Baixe em PDF Baixe em PDF

Tinturas são extratos concentrados de ervas composto de álcool e ervas picadas. A tintura é especialmente eficaz em conservar os compostos essenciais de plantas, especialmente os fibrosos ou lenhosos, e de raízes e resinas. [1] Tendo em vista que este método assegura uma longa preservação das ervas e seus nutrientes, ele é frequentemente mencionado nos livros de ervas e remédios caseiros.

Além disso, muitos ervanários são adeptos a tinturas por outras razões, como a facilidade de ser transportada, sua utilidade para tratamentos de longa duração, e a sua capacidade de ser absorvida rapidamente, assim como permitir mudanças imediatas de dosagem. [2] Isso tudo sem mencionar que se a tintura tiver um gosto amargo, ela pode ser facilmente adicionada a um suco para disfarçar o sabor. Outra vantagem das tinturas é que elas mantêm os nutrientes das plantas em uma forma estável, solúvel e retêm os ingredientes voláteis e semi-voláteis, que, de outra forma, são perdidos no tratamento térmico e no processamento de extratos de ervas secas.

  1. O tipo preferido de álcool para a produção de uma tintura é vodca. [3] Isto é devido ao fato de esta bebida ser incolor, inodora e praticamente insípida. Se não for possível obter vodca, substitua-a por conhaque, rum ou uísque. Seja qual for a bebida alcoólica escolhida, ela deve ter 40% de álcool para impedir o crescimento de fungo do material vegetal na garrafa.
    • Também é possível fazer uma tintura usando vinagre de maçã de qualidade ou glicerina . [4] Estas alternativas são mais aceitas por abstêmios.
  2. O recipiente deve ser de vidro ou cerâmica. Evite usar recipientes metálicos ou de plástico, pois estes podem reagir com a tintura ou liberar substâncias químicas perigosas ao longo do tempo. Itens como um jarro de compota , uma garrafa de vidro com uma rolha, etc, são ideais. Além disso, você vai precisar de algumas garrafas pequenas de vidro escuro para armazenar a tintura após prepará-la; essas garrafas devem ter tampas de rosca ou qualquer outra que evite a entrada de ar durante o armazenamento, sem dificultar o uso. Lave e esterilize o recipiente antes da usar.
  3. Você pode prepará-la usando medidas exatas ou seu bom senso; isto realmente depende do seu nível de conforto em adicionar as ervas de acordo com o que você achar que é suficiente. Se você preferir, pode adicioná-las de acordo com o peso recomendado. Você também deve decidir se prefere usar ervas frescas, em pó ou secas. Algumas sugestões para acrescentar ervas na ordem de fresca, em pó ou secas são as seguintes:
    • Adicione suficientes ervas frescas picadas para encher o recipiente de vidro. Cubra com álcool. [5]
    • Adicione 110 gramas de erva em pó em 1 litro de álcool ou vinagre/glicerina. [6]
    • Adicione 200 gramas de erva seca em 1 litro de álcool ou vinagre /glicerina.
  4. Coloque-o em um local fresco e escuro; uma prateleira do armário é o lugar ideal. O recipiente deve ser armazenado por 8 dias a 1 mês. [7]
    • Agite o recipiente regularmente. Alguns herboristas recomendam agitar o recipiente 2 vezes por dia durante 14 dias [8] , enquanto outros recomendam que isto seja feito ocasionalmente. [9]
    • Rotule o frasco da tintura para que você saiba a data em que ela foi feita. Mantenha o frasco fora do alcance de crianças e animais de estimação.
  5. Após o tempo de maceração ter terminado , coe a tintura. O tempo de maceração será mencionado nas instruções da tintura que você está fazendo; se não for o caso, cerca de 2 semanas é um bom tempo de maceração. Coe da seguinte forma:
    • Coloque um pano de musselina sobre uma peneira. Coloque a peneira sobre uma tigela grande para aparar o líquido coado.
    • Despeje o líquido cuidadosamente através da peneira forrada. A musselina reterá a erva e o líquido escoará dentro da tigela.
    • Pressione a erva com uma colher de madeira ou bambu para espremer um pouco mais de líquido e, por fim, torça a musselina para extrair todo o líquido restante da erva.
  6. Use um pequeno funil para esta etapa se você não tiver uma mão firme. Aperte a tampa e rotule (indicando a data) o recipiente.
    • Se você pretende armazenar o seu preparado por longo prazo, sem usá-lo por um período de tempo, considere selar as tampas com cera. [10]
  7. A tintura pode ter uma vida útil de até 5 anos graças ao álcool, que tem propriedades conservantes. [11] No entanto, informe-se sobre quais são as propriedades das ervas específicas que você usou. Siga a orientação da receita a partir do qual você fez a tintura em termos de prazo de validade.
    • Siga as instruções relevantes para o uso de sua tintura. Consulte um herborista respeitável e qualificado ou um profissional de saúde se você precisar de mais informações. Tenha em mente que os tratamentos à base de plantas podem ser perigosos se você não conhece as propriedades e consequências da erva em questão.
    Publicidade

Dicas

  • Evite usar panelas de aço, ferro e qualquer outro metal. Algumas ervas reagem a estes materiais.
  • Tinturas duram mais do que ervas secas, geralmente até 2-5 anos.
  • É mais barato fazer suas próprias tinturas do que comprá-las em uma loja de produtos naturais.
  • Um filtro de café pode ser utilizado no lugar do pano de musselina.
  • Você pode fazer combinações de ervas, se você tem instruções para seguir a partir de uma fonte respeitável.
  • Você pode "evaporar" o álcool, colocando a dose em um copo de água fervente e beber como um chá.
  • Você pode controlar a qualidade da erva na tintura fazendo ajustes; siga as instruções tintura.
Publicidade

Avisos

  • Alguns remédios à base de ervas que são bons para a população em geral podem ser prejudiciais para certas pessoas, como bebês, crianças, mulheres grávidas e lactantes e pessoas com o sistema imunológico fragilizado ou alérgicas. Informe-se sobre as propriedades das ervas e as possíveis complicações do paciente!
  • Altas concentrações de álcool (cerca de 40% +) são inflamáveis, por isso esteja atento se você estiver trabalhando perto de uma fonte de calor.
  • Para informações sobre dosagens, consulte um livro sobre ervas. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou um profissional de saúde qualificado antes de usar qualquer erva como tratamento de saúde.
  • Mantenha a tintura fora do alcance de crianças e animais de estimação.
  • Consulte sempre o seu médico ou um profissional de saúde qualificado antes de usar qualquer tratamento à base de plantas. Se você não sabe o que está fazendo, é melhor não fazer até obter conselhos de especialistas.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Potes grandes de vidro com tampa;
  • Tecido de musselina natural;
  • Marcador;
  • Vodca ou outra bebida alcoólica com, pelo menos, 40% de volume de álcool;
  • Ervas frescas ou secas; em pó ou em pedaços e coadas.

Referências

  1. James Wong, Grow Your Own Drugs , p. 34, (2009), ISBN 978-1-60652-119-9
  2. Humbart Santillo, Natural Healing with Herbs , p. 38, (1987), ISBN 0-934252-08-4
  3. James Wong, Grow Your Own Drugs , p. 34, (2009), ISBN 978-1-60652-119-9
  4. Humbart Santillo, Natural Healing with Herbs , p. 39, (1987), ISBN 0-934252-08-4
  5. James Wong, Grow Your Own Drugs , p. 34, (2009), ISBN 978-1-60652-119-9
  6. Humbart Santillo, Natural Healing with Herbs , p. 39, (1987), ISBN 0-934252-08-4
  7. James Wong, Grow Your Own Drugs , p. 34, (2009), ISBN 978-1-60652-119-9
  8. Humbart Santillo, Natural Healing with Herbs , p. 39, (1987), ISBN 0-934252-08-4
  9. James Wong, Grow Your Own Drugs , p. 34, (2009), ISBN 978-1-60652-119-9
  1. Humbart Santillo, Natural Healing with Herbs , p. 39, (1987), ISBN 0-934252-08-4
  2. James Wong, Grow Your Own Drugs , p. 34, (2009), ISBN 978-1-60652-119-9

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 83 518 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade