Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fazer uma espada de papelão é um projeto de artesanato divertido e acessível. Seja como parte de uma fantasia ou para se divertir em duelos com amigos, criar uma espada de papelão pode ser tão simples ou elaborado quanto você se sentir confortável. Você poderá fazê-la com coisas que tem em casa e o processo de fabricação é bem divertido. Seja com um amigo ou sozinho, pegue um papelão e prepare-se para fazer a espada dos seus sonhos.
Passos
-
Reúna materiais suficientes. Antes de tudo, você precisará de papelão para este projeto. O papelão deverá ser preferencialmente grosso, e em pedaços grandes o suficiente para que você possa fazer a espada em uma só peça. Fora isso, a única coisa necessária é um conjunto de tesouras. Outros materiais, como canetinhas, tinta, fita adesiva ou cartolina, podem e devem ser usados para melhorar o design da sua espada. Reúna o máximo possível desses materiais. Mesmo se não usar tudo isso, ainda é útil ter esses utensílios por perto só por precaução.
- Se não tiver papelão suficiente, você pode tentar pedir algumas caixas velhas em lojas ao final do dia.
-
Pesquise diferentes tipos de espadas. Mesmo se já tiver uma ideia do modelo de sua espada, não faz mal pesquisar alguns tipos diferentes. Essas ideias diferentes poderão ser acopladas ao seu próprio design, resultando em uma arma mais nuançada e interessante. Existem vários sites que comparam e contrastam espadas, e enciclopédias históricas devem ter uma seção sobre armas que você pode usar para conseguir inspiração. [1] X Fonte de pesquisa
- Moldes de espadas de papelão também podem ser encontrados na internet, em formas para montar ou já finalizadas. Dar uma olhada no que outras pessoas já fizeram com papelão servirá de inspiração. [2] X Fonte de pesquisa
- Observe a diferença entre as espadas de uma mão, de duas mãos e de uma mão e meia (coloquialmente conhecida como "bastarda"). As espadas são originalmente projetadas com peso considerado. Dependendo do quão mais leve o papelão for que o metal, você poderá brincar com tamanhos potencialmente maiores do que se estivesse usando uma espada real.
-
Projete e desenhe o contorno da sua espada. [3] X Fonte de pesquisa Após projetar a espada, é hora de esculpir o contorno. Usando uma canetinha, desenhe a espada em um pedaço de papelão, usando as dimensões exatas que você gostaria que ela tivesse. Seja uma espada de lâmina pequena, do tipo adaga, ou grande, no caso da espada de duas mãos, tudo isso será decidido no esboço que você desenhar. Lembre-se de incluir um guarda-mão, se quiser, e deixe espaço suficiente no punho para que suas mãos caibam confortavelmente.
- As espadas sempre acabam com uma ponta afiada, então trabalhe nisso em seu projeto também.
- Coloque sua mão (cerrada em punho) contra o papelão para ver aproximadamente quanto espaço você precisará para o punho.
- Brinque com algumas ideias no papel antes de traçar o modelo final para valer. Um design bem pensado será muito mais divertido de usar.
-
Corte a espada. Quando o contorno estiver pronto, pegue uma tesoura e corte-o. [4] X Fonte de pesquisa Tente ser gentil ao cortar, pois uma espada cortada grosseiramente parecerá desleixada. Dependendo do tipo de papelão utilizado, um estilete também pode ser usado, embora seja melhor usar tesouras profissionais se o papelão estiver ondulado.
-
Reforce a sua espada. [5] X Fonte de pesquisa Tecnicamente, você poderia deixar a sua espada como esboço se quisesse, mas ela logo quebraria se você a colocasse em uso. Recomenda-se reforçar a espada com uma segunda camada de papelão para duelar. Coloque o esboço sobre um pedaço maior de papelão e trace-o. Daí, corte o traçado para fazer uma segunda metade. Cole as duas peças e corte os pedacinhos em excesso que saírem do contorno da lâmina.
- Para obter melhor estabilidade, você pode adicionar uma haste de madeira ou plástico à lâmina e colar as peças de papelão em ambos os lados e ao redor dela. Isso evitará que a lâmina se dobre se for atingida com muita força. [6] X Fonte de pesquisa
-
Reforce o punho. O punho da espada será a parte que você segurará quando a estiver empunhando, então o conforto deve ser levado em consideração tanto quanto a parte visual. Vale a pena colar uma terceira camada de papelão na área do punho se você achar que precisará de mais aderência. Verifique se o punho tem espaço suficiente para sua mão segurá-lo confortavelmente. Se não tiver, você pode cortar na guarda da espada.
- Se precisar de mais espaço para empunhar e sua espada não tiver uma área de guarda, você pode cortar em uma parte da própria lâmina. Na maioria dos casos em que o espaço extra do cabo é necessário, são 2 cm ou 5 cm no máximo. Você não precisa se preocupar em começar uma nova espada do zero se houver alguns problemas com o modelo atual.
Publicidade
-
Pense no tipo de espada que você está fazendo. Mesmo que tenha a forma exata da sua espada em mente, ela poderá ficar de várias maneiras na fase de decoração. Você quer uma espada relativamente realista ou algo excêntrico e brincalhão? Dito isso, uma lâmina pintada com spray e um punho enrolado com fita causarão uma impressão diferente do que pintar a espada com giz de cera rosa pink.
- Neste ou em qualquer projeto de artesanato, não há decisões criativas 'ruins' a serem tomadas. Tire um minuto para decidir o que você quer fazer e construa sua decoração baseada nesse conceito.
-
Cole fita nas bordas. Enrole fita nas bordas da sua espada. Isso melhora tanto a segurança quanto a aparência do objeto. [7] X Fonte de pesquisa Mesmo que ninguém vá acreditar que a sua espada é real, você ainda quer criar a ilusão de que a espada tem arestas lisinhas.
- A fita é especialmente importante se o papelão for ondulado. O papelão ondulado é ótimo por sua estabilidade, mas nada mata a ilusão de uma espada mais do que conseguir enxergar seu interior!
-
Decore a lâmina. Há várias maneiras de decorar a parte da lâmina da sua espada. Você deve fazer a lâmina distinta do guarda-mão e do punho abaixo dele. Há muitas maneiras de contornar isso. Uma lâmina pode ser enrolada com fita adesiva para se obter uma aparência vagamente metálica. [8] X Fonte de pesquisa Borrifar tinta em spray ou envolver papel alumínio firmemente ao redor da lâmina são indiscutivelmente as melhores soluções caseiras para uma espada. [9] X Fonte de pesquisa
- No final, as escolhas artísticas são completamente suas. Você pode até desenhar na lâmina se não estiver muito preocupado com realismo.
- É prudente desenhar um rascunho em uma folha de papel separada para ter um guia para trabalhar.
-
Detalhe o guarda-mão. Muitas espadas históricas usaram o guarda-mão e o punho para expressar criatividade artística. Faça o mesmo com a sua própria espada. Se o guarda-mão for grande o suficiente, comece a trabalhar em um esboço elaborado ou cole decorações (como miçangas) nele. [10] X Fonte de pesquisa As espadas podem ser feitas de forma tão criativa e colorida quanto você desejar. O seu único limite é a sua imaginação.
- Você pode, por exemplo, esboçar um modelo de guarda-mão a lápis e traçar o contorno com caneta permanente quando estiver satisfeito com ele.
- Uma espada realista deve ser mínima nos ornamentos. Afinal, você ainda quer que a sua espada pareça um pouco perigosa.
-
Encape o punho. Como o punho deve ser confortável e distinto da seção da lâmina, você deve cobri-lo com fita adesiva. Isso se aproximará da aparência de um punho de espada real e fornecerá uma aderência muito melhor do que o papelão liso. A fita deve ser enrolada desde abaixo da guarda até a base do punho. Depois disso, desenhe sobre a fita se ainda quiser que seu punho seja decorado de alguma forma.Publicidade
-
Chame um amigo para fazer uma espada. O que é um espadachim sem um oponente para duelar? Se quiser, você pode repetir os passos anteriores e fazer mais uma espada. No entanto, geralmente é mais divertido chamar um amigo para fazê-la. Dessa forma, a competição será um teste de habilidades artísticas e de duelo ao mesmo tempo.
-
Faça uma armadura de papelão. Agora que você tem uma espada, vá além e faça uma armadura a altura. A armadura pode conter uma couraça, grevas, manoplas e até um escudo. Parte da diversão consiste em pensar em maneiras de transformar o papelão que você tem em peças funcionais para a armadura, mas muitos designs sofisticados também podem ser encontrados na internet.
- Não se esqueça de decorar a sua armadura! Qualquer coisa, de canetinhas à cartolina, pode animar o papelão e dar vida à armadura.
- Se estiver cansado de trabalhar com papelão, você pode fazer ótimos conjuntos de armaduras usando E.V.A. (espuma vinílica acetinada). [11] X Fonte de pesquisa
-
Duele com um amigo. O duelo é possivelmente a parte mais legal de ter uma espada. Ele permite que você coloque seu modelo de espada em teste. Se o seu amigo tiver uma espada de papelão, você deve estabelecer algumas regras básicas e segui-las. Os duelos são mais legais quando há regras de como vencer. Jogar cegamente geralmente resulta em espadas sendo balançadas com muita força e sendo quebradas logo nos primeiros minutos.
- Tenha em mente que as espadas de brinquedo são relativamente frágeis quando comparadas às reais, por isso devem ser usadas como tal.
- Inicie um grupo de luta de papelão se a ideia lhe interessar o suficiente. Já existem grupos onde as pessoas se encontram e lutam com armas de papelão. [12] X Fonte de pesquisa Em vez de começar um grupo com seus com amigos, você pode fazer uma busca na internet para ver se já existe algum grupo do tipo na sua cidade.
- Trabalhar com algum tipo de RPG no jogo pode ser divertido se você tiver interesse em fantasia ou história medieval.
-
Use a sua espada como parte de uma fantasia. Espadas de papelão são perfeitas para uso em fantasias e eventos como o Carnaval. Mesmo se tiver uma fantasia em mente que não seja necessariamente adequada a uma espada, sinta-se à vontade para misturar e combinar ideias. [13] X Fonte de pesquisa Você pode se surpreender com o resultado de combinações de ideias inesperadas.
-
Desenvolva um modelo de espada aprimorado. Agora que é relativamente experiente na arte de fazer espadas, você pode voltar para o ateliê e fazer um tipo de espada ainda melhor. Leve em conta o que ficou bom e ruim na espada que você fez. Se fosse fazer uma novamente, o que você melhoraria? Não há nada mais útil do que a experiência prática, e você provavelmente achará a segunda espada muito mais fácil (e mais agradável) de se fazer, agora que já sabe exatamente como proceder.Publicidade
Dicas
- Você pode colar pedaços de papelão uns nos outros com fita ou cola se a placa de papelão não for grande o suficiente para caber o esboço da sua espada. Essas espadas não funcionam tão bem para duelos e devem ser usadas como adereços ornamentais.
- As espadas também podem ser feitas com tubos de papelão. [14] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Espadas de papelão são relativamente seguras e inofensivas para duelar, mas você ainda pode machucar alguém se empurrar com muita força. Caso planeje brincar de luta com as espadas, leve em consideração a pessoa com quem está duelando.
- É desnecessário dizer que as espadas de papelão não resistem a golpes de verdade. Elas geralmente funcionam bem para duelar com outras espadas de papelão, desde que você as manuseie de acordo com as instruções, mas é provável que elas quebrem ou dobrem se forem golpeadas com muita força.
Publicidade
Referências
- ↑ http://medievalswords.stormthecastle.com/ten-types-of-swords.htm
- ↑ http://makezine.com/2013/09/27/the-art-of-the-halloween-costume-cardboard-sword/
- ↑ http://www.creatifulkids.com/cardboard-sword/
- ↑ http://www.creatifulkids.com/cardboard-sword/
- ↑ http://www.stormthecastle.com/how-to-make-a/cardboard-prop-swords/how-to-make-a-cardboard-sword.htm
- ↑ http://www.stormthecastle.com/how-to-make-a/cardboard-prop-swords/how-to-make-a-cardboard-sword.htm
- ↑ http://www.stormthecastle.com/how-to-make-a/cardboard-prop-swords/how-to-make-a-cardboard-sword.htm
- ↑ http://30minutecrafts.com/2014/03/duck-tape-sword-shield.html
- ↑ http://www.stormthecastle.com/how-to-make-a/cardboard-prop-swords/how-to-make-a-cardboard-sword.htm
Publicidade