PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Caçadores perigosos e formidáveis, os lobos são raramente agressivos com seres humanos — mas quem adentra lugares habitados por eles deve estar preparado para o pior. Se você for atacado, não corra. Mantenha contato visual com a criatura, faça-se parecer maior e produza sons altos e intimidadores. Dirija-se a um lugar seguro o mais rápido que puder.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Evitando um ataque

PDF download Baixe em PDF
  1. Evite ser visto. Se vir o lobo antes de ele o ver, afaste-se silenciosamente e fique sempre atento. Lembre-se: se há um lobo, provavelmente há outros por perto. Não é impossível que ele esteja sozinho, mas esse animal geralmente desloca-se em matilhas.
  2. Não interrompa o contato visual com ele e nem vire de costas. Fique sempre de frente para ele — se ele ficar na sua retaguarda, pode ser dominado pelo instinto predador. Recue lentamente, sempre encarando a matilha.
  3. Lobos são mais velozes que humanos — especialmente numa floresta. Ademais, você correr atiçará o instinto predador deles. Se eles não estavam a persegui-lo antes, provavelmente o farão assim que você começar a correr.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Reagindo a um ataque

PDF download Baixe em PDF
  1. Caminhe em direção ao lobo, faça ruídos, grite, bata palmas. Depois, recue lentamente — ainda fazendo barulho e mantendo o ar agressivo. Não interrompa o contato visual com ele e nem lhe dê as costas. [1]
    • A não ser que não haja outra opção, não tente lutar com o lobo, que é uma criatura forte, inteligente, dotada de mandíbulas poderosas e um instinto assassino. Você talvez consiga espantar um único espécime, mas não se meta numa briga com uma matilha. [2]
    • Respire fundo e mantenha a calma. Lobos percebem o medo. Ademais, se você se apavorar, pode sair correndo ou perder a capacidade de reagir, o que pode lhe custar a vida.
  2. Se o lobo o atacar, contra-ataque-o com paus, pedras, spray de defesa contra animais selvagens ou qualquer arma que tiver à mão. [3] Use o terreno a seu favor: proteja a sua retaguarda encostando-se num tronco de árvore ou numa pedra grande.
    • Não tente se camuflar num lugar desprotegido e nem se encolha em posição fetal. Isso não evitará que o lobo o mate. Na maior parte dos casos, o lobo apenas desiste do ataque a um humano quando este se faz parecer uma ameaça maior do que é de fato.
  3. Se espantar a criatura, dirija-se, calma mas rapidamente, a um lugar seguro. Suba numa árvore, numa pedra alta ou em outro elemento do terreno que lhe ofereça alguma vantagem. Se puder, abrigue-se num carro ou numa construção. [4]
    • Não baixe a guarda, por ora. O animal pode ainda estar à espreita, à espera de outra chance de atacar, especialmente se estiver faminto.
  4. Caso esteja num grupo acossado por uma matilha, peça aos demais para se postarem ao redor das crianças, idosos e feridos, já que os lobos centrarão os seus ataques nos indivíduos mais fracos do grupo. Não quebre a formação, não importa o que aconteça. Deve haver pessoas voltadas em todas as direções para que o grupo não tenha pontos vulneráveis.
    • Os lobos, que veem o seu grupo como presas, instintivamente procurarão o elemento mais fraco, sendo as crianças, menores e mais frágeis, as mais sujeitas a sofrer os ataques. A maioria dos ataques de lobo é contra crianças, aliás. [5]
    • É assim que lobos caçam bois-almiscarados: observam-nos à distância, à espera de um adulto distrair-se e criar um ponto vulnerável na formação, por onde se infiltram no rebanho e apanham o indivíduo mais fraco.
  5. Se foi fazer uma trilha com o seu cachorro, não o perca de vista. Apanhe as fezes dele, mantenha-o em silêncio e evite que ele urine por toda parte. Tudo isso sinaliza a presença de um intruso no domínio dos lobos e poderia atraí-los até você. Tanto os caninos domésticos quanto os selvagens marcam o seu território com urina e fezes — além de marcas de garras e exalação de odores —, sendo muito provável que o lobo encare o seu cão como uma ameaça à dominância dele.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Acampando com segurança

PDF download Baixe em PDF
  1. Se houver lobos a perambular pela área, a luz e a fumaça ajudarão a mantê-los afastados. Use folhas verdes e madeira úmida para fazer mais fumaça. Apanhe algumas brasas fumegantes e deposite-as perto de uma árvore ou de algumas árvores próximas umas das outras. Despeje seiva ou resina em cima galhos e acenda as brasas. Posicione a fogueira de tal modo que a fumaça se desloque para a área onde os lobos possam estar.
    • Os lobos afastam-se da luz e da fumaça porque os tomam por um sinal de perigo. Se há filhotes na alcateia (o que acontece com mais frequência na primavera, quando nascem os lobos), pode ser que ela, devido ao risco que o fogo representa a eles, se mude para um novo covil.
  2. Use galhos, pedras, gravetos afiados e outros objetos para criar uma barreira em torno da barraca. Se bem feita, a barreira pode impedir que os lobos cheguem até você — mas não de localizá-lo pela audição e pelo olfato.
  3. Lobos uivam para afirmar a sua dominância sobre o território, e interpretarão os barulhos emitidos por você da mesma maneira. Se está com um grupo de pessoas, cantem e gritem alto e ferozmente.
    • Nunca imite um uivo, pois isso poderia atrair a matilha até você. Quando se separam da sua matilha, os lobos usam os uivos dos demais membros para localizá-la. Há muitos casos de lobos que foram atraídos por uivos emitidos por humanos. [6]
    Publicidade

Dicas

  • É improvável que um lobo solitário parta para o ataque logo que o veja. Quando o avistar, faça-se parecer maior e mais ameaçador esticando os braços, sacudindo a sua jaqueta e empunhando objetos que tiver à mão. Lobos têm um medo natural de humanos.
  • Se sofrer um ataque, não corra! Como o lobo é um predador especializado em perseguições, seu instinto caçador será atiçado se ele o vir correr.
  • Faça uma pesquisa aprofundada a respeito de lobos antes de visitar uma área habitada por eles. Quanto melhor você conhecer o comportamento deles, tanto maiores serão as suas chances de sobrevivência.
  • Os lobos são pais superprotetores: enfurecem-se quando estranhos tocam os seus filhotes (e podem abandoná-los depois disso). Se avistar filhotes de lobos, evite-os.
  • Não se pode tratar o lobo, animal capaz de imprimir 105 kg de força por cm² com a mandíbula, como se trataria um cão doméstico, cuja mordida tem apenas uma fração dessa potência.
  • Se um lobo apareceu na sua vizinhança nos meses de inverno ou primavera, trata-se, provavelmente, de um animal jovem que se separou da matilha e ainda desconhece seres humanos. Ele pode aproximar-se de você com curiosidade, o que é normal. O melhor a fazer é espantá-lo de volta ao lugar de onde ele veio para que ele não encontre problemas na cidade.
  • Olhe o lobo constantemente, mas nunca diretamente nos olhos, o que poderia enfurecê-lo.
  • O lobo, como qualquer predador, preza mais pela própria saúde do que por uma possível refeição. Se você conseguir parecer ameaçador, ele entenderá que o risco de lutar contra você é maior do que o seu valor como comida, e desistirá do ataque.
  • Caso se depare com um lobo ao caminhar, recue lenta e silenciosamente. Não se aproxime, o que o sujeitaria a ser atacado ou mordido. Lembre-se de que está a lidar com um animal selvagem, e animais selvagens são sempre imprevisíveis!
  • Não demonstre medo — detalhe que o lobo reconhece com acuidade nas suas presas e cuja presença o tornará muito mais propenso a atacar. Seja o mais ameaçador que puder.
Publicidade

Avisos

  • Não tente fugir de um lobo ou de uma alcateia. Mantenha a posição do grupo, com as crianças no centro deste. Atirem pedras nos animais, emitam sons e façam-se parecer ameaçadores. Um em cada cinco ataques de lobo fracassa, geralmente porque a presa manteve a sua posição.
  • Diz o provérbio: "A força da alcateia é o lobo; a força do lobo, a alcateia". Ao se deparar com uma alcateia, sobretudo uma muito grande, você estará em desvantagem, e espantá-la será mais difícil. Uma alcateia com mais de seis lobos é rara, mas, em certos lugares, como no parque Yellowstone, o número pode passar de 30.
  • Nunca deixe crianças desacompanhadas de adultos se estiver fazendo trilha, acampando ou visitando uma área habitada por lobos. Por serem pequenas, fracas e menos capazes de reconhecer o perigo, crianças são mais vulneráveis a ataques.
  • Se for mordido por um lobo, telefone para a polícia (190) e dirija-se imediatamente a um hospital. É raro, mas possível, o animal morder sem que tenha sido provocado. Você talvez precise ser vacinado contra a raiva ou receber um reforço à vacina, caso a tenha tomado recentemente.
  • Não dê comida a lobos. Isso pode fazer o animal perder o medo de humanos, passando a abordá-los de maneira mais ousada. Graças a isso, o animal ficará mais propenso a atacar humanos no futuro. [7]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 435 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade