Baixe em PDF Baixe em PDF

Leia este artigo para saber como apagar por completo a partição do Windows 7 para instalar outro sistema operacional. O Windows não formata o HD em que está instalado, portanto, será preciso fazer a inicialização a partir do DVD de instalação ou um dispositivo USB externo. Caso não tenha acesso a eles, crie um disco de reparação do sistema. Ao formatar o “C:”, todos os arquivos e programas serão perdidos; faça uma cópia de segurança de tudo que precisar. Usuários que quiserem reinstalar o Windows 7 não devem usar esses passos e procurar outro guia para saber como fazer isso de forma prática.

Método 1
Método 1 de 2:

Utilizando um disco ou drive externo para instalação do Windows 7

Baixe em PDF
  1. Desde que tenha acesso ao disco utilizado para instalar ou reparar o sistema, ele poderá ser utilizado na formatação. Não é nem preciso ser o mesmo DVD; você pode pegar um emprestado de um amigo ou criar um disco de “boot” do sistema usando qualquer PC com Windows 7.
    • Você formatará o “C:” com uma ferramenta que não exibe as letras do drive, portanto, confirme que sabe o tamanho do HD e o espaço disponível. Ao escolher o disco ou partição errados, há risco de perder dados. Verifique essas informações abrindo o “Meu Computador”, no menu “Iniciar” ou na Área de Trabalho, clique com o botão direito no disco “C:” e escolha “Propriedades”.
    • Ao formatar o “C:”, o sistema operacional será apagado, fazendo com que o PC não possa ser inicializado até que um novo SO seja instalado.
  2. Entre no menu “Iniciar” (canto esquerdo inferior da tela), clique na seta ao lado de “Desligar” e opte por “Reiniciar”.
  3. Durante o “boot”, o computador lerá o disco de instalação.
    • Quando o PC não fizer a inicialização pelo DVD ou HD, experimente os métodos de “boot” a partir de um dispositivo USB e aprenda a alterar a ordem de inicialização na BIOS.
  4. Para continuar na próxima tela, marque a caixa de seleção ao lado de “Aceito os termos de licença".
  5. e clique em Formatar . O “C:” não será mostrado; caso apenas uma partição esteja disponível, escolha-a. Do contrário, opte pela partição que tenha as informações iguais às do “C:” (a capacidade total, o espaço disponível e assim por diante). Uma mensagem de confirmação será exibida.
  6. Quando o cursor virar um ponteiro novamente, é sinal de que a formatação do HD terminou. [1]
  7. Agora que o HD já foi formatado, recomenda-se instalar um sistema operacional para fazer o “boot” normal do computador. Caso queira instalar o W7, escolha “Próximo” e siga as instruções.
    • No entanto, se não quiser reinstalar esse SO, basta ejetar ou remover a mídia de instalação e desligar o computador.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando um disco ou drive de reparação do sistema

Baixe em PDF
  1. Quem não possui a mídia de instalação do W7 poderá fazer o “boot” de um DVD ou USB de reparação do sistema. Em último caso, é possível criá-lo a partir de qualquer PC com o Windows 7 — inclusive o que está prestes a ser formatado — da seguinte forma: [2]
    • Clique no menu “Iniciar” e escolha “Painel de Controle”.
    • Selecione “Sistema e Manutenção”.
    • Acesse “Backup e Restauração”.
    • Opte por “Criar um disco de reparação do sistema”.
    • Siga as instruções.
  2. Clique no menu “Iniciar” (canto esquerdo inferior da tela), selecione o ícone de uma seta ao lado de “Desligar” e opte por “Reiniciar”.
    • Ao formatar o “C:”, o sistema operacional será removido, fazendo com que o computador não possa ser inicializado até que um novo SO seja instalado. Caso não tenha nenhum problema, continue.
  3. O disco de instalação será detectado pelo computador.
    • Quando o PC não fizer a inicialização pelo DVD ou HD, tente realizar o “boot” de um dispositivo USB ou CD e aprenda a alterar a ordem de inicialização na BIOS.
  4. Essa deve ser uma das duas opções disponíveis. [3]
  5. Clique em Próximo para ver uma lista de ferramentas de recuperação que podem ser empregadas para fazer a reparação do Windows.
  6. [4]
  7. , que é format c: /fs:NTFS . Pressione Enter para que o processo seja iniciado e uma mensagem de confirmação apareça.
    • Você pode usar outro sistema de arquivos, como o FAT32, em vez do ntfs .
  8. Todos os dados do “C:” serão apagados; assim que a formatação terminar, será pedido que você dê um nome ao drive.
  9. Recomenda-se dar um nome que facilite a identificação dele a partir de agora. A formatação estará completa.
    • Por exemplo: se quiser instalar o Windows 10 nele, você pode dar o nome Win10 .
    • Caso não queira dar um nome ao drive, basta pressionar Enter mesmo com o campo de texto vazio.
  10. Com o “C:” vazio, remova o disco (ou dispositivo) de reparação do sistema e coloque a mídia de instalação do novo SO (DVD do Windows 10 ou Linux, por exemplo). Reinicie o computador para que a instalação seja iniciada. Para simplesmente prosseguir sem instalar um sistema, ejete a mídia e desligue o PC.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 960 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade