Baixe em PDF Baixe em PDF

Os cachorros são a alegria da vida de muitas pessoas, mas eles possuem lados negativos, como acordar você com patadas, latidos ou “lambeijos”. Um cão novo precisará de tempo para se adaptar à sua rotina de sono; por outro lado, quando um que já a conhece começa a bagunçá-la, é bom checar com o veterinário se não há problemas de saúde envolvidos.

Método 1
Método 1 de 3:

Cortando o mal pela raiz

Baixe em PDF
  1. Quando um cão passa a acordar você com maior frequência, pode haver um problema médico afetando os níveis de estresse e sono dele. Ir ao veterinário é a melhor forma de excluir tal possibilidade ou começar tratamentos o quanto antes e, mesmo que o cão não esteja doente, o profissional ajudará você a determinar a causa do problema. [1]
    • Qualquer mudança significativa no comportamento do animal pode ser um sinal de problemas médicos: dificuldades para comer ou para fazer cocô (que podem mantê-lo acordado), por exemplo, são sintomas de desconfortos gástricos; [2] agora, caso peça comida no meio da noite, ele pode estar com diabetes ou algum outro distúrbio metabólico que o faz ter mais fome.
  2. Quanto mais regular e previsível forem os padrões de sono do dono, mais fácil será para o cão se adaptar: tente ir dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias.
    • O sono canino é diferente do humanos: eles podem chegar a dormir 20 horas por dia, em cochiladas menores. Mesmo assim, ele se acostumará com a mudança. [3]
  3. Caso ele acorde você no meio da noite pedindo para ir fazer lá fora, o Totó pode estar com infecção do trato urinário ou doença de Cushing, os quais podem ser diagnosticados pelo veterinário, que prescreverá os remédios necessários para tratar o problema. [4] Caso ele diga que não se trata das doenças acima, o cachorro pode só ter uma bexiga fraca em função da idade. Para que ambos tenham mais conforto, treine-o para fazer as necessidades em um lugar designado dentro de casa.
    • Uma portinha para cães também é uma ótima ideia se o quintal for cercado e não houverem animais perigosos por perto.
  4. Se quer que ele não acorde durante a noite, faça-o cansar antes de ir dormir; um cão completamente exausto não acorda ninguém (a menos que ronque como um trator). Para isso, façam mais exercícios juntos:
    • Deem uma volta na quadra;
    • Brinquem de Frisbee ou de pegar a bolinha;
    • Deixe-o correr no quintal ou em um parque para cães. [5]
  5. Ao fazê-lo, as chances de ele acordar você durante a noite diminuirão. Afinal, se ele está acordado tão tarde, pode ser porque está com fome ou porque comeu tarde e está ativo.
    • Na primeira hipótese, deixe-o jantar uma ou duas horas mais tarde para que ele fique cheio por mais tempo;
    • Na segunda, dê comida para ele mais cedo: fazê-lo às seis horas da tarde pode dar mais certo do que às oito. [6]
  6. O cão também acordará você se estiver acordado, enérgico ou doido para brincar mais. Tais estados podem ser evitados das seguintes formas:
    • Não brinque com ele por horas antes de ir dormir;
    • Não deixe brinquedos por perto quando ele for dormir;
    • Desligue a TV e pare de tocar músicas. [7]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Treinando o cachorro

Baixe em PDF
  1. Ele pode acordar você por estar entediado e querer brincar. Nesse caso, ordene que deite e durma.
    • Use um comando como “deite” para que ele pare de dar patadas e lambidas.
    • Independente do comando escolhido, diga com firmeza.
    • Diga apenas uma vez.
    • Aponte para o chão enquanto fala.
    • Treiná-lo para responder a comandos pode levar semanas, mas não perca a paciência: cachorros demoram, mas aprendem. [8]
  2. Recompensá-lo por acordar você só o treinará para repetir tal comportamento. Ignore as ações dele, e mande-o deitar. Até uma bronca mais demorada pode ser interpretada como recompensa. Ao acordar, faça algumas das próprias atividades antes de ir colocar comida no potinho.
    • Lembre-se de que ele pode precisar fazer as necessidades; não o deixe sofrer para dormir “só mais cinco minutinhos”. [9]
  3. A saúde do Totó poderá fazer com que você mude o seu estilo de vida, hábitos e rotina. Ao se ajustar às necessidades dele, há menos chance de você ser acordado com patadas. Pergunte ao veterinário se o remédio e alimentação do cão dificultarão o seu sono.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mudando o ambiente onde ele dorme

Baixe em PDF
  1. Caso nada tenha funcionado, tente colocar o cachorro em outro cômodo. Assim, ambos poderão dormir em paz e a noite inteira.
    • Deixe uma cama confortável para ele, mesmo em outro cômodo.
    • Saiba que ao colocá-lo em outro ambiente pode resultar em latidos, choro ou mágoa, ainda mais se ele está acostumado a dormir com você. [10]
  2. Alguns cães não conseguem dormir sem antes acordar o dono, ainda mais se forem muito enérgicos e não tiverem uma gaiola para dormir durante a noite. A solução é simples: compre uma. Ao prendê-lo, você deixará claro que a noite é hora de dormir, além de impedi-lo de sair correndo e interromper o seu sono.
    • Colocá-lo em uma gaiola durante a noite prevenirá que ele acorde você pulando na cama e lambendo a sua cara.
    • Veja se a gaiola é grande o suficiente para o animal: até 7 kg, use uma pequena; entre 7 kg e 16 kg, a média; entre 16 kg e 30 kg, uma grande; e com mais de 30 kg, uma extragrande. [11]
  3. Alguns cachorros latem à noite por sentirem solidão e necessidade de atenção. Uma forma de tratar isso é deixá-lo dormir com você: assim, ele vai parar de latir e você poderá dormir em paz.
    • Deixe uma gaiola, cama ou algum outro lugar no quarto para ele dormir.
    • Crie limites desde o começo, ou seja, defina onde ele vai dormir e treine-o para fazê-lo até você acordar.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 680 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade