Baixe em PDF
Baixe em PDF
Embora em um e-mail as coisas sejam menos formais, a escrita de uma carta deve seguir normas de gramática e de etiqueta. Tanto uma carta pessoal quanto uma carta profissional devem começar com um cabeçalho que identifique o remetente, o destinatário e a data.
Passos
-
Abra um editor de texto. Você pode usar um editor de texto de código aberto no Google Drive ou uma folha novinha de papel em uma máquina de escrever; contudo, correspondências comerciais formais precisam necessariamente ser digitadas e impressas, com uma assinatura em caneta.
-
Se possível, use uma folha com o cabeçalho da empresa. O cabeçalho de uma correspondência formal deve incluir, no mínimo, o nome da pessoa, o nome da empresa, o endereço, o telefone e costumam também incluir o logotipo da empresa. Tais informações substituem a referência ao endereço do remetente no corpo do texto.
-
Comece a carta com seu endereço, caso não tenha um cabeçalho. Inclua o nome da rua, a cidade, o estado e o CEP nas duas primeiras linhas no canto superior direito da página. Não é necessário colocar seu nome ou título, pois ele aparecerá no fim da carta.
- Você pode ainda incluir seu e-mail e telefone, caso sua carta sugira o contato por um desses métodos.
-
Inclua a data. Use o formato: dia, mês e ano (“4 de maio de 2014”). Essa informação pode constar dois espaços abaixo do endereço, à direita ou à esquerda.
- Não existe uma definição sobre o lado em que a data deve ser escrita, então é bom conferir em outra correspondência de sua empresa para usar como modelo.
- As datas no Reino Unido também são escritas no formato: dia, mês e ano (exemplo: 4 de maio de 2014). [1] X Fonte de pesquisa
-
Digite o endereço do destinatário duas linhas abaixo da data, no lado esquerdo da página. Isso também costuma ser chamado de “endereço do lado de dentro”, e inclui o título e o nome da pessoa, além do endereço no formato apropriado dos Correios. Inclua o nome da empresa, se for o caso, no espaço entre o nome da pessoa e o endereço.
- Não deixe um recuo antes do endereço, da data, da saudação ou de cada parágrafo. O parágrafo em uma correspondência comercial vem separado por espaços e iniciam junto à margem esquerda.
- Se estiver escrevendo para um país estrangeiro, escreva o nome do país em letras maiúsculas na última linha.
- O endereço no lado de dentro deve ficar aproximadamente 2,5 cm abaixo da data, se esta se encontrar ao lado esquerdo, ou deve ficar uma linha depois da data se ela estiver à direita.
-
Pressione “Enter” duas vezes. Em seguida, comece a saudação com “Caro” e o título seguido do nome da pessoa. Por exemplo: “Caro Sr. Silva” ou “Caro Presidente Silva”. Inclua dois pontos depois da saudação.
-
Continue com o corpo da carta. Conclua com uma saudação formal, a assinatura e o seu nome e título. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Escolha um papel de carta com monograma ou outro estilo personalizado. Diferentemente das correspondências profissionais, muitas cartas pessoais são escritas à mão em papéis com as iniciais ou nome completo da pessoa no topo.
-
Inclua seu endereço no canto superior direito apenas se o destinatário não tiver essa informação. Os envelopes podem ser jogados fora e incluir o endereço do remetente é o melhor jeito de estimular uma resposta. Vá para a data se você for suficientemente íntimo do destinatário.
- O endereço do remetente deve ter duas linhas, com a rua, a cidade, o estado e o CEP. O nome não é necessário.
-
Inclua a data em que você está escrevendo e enviando a carta duas linhas abaixo do endereço, na esquerda ou na direita. O formato é: dia, mês e ano. Por exemplo: 15 de setembro de 2014.
- Cartas pessoais devem ser enviadas tão logo forem escritas para garantir que informações urgentes sejam recebidas em tempo.
-
Não inclua o endereço do destinatário em cartas informais. Se você estiver escrevendo uma reclamação formal ou uma carta que ficará registrada em uma instituição, siga as regras das correspondências comerciais.
-
Escreva a saudação começando por: “Caro _______”. A formalidade vai depender do quão íntimo você for da pessoa que receberá a carta. Sempre inclua dois pontos após a saudação.
- Você pode usar: “Caro Sr. Silva”, “Caro Paulo Silva” ou “Caro Paulo”.
- Escreva o resto da carta, incluindo os parágrafos, uma conclusão, a assinatura e demais estruturas. [3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Sempre faça as edições e revisões necessárias para erros gramaticais ou de conteúdo antes de assinar e enviar sua carta.
Publicidade
Materiais Necessários
- Um editor de texto ou uma máquina de escrever
- Papel de carta
- Um cabeçalho de empresa
- Caneta
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 40 288 vezes.
Publicidade