Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ter seu próprio dinheiro é um dos passos mais importantes para se tornar mais responsável. Além disso, é um ótimo modo de poder comprar as coisas que deseja ou precisa sem ter de pedir dinheiro emprestado aos seus pais. Encontrar um emprego para uma adolescente pode ser fácil se você procurar nos lugares certos e for persistente.
Passos
-
Torne-se uma passeadora de cães se gostar de animais. Muitas famílias que têm animais de estimação e que passam muitas horas fora de casa todos os dias precisam de alguém que cuide de seus bichinhos. Você pode cobrar um valor diário ou semanal.
- Lembre-se de ser sempre confiável, pois assim você constrói uma boa reputação e pode ser contratada por mais famílias.
-
Seja babá de filhos de familiares, amigos ou vizinhos. Avise as pessoas do seu círculo de conhecidos que você quer começar a trabalhar como babá e peça a eles que a ajudem a divulgar os serviços. Faça folhetos que falem um pouco sobre você e sobre o trabalho que está buscando, e coloque suas informações de contato. Para ajudá-la a conseguir mais empregos como babá, faça um curso para babá em um hospital perto de sua casa, em centros de recreação ou na Cruz Vermelha. Você vai ganhar um certificado que garante que teve treinamento para cuidar de crianças. [1] X Fonte de pesquisa
- O curso de babá ministrado em uma das unidades da Cruz Vermelha é o mais confiável. Um maior número de pessoas vai querer contratá-la se tiver sido treinada para ser segura e confiável. [2] X Fonte de pesquisa
-
Dê aulas de reforço de matérias nas quais você se destaca. Se você for boa em algumas matérias escolares e puder ajudar outros alunos a se saírem bem, faça disso um emprego. Pais estão sempre à procura de professores particulares de confiança que possam ajudar seus filhos a melhorar. Aulas particulares podem ser bem caras, e as famílias buscam gastar menos com isso. Você pode tirar vantagem cobrando menos para dar as aulas de reforço.
- Não cobre mais do que R$ 40,00 por hora/aula e não se esqueça de ser paciente e ensinar da forma correta.
-
Dê aulas de música se você tocar algum instrumento. Ter capacidade de tocar um instrumento é uma habilidade muito valiosa com a qual você pode lucrar ensinando outras pessoas a tocar também. Fale com a sua família e amigos para que tenham aulas com você e cobre por hora. Também é possível fazer folhetos que incluam informações de contato e quais instrumentos você toca para que mais pessoas cheguem até você.
- Dar aulas de música pode ser algo muito lucrativo, pois é preciso ter muitas aulas para aprender a tocar bem.
-
Consiga um emprego em um comércio local de seu bairro. Há muitas vagas em sua região para as quais você pode candidatar-se. É possível ser uma anfitriã em um restaurante, trabalhar em uma loja de roupas ou ser repositora de alimentos em um mercado se tiver mais de 16 anos, dependendo de onde se localiza o comércio. Alguns lugares vão pedir uma autorização para os seus pais, por isso tenha uma à mão. [3] X Fonte de pesquisa
- Pergunte aos seus pais, parentes ou vizinhos se eles precisam que você os ajude no trabalho deles, preenchendo papéis, tirando cópias ou na limpeza.
- Dependendo de sua idade, a lei brasileira restringe o horário de trabalho para até seis horas diárias, podendo chegar a oito. Verifique as leis trabalhistas para menores e saiba o máximo de horas que pode trabalhar e os locais permitidos. [4] X Fonte de pesquisa
-
Consiga uma autorização para trabalhar. Você somente pode trabalhar antes dos 18 anos com registro em carteira se estiver matriculada em um curso técnico, no programa menor aprendiz. [5] X Fonte de pesquisa Os estabelecimentos de qualquer natureza (comercial, industrial, de serviços, bancários, etc. que se submetam ao regime da CLT) são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem de 5 a 15% de menores dentre o total dos funcionários dos estabelecimentos.Publicidade
-
Trabalhe como salva-vidas. Se for uma boa nadadora, é possível conseguir um certificado de salva-vidas e trabalhar em piscinas, parques aquáticos ou na praia. Para obter um certificado, você pode localizar a unidade da Cruz Vermelha mais próxima e fazer um treinamento. Eis aqui algumas das exigências para se tornar um salva-vidas: [6] X Fonte de pesquisa
-
Cuide do quintal de seus vizinhos. Famílias ocupadas, que não têm tempo para cuidar dos próprios quintais, estão sempre dispostas a contratar ajudantes. Se você gostar de ficar ao ar livre por muito tempo e de fazer trabalhos manuais, imprima alguns folhetos e distribua-os na vizinhança. Apenas anuncie os trabalhos com os quais se sinta confortável em fazer. Considere as seguintes opções:
- Experimente plantar flores na primavera.
- Tente cortar grama no verão.
- Experimente limpar as folhas no outono.
- Pense em cobrir as plantas durante o inverno para protegê-las da geada.
-
Monte um lava-rápido com as suas amigas. Faça uma placa com os dizeres "Lava-rápido!" e inclua o preço do serviço. Fique próxima a uma rua de tráfego intenso e espere que os carros a procurem. Você pode pedir aos carros para irem até a entrada de sua casa e lavá-los ali. Se tiver um aspirador de pó, ofereça também esse serviço para ganhar mais dinheiro.Publicidade
-
Venda joias e acessórios feitos em casa. Se você for habilidosa e tiver talento para fazer laços de cabelo, colares ou lenços de pescoço, comece a vendê-los para suas amigas, familiares ou público em geral. Esse pode ser um jeito divertido de ganhar dinheiro com itens que adore fazer.
- Faça uma conta em sites especializados para exibir suas mercadorias e expandir sua clientela. Avise os seus pais que quer criar uma conta em um determinado site e peça para que eles a ajudem a abrir também uma conta no Paypal, para que você possa vender os produtos com sucesso.
- Veja se pode vender seus objetos em feiras de artesanatos locais ou em bazares.
-
Venda roupas velhas que não queira mais. Dependendo da qualidade e da quantidade de roupas que tiver, é possível vender as que não caibam mais ou as que não sejam mais utilizadas. Há muitos brechós que compram as roupas usadas e as revendem em lojas. Basta dar uma olhada no armário e colocar as peças que você não quer mais em um saco de lixo. Leve-o a um brechó da região e venda as suas roupas.
- Sempre fale com seus pais antes de vender qualquer peça de roupa ou algum de seus pertences. Se tiver a permissão deles, siga em frente e tente vender tudo.
-
Organize um bazar para vender tudo o que for indesejável. Peça aos seus amigos e familiares para que se juntem a você e tragam coisas que gostariam de vender para que o bazar seja maior e melhor. Ponha placas pela vizinhança e pelo bairro com instruções de como chegar até a sua casa e com o horário do evento. Muitas pessoas madrugam para ir a bazares, portanto, comece o seu lá pelas 9h00 e o mantenha aberto pelo menos até o meio-dia.
- Lembre-se de pedir aos seus pais permissão para vender suas coisas. Veja se eles também têm coisas que queiram vender para que se juntem a você.
Publicidade
Dicas
- Não cobre muito no início. Primeiro ganhe confiança daqueles que a contrataram e, aos poucos, passe a cobrar mais.
- Distribua folhetos apenas na vizinhança ou em caixas de correio de pessoas conhecidas, a não ser que tenha a permissão para ir além.
- Sempre termine o trabalho com perfeição, pois a sua reputação a precede.
- Seja pontual, chegue antes do horário e saia mais tarde. Essa atitude vai impressionar o empregador e mostrar que você é trabalhadora e dedicada.
Publicidade
Avisos
- Não fique sozinha com estranhos nem faça nada que seus pais não gostem.
- Não se sobrecarregue de trabalho.
- Se não tiver experiência, ou cobrar demais, você não será muito requisitada.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.redcross.org/take-a-class/program-highlights/babysitting-caregiving
- ↑ http://www.redcross.org/take-a-class/program-highlights/babysitting-caregiving
- ↑ http://youthrules.dol.gov/know-the-limits/14-15.htm
- ↑ http://youthrules.dol.gov/know-the-limits/14-15.htm
- ↑ http://www.dmv.org/il-illinois/
- ↑ http://www.redcross.org/take-a-class/program-highlights/lifeguarding
- ↑ http://www.redcross.org/take-a-class/program-highlights/lifeguarding
- ↑ http://www.redcross.org/take-a-class/program-highlights/lifeguarding
- ↑ http://www.redcross.org/take-a-class/program-highlights/lifeguarding
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 50 073 vezes.
Publicidade