Baixe em PDF
Baixe em PDF
As cobras têm atraído nossa imaginação e medo desde que o mundo é mundo. Elas fazem parte dos nossos mitos fundadores. Apesar de menos de 1/3 de todas as espécies serem venenosas (a não ser que você viva na Austrália, onde esse valor sobe para 65%!), é bom ser cuidadoso. A picada de cobras não-venenosas dói pouco, como uma alfinetada. Mesmo assim, tenha cuidado!
Passos
-
Conheça as cobras. Existem quatro tipos diferentes de cobras venenosas na América do Norte: As boca-de-algodão, as cascavéis, as cabeça-de-cobre e as cobras coral.
- Boca-de-algodão. As boca-de-algodão têm pupilas elípticas que variam entre o preto e o verde. Elas têm uma listra branca no lado da cabeça. Normalmente, podemos encontrá-las dentro ou próximas da água, mas elas também aprenderam a viver em terra firme. As cobras jovens têm uma cauda amarela bem chamativa. Normalmente elas andam solitárias, então se você vir várias cobras convivendo pacificamente, provavelmente nenhuma é uma boca-de-algodão.
- Cascavéis. Procure pelo chocalho na cauda. Algumas cobras inofensivas imitam o chocalho passando as caudas pelas folhas, mas apenas cascavéis têm um chocalho no fim da cauda. Se não for possível ver a cauda, a cabeça delas é pesada e triangular, e os olhos elípticos como os de um gato.
- Cabeça-de-cobre. Essas belezuras têm um corpo similar às boca-de-algodão, mas possuem a cor bem mais clara, indo do marrom-cobre ao laranja claro, rosa claro ou pêssego. As mais jovens também têm cauda amarela.
- Cobras coral. Outra cobra bela, porém mortal, é a coral. Tão bela que outras cobras não venenosas se parecem muito com ela. Elas têm, no entanto, uma coloração distinta, com anéis pretos, amarelos e vermelhos, uma cabeça amarela, e um anel preto por cima da narina. No entanto, na maioria das vezes, uma cobra coral não irá atacar. Elas são muito acanhadas. Não há mortes conhecidas causadas pela coral do Arizona, e apenas algumas causadas pela coral do oriente.
-
Observe os padrões de cor. As cobras venenosas nos EUA costumam ter cores variadas. A maioria de uma só cor é totalmente inofensiva. No entanto, algumas boca-de-algodão também são venenosas. Essa não é uma maneira totalmente segura de identificá-las.
-
Veja o formato da cabeça. As cobras não venenosas têm a cabeça arredondada como uma colher, enquanto que as venenosas têm uma cabeça mais triangular. Isso se deve à glândula de veneno (é mais difícil notar isso na cobra coral).
-
Veja se ela tem chocalho. Se a cobra tiver chocalho na cauda, ela é uma cascavel, e portanto, venenosa. No entanto, algumas cobras não-venenosas imitam o chocalho vibrando suas caudas, mas não têm o mesmo barulho que lembra alguém agitando um saleiro.
-
Veja se a cobra tem um sensor de calor. Algumas cobras venenosas nos EUA têm uma pequena depressão entre o olho e a narina. Esse órgão é chamado comumente de "cova" (daí o nome popular "cobra-covinha"), e é usado pela cobra para sentir o calor de sua presa. Cobras corais não têm este órgão.
-
Preste atenção em imitadoras. Algumas cobras não-venenosas imitam os padrões e comportamentos de cobras venenosas. As cobras milk snake podem parecer cabeça-de-cobre; cobras rato podem parecer cascavéis; e cobras king snake podem parecer cobras coral.
- Sempre trate qualquer cobra como venenosa se você não souber se ela é ou não peçonhenta. Mas mesmo que você deva ter cuidado, não mate nenhuma cobra - isso pode ser ilegal, e matar cobras não-venenosas permite que as populações de insetos e cobras venenosas cresçam.
-
Veja como a cobra nada. Para saber a diferença entre uma cobra boca-de-algodão e uma cobra comum: confira se ela está nadando apenas com a cabeça fora da água ou se seu corpo também flutua. Se apenas a cabeça estiver para fora, provavelmente é uma cobra inofensiva, mas se o corpo também flutua, pode ser uma boca-de-algodão (quase todas as cobras venenosas nadam com os pulmões cheios, deixando a maior parte do corpo flutuando). Uma boca-de-algodão tem pupilas elípticas, e uma cobra de água inofensiva tem pupilas redondas. De qualquer maneira, deixe-a em paz para que ela saia do local.Publicidade
-
Cuidado com a Inland Taipan. Essa cobra tem a reputação de ser a mais mortífera do planeta. Seu veneno é mais potente do que o de qualquer outra, e mesmo assim, não existe nenhuma ocorrência registrada de fatalidade humana causada por ela.
- Ela pode ter até 2 m, e varia entre o marrom escuro e o amarelo-palha. Ela fica mais escura no inverno e mais clara no verão. Sua cabeça é quase totalmente preta.
- Ela vive nas planícies de solo escuro onde as fronteiras de Queensland, South Australia e Northern Territory se encontram.
-
Evite a cobra marrom ocidental. Diferente da cobra mais venenosa, a Inland Taipan, a cobra marrom ocidental, é responsável pela maior parte das mortes por picadas na Austrália. Como todas as cobras, ela prefere fugir do que atacar; porém, se forem ameaçadas, agarradas ou pisadas, elas partem logo para a ofensiva.
- Elas podem medir mais de 2 m e são muito rápidas, principalmente em dias quentes. Elas são esguias, com cor variando entre o bronze, cinza e marrom escuro. Sua barriga é mais clara e tem manchas laranja-escuro.
- Elas habitam o leste da Austrália, indo do deserto à costa, e preferem campos, áreas de pastagem e bosques.
- Nem precisa dizer: se for mordido por uma dessas cobras, procure ajuda imediatamente!
Publicidade
Dicas
- Quando estiver em um lugar onde existem várias cobras, lembre-se de olhar para o chão de vez em quando.
- Pesquise sobre as cobras que vivem na região onde você mora. É bom saber quais são as cobras que vivem ao redor. Se vive em uma área onde há muitas cobras, chame um guia quando for observá-las para identificá-las melhor.
- Não ponha suas mãos ou pés onde não é possível enxergar; essa é a causa número um das picadas em alpinistas.
- Quando estiver num local com cobras coral verdadeiras e falsas, lembre-se disso: se o anel vermelho tocar um anel amarelo, ela é venenosa. Claro, lembre que isso só funciona na América do Norte!
- Nunca pegue uma cobra se você não sabe se ela é venenosa. Nunca tenha uma cobra venenosa como animal de estimação.
- Devido ao medo, a maioria das cobras injeta muito veneno. No entanto, as cobras maiores e mais maduras sabem o limite de veneno a usar. Mas o perigo ainda é o mesmo!
- Ao ir em uma área infestada de cobras, use botas ou sapatos resistentes, assim como meias e calças grossas.
- Nunca chegue perto de uma cobra, a não ser que tenha familiaridade com ela.
Publicidade
Avisos
- Nunca provoque uma cobra ou chegue perto demais para tentar identificá-la, a não ser que você já tenha certeza de que ela não é venenosa. A maioria das cobras vai preferir evitar você.
- Muitas cobras venenosas são ameaçadas de extinção nos Estados Unidos. É contra a lei federal matar ou interferir a vida de qualquer espécie ameaçada, e isso inclui as cobras venenosas protegidas. Além disso, em muitos estados, é ilegal matar, capturar, provocar ou possuir cobras selvagens de qualquer tipo, venenosas ou não-venenosas.
- Olhar só para os olhos de uma cobra não é a maneira certa de identificar se ela é venenosa. Najas, mambas negras e outros tipos de cobras muito venenosas têm pupilas redondas, enquanto jiboias, cobras-papagaio e pitões-verde arborícolas têm olhos elípticos. Não se aproxime de uma cobra desconhecida só por ela ter pupilas redondas: isso não significa que ela não é venenosa.
- Algumas cobras que parecem venenosas podem não ser, e vice-versa. Tente sempre conhecer os tipos de cobra da sua área.
Publicidade
Publicidade