Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fazer uma pipa é bem mais fácil e rápido do que você acha. Na verdade, você só precisa de uma folha de papel e alguns outros materiais de papelaria que provavelmente já tem em casa. A melhor parte de fazer a própria pipa é que, além de se divertir com uma atividade ao ar livre, você cria boas memórias de infância. Esse é um projeto divertido e ótimo para crianças de todas as idades.
Passos
-
Junte os materiais necessários. É melhor já deixar todos os itens reunidos na mesa, ou qualquer que seja o local de trabalho, onde a pipa será feita. Os materiais necessários são:
- Papel A4 ou papel cartão;
- Linha;
- Lápis;
- Grampeador;
- Régua;
- Tesoura;
- Perfurador de papel (opcional)
- Brisa ou vento leve (de 9 a 24 km/h)
-
Comece o processo. Deixe o papel na posição vertical, com os lados mais longos à direita e esquerda. Dobre o papel ao meio, e deixe a parte dobrada para baixo.
-
Marque o tamanho das asas. Usando o lápis, faça um ponto na parte inferior do papel dobrado a aproximadamente 5 cm da borda esquerda da dobra. Ainda com o lápis na mão, faça outro ponto também na parte inferior do papel, mas a 5 cm de distância do primeiro.É o local no qual será amarrada a linha mais tarde.
- A pipa Bumblebee (ou Schaeffer), feita pela primeira vez por William Schaeffer em 1973, talvez seja a mais fácil de todas as pipas de se fazer, e foi projetada com uma “dobra” simples (a asa) que voa suavemente com ventos leves. [1] X Fonte de pesquisa
-
Fixe as asas. Pegue a borda superior esquerda do papel e leve até o primeiro ponto marcado com o lápis, mas NÃO dobre o papel. Faça a mesma coisa do outro lado, de modo que eles fiquem iguais. Fixe as asas grampeando o papel (o grampo deve ficar onde foi marcado com o lápis). [2] X Fonte de pesquisa
-
Crie o ponto de fixação da linha. Coloque fita adesiva em cima do segundo ponto, de modo que ambos os lados da dobra fiquem cobertos. Use o perfurador de papel para fazer um furo sobre o ponto. Esse buraco será o ponto de fixação para a linha.
- Caso não tenha um perfurador, use uma tesoura para fazer o buraco cuidadosamente.
- O objetivo da fita adesiva é reforçar o buraco para que ele não rasgue quando você estiver soltando a pipa.
-
Coloque a linha. Atravesse a linha pelo furo e amarre, fazendo um nó folgado (para não danificar o papel), e outro mais firme por cima. Caso queira caprichar na pipa, use um palito de churrasco ou algo parecido para deixá-la mais durável e estável. Com a estrutura de madeira, será mais fácil dar ou puxar a linha ao soltar a pipa, além de oferecer mais segurança, pois ela terá menos chances de avoar facilmente.
- A linha pode ser de costura, mas isso não é recomendável; o ideal é que seja linha de pipa.
Publicidade
-
Junte os materiais necessários. É melhor já deixar todos os itens reunidos na mesa, ou qualquer que seja o local de trabalho, onde a pipa será feita. Os materiais necessários são:
- Papel A4 ou papel cartão;
- Um espeto de madeira (palito de churrasco, por exemplo)
- Fita adesiva;
- Linha;
- Fitas;
- Lápis;
- Tesoura;
- Perfurador de papel (opcional).
- Brisa ou vento leve (de nove a vinte e quatro km/h).
-
Comece o processo. Deixe o papel na posição horizontal, com os lados mais longos em cima e em baixo. Dobre o papel ao meio, e deixe a parte dobrada à esquerda. [3] X Fonte de pesquisa
-
Marque o tamanho das asas. Use o lápis para fazer um ponto na parte superior do papel dobrado, a aproximadamente 5cm da dobra, dependendo do tamanho de asa desejado. Faça outro ponto na parte inferior do papel dobrado, a aproximadamente 5cm da abertura. Imagine ou desenhe uma linha ligando os dois pontos.
- Pipas delta foram criadas na década de 1940 por Wilbur Green, e foram projetadas com asas que voam melhor com ventos suaves.
-
Monte e fixe as asas. Dobre o papel ao longo da linha que fez ou imaginou. Vire o papel e dobre novamente como feito no Passo 3. É importante que os lados sejam do mesmo tamanho e estejam alinhados. Passe fita adesiva na dobra do meio para fixar as asas. Você já conseguirá ver a pipa tomando forma.
-
Reforce a estrutura. Coloque um espeto de madeira na horizontal, abaixo das asas, onde a pipa tem mais largura. Use fita adesiva para manter o palito no lugar. É importante que a madeira não seja maior do que a largura da asa. Caso seja necessário, use a tesoura para encurtá-la.
-
Crie o ponto de fixação da linha. Desenhe um ponto com o lápis, a cerca de um terço abaixo da dobra, a aproximadamente um centímetro e meio do final do papel. Coloque a fita adesiva em cima do ponto, de modo que ambos os lados da dobra fiquem cobertos. Use o perfurador de papel para fazer um furo sobre o ponto. Esse buraco será o ponto de fixação para a linha.
- O buraco deverá ficar quase na borda da dobra, em direção à parte superior da pipa.
- Caso não tenha um perfurador, use a tesoura para fazer o buraco cuidadosamente.
- O objetivo da fita adesiva é reforçar o buraco para que ele não rasgue quando você estiver soltando a pipa.
-
Coloque a linha. Atravesse a linha pelo furo e amarre; faça um nó folgado (para não danificar o papel) e outro mais firme por cima. Para reforçar ainda mais a estrutura da pipa, cole outro palito de churrasco na dobra vertical. Com ele, será mais fácil dar ou puxar a linha ao soltar a pipa, além de oferecer mais segurança, pois ela terá menos chances de avoar facilmente.
- A linha pode ser de costura, mas isso não é recomendável; o ideal é que seja linha de pipa.
-
Faça a rabiola. Coloque fitas (de material leve) na parte inferior da pipa e do mesmo lado que o palito de churrasco. A rabiola pode ser do tamanho que você quiser. Você pode começar com uma rabiola longa e cortá-la se a pipa não levantar voo. [4] X Fonte de pesquisa
- A rabiola é importante para equilibrar a pipa no ar e evitar que ela vire de cabeça para baixo e caia no chão.
- Algumas rabiolas têm um metro ou menos enquanto outras, podem ter cinco metros ou mais.
- O comprimento da rabiola, na verdade, será determinado pelo peso da própria.
Publicidade
-
Encontre um local aberto. Depois de fazê-la do zero, é hora de colocar a pipa no alto. Para começar, encontre um local bem aberto e sem árvores, como um parque, praça ou praia. A pipa provavelmente não subirá tanto; porém, ainda assim, é bom evitar obstáculos no céu.
-
Coloque a pipa no alto. Comece a andar com a linha em uma mão e a pipa na outra. Aumente o ritmo do passo para que a pipa possa começar a voar usando simples aerodinâmica. Posicione-se de costas para o vento, com a pipa à sua frente.
- Aerodinâmica é o movimento de um objeto sólido pelo ar. [5] X Fonte de pesquisa
- A direção certa do vento manterá a pipa no ar.
-
Divirta-se. Para controlar a pipa, você pode dar mais linha quando sentir a pipa “puxando”, ou puxar a pipa para si (enrolando a linha), se ela estiver caindo.Publicidade
Dicas
- Papel-cartão faz pipas mais resistentes. Use um papel colorido para fazer uma pipa diferenciada. Pintar ou decorar é outra forma de dar um toque personalizado.
- Palitos de madeira para churrasco são ótimas para a pipa Delta de papel. Porém, também é possível usar outros itens similares, de preferência rígidos e de madeira.
- Para a linha, use algo resistente mas leve; o ideal é que seja linha de pipa, mas podendo ser também linha de pesca ou de costura (sendo esta menos recomendável).
- Você pode usar qualquer tipo de fita, serpentina ou sacolas plásticas cortadas em tiras para criar a rabiola.
- Deixe a estrutura (o palito de madeira) o mais reto possível antes de soltar a pipa.
Publicidade
Avisos
- Nunca solte pipa perto de fiação elétrica ou durante uma tempestade.
- Pipas de papel se rasgam com facilidade, então não exagere nas decorações e evite ventos fortes.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 149 353 vezes.
Publicidade