Baixe em PDF Baixe em PDF

A aranha de jardim (Argiope aurantia) é uma tecelã, o que significa que ela constrói uma teia em forma de espiral circular. Essa aranha não é venenosa e é benéfica para o ecossistema local, podendo ser encontrada em toda parte da América do Norte e Europa. Para um leigo, ela é pode ser parecida com outras espécies, por isso tome cuidado ao tentar identificar uma, principalmente em locais onde aranhas venenosas são abundantes.

Método 1
Método 1 de 3:

Observando a aranha de perto

Baixe em PDF
  1. O abdômen da aranha de jardim tem um formato oval e é meio brilhante, o que pode ajudar a detectá-la sob a luz solar direta. O abdômen da fêmea é preto com manchas de amarelas intensas, enquanto o dos machos tem manchas mais claras. [1]
  2. A maioria das aranhas tem pelos curtos nas pernas, mas a aranha de jardim tem pelos prateados no cefalotórax (a porção frontal do corpo) e nas pernas. Observe-a com uma lente de aumento (ou com uma câmera com função zoom), tomando cuidado para não concentrar os raios solares e acabar queimando a coitada. [2]
  3. A aranha de jardim tem uma separação distinta de cores nas patas: a parte mais próxima ao corpo é amarela ou alaranjada, enquanto a ponta é preta. As cores não se misturam e mudam de repente perto da primeira dobra. [3]
    • Em algumas aranhas, essas cores formam listras. Esse fenômeno é meio raro, mas é algo a ser levado em conta ao observar as cores das pernas das aranhas.
  4. A maioria das aranhas tem duas garras no final das patas, mas, pelo fato da aranha de jardim ser uma tecelã, ela precisa de uma garra a mais para trabalhar com o fio enquanto produz a teia. [4]
  5. Ao contrário dos seres humanos, a aranha de jardim fêmea é muito maior do que a aranha macho, chegando a medir quatro vezes o tamanho do macho. [5] A aranha de jardim fêmea tem em torno de 2 cm a 3 cm, enquanto a aranha macho mede de 0,8 cm a 1 cm. [6]
    • Outro jeito de descobrir o sexo da aranha é observá-la na teia. A fêmea costuma ficar pendurada de cabeça para baixo no centro da teia, com as pernas reunidas, parecendo ter quatro pernas em vez de oito.
    • A aranha macho nem sempre tem cores tão vibrantes como as da fêmea, sendo bem mais suaves e desbotadas. [7]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Identificando o habitat da aranha de jardim

Baixe em PDF
  1. A aranha de jardim é mais ativa entre os meses no verão e no outono e após esse período hiberna até a primavera. [8] Em regiões muito frias, ela pode hibernar mais cedo.
    • A aranha amarela adora o sol e o calor e, por isso, é muito mais fácil encontrá-la nos meses quentes do que no inverno e no começo da primavera. É óbvio que também é possível ver uma ou outra em estações do ano diferentes, mas é mais difícil, pois elas podem estar escondidas.
  2. A aranha de jardim gosta de tecer um pouco acima do nível do chão, em um local sem vento ou outros fatores que possam destruir a teia. [9]
    • Não restrinja a inspeção apenas ao jardim. Muitas vezes é possível encontrar teias feitas em treliças e cercas ao redor da casa e em locais com recursos naturais abundantes.
    • A aranha de jardim, em geral, prefere fazer a teia em um local com gramado alto e folhagens, pois a grama serve como um amortecedor natural e como um esconderijo.
  3. Essas aranhas fazem suas teias em uma grande espiral ou círculo e com um fio grosso em forma de ziguezague, saindo diretamente do centro da teia. [10] Uma teia assim pode ser um indício de que há aranhas de jardim no seu quintal, mas existem outras espécies que fazem teias de um jeito parecido. Se você encontrar teias bem diferentes dessa descrição, trata-se de outras espécies de aranhas.
    • Nem sempre há um fio em formato de zigue-zague. A teia espiral indica que pode ser uma aranha de jardim, e o fio somente confirma.
  4. A fêmea põe ovos na teia e os mantém próximos para impedir que as formigas se aproximem. [11] Esses sacos arredondados podem medir cerca de 2,5 cm de largura e conter centenas de pequenos ovos de aranhas. É raro encontrá-los soltos das teias.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Identificando outras aranhas no jardim

Baixe em PDF
  1. Essa espécie às vezes é confundida com a aranha de jardim, pois tem cores semelhantes, porém o formato do abdômen, assim como as listras brancas, entregam o jogo. A sua teia é circular e espiralada, muito parecida com a teia da aranha de jardim. [12]
  2. [13] Essa aranha é comum e costuma fazer uma teia em forma de funil rente ao chão, o que serve para diferenciá-la da aranha de jardim. Ela tem manchas pretas e brancas no abdômen e patas com listras de cor marrom. A Agelenopsis é um pouco venenosa, mas não chega a causar problemas sérios às pessoas.
  3. As patas dessa aranha são visivelmente mais longas e claras do que o seu corpo, que tem um tom marrom bem escuro. Elas fazem teias em forma de cúpulas. Além disso, essa espécie não tem cores intensas, ao contrário da aranha de jardim.
  4. Essa família de aranhas costuma ser encontrada subindo pelas flores e arbustos ou nas suas teias. [14] Algumas têm marcas vermelhas ou pretas no corpo, mas não é comum. [15] A teia das Theridiidae tem um desenho irregular e pode ser destruída pelo vento com facilidade, sendo mais encontrada em cantos e quinas por essa razão. A viúva-negra é um exemplo famoso de uma aranha venenosa da família Theridiidae, mas a maior parte delas é inofensiva.
  5. Elas são mestras na arte do disfarce e são difíceis de detectar sem uma lanterna, pois se camuflam muito bem nos ambientes. Em geral, é possível encontrá-las em espaços abertos com a ajuda de uma lanterna à noite: os olhos delas refletem a luz e são muito assustadores! [16] A teia dessa aranha é pequena, tem forma de funil e costuma ficar em locais escondidos, não em locais abertos. Ela é venenosa, mas o seu veneno não é muito forte nem letal.
    Publicidade

Avisos

  • A teia da aranha de jardim pode chegar a medir até 60 cm e, apesar do incômodo causado por esse fator na hora de lidar no quintal, lembre-se de que essa espécie é muito benéfica ao ecossistema. Se você destruir as teias sempre, as aranhas acabam indo embora.
  • A aranha de jardim não é venenosa nem agressiva. É muito raro tomar uma picada dela, mas, se isso ocorrer, você não deve sentir muita dor. Deixe a picada cicatrizar por contra própria, mas aplique gelo para anestesiar o local se ele inchar um pouco.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Lente de aumento ou câmera com a função zoom.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 244 904 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade