Baixe em PDF
Baixe em PDF
Pronto para fumar um cigarro? Fumar pode parecer simples, mas não basta inspirar a fumaça. Este artigo mostra como você pode fumar sem parecer um bobo. Você sem dúvidas está ciente de que o fumo habitual de cigarro traz consigo um risco significativo de morte por câncer, entre outros riscos graves para a saúde. Esteja ciente também de que mesmo que seja um usuário menos frequente, ainda haverá consequências negativas para a sua saúde, e que parar de fumar é extremamente difícil devido à natureza viciante da nicotina contida nos produtos do tabaco. [1] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte
Passos
-
Compacte os cigarros. Existem vários rituais associados ao ato de fumar. Um dos mais conhecidos é este, relacionado com a embalagem. Vire a carteira de cabeça para baixo e bata-a contra a mão ou contra uma mesa. [2] X Fonte de pesquisa Isso compacta melhor o cigarro e, teoricamente, faz com que ele queime mais uniformemente e dure mais.
-
Abra o pacote. Simplesmente rasgue o papel alumínio (algumas embalagens trazem, adicionalmente, o celofane por fora).
- Nesse momento, muitas pessoas retiram o primeiro cigarro e o colocam ao contrário de volta na carteira. Alguns dizem que dá sorte [3] X Fonte de pesquisa , outros o fazem simplesmente pelo ritual.
-
Remova um cigarro. Quando o maço tiver sido aberto, os cigarros estarão bem apertados. Vire e bata no pacote para que os cigarros saiam um pouco da caixa. Quando algum cigarro estiver pra fora o suficiente para que possa ser retirado, pegue-o.
- Será bem mais fácil tirar um cigarro de um maço relativamente vazio.
- Tirar o cigarro com a boca dá um ar muito mais descolado ao fumante.
-
Segure o cigarro. Não importa se tira os cigarros com os dedos ou com a boca. Uma hora ou outra, você os estará segurando. A maneira com a qual segura o cigarro é pessoal e não existem regras, [4] X Fonte de pesquisa mas as maneiras mais comuns são:
- Clássica: segure-o entre o indicador e o dedo do meio, entre a primeira e a segunda junta dos dedos, com a palma da mão para baixo.
- Sofisticada: a mesma da clássica, mas com a palma da mão virada para você e os dedos apontando para cima.
- Casual: o cigarro se apoia na segunda junta do dedo do meio e é segurado pelo dedo indicador em volta dele. As mãos devem estar relaxadas, em uma posição fechada, com a palma virada para você ou para baixo.
- Europeia I: o cigarro é segurado entre o polegar e o dedo indicador, com a palma da mão virada contra você e o cigarro apontando para fora.
- Europeia II: o cigarro é segurado entre o polegar e o indicador, a palma da mão fica virada para dentro e um pouco voltada para cima. A ponta do filtro aponta diretamente para você. Era dessa maneira que se descobriam os espiões nazistas nos filmes (ou os espiões americanos, por não segurarem desse jeito).
- Discreta: o cigarro também fica entre o polegar e o indicador, mas a palma da mão fica voltada para dentro, escondendo o cigarro que aponta para o pulso. É útil quando você não quer que seja óbvio que está fumando.
- Feminina: o cigarro fica entre o indicador e o dedo do meio, e entre a primeira e a segunda juntas do dedo. A mão fica relaxada e um pouco virada para trás, com a palma virada para cima.
-
Coloque o cigarro na boca. Se tirou o cigarro com a boca, você já chegou nesse ponto. Se não, coloque a parte que tem o filtro entre os lábios.
- Algumas pessoas preferem deixar o cigarro de um lado ou de outro da boca, outras preferem no meio. Se você quiser testar, pegue uma caneta ou lápis e veja como se sente mais confortável.
- Se está fumando um daqueles cigarros sem filtros, teoricamente não importa qual lado você põe na boca. No entanto, você geralmente coloca a parte com a logomarca ou nome do cigarro.
-
Acenda o cigarro! Leve o fósforo ou o isqueiro para a ponta do cigarro e puxe o ar como se estivesse tomando milk-shake. Não inale quando estiver acendendo o cigarro: algumas sugadas firmes e breves irão acendê-lo. Cigarros industrializados geralmente acendem rapidamente e queimam uniformemente.
-
Inale a fumaça. Depois que o cigarro estiver aceso, puxe um pouco de fumaça para a boca. Se estiver começando a fumar, evite puxar muita fumaça, pois isso pode desencadear uma tosse.
-
Segure um pouco a fumaça na boca. Isso vai esfriá-la, evitando que a sua garganta fique inflamada. Isso também altera o sabor da fumaça, o que é desagradável para algumas pessoas, mas as suas preferências vão surgir com tempo e experiência.
-
Retire o cigarro da boca. Enquanto você o retira, inale a fumaça para os pulmões, respirando profundamente. Isso irá evitar que a sua garganta inflame e que você tussa.
- Note que isso não é como fumar um baseado, o qual você inala diretamente para os pulmões.
- Uma forma alternativa de fumar é a chamada French Inhale ou "Tragada Francesa". Para isso, solte a fumaça pela boca (sem expirar) e vá puxando pelo nariz. [5] X Fonte de pesquisa Leva tempo e prática até você conseguir fazer perfeitamente.
- À medida que continua fumando, sua tolerância pela fumaça aumentará. E é aí que mora o perigo: quanto mais tolerante for à inalação da fumaça, mais fácil será para fumar. Quanto mais fuma, mas nicotina você absorve. Você cria uma tolerância para a nicotina, e assim, para ter a mesma sensação que teve quando fumou o primeiro cigarro, vai precisar de mais nicotina, o que vai levá-lo a fumar cada vez mais.
-
Posicione a mão. Parte do ritual de fumar é onde você coloca a mão (do cigarro) quando o tira da boca. Assim como segurar um cigarro, não existem regras. Entretanto, há algumas práticas comuns, dependendo do sexo do fumante.
- As mulheres frequentemente giram o braço, deixando o cigarro na altura da boca, com a palma da mão virada para cima e o cigarro apontando para fora.
- Já os homens geralmente giram o antebraço na altura do cotovelo, mantendo a palma para dentro e abaixando a mão.
-
Assopre a fumaça. Assopre a fumaça pela boca ou nariz enquanto move/posiciona a sua mão. Não há uma maneira certa ou errada de fazer isso: com o tempo, você irá desenvolver suas preferências.
- Algumas pessoas gostam de assoprar a fumaça pelo nariz, pois dizem que assim conseguem sentir mais o sabor dela. Outras não gostam porque isso deixa uma sensação de queimação.
- Algumas pessoas deixam a fumaça sair naturalmente da boca, expirando devagar. Outras preferem soprá-la com força.
- Com prática, você pode aprender a fazer anéis de fumaça. É só fazer uma forma redonda com a boca (“O”), e então, usar sua garganta para empurrar a fumaça sobre a sua língua e lábios. [6] X Fonte de pesquisa
-
Bata as cinzas. Outra parte ritualística (porém necessária) do fumo é se livrar das cinzas. Quando você fuma, a parte do cigarro que foi fumada fica na ponta dele em forma de cinzas que ficam relativamente estáveis. Mesmo assim, em algum momento as cinzas irão cair. Se você está andando na rua, isso não é um problema. Porém, se você está dentro de algum lugar, use um cinzeiro para evitar que as cinzas caiam no chão.
- A maneira como você segura o cigarro irá determinar como deve "bater" as cinzas.
- Se você segurar o cigarro de maneira que o filtro fique perto do polegar, um rápido movimento sobre o cinzeiro fará as cinzas caírem ali.
- Se você estiver segurando o cigarro entre o seu dedo polegar e o indicador, um toque rápido no meio do cigarro com o dedo indicador derrubará as cinzas.
- Você pode bater o cigarro nas bordas do cinzeiro para que as cinzas caiam dentro dele.
-
Apague o cigarro. Assim que tiver terminado de fumar, livre-se do cigarro de maneira apropriada e segura. Aperto-o contra o cinzeiro ou qualquer material não inflamável até que ele pare de fazer fumaça. Depois, jogue no lixo. Lembre-se de que jogar bitucas de cigarro no chão é extremamente rude. Jogá-las pela janela do carro, além de grosseiro, é perigoso.
- O quanto você fumará depende exclusivamente do seu gosto pessoal. Obviamente, você não vai fumar o filtro. No caso dos cigarros sem filtro, você pode fumar até antes de queimar seus lábios.
- Muitas pessoas fumam até o começo do filtro ou até não poderem mais colocar o cigarro na boca.
- Outras preferem fumar só até a metade do cigarro, obtendo uma fumaça mais “limpa”.
Dicas
- Tome cuidado para não acender o cigarro do lado errado.
- Quando for começar a fumar, experimente marcas e tipos diferentes de cigarros para descobrir o que mais lhe agrada.
- Cigarros mentolados, além do aroma do tabaco, também possuem um ligeiro aroma de menta, gerando uma sensação de frescor.
- Às vezes, uma pequena quantidade de fumaça irá ficar em seus pulmões por algumas horas até que seja absorvida ou eliminada através da respiração normal.
- A maioria dos fumantes não deixa o cigarro na boca porque é difícil não respirar a fumaça da outra ponta, que pode atingir os olhos. Alguns fumantes, entretanto, conseguem deixar o cigarro na boca.
- Sugar pequenas quantidades da fumaça sem inalar pode fazer você parecer um verdadeiro fumante. A fumaça será mais grossa e não será expelida com a mesma força que seria caso fosse inalada.
- Os fumantes toleram tanto os efeitos da nicotina e das várias substâncias químicas do tabaco (tonturas, náuseas, etc.) quanto os efeitos fisiológicos negativos do monóxido de carbono.
- Se realmente não sabe se quer começar a fumar, não o faça. O cigarro, além de viciante, não é nada saudável.
- Não estrague tudo. Comece devagar e, com o tempo, aumente suas inalações até que se torne um profissional!
Avisos
- No Brasil e em Portugal, fumar é proibido para menores de 18 anos. Consulte as leis locais.
- Fumar gera risco de incêndios. Apague completamente o cigarro ao terminar de fumar e tome cuidado para evitar incêndios e queimaduras.
- Além dos riscos à saúde, o cigarro tende a deixar um cheiro que muitos consideram ofensivo. Alguém que fuma regularmente tende a se acostumar ao cheiro do cigarro, não se dando conta do quanto ele é forte.
- Adultos que compram cigarro para crianças podem ser multados ou presos.
- A nicotina é física e psicologicamente viciante. O vício pode começar a partir do primeiro cigarro. Cigarros contêm aditivos que tornam o cigarro mais viciante. Muitas pessoas não conseguem largar o fumo, mesmo quando tentam. [7] X Fonte Confiável National Institute on Drug Abuse Ir à fonte
- Fumantes de primeira viagem podem sofrer com sintomas associados à intoxicação por nicotina assim que fumam os primeiros cigarros. Podem sentir náuseas, tontura, coração acelerado e sofrer com pressão alta. Se estiver começando a fumar, tome cuidado, pois o excesso pode causar vômitos. [8] X Fonte de pesquisa
- Ainda que os efeitos físicos da nicotina sejam agradáveis, o cigarro causa efeitos sobre o psicológico que você não sente porque não dá "barato". A parte primitiva, inconsciente do cérebro recebe um falso sinal de "recompensa" pela nicotina. O cérebro responde a essa "recompensa" ao desenvolver uma forte resposta primitiva: no caso, o vício na nicotina. Mudanças físicas também ocorrem. O cigarro causa um desequilíbrio químico no cérebro que pode levar a um aumento dos níveis de ansiedade e à sensação de depressão quando os níveis de nicotina estão baixos. Trata-se de uma resposta do cérebro, que tenta compensar a falta de compostos químicos responsáveis pela sensação de "recompensa". [9] X Fonte Confiável American Cancer Society Ir à fonte
- Fumar pode:
- diminuir a capacidade do olfato e do paladar;
- aumentar a chance de enfisema, bronquite crônica e outras doenças pulmonares. Fumantes são mais suscetíveis a infecções de pulmão e garganta, pois o tecido dessas partes do corpo fica irritada devido à fumaça.
- aumentar a acidez estomacal. A nicotina piora sintomas de síndrome do intestino irritável, úlceras duodenais, dentre outros.
- causar problemas sexuais ou reprodutivos para homens e mulheres. Homens podem sofrer de impotência e com uma diminuição do volume de espermatozoides, enquanto mulheres podem ficar inférteis e entrar na menopausa mais cedo.
- causar abortos, partos prematuros ou gerar deficiências nos bebês, em mulheres grávidas.
- afetar a saúde das pessoas próximas de você, especialmente em relação a aquelas pessoas com problemas de coração ou de pulmão (como asma). Se puder, fume sempre em um cômodo separado ou fora de ambientes fechados. Fumar em lugares fechados e/ou ambientes de trabalho pode ser ilegal em alguns contextos. Isso vale para carros de sua empresa e outras estruturas fechadas. Na maioria dos casos, uma plaquinha dizendo "proibido fumar" estará disponível nos lugares em que não se pode fumar.
- causar câncer de pulmão, garganta, boca, laringe, esôfago, pâncreas e outras áreas do corpo. O tabaco é cancerígeno.
- aumentar a pressão e a frequência cardíaca. Com isso, você corre um risco muito maior de ter um ataque cardíaco ou derrames. Fumantes crônicos podem desenvolver doenças cardíacas.
- diminuir o apetite do fumante devido aos efeitos da nicotina, que satisfazem uma "necessidade" oral. Algumas pessoas justificam o vício com a desculpa de que o cigarro as ajuda a controlar o peso.
- Evite fumar:
- perto de postos de gasolina ou lugares com substâncias inflamáveis e voláteis.
- com um estômago vazio, pois você pode sentir náuseas.
- na cama, em quaisquer circunstâncias. Quando se está na cama, fica fácil pegar no sono e deixar o cigarro cair no tapete, o que pode levar a incêndios.
Materiais Necessários
- Maço de cigarros.
- Isqueiro ou fósforos.
- Cinzeiro.
Referências
- ↑ https://www.cdc.gov/tobacco/data_statistics/fact_sheets/health_effects/effects_cig_smoking/
- ↑ https://www.urbandictionary.com/define.php?term=Spanking%20the%20Camel
- ↑ https://www.atlasobscura.com/articles/white-lighter-marijuana-legend-myth-folklore-superstition
- ↑ https://thewonderlist.net/9-ways-holding-cigarette-e-cigarette-says/
- ↑ https://www.urbandictionary.com/define.php?term=french%20inhale
- ↑ https://blogs.bu.edu/biolocomotion/2011/12/13/the-science-of-smoke-rings/
- ↑ https://www.drugabuse.gov/publications/research-reports/tobacco-nicotine-e-cigarettes/nicotine-addictive
- ↑ https://www.webmd.com/smoking-cessation/nicotine-poisoning-can-you-overdose#1
- ↑ https://www.cancer.org/cancer/cancer-causes/tobacco-and-cancer/why-people-start-using-tobacco.html