Baixe em PDF
Baixe em PDF
Caso seja um artista digital, você não pode expor ou vender sua arte sem imprimi-la. Garantir que seu trabalho pareça profissional na impressão é muito importante para sua reputação como artista. Primeiro, prepare sua arte para impressão. Você deve ajustar a resolução, a nitidez, e o contraste da imagem, além de escolher os materiais certos, para criar a melhor versão possível dela. Tintas pigmento e papel de boa qualidade em uma impressora especializada vão dar à sua arte uma aparência profissional.
Passos
-
Ajuste a resolução para 300 dpi para uma boa impressão. O que faz uma imagem parecer profissional é a nitidez da resolução. Tudo dependerá do tamanho do projeto em que está trabalhando. Normalmente, é possível imprimir qualquer coisa de 30 x 50 cm sem sair dos 72 dpi padrão. Para projetos maiores ou que vão ser expostos, aumente a resolução para até 300 dpi. [1] X Fonte de pesquisa
- Para redimensionar no Sketchbook Pro para Mac, vá em “Imagem”, e clique em “Tamanho da Imagem”. Não se esqueça de marcar as caixas "Manter as proporções" e "Reamostrar Imagem". Depois mude a resolução.
- Caso esteja usando o Photoshop, vá em "Imagem", e depois em "Tamanho da Imagem". Marque as caixas "Restringir Proporções" e "Restaurar Resolução da Imagem". No final do menu, selecione "Bicúbica" no menu suspenso.
-
Ajuste a cor da imagem. Quando a resolução muda, isso pode impactar a cor e textura da imagem. Use o menu "cor" para reajustar as cores do arquivo para as originais.
- Caso tenha usado cores customizadas no original, anote os números que correspondem àquelas cores na roda do Photoshop. Isso vai te dar um bom ponto inicial depois de ajustar a resolução.
-
Use plugins de software profissionais para projetos grandes. Se estiver imprimindo arte digital em um pôster, banner ou outro projeto grande, pode querer usar um plugin para mudar o tamanho. [2] X Fonte de pesquisa
- Dois plugins populares para redimensionamento são Perfect Resize e Blow Up.
- Quando tiver comprado o software online, caixas de diálogo vão abrir e te guiar durante o processo de instalação.
-
Aumente o contraste para iluminar as cores. O modo de mudar o contraste da imagem vai depender do software utilizado. A maioria dos editores de imagem usa um cursor para mudar o contraste. Aumente o contraste além do que fica bom na tela, pois o que parece bom nela pode não ficar tão bom na impressão. [3] X Fonte de pesquisa
-
Aumente a nitidez no Photoshop. No menu "Camada" do Photoshop, clique em "Duplicar Camada". Depois, selecione "Filtro", "Outros" e "Alta Frequência". No menu suspenso "raio", selecione 3, e clique em "OK". Vá para a aba de camadas e escolha "Luz Suave" ou "Sobrepor" no menu suspenso da direita (modos de mesclagem). Ajuste o nível de opacidade entre 10 e 70%. [4] X Fonte de pesquisa
- Ajustar nitidez dessa forma é diferente de ajustar resolução. Uma resolução alta permite que o olho faça a distinção entre elementos próximos em uma foto, deixa a foto parecer mais clara. Aumentar a nitidez no Photoshop vai deixar as bordas do seu trabalho mais nítidas.
-
Salve a arte como JPEG ou TIF. Salvar seu trabalho como um arquivo JPEG ou TIF o deixa com uma qualidade melhor depois que fizer mudanças e imprimir sua arte. Você pode mudar o formato do arquivo clicando em "Salvar como" e escolhendo JPEG ou TIF no menu suspenso. [5] X Fonte de pesquisa
- Caso esteja ajustando um arquivo JPEG, salve seu trabalho apenas depois de ter terminado todas as edições. Salvar nesse formato várias vezes pode diminuir a qualidade do produto final.
- Arquivos TIF não perdem qualidade quando salvos repetidamente, então você pode usar quando quiser.
Publicidade
-
Use tintas corantes para cores vibrantes ou texto nítido. Se estiver imprimindo em papel fotográfico, a tinta à base de corante funciona bem. Ela vai criar cores vibrantes e secar mais rapidamente que outras tintas. Entretanto, esse tipo de tinta não é à prova d'água e desbota normalmente em cinco anos. [6] X Fonte de pesquisa
-
Use tintas pigmento para maior durabilidade. Esse tipo de tinta usa pigmentos não dissolvidos em líquido. Ela vai durar mais tempo - até 150 anos. É a melhor opção para imprimir em papel opaco. [7] X Fonte de pesquisa
- As cores em tintas pigmento podem ser menos vibrantes que as de tintas corante. Para evitar isso, procure tintas feitas pela fábrica da sua impressora.
-
Selecione papéis de conservação e alcalinos. Quando você vai imprimir arte digital, o papel é tão importante quanto a tinta. Papel que é listado como alcalino e 100% algodão é uma ótima escolha para isso. A embalagem do papel deve informar se o papel é do tipo certo. [8] X Fonte de pesquisa
-
Escolha um papel com acabamento que valorize seu trabalho. Papel couché - que vem com acabamento fosco, semi brilho, e brilhoso - é o melhor para imprimir arte digital. A cobertura do papel previne que a tinta seja absorvida demais e as cores fiquem mortas. [9] X Fonte de pesquisa
- Um acabamento brilhoso vai deixar o texto difícil de ler, então se tiver algum texto em sua arte, evite papel fotográfico.
- Papel semi brilho vai destacar sua arte sem refletir luz demais e ficar difícil de ver. É a melhor opção para arte que vai ser exposta sem vidro.
- Papel fosco não reflete luz alguma, então é a melhor opção se sua arte será exposta atrás de um vidro. Também é a melhor para arte em preto e branco.
-
Use papel com gramatura superior a 75g. Essa é a gramatura usada em impressoras caseiras, logo, um papel mais grosso ajuda a resultar em uma impressão mais profissional. Caso vá expor sua arte como um pôster, procure papel com gramatura superior a 105g. Se for expor em uma galeria de arte, use papel com 190g. [10] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Crie uma impressão giclée para um projeto que será vendido. Esse tipo de impressão tem uma qualidade mais alta e maior durabilidade que a maioria das impressões jato de tinta. Se você for vender sua arte, a giclée vai fazer seu trabalho parecer mais profissional. Há três critérios principais para que uma peça seja considerada uma impressão giclée:
- A resolução mínima é de 300 dpi, o que deixa a imagem nítida, clara e profissional.
- É impressa em papel de conservação. Esse tipo de papel vai manter as cores e a integridade da tinta por até 100 anos. Caso esteja vendendo sua arte, você quer que os clientes possam ter a obra para a vida toda.
- A impressão é feita com tinta pigmento em uma impressora grande. Essa tinta não vai desbotar como a corante. A maioria das impressoras que usam tinta pigmento são maiores que as jato de tinta normais, e podem suportar até 12 cores diferentes de cartuchos (em contraste com dois ou três nas normais).
-
Use uma impressora de alta qualidade. Você só pode usar tintas pigmento em certas máquinas. Muitas das marcas que fazem impressoras jato de tinta normais - Canon, Epson, HP e Kodak, por exemplo - fazem máquinas que suportam tintas pigmento. Você pode ver quais modelos suportam esse tipo de tinta no site https://laserinkjetlabels.com/pages/pigment-based-inkjet-cartridges/ .
-
Ajuste as configurações da impressora. Quando clicar em "imprimir", uma caixa de diálogo aparecerá. Selecione sua impressora no menu suspenso da "impressora", e clique em "outras opções". Em "gerenciamento de cores", escolha "Photoshop Element gerenciamento de cores", e o perfil da sua impressora abaixo. Isso vai permitir que o software ajuste as cores de acordo com a máquina para que elas saiam com aparência profissional. [11] X Fonte de pesquisa
-
Use o modo CMYK para imprimir arte. Quando estiver preparando seu trabalho digital, o computador vai usar o modo RGB para criar e salvar as cores. Esse modo diz para a tela exatamente como mostrá-las. Entretanto, quando estiver pronta para imprimir, use o modo CMYK; essas cores são feitas especificamente para impressão. [12] X Fonte de pesquisa
- A conversão de RGB para CMYK pode fazer com que cores que parecem vivas na tela fiquem um pouco escuras na impressão. Se você vai converter para CMYK, considere clarear um pouco as cores.
-
Imprima uma imagem de teste. Antes de imprimir a peça final, faça um teste de impressão. Confira se as cores, resolução, nitidez e configurações da impressora estão como você quer e imprima a imagem. Você poderá ver como a imagem digital fica na impressão e ajustar de acordo.
- O tipo de papel recomendado para imprimir arte digital pode ser caro, então você deve considerar imprimir em uma jato de tinta normal primeiro. Lembre-se de que as cores e nitidez podem parecer um pouco diferentes.
Publicidade
Dicas
- Dependendo do projeto, pode ficar um pouco diferente imprimindo a partir de programas diferentes. Faça experimentos para ver quais programas imprimem melhor os variados tipos de projeto.
- Caso esteja imprimindo um projeto grande, ou está inseguro de como conseguir a melhor qualidade, leve seu projeto a uma gráfica e fale com um profissional.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.sketchbook.com/blog/digital-art-printing-tips/
- ↑ https://www.sketchbook.com/blog/digital-art-printing-tips/
- ↑ https://www.sketchbook.com/blog/digital-art-printing-tips/
- ↑ https://www.sketchbook.com/blog/digital-art-printing-tips/
- ↑ http://www.artpromotivate.com/2012/01/best-file-types-artwork-digital-images.html
- ↑ https://photography.tutsplus.com/articles/finishing-your-photographs-choosing-printers-paper-and-ink--photo-8020
- ↑ https://photography.tutsplus.com/articles/finishing-your-photographs-choosing-printers-paper-and-ink--photo-8020
- ↑ http://www.creativebloq.com/print-design/giclee-printing-11121324
- ↑ https://photography.tutsplus.com/articles/finishing-your-photographs-choosing-printers-paper-and-ink--photo-8020
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 17 896 vezes.
Publicidade