Baixe em PDF
Baixe em PDF
O MC é o cara que você vê quando vai num show de hip-hop. Se você adora hip-hop e sonha em um dia pisar num palco, lidar com um som original que faça a multidão se agitar e pular, é preciso desenvolver o seu próprio estilo e técnica para se tornar o melhor rapper possível e ficar cercado de gente talentosa. Veja o primeiro passo para ter mais informações.
Passos
-
Ouça o máximo possível de hip-hop. Assim como um autor jamais escreve um romance sem ter lido um, é preciso mergulhar no mundo do hip-hop para aprender a ser um bom MC. Enquanto MC, você será o mestre de cerimônias, o dono do microfone, o que faz de você o rapper mais talentoso do palco. Ouça estilos internacionais como Dirty South rap, New York boom-bap, rap old-school, rap gangsta da costa oeste, ouça os clássicos brasileiros e até mesmo aqueles raps que você não curte. Vá da ideologia à pederastia. Não deixe de pesquisar, pois será a melhor tarefa de casa de sua vida.
- Se você se interessa por letras que contam histórias, confira nomes como Racionais, Gabriel, o Pensador e note sua habilidade de construir boas narrativas a partir de rimas.
- Caso prefira uma construção de imagens loucas e palavras que fluem bem, ouça o Ghostface Killah, MC Kant, Mr. Dreka e veja como são capazes de surpreendê-lo com suas rimas estranhas.
- Se o que você quer é um hip-hop com uns ganchos legais, refrões grudentos e um flow inesquecível, escute Eminem, Sabotage e MC Marcinho.
-
Escreva várias rimas. Ninguém quer ouvir rimas batidas e coisas fracas tiradas de outros rappers, não importa o quanto você pareça malandro e descolado. Escrever as rimas mais criativas, surpreendentes e grudentas que conseguir é um bom começo.
- Arranje um dicionário de rimas e confira as rimas que escrever para torná-las mais surpreendentes e empolgantes. Evite clichês e coisas óbvias para enfeitar os seus versos.
- Experimente escrever 10 novas rimas por dia, mesmo que não esteja acostumado a compor músicas. As letras devem ganhar um ritmo próprio, ou ao menos você terá algo com que começar quando encontrar uma batida do seu agrado.
-
Pratique o flow. Mesmo que você escreva rimas dignas de um livro de poesia, se não conseguir encaixá-las em uma batida, não vai adiantar. Rappers que conseguem ter um ritmo têm mais chances de dar certo do que os grandes compositores.
- Entre no YouTube e veja os improvisos de outros rappers sobre batidas do seu agrado. Em qualquer rap famoso, haverá uma série de outros rappers fazendo um improviso sobre a batida. É uma boa maneira de conhecer os diferentes estilos.
-
Ouça diversas batidas. Fique um bom tempo ouvindo batidas, deixando que elas penetrem na sua cabeça antes de forçar rimas bizarras em cima delas. Faça diferentes combinações de rimas e flows em cada batida. Há inúmeros jeitos diferentes de se encaixar em uma batida e nem sempre você vai se adaptar à batida que ouvir.
- Procure por produtores que criem batidas que você gosta e use-as sempre que puder. Sabe-se lá, pode surgir uma boa relação profissional.
-
Entre no mundo do freestyle . Os melhores MCs são adeptos do freestyle, com a capacidade de fazer rimas inesquecíveis e geniais. Mas fazer freestyle não é uma habilidade que vem do nada, você não nasce com ela. Você pode criar um grupo de palavras de suporte das quais pode partir para encaixar variações delas na hora de rimar.
- Tenha uma reserva de palavras para utilizar. Se tiver uma palavra boa para rimar, você pode combiná-la com um grupo de palavras em vez de fazer delas um ponto de partida.
- Solte a voz. Esqueça o que estiver fazendo e comece a rimar quando se encontrar sozinho. Se não houver ninguém por perto, não se preocupe em parecer idiota ou achar que não faz sentido. Se conseguir fazer um freestyle por cinco minutos sem interrupção e sem se perder na batida, há grandes chances de você encontrar algumas linhas para usar mais tarde.
Publicidade
-
Seja verdadeiro. Se você for um garotão de condomínio, talvez não seja uma boa falar sobre o império do tráfico de que você é dono. Não quer dizer que você não possa exagerar um pouco, mas é importante parecer minimamente verdadeiro. As pessoas têm de acreditar que o que você diz vem do coração, coisas que de fato viveu.
- Mesmo rappers como Johny MC, que eventualmente recebe críticas por seu jeito debochado, são caras que levam sua função e sua música muito a sério, usando as mídias sociais e os preconceitos quanto ao hip-hop em seu favor. E eles têm moral.
- A música vem em primeiro lugar, claro, mas seu visual deve ser verdadeiro. Mantenha um visual legal, que chame a atenção das pessoas e represente a sua música. Seja descolado.
-
Seja original. Se você não tem nada a dizer ou acrescentar quanto ao hip-hop, vai ser complicado fazer com que as pessoas curtam suas músicas. Você não precisa ser nenhum Shakespeare, só precisa saber fazer uma música que grude na cabeça das pessoas, combinando palavras em um som que as pessoas queiram ouvir.
- Ouça vários raps e leve em conta aquilo que ainda não foi dito. Fale de temas populares sob perspectivas ainda não usadas nos raps. Explore territórios nunca desbravados.
- Fale sobre suas origens e faça referências às coisas locais. Ainda que faça rap sobre coisas típicas do gangsta rap, Freddie Gibbs é único por ser tecnicamente impecável e falar de Gary, IN, um lugar diferente e inusitado para se abordar numa letra de rap. É o que faz dele e de sua música tão originais.
-
Monte um grupo com um estilo diferente. Como MC, você será o mestre de cerimônias, o dono do microfone, e provavelmente o cara mais habilidoso do grupo, mas para que realmente dê certo, você vai precisar de ajuda. Além de suas próprias habilidades, você vai precisar de:
- Um DJ que saiba fazer scratch, mixar e tocar. Para ter um fundo instrumental, encontre alguém que explore a sua música e seja talentoso com as pick-ups, alguém que dê conta do recado enquanto você manda a rima. Também é uma boa ideia encontrar alguém que já tenha todo o equipamento necessário para uma performance ao vivo. Acompanhe alguns DJs que tocam nas noites de sua cidade e veja quem mais chama sua atenção.
- Um hype man. Normalmente o hype man é o sujeito que oferece suporte ao final de suas rima, intervindo e dando seu próprio tom à música. Confira alguns vídeos ao vivo dos Beastie Boys conferir como eles intervêm na rima para dar ênfase à música, ou como o Flavor Flav agita a plateia nas primeiras músicas do Public Enemy. Eles não são os rappers principais, mas um bom hype man deve ter carisma e presença de palco para uma boa performance.
- Mcs complementares. Se um MC é bom, imagine vários, sobretudo se ritmos e estilos únicos e surpreendentes se unissem em uma mesma música. Encontre outros rappers com personalidades e estilos ligeiramente distintos para contribuir com a sua performance, reforçando-a com alguns elementos a mais.
Publicidade
-
Faça com que as pessoas se agitem e pulem. Como MC, você é a atração principal. Você precisa tomar conta do palco e animar a plateia. Os Djs precisam manter o ritmo e os hype men vão estar lá para dar um apoio.
- Brinque com a plateia para fazê-los entrar no clima. Peça para o DJ reduzir o som para deixar a multidão repetindo o refrão por conta própria.
- Se quiser que as pessoas se deixem levar pela música, você deve dar o exemplo. Movimente-se, sinta a batida, mostre que está animado por estar no palco. Se você ficar congelado com o microfone na mão e parecendo entediado, as pessoas na plateia reagirão da mesma forma.
-
Mantenha-se confiante. Se estiver bem preparado, você deve confiar na sua capacidade e na sua música, entregando-se para proporcionar o melhor show possível. Chegou a hora de brilhar. Ofereça uma performance que as pessoas nunca vão esquecer. [1] X Fonte de pesquisa
- Memorize todas as letras e familiarize-se com o microfone para ter certeza de que todos os fatores técnicos do show irão funcionar sem imprevistos. É difícil manter a confiança se tiver de se esforçar para lembrar cada palavra.
- É sempre bom testar o microfone antes de começar o show. Uma parte do trabalho diz respeito a chegar com antecedência para verificar se tudo está preparado e funcionando conforme o planejado. Não tente bancar a estrela do rock estragando o show antes de ele começar. Seja profissional.
- Sempre suba ao palco sóbrio e bem disposto. Deixe a festa para depois do show.
-
Seja claro, articulado e fale alto o bastante. Vai ser difícil entrar no clima se você não for articulado, claro e falar baixo. Você não deve parecer como um adulto do desenho do Snoopy. Deixe sua voz alta o bastante para ser ouvida em todas as partes do recinto.
- Se tiver dificuldades para manter a voz elevada durante o show, pratique lendo revistas e livros em voz alta para mantê-la em um tom elevado ao natural. Talvez perturbe os seus companheiros de quarto, mas vai valer a pena.
-
Mantenha-se em contato com seus fãs. Tanto na Internet como na hora dos shows, não deixe de interagir com seu crescente grupo de fãs. O MC é a cara do grupo. Por isso, esse lado publicitário do rap deve ser levado a sério. Junte-se às pessoas após os shows e venda sua imagem, sendo prestativo e amigável.
- Estimule as pessoas a irem aos shows através das redes sociais e responda a elas pessoalmente no Twitter ou no Facebook. Rappers, talvez mais do que qualquer outro tipo de músico, são conhecidos pela maneira com que lidam com as redes sociais e aproveitam todo seu potencial. Suas chances de conseguir um contrato com uma gravadora através de um vídeo popular no YouTube são tão grandes quanto com uma mixtape de sucesso.
Publicidade
Dicas
- Não seja artificial.
- Escreva e leia bastante. Busque inspiração em diversos tipos de música.
Publicidade
Avisos
- MC que é MC usa o poder da palavra. Não ignore isso. Se você fala sobre a vida na cadeia sem nunca ter estado lá, é capaz de você acabar lá. Da mesma maneira, é possível que você atraia dinheiro se falar sobre isso o tempo todo com toda sua emoção. Em outras palavras, seja positivo em suas letras e atraia coisas boas. Você é aquilo que pensa e diz ser.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 126 978 vezes.
Publicidade