Baixe em PDF Baixe em PDF

Montar um álbum de recordações, também conhecido como scrapbook , é uma ótima forma de se conservar lembranças e colocar a criatividade em prática. Além de se divertir organizando suas lembranças, você e sua família vão gostar muito de relembrar eventos importantes e épocas boas de antigamente. Este artigo foca na criação de um scrapbook tradicional de papel, mas se você é uma pessoa mais tecnológica, dá para aplicar as ideias aqui também no computador. Continue lendo para descobrir quais os materiais necessários e começar a botar a mão na massa.

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo os materiais de acordo com suas necessidades

Baixe em PDF
  1. Cada scrapbook tem um formato único, portanto, é preciso pensar no que funciona para você. Onde vai querer guardar o álbum? Como quer que a leitura do interior dele flua?
    • Fichário . Você pode usar um fichário comum como scrapbook. Essa opção é ótima para folhas tamanho A4, que são relativamente baratas, e também funciona bem para estantes, o que facilita o armazenamento. Você pode incluir novas páginas quando quiser, e organizá-las da forma que preferir. Também dá para colocar as folhas prontas dentro de luvas plásticas protetoras para evitar o desgaste. O único lado negativo é o vão entre as páginas, o que impede a criação de folhas duplas uniformes.
    • Encadernação removível . Esses livros são encadernados com pequenos rebites de metal que são parafusados na hora de se incluir e retirar páginas do álbum. Assim como no estilo fichário, você pode adicionar páginas na ordem que quiser, o processo só é um pouco mais trabalhoso. Ainda assim, essa opção cria um visual de páginas duplas mais conectado, já que as folhas ficam mais juntinhas no miolo. Você também pode colocar as páginas finalizadas em luvas plásticas protetoras.
    • Encadernação fixa . Você pode comprar um caderno de scrapbook com número fixo de páginas — ou seja, não é possível adicionar ou remover páginas, e nem mudar a ordem delas. Ou seja, é necessário planejar e executar com bastante cuidado, já que não vai ser possível remover alguma página caso cometa algum erro. Esses cadernos normalmente não vêm com luvas protetoras também, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do seu objetivo. Essa é uma vantagem para quem quer colar decorações mais volumosas ou incluir envelopes nas páginas. O lado negativo é que, sem os protetores, você corre o risco de danificar as folhas com o tempo.
  2. Existem dois modelos padrões para scrapbooks: retangular (A4) e quadrado (30 cm x 30 cm). Existem também alguns estilos especiais e variados, e tudo depende do seu objetivo com esse projeto. [1]
    • Retangular . Esses álbuns são a opção mais econômica, já que as folhas são mais baratas por conta do tamanho. Você também pode economizar ao comprar as luvas plásticas protetoras, já que as vendidas nesse formato são mais comuns e mais baratas. Você também pode usar um álbum de fotos A4 no estilo fichário ou um fichário escolar, opções relativamente baratas, como seu álbum de recordações, bastando colocar as folhas decoradas dentro das luvas de plástico.
    • Quadrado . Esse formato tem se tornado cada vez mais popular e, como consequência, existem mais opções de papéis decorados no tamanho 30 cm x 30 cm do que no tamanho A4, que é mais comum para trabalhos de escritório. Outra vantagem dele é que cabem mais fotos por página.
    • Estilos especiais . Existem papéis de scrapbook em diferentes tamanhos e formatos, desde papéis que cabem no bolso a folhas gigantes como as de livros de fotografia e artes. Esses álbuns normalmente vêm com encadernação fixa e são ótimas escolhas para quem deseja montar um livro inteiro para um único evento, como o nascimento de um bebê ou uma comemoração em família.
  3. Essa é uma das partes mais divertidas, mas também mais complicadas da criação de um álbum de recordações, já que existem centenas de milhares de papéis para se escolher. Existem folhas com temas festivos e esportivos, com padrões florais ou geométricos, entre muitas outras. Escolha com base no que combina com a ideia que você tem para o livro e com os temas dos layouts.
    • Você encontrará papéis para scrapbook vendidos em pacotes ou em folhas avulsas.
    • Não é preciso comprar o papel em lojas de artesanato. Se encontrar algo que goste, é só comprar e usar! O importante, entretanto, é escolher papéis próprios para arquivo ou que sejam vendidos como "sem ácidos", pois eles não vão danificar as fotos e outras lembranças com o tempo.
    • Compre um pouco mais do que acha que vai precisar, principalmente se encontrar um design interessante. É melhor ter um backup, só por precaução.
    • Pense em múltiplos, pois é sempre bom ter pelo menos duas páginas com o mesmo design. Algumas pessoas preferem usar duas folhas em páginas duplas dentro dos álbuns. Outra opção é usar o mesmo design, mas com cores diferentes e complementares. Por exemplo, o mesmo padrão de flocos de neve, em vermelho e verde.
  4. Falando tecnicamente, um álbum de recordações pode ter qualquer formato e ser feito de qualquer material. Vai fazer o seu com recortes de jornal? Com macarrões? Independentemente da visão que tem para seu futuro artesanal, você precisará de alguns itens básicos, como tesoura, cola e papel. [2]
    • Tesoura . Compre uma tesoura de qualidade, com fio reto e bem afiado. Como vai usá-la com frequência, é melhor investir logo de cara do que comprar uma mais barata e acabar tendo que substituí-la em pouco tempo.
      • Uma opção é investir em uma guilhotina profissional, pois ela certamente vai facilitar bastante o seu trabalho. Ainda assim, ela ocupa mais espaço e é bem mais cara do que uma tesoura.
      • Existem também várias opções de tesouras com cortes decorativos que podem dar mais destaque para suas fotos ou para os papéis que vai recortar. Apesar de divertido, esse item não é necessariamente obrigatório para o scrapbooking.
    • Adesivo . Existem muitas formas de se colar as imagens e decorações na página, mas a melhor opção costuma ser uma cola bastão. Ela é fácil de usar e normalmente é vendida sem ácidos na formulação, o que a torna ideal para colar fotos sem danificá-las.
      • Se quer a opção de remover as fotos do scrapbook no futuro, compre cantos para as fotos. Esses cantos são encaixados nas extremidades das fotos e colados nas páginas. Depois, você poderá remover as fotos puxando as beiradas delas de dentro dos cantos, que continuarão na página, como uma moldura.
    • Papel-cartão . Compre algumas folhas de papel-cartão grandes e use-as como base para as fotos, para deixá-las mais firmes, para rotular objetos e blocos de fundo para os textos.
      • Se vai montar um álbum de recordações em formato A4, você pode comprar folhas de papel-cartão nesse formato e usá-las como fundo para as páginas.
  5. Você também precisará de alguns materiais básicos para começar na arte do scrapbook. Esse é um hobby que pode somar gastos tranquilamente, já que existem muitos materiais e ferramentas disponíveis por aí, e você vai querer comprar muita coisa. Mas, a verdade é que bastam alguns itens básicos para se fazer um álbum de recordações lindo.
    • Estêncis de plástico . Compre uma cartela de estêncis com vários formatos comuns (círculos, ovais, quadrados, retângulos, losangos, etc.) e use-a para "cortar" as fotos e produzir formas geométricas de papel-cartão para adicionar títulos e campos de texto nas páginas.
    • Canetas permanentes . Você precisará de pelo menos um marcador permanente preto para escrever os títulos das páginas, mas é bom ter algumas cores e grossuras de pontas diferentes para os vários textos da página. Evite cores que dão poucas leitura, como amarelo e rosa claro, entretanto.
    • Decorações . É fácil gastar uma pequena fortuna em decorações, como etiquetas, recortes, miçangas, rebites, pequenos amuletos, etc. Existem milhares de opções nesse quesito, e eles não são realmente necessários para a criação do scrapbook, mas pode ser bem úteis. Dê uma vasculhada nas opções disponíveis na loja de artesanato mais próxima, mas compre apenas o que o interessar pra valer.
      • Uma boa opção é fazer uma busca geral em casa, procurando por itens que podem ser utilizados como decorações nas páginas. Imagens recortadas de cartões de visita, miçangas e bijuterias velhas, laços, fitas, etc. Tudo o que encontrar jogado em casa pode ser incorporado no álbum de lembranças!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Criando as páginas

Baixe em PDF
  1. Você certamente tem uma grande pilha de fotos e outros materiais que gostaria de organizar no seu scrapbook, e agora é a hora de dispor tudo em uma mesa de trabalho para tomar algumas decisões sobre como proceder. [3]
    • Guie-se pelo material. Vasculhe as fotos, os bilhetes, os cartões, os prêmios, os recortes de jornal e outros materiais e agrupe tudo com base na relevância para a ocasião ou o evento (formatura, férias, Natal, Ano Novo, etc.). Escolha um papel que funcione melhor com cada ideia de layout.
    • Escolha o tema e a cor com antecedência. Está fazendo um álbum de lembranças de seu casamento temático? Ou está montando algumas páginas sobre o nascimento de sua sobrinha? Escolha papéis de fundo nas cores e nos estilos que funcionem com o tema, e depois vasculhe os materiais, reunindo as fotos e outras lembranças que vai colocar nas páginas.
  2. Antes de botar a mão na massa e começar a colar as coisas no papel, é bom ter uma ideia fixa de como gostaria de diagramar a página. Alguns artistas planejam até o último detalhe antes de começar a colar os materiais. Outros simplesmente montam uma ideia geral e vão decidindo os detalhes na prática, na hora do "vamos ver". [4]
    • Pegue um pedaço comum de papel, do mesmo tamanho que a sua página. Use um lápis para esboçar um plano de como quer o layout da página, marcando onde vai colocar as fotos, os títulos, os textos e outras imagens no geral.
    • Você pode simplesmente esboçar a posição das fotos ou pode criar um layout detalhado, planejando até onde vai colocar todas as decorações na página. Experimente um pouco para encontrar a melhor opção para seu estilo de trabalho.
  3. Ao abrir uma página no livro, você se depara com um espaço enorme para trabalhar. [5] Em vez de tratar cada página individualmente, pense nas páginas abertas como uma única tela em branco para trabalhar. Se possível, monte os seus esboços levando esse formato em consideração para aproveitar ao máximo o espaço disponível no seu álbum. [6]
    • Ao planejar de acordo com as páginas duplas, você corre menos o risco de criar folhas que "brigam por atenção" uma com a outra.
    • Você não precisa escolher o mesmo plano de fundo para as duas páginas, mas é bom usar folhas que pelo menos tenham cores e designs que combinem entre si.
  4. Depois de definir quais fotos vão nas páginas, você conseguirá avaliar a necessidade de cortá-las e diminuí-las para que caibam no layout desejado. Use uma tesoura ou um estilete para cortá-las no tamanho e formato desejados. [7]
    • Não quer correr o risco de estragar uma foto importante? Faça uma cópia dela e use a réplica no seu álbum. Na falta de uma copiadora, tire uma foto da foto e use a réplica.
  5. Agora que já cortou as fotos, disponha-as na página de acordo com o esboço que montou antes. Algo que parecia bom no papel pode não funcionar 100% agora que montou tudo. Portanto, seja levemente flexível para fazer os ajustes que julgar necessários. É importante estar satisfeito antes de colar as coisas.
  6. Quer incluir um título, legendas ou um bloco de texto que resuma as memórias da página? Faça-o! Você provavelmente já planejou isso no esboço do layout, mas tem quem prefira deixar para colocar o texto depois de dispor as fotos na folha final. [8]
    • Não escreva demais. A ideia é que as fotos e colagens contem a história da página, portanto, limite os textos a uma ou duas frases que resumam algo interessante que queira dizer sobre o evento ou lembrança.
    • Inclua a data em algum lugar da página. Pode ser difícil crer que algum dia vai se esquecer de uma data especial, mas todos acumulamos experiências de vida e, quando se menos espera, você pode não conseguir se lembrar de uma data. Além disso, scrapbooks podem ser passados por gerações, e aqueles que vierem no futuro certamente vão gostar de ver páginas datadas.
  7. As decorações somam bastante nas páginas, gerando interesse, reforçando a temática, guiando o olhar e criando unidade entre as folhas. Por fim, se optar por decorar os layouts, faça-o de forma agradável aos olhos e que tenha bastante significado. Existem algumas ideias úteis para se usar decorações para aumentar o impacto da página. [9]
    • Agrupe-as. Da mesma forma que coleções funcionam melhor em grupos, o mesmo vale para as decorações. Reúna os elementos decorativos na página para dar uma ênfase à diagramação.
      • Dependendo da quantidade de decorações que escolheu usar, você pode criar alguns grupos por página. Ao fazer isso, sempre leve em consideração a regra dos três: o nosso olhar costuma apreciar mais itens em trios ou em números ímpares.
    • Coloque as decorações nos cantos das fotos ou dos blocos de texto, para ajudar a finalizar o design. Esses itens podem dar mais "peso" às imagens ou aos textos.
      • Você também pode colocar as decorações nos cantos das páginas. Se tem várias folhas com os mesmos temas, é uma boa ideia usar os mesmos elementos de decoração nos cantos das páginas para criar certa unidade.
    • Empilhe as decorações ou disponha-as em camadas. Experimente colar dois ou três elementos decorativos um sobre o outro, mas escolha-os cuidadosamente para não criar muito volume nas folhas. Se vai usar um livro encadernado com páginas fixas, você não poderá proteger as folhas com protetores de plástico comuns dos scrapbooks montados em fichários; nesse caso, dá para lidar com um pouco mais de volume.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Elevando o nível do seu scrapbook

Baixe em PDF
  1. Existem aulas para a criação de álbuns de recordações em lojas de materiais de artesanato e escolas de arte, mas também é possível comprar um curso virtual para assistir às aulas em casa, no celular ou no computador. Se tiver mais tempo e dinheiro para investir, você pode participar de workshops de fim de semana e retiros de artesanato também.
  2. Uma das melhores formas de se evoluir na arte do scrapbook é aprender e compartilhar ideias com outros amantes de artesanato. Confira blogs, páginas em redes sociais e perfis no Pinterest voltados para a arte. Outra opção é procurar por organizações locais, que normalmente se reúnem em lojas e escolas de artesanato.
    • Se optar por um curso ou simplesmente quiser passar um tempo em uma loja de materiais para artesanato, é bem provável que você encontre alguns artistas do mesmo ramo que o seu. Converse com eles e veja se fazem parte de algum clube local. Se não for o caso, que tal se juntarem para fundar um novo clube? [10]
  3. Acredite, existem diversos eventos voltados para artesanatos e artes manuais em geral, com workshops, palestras e vendedores anunciando as novidades do mercado. Entre em contato com lojas de materiais para artesanato e escolas de artes locais para se informar sobre possíveis eventos na sua cidade. [11] Scrapbook Expo, [12]
  4. Pegou gosto pelas artes manuais e quer compartilhar suas habilidades com os outros? Que tal oferecer seu serviço como criador de álbuns de recordações profissional?
    • Dê aulas. Para ensinar alguém a fazer scrapbooks, você precisa ser bom no que faz, além de ser capaz de explicar e demonstrar o uso das ferramentas, abordagens e ideias. Você também precisará de paciência para lidar com principiantes, sempre em tom positivo e encorajador. É necessário também manter-se atualizado com as últimas tendências e materiais, para passar informações adequadas para seus alunos. [13]
      • Converse com os proprietários ou gerentes de lojas de materiais de artesanato locais e pergunte se há algum professor no estabelecimento. Se estiverem procurando, você pode conseguir ser contratado. Caso contrário, é melhor apostar em arrumar um espaço para ministrar workshops de um dia ou de fim de semana. Faça anúncios na internet e em estabelecimentos locais.
  5. Muitos gostam de scrapbooks, mas nem todos têm a paciência, as habilidades manuais e a criatividade para colocar a mão na massa. Essas pessoas normalmente estão dispostas a pagar para artistas preservarem suas memórias em um livro. Divulgue seus serviços na internet ou alugue um stand em uma feira de artes locais. Mostre os melhores exemplos de seu trabalho, e sempre leve muitos cartões de visita.
    • Você pode criar seu próprio site para seu negócio. Divulgue fotos dos seus melhores scrapbooks ou crie páginas digitais para que seus clientes em potencial possam ver exemplos do seu trabalho. [14]
    • Trabalhe como instrutor. Se é bom com palavras, que tal se tornar um escrito freelancer para sites voltados para a arte do scrapbook? Você poderia contribuir com conteúdo ou até mesmo produzir e vender seus próprios e-books. Existem diversas revistas focadas em artesanato para as quais você pode trabalhar.
      • Para bolar ideias para artigos, visite quadros de discussão de scrapbook para ver quais são as dúvidas e os principais assuntos tratados. Compareça a convenções e converse com representantes de marcas para ver se as empresas estão em busca de alguém para escrever artigos relacionados aos produtos delas.
    • Torne-se um planejador de eventos. Se tem boas habilidades organizacionais e uma ideia clara do que outros artistas querem saber e fazer, você pode procurar por um cargo de coordenação em um evento ou retiro de artesanato. Você pode oferecer seus serviços como um profissional independente ou como contratado pela organizadora do evento.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 780 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade