Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quadros brancos grandes (ou quadros brancos "secos") são uma ótima ferramenta para apresentar e organizar visualmente informações, mas tendem a ser caros. Em vez de desperdiçar dinheiro, monte um você mesmo por uma parcela do preço. Boas alternativas podem ser feitas por cerca de R$ 60 ou menos dependendo dos materiais usados. Veja abaixo o Passo 1 para começar!
Passos
-
Confirme as dimensões do seu quadro. O tamanho do seu quadro branco improvisado é completamente de acordo com sua vontade. Entretanto, os tipos de materiais que você usará frequentemente vêm em folhas de 4'x8', então, se precisar de algo maior, será necessário se planejar para comprar várias delas.
-
Compre folha(s) de melanina em sua loja local de ferragens. A melamina é uma placa de fibra que tem um revestimento rígido de plástico em um lado. Às vezes, essas folhas são texturizadas para parecer com um azulejo, o que pode ser uma vantagem em certas situações (como se você precisar organizar suas informações em quadrados), mas, em geral, isso só atrapalha. Assim, você provavelmente irá querer escolher uma folha com um acabamento suave, já que elas geralmente apagam mais fácil e parecem melhor quando está escrito sobre elas.
-
Para um quadro transparente, use plexiglass ou Lexan. Alternativamente, tente um desses materiais de polímeros mais finos para fazer um quadro branco transparente. Ambos estão disponíveis na maioria das lojas locais da reparos caseiros. Dos dois, o Lexan é preferível, porque tem cerca da metade da espessura do plexiglass, pesa menos, não quebra durante a perfuração e tem um acabamento melhor e mais "vítreo". Entretanto, é a opção mais cara.
-
Se necessário, prenda seu quadro com uma placa de suporte. Independentemente do material que você escolher, seu quadro será muito fino (apenas cerca de 1/4" a 1/2" de espessura). Por causa disso, ele será um pouco dobrável ou flexível. Isto não é um problema se você pretende prendê-lo diretamente na parede com cola - neste caso, a parede atrás dele dará suporte enquanto você estiver escrevendo. Porém, se você precisar ser capaz de mover seu quadro pelo ambiente, compre uma placa de suporte para colá-lo e conseguir maior estabilidade.
- O material dela pode ser praticamente qualquer coisa - placa de cortiça, madeira e até mesmo folhas adicionais do material base do seu quadro funcionarão bem.
-
Se necessário, corte o tamanho do seu quadro. Se ele precisar ser menor do que 4'x8' (ou outras dimensões que você poderia tê-lo comprado), então precisará cortá-lo. Caso não tenha as ferramentas certas para fazer isso, não se preocupe - uma madeireira ou loja de reparos caseiros será capaz de fazer isso por você. Se estiver cortando o material por conta própria, mova lentamente a serra através do material. A pressa pode fazer o plexiglass, o lexan ou melanina ficarem muito lascados.
- Tenha certeza de também cortar a placa de suporte se for usar uma.
-
Use cola/parafusos/ganchos/etc. para pendurar seu quadro. Não se esqueça de que o quadro só tem alguma utilidade se você puder pendurá-lo na parede! Em termos de quais métodos de suspensão usar, não há respostas certas - qualquer coisa que o mantenha pendurado, de modo que você possa escrever confortavelmente nele é uma boa! Colar, pregar ou parafusar na parede é uma solução semi-permanente, enquanto pendurá-lo em ganchos permite que ele seja facilmente removido.
- Perceba que o processo de colagem funcionará melhor em paredes lisas. Se a sua parede tiver calombos ou textura, pode haver alguns milímetros entre ela e o quadro, o que pode deixá-lo instável ao se escrever nele.
- Você também pode querer adicionar alguma guarnição ou uma "borda" para colocar seus marcadores - você decide.
-
Use seu quadro como desejar. Parabéns! Seu quadro branco está pronto para usar de acordo com sua vontade. Se for usá-lo para a mesma coisa todos os dias, você pode querer dividi-lo em subseções, conforme necessário. Por exemplo, se ele for usado para controlar a sua agenda, pode fazer separações em "dias" e "semanas" (e assim por diante).
- Se subdividi-lo, tente usar pinstriping automotivo (disponível em uma loja de reparos de automóveis). O pinstriping preto vem em dois tamanhos, 1/4" e 1/8", que funcionam bem para um efeito arrojado, mas ainda uniforme. Ele está disponível em muitas cores, tamanhos e padrões.
Publicidade
-
Pegue ou compre um pedaço de material liso com as dimensões adequadas. Muitos quadros brancos na verdade não são uma peça uniforme de material, como as descritas no passo acima. Em vez disso, eles são um núcleo sólido de material rígido e liso, que foi pintado com várias camadas de tinta para criar uma superfície suave de escrita. Uma grande variedade de materiais é adequada para esses tipos. Em geral, você está procurando algo durável que seja fino, resistente, retangular e perfeitamente liso. Não escolha nada que seja áspero ou texturizado, uma vez que isto produzirá uma superfície irregular de escrita.
- Chapas de aço ou de alumínio são perfeitas para essa tarefa - são lisas, fortes e finas. Entre esses dois materiais, a escolha é sua. O alumínio é mais leve, mas também mais caro. O aço, por outro lado, é mais pesado, mas também é mais barato e tem a vantagem adicional de ser magnético, o que pode permitir prender coisas com ímãs.
-
Pinte seu quadro branco. Enquanto não há regras dizendo que eles tem que ser dessa cor, eles são tradicionalmente brancos por um bom motivo - qualquer cor de tinta aparecerá contra um fundo branco. Dê ao seu quadro um revestimento completo de tinta branca, garantindo que a superfície seja totalmente coberta. Você pode querer permitir que o seu revestimento de base seque, em seguida, adicione outra camada para garantir que ele seja denso o suficiente.
-
Finalize com um revestimento exterior transparente. Quando estiver seco, aplique uma camada externa de revestimento transparente. Pinte generosamente o verniz transparente e liso sobre a camada branca e deixe secar. Como acima, considere adicionar múltiplas camadas para garantir uma espessura uniforme.
- Há muitas tintas e laminados adequados que podem lhe dar uma camada de desempenho transparente adequado. Um dos melhores, a melamina, é mencionada como um possível material base sólido na seção anterior. A melamina também está disponível na forma de "tinta" líquida, e pode ser usada para dar um ótimo acabamento para a escrita.
-
Considere instalar uma guarnição ou uma borda para os marcadores. Depois que seu revestimento transparente secar, o quadro branco basicamente está pronto para usar. Entretanto, como na seção acima, você pode querer considerar adicionar recursos extras, como guarnição e uma borda ou bandeja para guardar os marcadores e torná-lo mais fácil de usar. A guarnição (geralmente de metal ou plástico) esconde as bordas inacabadas do material base e dá ao quadro uma extremidade agradável. Uma bandeja ou "borda", por outro lado, geralmente é um pequeno pedaço de metal que corre ao longo da extremidade inferior, servindo como um lugar para guardar seus marcadores quando você não estiver usando eles. Instale esses recursos (ou qualquer outro que quiser) antes de montar seu quadro na parede.
-
Instale seu quadro na parede. Ele deve ser pendurado basicamente da mesma forma que os exemplos de melamina/plexiglass/Lexan da seção anterior. Para fixá-lo diretamente na parede, use cola, pregos ou parafusos de fixação (você pode precisar fazer furos nele para ser capaz de usar os pregos ou parafusos). Por outro lado, se quiser ser capaz de mover seu quadro, considere pendurá-lo em ganchos de fixação. Se fizer isso, você pode pensar em adicionar uma placa de suporte, de modo que ele se assente com segurança contra a parede.Publicidade
-
Decida quais serão as dimensões do seu quadro branco. Usando materiais caseiros, um quadro branco muito grande pode não ter resistência, exigindo que você gaste mais materiais.
-
Assim que decidir qual tamanho terá seu quadro, compre um pedaço grande de cartolina que tenha as dimensões desejadas. Você também pode cortar um pedaço grande de cartolina na medida que quiser.
-
Pegue uma folha de plástico ou produto similar (como contact transparente) e corte-a nas mesmas dimensões da cartolina.
-
Passe uma fina camada de decoupagem transparente no plástico. Você não precisa fazer isso se usou algum material plástico que grude, como uma folha de contact transparente.
-
Cole a cartolina no plástico e espere secar por um tempo.Publicidade
Dicas
- A melamina tenderá a deixar imagens fantasmas dos seus marcadores. Elas podem ser removidas com álcool. Adicionar uma camada de cera automotiva facilitará muito remover essas marcas.
- Alternativamente, use uma régua e uma lâmina de barbear para marcar uma linha sobre onde o material será serrado. Isto impedirá que a superfície fique lascada.
- Se cortar o material em casa, você pode querer comprar uma lâmina nova para a sua serra para conseguir um corte limpo. Compre uma lâmina feita para cortar madeira e laminado.
- Ao cortar a melamina, colar fita adesiva sobre a linha de corte mantém a borda no lugar e impede que ela lasque.
- Você também pode virar a lâmina em sua mesa ou serra circular, de modo que ela esteja cortando na direção "errada". Isto lhe dá um corte limpo e livre de lascas; basta cortar um pouco mais devagar. Este truque também funciona em produtos de PVC, como cano ou treliça.
Publicidade
Avisos
- Tenha cuidado para não se ferir com o aparelho se você optar por cortar o material pessoalmente.
Publicidade
Materiais Necessários
- As dimensões do quadro.
- Melamina (uma forma de plástico - para fornecedores que não sejam dos EUA, pesquise por "fornecedores de folhas plásticas")
- Parafusos, ganchos e outros acabamentos
- Martelo, chave de fenda, nível
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 112 201 vezes.
Publicidade