente uma raça para cada estilo de vida, nem todos os cães atenderão às suas necessidades específicas. Por exemplo, se você gosta de relaxar, não deve pegar um Jack Russell Terrier, conhecido por sua alta energia e seus latidos constantes. [2] Em vez disso, pode ser melhor pegar um buldogue, que prefere ficar aninhado no sofá o dia todo. [3] Pesquise as personalidades e as necessidades de cuidados das diversas raças e pergunte aos donos sobre a personalidade dos cães deles.
    • Como a maioria dos cães vive por 10 a 15 anos, são um compromisso de longo prazo. Por isso, escolha uma raça com um temperamento adequado para seu estilo de vida.
    • Caso ainda não tenha começado uma família, pense se terá crianças pela casa na próxima década. Algumas raças não são recomendadas para casas com crianças.
  2. Seja honesto consigo mesmo a respeito da compatibilidade entre o cão que você quer e seu estilo de vida. Não pegue um cachorro que precise de muita atividade física só porque você quer um motivo para entrar num estilo mais saudável, pois se você não puder acompanhar seu cão agitado e exercitá-lo, os dois terminarão frustrados.
    • Anote as necessidades e o temperamento da raça, além de como atenderá a essas necessidades.
    • Se for necessário fazer um esforço grande para mudar seu estilo de vida, você deve escolher outro cachorro.
  3. Ele precisará ser capaz de aprender o próprio nome facilmente para que você possa prender a atenção dele durante o treinamento. Assim, o nome não deve ter mais de suas sílabas e também deve ter sons claros e duros que o cão possa reconhecer. Nomes como "Mel" ou "Rex" têm sons distintos que se destacam do fluxo normal da fala humana que seu cão escuta.
    • Use o nome do cachorro com frequência quando estiver brincando, fazendo carinho, treinando ou precisar da atenção dele.
    • Se seu cão olhar para você quando ouvir o nome, você saberá que ele o aprendeu.
    • Crie uma associação positiva com o nome dele para que ele continue focado em você quando ouvi-lo. Elogie-o quando o animal responder ao próprio nome e dê recompensas a ele.
  4. Você precisará reservar de 15 a 20 minutos algumas vezes por dia para sessões de treino formal. Os filhotes têm um tempo de atenção curto e se entediam rápido, assim como as crianças.
    • Essas sessões não são o único momento para treinar o cão: o treino na verdade ocorre durante o dia e com a interação. Seu cachorro aprenderá com você sempre que os dois interagirem.
    • Os hábitos ruins se desenvolvem quando os donos deixam os cachorros se comportarem mal fora das sessões de treino.
  5. Quando estiver trabalhando com o cachorro, seja entusiasmado e animado. Se tornar o treinamento divertido para ele, o cão responderá melhor. Lembre-se que o treino não é questão de dominar o bicho, mas de se comunicar com ele.
  6. Uma guia de 1,8 m e uma coleira simples ou enforcador pode ser tudo o que você precisa para começar, além de recompensas. Consulte um treinador para obter conselhos sobre outros equipamentos, como uma coleira cabresto antipuxão, um peitoral, uma coleira de treinamento feita de metal ou outros dispositivos. Os filhotes ou cães pequenos geralmente não precisam de equipamento pesado, enquanto os maiores podem necessitar de algumas coisas, como uma coleira cabresto, para manter o foco. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 13:

Aplicando princípios gerais de treinamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Nem todo dia de treinamento será perfeito, mas não fique frustrado e não desconte no seu cachorro. Ajuste seu próprio comportamento e sua atitude para incentivar a habilidade do cão e a confiança dele.
    • Se o cachorro ficar com medo do seu mau humor, ele não aprenderá nada de novo, apenas a não confiar em você.
    • Sessões de treinamento e um bom treinador podem ajudar você a melhorar seu comportamento, o que se traduzirá em sucesso com seu cão.
  2. Todos os cães têm temperamentos diferentes e, assim como as crianças, raças diversas aprenderão de maneiras e em velocidades diferentes. Alguns são teimosos e vão desafiá-lo toda vez; outros farão de tudo para agradá-lo. Você pode precisar ajustar suas técnicas de treinamento para atender às necessidades do temperamento do seu cão.
  3. Os cães não entendem causas e efeitos a longo prazo. Eles aprendem rápido, e você deve elogiá-los ou recompensá-los dentro de 2 segundos depois de um bom comportamento para reforçá-lo. Se esperar demais, o cachorro não vai associar a recompensa com a performance.
    • Além disso, você deve se certificar de que seu elogio é rápido o suficiente para ser preciso. Caso contrário, você pode acabar recompensando comportamentos indesejados.
    • Imagine, por exemplo, que você está ensinando seu cachorro a sentar. Ele se senta por um momento mas, quando você o elogia e o recompensa, ele já voltou a ficar de pé. Nesse caso, você o está recompensando por ficar de pé, não por sentar.
  4. Esse é um método de dar um elogio imediato com a ajuda de um clicker. Usar esse aparelho é mais rápido do que dar uma recompensa ou fazer um carinho. Dessa forma, o treinamento com clicker reforça o bom comportamento rápido o suficiente para a velocidade de treino de um cão e funciona criando uma associação positiva entre o som de clique e as recompensas. Eventualmente, seu cachorro considerará o próprio som recompensa suficiente pelo bom comportamento, e você pode aplicar os princípios do treinamento com clickers a qualquer comando canino.
    • Use o dispositivo e imediatamente dê uma recompensa ao cão para criar uma associação positiva com o som. Mais tarde, o som "marcará" um comportamento como correto, para que o cachorro saiba que ele fez algo certo.
    • Quando o cão tiver o comportamento desejado, faça o som de clique e dê uma recompensa a ele. Depois que o animal estiver realizando aquele comportamento de forma consistente, você pode dar a esse comportamento um nome de comando. Comece a ligar o comando e o nome com a ajuda do clicker.
    • Por exemplo, antes de ensinar o cachorro o comando "senta", dê o som de clique, uma recompensa e um elogio quando ele sentar. Depois que ele começar a fazer o movimento apenas para ganhar as recompensas, comece a dizer o comando "senta" para colocá-lo na posição. Combine o comando com o som de clique para recompensá-lo e, com o tempo, ele aprenderá que ganhará uma recompensa em forma de clique toda vez que sentar em resposta à ordem "senta".
  5. Seu cachorro não vai entender o que você quer dele se o ambiente não for coerente. Todo mundo que vive com o cão deverá entender e estar alinhado com os objetivos do treinamento dele. Por exemplo, se você estiver treinando o cachorro para não pular sobre as pessoas, proíba as crianças de deixarem o cachorro pular sobre elas, pois isso vai estragar todo o seu treinamento.
    • Todos devem usar os mesmos comandos que seu cão aprende no treino. Ele não fala sua língua e não sabe a diferença entre "fica" e "fica aí", por isso usar os dois termos vai só confundi-lo.
    • Como ele não fará uma conexão clara entre um comando e uma ação, a resposta dele ao comando será aleatória.
  6. Estas ajudam a motivar o cachorro a aprender, porém devem ser pequenas, saborosas e fáceis de mastigar para não interromperem a seção de treinamento ou deixarem o animal cheio muito rápido.
    • Considere quanto tempo ele leva para mastigar algo duro versus algo semiúmido. As recompensas do tamanho de uma borracha de lápis são o suficiente para passar a ideia de um ponto positivo sem demorar demais para o cachorro comer.
  7. Ao ensinar comandos difíceis ou importantes, use uma recompensa de "alto valor" para aumentar o envolvimento dele. Exemplos incluem pedaços de fígado, de peito de frango ou de peru.
    • Depois que o cão aprender o comando, retire as recompensas mais altas e traga-as de volta conforme a necessidade para avançar no treinamento, mas sempre o elogie.
  8. Não dê uma refeição do tamanho normal ao cão poucas horas antes de treiná-lo. Quanto mais o cão quiser a recompensa, mais focado ele ficará na tarefa que precisa realizar.
  9. Mesmo que a sessão não tenha ido bem e seu cachorro não aprenda um comando novo, encerre sempre com algo pelo qual possa elogiar o animal. Terminando o treinamento com um comando que ele já domine, a última coisa da qual ele lembrará será seu amor e seu elogio.
  10. Se seu cachorro late para você em momentos indesejados, ignore-o até que ele pare e depois o recompense com elogios. Às vezes eles latem por atenção, outras vezes por frustração.
    • Não jogue uma bola ou um brinquedo, pois isso só ensinará a ele que, se latir, conseguirá que você faça algo que ele quer.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 13:

Ensinando o "junto"

PDF download Baixe em PDF
  1. O passeio é importante não apenas para o treinamento, mas para a saúde mental e física do animal. Dependendo da raça, ele pode precisar de bastante exercício apenas para se manter feliz e em forma.
  2. A maioria dos cães puxará a coleira quando estiver aprendendo a passear. Quando ele começar a puxar, pare e não dê outro passo até que o cachorro fique do seu lado e preste atenção em você.
  3. Um método ainda mais eficiente é andar na direção contrária e encorajar o cachorro a vir com você. Depois que ele chegar, elogie e dê uma recompensa.
  4. O impulso natural do seu cão é seguir seu próprio curso e investigar seus arredores. Você precisa deixar a tarefa de andar a seu lado mais interessante do que isso usando uma voz animada ao mudar de direção e elogiando bastante quando o cachorro ficar do seu lado.
  5. Depois que o cão estiver andando do seu lado de forma consistente, dê um nome como "junto" ao comportamento
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 13:

Ensinando a vir

PDF download Baixe em PDF
  1. O "vem" é usado quando você quer que o cachorro venha até você. Essa ordem pode salvar a vida dele, evitando que ele fuja se ficar solto.
  2. Comece sempre dentro de casa ou num local cercado com poucas distrações. Prenda uma guia de 1,8m à coleira do cachorro para ter uma forma de prender a atenção dele e evitar que ele fuja.
  3. Você precisa que ele vá até você, e pode fazer isso usando uma voz mais aguda associada com brincadeiras, mostrando um brinquedo, batendo uma palma ou apenas abrindo os braços. Correr um pouco para longe dele e depois parar também pode funcionar, já que os cães perseguem naturalmente.
    • Use elogios e sua "voz animada" para encorajá-lo a vir até você.
  4. Use o clicker, elogie usando a "voz animada" e dê uma recompensa quando o cão estiver do seu lado.
  5. Conforme seu cachorro começar a perceber que será recompensado indo até você, comece a dar o comando verbal "vem". Quando ele responder, reforce com elogios.
  6. Já que esse comando pode salvar a vida do seu cachorro, o animal deve aprender a responder a ele mesmo quando estiver distraído. Leve o treino para um parque público, onde há mais coisas para ver, ouvir e cheirar pedindo a atenção do cão.
  7. Você começou o treino com uma de 1,8 m, mas quer que o cachorro venha de distâncias maiores do que essa.
    • Peça a alguém para ajudar com o treinamento sem coleira. Vocês podem revezar chamando o cachorro para o seu lado.
  8. Já que esse comando é tão importante, a recompensa por ele precisa ser extravagante. Responder ao "vem" deverá ser a melhor parte do dia do seu cachorro.
  9. Não importa o quando esteja bravo, nunca reforce o "vem" com raiva, mesmo se estiver furioso porque o cachorro escapou da coleira e saiu correndo por aí durante cinco minutos. Recompense-o com muitos elogios quando ele finalmente responder. Lembre-se que estará recompensando a última coisa que ele fez, que foi vir até você.
    • Nunca corrija, grite, puxe a coleira ou torne a experiência de ir até você ruim. É possível destruir anos de treinamento com uma experiência negativa.
    • Nunca faça nada que seu cachorro não goste depois de chamá-lo com esse comando. Embora possa se sentir tentado a chamá-lo assim para dar banho nele, aparar as unhas ou limpar as orelhas, o comando "vem" sempre deverá levar a algo feliz. [5]
    • Se precisar fazer algo que seu cachorro não goste, pegue-o você mesmo em vez de chamá-lo. Elogie o animal a todo o tempo por ficar calmo e aceitar a tarefa. Pode usar recompensas, é claro.
  10. Se passar por um susto em que o cachorro escapa e ignora o comando de vir, volte para o treino com coleira e continue até que ele responda de forma confiável à ordem.
    • Não apresse o treinamento sobre esse comando, pois ele é importante demais para ser feito de qualquer jeito.
  11. Já que esse comportamento é tão importante, ele precisará ser reforçado por toda a vida do cão. Se você costuma passear com o cachorro sem guia, deixe recompensas no bolso para reforçar a ordem.
    • Você também precisa de um comando para que o cachorro saiba que não precisa ficar do seu lado o tempo todo. Algo como "deixa" é uma forma de nomeá-lo, mas a ideia é que o cachorro possa fazer o que quiser até receber outra ordem.
  12. Você não quer que o cachorro pense que toda vez que ele vem até você a diversão para, alguém coloca a guia e é hora de voltar para casa. Caso contrário, o cão vai começar a vir de forma menos confiável e menos feliz. Portanto, chame o cachorro, elogie-o quando ele chegar e "liberte-o" para brincar de novo.
  13. Esse gesto não precisa ser associado a nenhum comando verbal: quando o cachorro vier até você, pegue a coleira dele para que ele não fique nervoso toda vez que alguém tocar nela.
    • Ao se curvar sobre ele para recompensá-lo por vir, pegue a coleira enquanto faz carinho ao redor do pescoço do cachorro e dá a recompensa. [6]
    • De vez em quando, mas nem sempre, a guia deverá estar presa quando você pegar a coleira.
    • Além disso, você sempre pode prender uma guia curta e soltar o cão novamente. As guias devem ser associadas a passeios e coisas divertidas, então não há espaço para correções duras.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 13:

Ensinando o "olha"

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse é um dos primeiros que você deve ensinar a seu cão, e serve para chamar a atenção dele de forma que você possa dar o próximo comando ou ordem. Algumas pessoas apenas usam o nome do cachorro em vez do "olha", o que é especialmente útil se você tiver mais de um cão. Dessa forma, cada um deles saberá quando você quer que eles se foquem em você.
  2. Estas podem ser compradas ou pedaços de salsicha. Escolha uma recompensa que você saiba que o cachorro adora e pela qual ele vai se empenhar.
  3. Se o animal reagir a sua presença, fique parado e olhe para outro lugar até que ele perca o interesse.
  4. Caso esteja usando o nome do cachorro em vez do comando, diga o nome dele como se estivesse chamando uma pessoa.
  5. Guarde a voz mais grave e alta para situações "de vida ou morte", caso ele escape da coleira ou de casa. Se você raramente levantar a voz, conseguirá a atenção total do cachorro quando precisar gritar. Porém, se sempre falar alto com o cão, ele vai começar a ignorar o som, e assim a voz elevada não será mais considerada algo que demande atenção especial.
    • Os cães têm uma audição muito melhor do que a nossa. Uma mudança divertida nesse comando é ver qual o volume de voz mais baixo que você consegue usar e fazer o cachorro responder. As pessoas pensarão que você é um "encantador de cães" quando conseguir fazer com que ele obedeça a sussurros.
  6. Assim que o cachorro parar o que estiver fazendo e olhar para você, elogie-o e dê-lhe uma recompensa, fazendo o som de clique antes se estiver usando o clicker.
    • Lembre-se de que essa resposta precisa ser imediata . Quanto mais rápido você o recompensar, melhor ele entenderá a relação entre o comando, o comportamento e a recompensa.
  7. Depois que o cão tiver dominado o comando, você não deverá dar a ele recompensas por fazê-lo, mas ainda deve usar o clicker ou elogiar.
    • Retirar as recompensas é importante porque ele pode começar a esperar por elas o tempo todo, e você terminará com um cachorro que só faz as coisas por comida.
    • Elogie o cachorro com frequência mesmo depois que ele dominar um comando, mas dê recompensas só de vez em quando. É assim que se consolida as coisas no vocabulário canino.
    • Assim que ele tiver aprendido o comando, você poderá usar as recompensas para tornar o comportamento mais rápido ou mais preciso. O cachorro logo perceberá que as recompensas acompanham a ordem ou a atividade que vier depois do "olha".
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 13:

Ensinando a sentar

PDF download Baixe em PDF
  1. O objetivo do comando "senta" é fazer com que o cachorro passe de em pé para sentado, não com que ele continue sentado. Ande na direção do cachorro ou para longe dele para fazê-lo levantar.
  2. Fique diretamente em frente ao cachorro para que a atenção dele fique focada em você e deixe-o ver que você tem uma recompensa na mão dominante.
  3. Comece com ela de lado e levante a mão na frente do nariz do animal para deixá-lo sentir o cheiro, depois coloque a mão acima do nível da cabeça dele.
    • Quando você segurar a recompensa acima da cabeça do cão, a maioria deles vai sentar naturalmente para enxergar melhor.
  4. Siga a rotina de clique-recompensa/elogio ou apenas recompensa e elogio quando o cão fizer o que você está esperando. Ele pode demorar no começo, mas um aumento nas recompensas e nos elogios vai acelerar a resposta dele.
    • Não o elogie até que ele esteja totalmente sentado. Se elogiar no meio do caminho, o cachorro vai pensar que é isso o que você quer.
    • Também não o elogie por levantar de novo, ou você vai obter esse comportamento em vez do que queria.
  5. Fique de pé ao lado do animal, virado para a mesma direção que ele. Faça uma leve pressão para trás na coleira para encorajar o cão a sentar.
    • Você pode até precisar encorajá-lo empurrando de leve as patas traseiras dele. Incline o cachorro para trás com cuidado e usando a coleira para ajudar durante o processo.
    • Assim que ele sentar, dê um elogio e uma recompensa.
  6. Você quer que o cachorro responda na primeira vez que disser, não na segunda, terceira ou quarta. Se o cão não fizer o comportamento dentro de 2 segundos depois do seu comando, reforce com a guia.
    • Ao começar a treinar um cachorro, nunca dê um comando que não possa reforçar ou pode acabar treinando o animal para ignorá-lo, pois não haverá acompanhamento da sua parte e as ordens não terão significado.
    • Crie um significado positivo para o cachorro com os elogios e a consistência. [7]
  7. Procure por momentos ao longo do dia em que seu cachorro senta sozinho. Elogie o cão por esse comportamento e logo ele se sentará para obter atenção, em vez de pular em você ou latir.
    Publicidade
Método 7
Método 7 de 13:

Ensinando-o a deitar

PDF download Baixe em PDF
  1. Pegue algumas recompensas ou um brinquedo e segure-os à vista para que o animal fique focado em você.
  2. Faça isso movendo o brinquedo ou a recompensa para o chão na frente do cachorro e entre as patas traseiras dele. A cabeça do cão deverá seguir, e o corpo virá logo depois.
  3. Quando a barriga do animal estiver no chão, elogie-o bastante e dê a ele a recompensa ou o brinquedo. Seja preciso com os elogios também: se elogiá-lo na metade do caminho, vai conseguir esse comportamento.
  4. Depois que o cão tiver aprendido o comportamento com a promessa de uma recompensa abaixo dele, afaste-se um pouco. O sinal para deitar será sua mão esticada, com a palma para baixo e descendo na frente da sua cintura e para o lado.
    • Conforme o cachorro se tornar mais consistente com o comportamento de deitar, adicione um comando verbal.
    • Sempre o elogie imediatamente quando a barriga dele estiver no chão.
    • Os cães leem bem a linguagem corporal e aprendem sinais com as mãos bem rápido.
  5. Conforme o cão deitar com mais frequência, pare por alguns segundos antes de elogiar e dar a recompensa para encorajá-lo a manter a posição.
    • Se ele levantar para obter a recompensa, não a dê, ou vai recompensar o último comportamento.
    • Comece de novo e o cão entenderá que você quer que ele fique no chão, desde que você mantenha a consistência.
  6. Depois que ele tiver aprendido o comando, fique de pé ao dar a recompensa. Se você se curvar sobre o animal, ele só vai se deitar quando você fizer esse movimento, e o objetivo é treiná-lo de forma que ele se deite estando do outro lado de um cômodo, no final.
    Publicidade
Método 8
Método 8 de 13:

Treinando o cachorro para esperar na porta

PDF download Baixe em PDF
  1. É importante ensinar um cachorro a respeitar limites para que ele não saia correndo pela porta toda vez que ela se abrir, o que poderia ser perigoso para ele. O treinamento para esperar não precisa acontecer toda vez que você passar por uma porta, mas você deve aproveitar o máximo das oportunidades de treino no começo da vida do seu filhote.
  2. Você deve colocar uma guia curta que permita que você mude a direção do animal a curta distância.
  3. Traga o cachorro com você na guia.
  4. Se o cachorro se mover na intenção de seguir você, use a guia para parar o movimento dele e tente novamente.
  5. Depois que ele perceber que você quer que ele fique na porta em vez de entrar com você, elogie-o bastante e dê recompensas por ficar.
  6. Se a porta estiver fechada, você pode até ensinar o cão a sentar assim que colocar a mão na maçaneta. Ele então esperará enquanto a porta estiver aberta e não ultrapassará a soleira até que você permita. Esse treinamento pode ser feito inicialmente na guia, por segurança.
  7. Você pode usar "vem" ou "deixa". Seja o que for, deverá ser a única ordem que permita ao cachorro sair de casa.
  8. Pratique deixar o cachorro na soleira da porta e fazer algo do outro lado, como ler a correspondência ou levar o lixo para fora antes de voltar e elogiá-lo. A ideia é nem sempre chamá-lo para encontrar você do outro lado: você também pode voltar para ele.
    Publicidade
Método 9
Método 9 de 13:

Ensinando a seu cão comportamentos positivos em relação à comida

PDF download Baixe em PDF
  1. Nada é mais irritante do que um cachorro que pula e late enquanto você tenta preparar a comida para ele. Use o comando "fica" que ele aprendeu no treinamento da porta para que ele espere no limite do cômodo no qual é alimentado.
    • Quando estiver pronto, faça o cão sentar e ficar enquanto você coloca a comida no chão.
    • Fique de pé e espere um pouco antes de libertá-lo. Você pode usar "deixa" ou criar um comando novo como "hora de comer". Eventualmente, o cachorro se sentará sozinho assim que ele vir a tigela de comida.
    • Eventualmente, ele sentará sozinho ao ver a tigela de comida.
  2. Na hora das refeições, comece a alimentar seu pet com a mão. Depois, use suas mãos para colocar o resto da comida na tigela. Isso colocará seu odor na tigela do cão e fará com que o animal considere normal você mexer na comida dele e na própria tigelinha. Tal procedimento ajuda a consertar ou prevenir qualquer agressividade que o animal tenha em relação à comida.
  3. Ensinar o cão a tirar o focinho da comida e de outros objetos pode ser útil para várias ocasiões, incluindo aquelas em que a comida cai acidentalmente no chão durante o almoço ou quando seu animal demonstrar interesse em morder algo que pareça perigoso em um passeio. Faça o seguinte:
    • Primeira fase: segure um petisco com suam ão fechada. O cão provavelmente lamberá, cheirará e tocará sua mão para pegar o petisco. No momento em que o cão afastar o focinho, elogie-o e dê o petisco.
    • Segunda fase: pronuncie o comando "deixa". Diga essa palavra quando o cão decidir afastar o focinho.
    • Terceira fase: segure um petisco com uma das mãos abertas e esconda o outro atrás de si com a mão oposta. Diga para o cão "deixar". Se o cão se aproximar do petisco, feche a mão para esconder a guloseima e diga "não" com ênfase para demonstrar ao animal que ele não será recompensado. Quando ele obedecer o comando, dê a ele o petisco escondido.
    • Quarta fase: coloque o petisco no chão. Segure o petisco e, em seguida, leve-o ao chão. Continue recompensando seu cão com o petisco escondido atrás de você.
    • Quinta fase: coloque o animal na coleira e leve-o para bem perto do petisco no chão. Diga a ele para "deixar", mas sem puxar a coleira. Se ele comer o petisco, volte para uma das fases anteriores.
    • Sexta fase: comece a usar o comando "deixa" fora de casa. [8]
    Publicidade
Método 10
Método 10 de 13:

Ensinando os comandos "pega" e "solta"

PDF download Baixe em PDF
  1. O "pega" é usado sempre que você quiser que o cachorro pegue alguma coisa oferecida a ele.
  2. Combine o gesto com o comando "pega" e, quando ele pegar o brinquedo, recompense-o com elogios pelo comportamento e deixe-o brincar.
  3. É fácil para um cachorro aprender o "pega" quando o objeto é divertido, mas, depois que ele tiver dominado a conexão entre o comando e o comportamento, siga para objetos sem graça como jornais, sacolas ou outra coisa que você queira que ele carregue.
  4. Depois que o cão pegar o brinquedo, use o comando "solta" para fazer com que ele devolva o objeto para você. Dê uma recompensa a ele e elogie-o quando ele soltar o brinquedo, em seguida comece de novo com o "pega" para que o cachorro não pense que a diversão termina toda vez que ele solta o brinquedo.
    • Não comece um cabo de guerra com o cachorro, pois quando você puxar, ele vai puxar de volta com mais força.
    Publicidade
Método 11
Método 11 de 13:

Ensinando o "de pé"

PDF download Baixe em PDF
  1. O valor de "senta" e "fica" parece óbvio, mas pode ser difícil entender por que "de pé" é algo importante a se ensinar para o cachorro. Você não usará esse comando todo dia, mas precisará dele durante a vida do cão. Por exemplo, um animal que possa ficar de pé calmamente é o paciente ideal de uma clínica veterinária ou o cliente ideal de uma tosa.
  2. Pegue o brinquedo favorito do cachorro ou prepare várias recompensas para conseguir a atenção do animal e recompensá-lo por aprender o comando. Faça o cão se deitar para que ele ele saia dessa posição para o "de pé" e consiga o brinquedo ou as recompensas.
  3. Você deve trazê-lo para a posição de pé fazendo com que ele siga o brinquedo ou a recompensa. Para isso, segure-os na altura do nariz do animal.
    • Caso ele se sente, tente de novo, mas dessa vez com a recompensa ou o brinquedo um pouco mais para baixo.
  4. Abaixe a mão com a palma para baixo. Se estiver usando comida, segure-a com o polegar contra a palma; comece com a mão na frente do nariz do cão e afaste-a um pouco. A ideia é que o cachorro fique de pé enquanto segue a sua mão.
    • Você pode precisar empurrar os quadris dele com a outra mão para que ele pegue a ideia no começo.
  5. Assim que ele ficar de pé, elogie e dê a recompensa.
  6. No início, você tentará apenas fazer com que o cachorro fique de pé seguindo a mão que segura o brinquedo ou a recompensa. Depois que ele tiver dominado esse conceito, comece a incorporar a ordem "de pé" ao treino.
  7. Há muitas maneiras de combinar comandos: depois que fizer o cão ficar de pé, você pode adicionar uma ordem como "fica" ou "senta" se quiser que o cachorro fique de pé por mais tempo. Você também pode seguir com um "senta" ou "deita" para treinar alguns truques e aumentar aos poucos a distância entre você e o cachorro. Eventualmente, você poderá fazer com que o cão realize esses comandos do outro lado do cômodo.
    Publicidade


Método 12
Método 12 de 13:

Ensinando a latir

PDF download Baixe em PDF
  1. O "late" ensina seu cachorro a latir em resposta a pistas verbais. Sozinho, ele é incomum, mas em combinação com o comando "quieto", pode ajudar a lidar com um cão vocal demais. [9]
    • Tome muito cuidado ao ensinar esse comando. Os treinadores inexperientes às vezes deixam o treino do "late" sair do controle e terminam com um cão que late para eles o tempo todo.
  2. O treino do "late" requer elogio imediato, até mais do que os outros comandos, por isso ensine seu cão a associar o som de clique com uma recompensa clicando e recompensando algumas vezes em sequência.
    • Continue esse treinamento até que seu cachorro veja o som de clique como uma recompensa por si só.
  3. Isso vai variar de um cachorro para o outro, portanto você precisa observar o seu animal. Ele pode latir mais quando você fica com uma recompensa, quando alguém toca a campainha ou bate na porta.
  4. Depois que descobrir o que faz seu cachorro latir, realize essa ação na frente do cão. A ideia é encorajá-lo a latir e elogiá-lo pela ação.
    • Dá para ver como isso pode ser perigoso se for feito por um treinador inexperiente.
    • É por isso que o comando "late" é um pouco diferente dos outros: você vai incorporar o comando verbal desde o início para que o cachorro não pense que você está elogiando o comportamento natural dele.
  5. Assim que seu cachorro latir pela primeira vez, diga "late", dê um clique e a recompensa.
    • Os outros comandos até agora ensinaram o comportamento primeiro e a ordem verbal depois. No entanto, o treino para latir pode sair do controle muito facilmente dessa maneira, pois o cão é recompensado por latir logo de cara. Dessa forma, é melhor associar o comando verbal com o comportamento que já está acontecendo. Nunca recompense o cão por latir sem o comando verbal.
  6. Se você tiver um cachorro que late demais naturalmente, pode não achar que ensiná-lo a latir vai ajudar a sua situação. Porém, se ensiná-lo a latir, pode também ensiná-lo a ficar quieto e, mesmo que não precise ensinar um cão que late muito a latir, com certeza precisa ensinar a ele a segunda ordem.
    • Depois que o cachorro dominar o "late", comece a incorporar o "quieto" às sessões de treinamento.
    • Dê o comando "late".
    • Porém, em vez de recompensar os latidos, espere até que o cachorro pare de latir.
    • Dê o comando "quieto".
    • Se o cão continuar quieto, recompense o comportamento com um clique e uma recompensa.
    Publicidade
Método 13
Método 13 de 13:

Treinando um cachorro para ficar na caixa de transporte

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode achar cruel prender um cachorro numa caixa de transporte por horas, mas eles são animais de toca por instinto, portanto não se sentem tão oprimidos em espaços confinados quanto nós. Na verdade, os cães treinados para ficar na caixa vão procurar esse objeto como fonte de conforto.
    • O treino para a caixa é uma maneira útil de lidar com o comportamento do seu cachorro quando ele for ficar sem supervisão por muito tempo. Por exemplo, muitos donos colocam o cachorro na caixa para ir dormir ou ao sair de casa.
  2. Embora os cães mais velhos possam aprender a gostar de suas caixas também, é mais fácil treinar um cachorro jovem.
    • No entanto, se seu filhote for de uma raça grande, não o treine numa caixa grande demais. Os cães não farão suas necessidades onde eles dormem ou relaxam, portanto a caixa deverá ter o tamanho correto. Se você usar uma grande demais, ele pode urinar no canto mais distante dela por causa do espaço.
  3. [10] Não o isole na caixa imediatamente fechando a porta na primeira vez em que conseguir fazer com que o cachorro entre. Ele precisa associar algo positivo à caixa para que goste do tempo que passar nela.
    • Quando começar o treinamento, coloque a caixa num local em que a família se reúne. A ideia é torná-la parte do cenário social, em vez de um local de isolamento.
    • Coloque um cobertor macio e alguns dos brinquedos favoritos do cachorro dentro da caixa.
  4. Depois que você tiver transformado a caixa num espaço acolhedor, use recompensas para colocar o animal lá dentro. No início, coloque algumas do lado de fora da porta para que ele possa explorar o exterior da caixa e depois logo depois da porta, de forma que ele enfie a cabeça lá dentro para recuperá-las. Conforme o cachorro for ficando mais confortável, ponha as recompensas mais e mais para dentro da caixa.
    • Continue até que o cachorro entre na caixa sem hesitar.
    • Sempre use sua "voz animada" ao acostumar seu cachorro a entrar na caixa.
  5. Assim que ele estiver confortável entrando na caixa para buscar recompensas, reforce a associação positiva com a refeição.
    • Coloque a tigela do cachorro onde ele se sentir mais confortável comendo. Se ele ainda estiver um pouco ansioso, pode colocar a tigela ao lado da porta.
    • Quando ele se sentir mais confortável ao longo do tempo, ponha a tigela mais para dentro da caixa.
  6. Com as recompensas e a comida, você verá seu cachorro ficando mais acostumado a passar tempo na caixa, mas ele ainda precisará aprender a lidar com a porta fechada.
    • Comece fechando a porta na hora da comida, quando o animal está distraído demais para perceber o que está acontecendo.
    • Feche a porta por períodos bem curtos e vá aumentando o tempo conforme o cachorro se sentir mais confortável.
  7. Pode ser adorável quando um filhote chora, mas depois que ele crescer, vai deixar você louco. Caso o seu filhote chore inconsolável, você pode tê-lo deixado dentro da caixa por tempo demais, mas de qualquer jeito não pode libertá-lo até que ele pare. Lembre-se: toda recompensa que você dá reforça o último comportamento do cachorro, que no caso foi chorar. Em vez disso, solte o cachorro depois que ele parar de chorar e, na próxima vez em que for deixá-lo na caixa com a porta fechada, deixe-o por menos tempo.
  8. Se seu filhote chorar quando estiver sozinho lá dentro, leve a caixa para seu quarto à noite, coloque um relógio com som de tique-taque ou uma máquina de ruído branco por perto para que o animal possa dormir e veja se ele já fez suas necessidades do lado de fora e não precisa fazê-las de novo.
    • Os filhotes muito novinhos devem ficar dentro da caixa e no seu quarto à noite, para que você possa ouvir os gritos deles caso precisem sair. Caso contrário, eles serão forçados a fazer as necessidades lá dentro.
    Publicidade

Dicas

  • Use uma voz firme para os comandos de voz. Você quer que o cachorro sente, portanto fale com vontade. Não continue a repetir um comando esperando o cachorro obedecê-lo. Reforce entre 2 e 3 segundos se o comando não for feito e depois elogie o cachorro. Você não quer ser uma daquelas pessoas que precisa repetir 20 vezes até que o cachorro sente, e sim que ele obedeça na primeira vez.
  • Não deixe o animal morder você, mesmo que de brincadeira, pois assim você criará um precedente ruim e terá dificuldades para tirá-lo desse costume. Os cães perigosos e agressivos precisarão de treinamento especial com um treinador experiente, às vezes envolvendo também um veterinário especialista em comportamento. Nunca tente treinar um cachorro agressivo sem a especialização adequada, pois será muito perigoso.
  • Não deixe seu cão fazer algo ruim muitas vezes, pois ele criará um hábito ruim.
  • Lembre-se de que todo cachorro é diferente, e alguns podem demorar mais do que outros para aprender. Não existe cachorro impossível de treinar!
  • Tenha em mente que os cães não se comunicam da mesma maneira que os humanos, por isso depende de você aprender a "linguagem" deles, não o contrário.
  • Não deixe seu cachorro se inclinar em cima de você, pois esse não é um sinal de afeto, e sim de dominância. Você é o líder, e o cachorro está entrando no seu espaço. Fique de pé e tire a pata dele de cima de você. Elogie o cachorro por ficar de pé e de a ele um comando para deitar ou ir para a caixa se você precisar cuidar do seu espaço pessoal de forma mais eficiente.
  • Caso esteja usando gestos, eles precisarão ser únicos e distintos para que o cão possa diferenciá-los. Há sinais padrão para treinamento canino usados para os comandos básicos. Se você não tiver certeza, procure online, converse com um treinador ou veja um livro para saber com mais clareza que linguagem corporal usar.
  • Seja consistente. O comando e o gesto usados devem ser os mesmos todas as vezes. Só leva de 10 a 15 min por dia.
  • Se seu cachorro estiver fora de controle, outra boa maneira de corrigi-lo é isolando-o do resto da "matilha". Coloque-o na caixa e ignore-o. O isolamento é a linguagem canina para "seu comportamento é inaceitável e não gostamos dele". O cão entenderá a mensagem e pode chorar ou uivar, mas você precisará ignorá-lo. Pense nisso como um "tempo para pensar" que está dando a seu cachorro. Depois que ele tiver se acalmado e ficado quieto, tire-o da caixa. Não se esqueça de mantê-lo exercitado para ajudar a controlar os níveis de energia dele. Brincar de jogar uma bolinha é uma ótima forma de cansar o cachorro.
  • Fale com seu cachorro usando uma voz firme como a que geralmente usa para falar dentro de casa.
Publicidade

Avisos

  • Use uma coleira e uma guia de tamanho adequado para seu cachorro. As coleiras soltas ou apertadas demais podem machucar.
  • O exercício regular evitará que seu cachorro se torne destrutivo. Os cães ficam entediados e, quando isso acontece, eles encontram maneiras de se entreter que podem incluir mastigar seus sapatos favoritos, destruir os móveis ou latir sem parar. Evite esses problemas levando-os para passear com frequência: duas vezes por dia é o melhor. Vai ser bom para você também! "Um cachorro cansado é um bom cachorro". Exercitar-se ao ponto de ficar cansado varia de acordo com cada animal.
  • Leve o cão ao veterinário com frequência e mantenha as vacinas em dia. Você também deve castrá-lo assim que ele tiver idade suficiente.
  • Um cachorro requer quase tanta responsabilidade quanto uma criança. Caso não esteja preparado, não adote um até que tenha pesquisado bem e faça ajustes para poder ter um animal desses na sua vida.
  • Elogie o cachorro bastante e com frequência.
  • Treinar um cão exige muita paciência. Escolher a raça errada para seu nível de habilidade ou estilo de vida pode ser frustrante, portanto, se achar que fez uma escolha ruim, peça ajuda a profissionais. Você pode precisar encontrar uma nova casa para o animal. Nesse caso, ligue para uma organização de resgate local ou para um veterinário. Não espere até que você e o cachorro tenham sofrido: se não tiver paciência, faça um treinamento com um treinador de cães respeitável. Ninguém "nasce" treinador de cães sem a educação correta.
  • Não seja cruel com seu cachorro nem bata nele. Se descontar sua frustração dessa forma, ele só vai aprender a ter medo de você.
  • Caso seu cachorro suje a propriedade de outra pessoa ou um local público, limpe a sujeira dele. Assim, as outras pessoas gostarão do seu pet tanto quanto você.
  • O treino de obediência não é só para o cachorro, mas para VOCÊ, pois ensina você a transmitir o que quer que o cachorro faça de uma maneira que ele entenda. Se mandar seu cão para ser treinado com outra pessoa, ele aprenderá a se comunicar com aquela pessoa, não com você. Separe um tempo para aprender como treinar seu cachorro e não passe a responsabilidade para outros. Em alguns casos, pode ser necessário levar o cão para aprender o básico com outra pessoa, mas você deverá estar presente e trabalhar junto com o treinador para conseguir continuar o treinamento em casa. Faça algumas seções de "alinhamento" com o treinador novamente para manter você e seu cachorro nos eixos. [11]
Publicidade

Vídeo

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para seu cachorro aprender a sentar, faça-o ficar em pé de frente para você. Diga "senta" e mostre que tem um petisco, segurando-o um pouco acima do focinho e movendo-o para trás, por cima da cabeça do cachorro. Naturalmente, ele sentará para seguir a comida na sua mão. Assmi que ele sentar, você deverá entregá-la. Faça muitos carinho e elogie-o. Diga "Sentou direitinho!" para ele associar a palavra ao movimento que acabou de fazer. Assim que seu cachorro estiver obedecendo seus comandos verbais e gestos, gradualmente diminua o movimento de levar o petisco para trás até não precisar mais fazê-lo. Continue praticando várias vezes ao dia até que o petisco não seja mais necessário. Agora que seu cachorro já sabe sentar, você pode ensinar comandos mais complexos, como "deita" e "vem!" Continue lendo para saber como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo!

Esta página foi acessada 43 908 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade