Baixe em PDF
Baixe em PDF
Instalações amadoras, especialmente as realizadas com armários de cozinhas modulares, estão agora mais fáceis que nunca. Mesmo que isso seja um projeto grande e você queira a ajuda de um amigo para ter certeza de que fez um bom serviço, saiba que ser um pouco cuidadoso será o suficiente para proceder com confiança.
Passos
-
Faça as preparações iniciais para o projeto de instalação.
-
Meça cuidadosamente e planeje o espaço de trabalho. Se estiver trocando armários já existentes, é possível usá-los como padrão. É possível também criar um novo layout para melhor se adequar às suas necessidades.
- Obtenha panfletos com o fabricante do armário. Eles te dirão quais tamanhos estão disponíveis (o que quase sempre será de 30,5 cm de largura, no mínimo, com peças maiores com incrementos de 7,5 cm). O ideal é que as peças se adequem aos tamanhos necessários e que você tenha cópias impressas para inclui-las no pedido.
- Além disso, tenha uma ideia de opções para acabamentos, estilos, materiais e ferragens. Em muitas situações, é possível obter uma peça de tamanho customizado para atender suas necessidades, mas sempre é muito mais barato usar tamanhos padronizados.
- Faça um esboço para a instalação do armário. Ele não precisa ficar com a mesma qualidade de um desenho feito por um arquiteto, mas deve te dar uma ideia de todo o alinhamento e de como os ajustes serão feitos.
- Verifique as alturas do armário, principalmente nos superiores. Se você for particularmente alto ou baixo, leve em consideração o alcance de seus braços, para um uso mais confortável. Muitos armários superiores são projetados com um espaço vazio entre os balcões e uma altura padrão para o teto, enquanto outros se estenderão até o teto.
- Se um dos seus armários ficar sobre uma pia ou fogão, lembre-se de deixar um espaço sob a peça para trabalhar e anexar acessórios de iluminação, ou um exaustor.
- Verifique como o exaustor se encaixará em armários superiores acima do fogão.
- A maioria dos sistemas possui armários instalados sob a pia, em cantos e em outros locais específicos. Aprenda como eles funcionam e incorpore-os em seu layout.
-
3Alinhe os armários superiores com os inferiores de maneira apropriada e deixe espaço para janelas e acessórios específicos na parede.
- Considere a forma como a cozinha ficará arranjada. O seu layout faz sentido pra você?
-
Obtenha todos os materiais e suprimentos para o projeto e faça uma lista. Não esqueça de parafusos para anexar os armários às paredes e em calços para o nivelamento das peças.
- Remova os armários velhos, se houver algum. Na parte de trás das peças, geralmente há parafusos ou pregos usados para prendê-los nas paredes.
- Antes de qualquer coisa, esvazie completamente os armários. É muito mais fácil trabalhar em seu interior e removê-los das paredes sem itens soltos do lado de dentro.
- Remova as portas e prateleiras antes de desaparafusar os armários das paredes. A maioria das prateleiras pode ser desencaixada das cavilhas. Algumas podem precisar ser desparafusadas ou removidas dos suportes com ajuda de uma alavanca. Em ambos os casos, será útil tirá-las do caminho.
- Certifique-se de dar suporte aos armários superiores de alguma forma enquanto remove os parafusos de sustentação. Se o armário for de peça única, talvez seja necessário separá-lo para evitar danos às paredes adjacentes, já que não haverá espaço para girá-los enquanto são removidos.
-
Pinte o cômodo. Pinte o cômodo e substitua o piso, se necessário. Não é preciso colocar o piso sob os armários, mas para alguns materiais, o mais fácil é que sejam colocados enquanto os armários estiverem desmontados. Não recoloque os rodapés até que os armários tenham sido instalados. Se for instalar um piso de madeira ou de azulejos, leve em consideração a espessura do material quando decidir se fará a instalação sob os armários.Publicidade
-
O primeiro passo da instalação deve ser a do armário superior. Isso deve ser feito para evitar trabalhar sobre os inferiores.
-
Monte os armários , mas não instale as portas ainda. A maioria dos armários modulares vem com instruções e podem ser montados como prateleiras de livros. Reserve um tempo para certificar-se de que as peças estão montadas de maneira segura, alinhada e uniforme.
-
Use um detector de vigas para localizar e marcar as vigas nas paredes. A partir do teto, use uma fita métrica para medir a altura da braçadeira ou trilho que será usado para prender a peça. Já que armários novos esconderão a parede depois de instalados, é possível colocar um prego pequeno na parede para encontrar as vigas. Quando encontrar a primeira, meça 40,5 ou 60,9 cm para encontrar outras vigas na parede, já que esses são os espaçamentos típicos.
-
Comece em uma extremidade ou em um canto e instale os armários superiores. Há dois tipos de métodos que você pode usar. Independente do que for escolhido, peça ajuda para suspendê-los e suporte-os até que sejam parafusados.
- O primeiro método [1] X Fonte de pesquisa consiste em parafusar um suporte, ou presilha, à parede a uma altura adequada que permita a você prender os armários nessas presilhas. Veja a seção de Fontes e Citações abaixo para ter um link dando os detalhes do procedimento.
- O segundo método precisará de um assistente. Crie um suporte de apoio parafusando uma placa de 5 por 10 cm ou outro pedaço de madeira dura na extremidade de outra placa de mesmo tamanho. Se preferir, cubra a extremidade com um pano ou toalha velha para obter um amortecimento. Faça com que o assistente use esse pedaço de madeira em T com a ponta do fundo contra o piso e o topo contra a parte inferior dos armários para dar suporte às peças enquanto as nivela e parafusa na parede.
- Calcule a distância da extremidade do armário às vigas por trás dele. Marque os pontos e faça furos-piloto no local. Lembre-se de deixar espaço para as "orelhas" na parte da frente do armário. Quando colocá-lo na parede, você saberá a localização da viga.
- Sempre prenda firmemente os armários antes de colocar produtos em seu interior. Prenda-os entre si e nas paredes. Faça furos-piloto na armação da peça e parafuse-os com parafusos para madeira.
Publicidade
-
Comece a trabalhar nos armários inferiores depois que os superiores tiverem sido completados.
-
Marque as localizações das vigas para os armários inferiores, e então instale-os. Verifique qual é o mais alto, talvez por causa de um ponto elevado no piso. É mais fácil calçar as outras peças à altura adequada que baixar a mais alta.
-
Faça um ajuste de teste e, se os armários tiverem suportes, faça os cortes necessários para tomadas e engates de encanamento.
-
Nivele o topo dos armários calçando sob e por trás deles. Lembre-se de que você instalará um balcão nos armários, então o ideal é que ele fique razoavelmente plano e com todas as junções niveladas. Analise a aparência da parte frontal dos armários e certifique-se que eles estão no prumo.
-
Parafuse os armários inferiores na parede. Geralmente, é possível fazer isso com o uso de calços.Publicidade
-
O balcão deve ser a tarefa seguinte depois que a primeira tiver sido completada.
-
Faça um ajuste de teste com o balcão. Corte-o no tamanho adequado, se necessário, e crie a abertura para a pia e para o fogão, se já não houver um pronto. Você pode precisar deixar o balcão mais curto, de forma que ele se ajuste bem se estiver entre paredes. Se deixar 0,6 cm no comprimento geral, é possível aplicar silicone de calafetação nas extremidades após a instalação.<br.
- Para balcões laminados, você obterá melhores resultados cortando-os no comprimento com uma lâmina de acabamento ou madeira de compensado em vez rasgá-la ou usar uma serra circular.
- Fazer os cortes com o balcão de cabeça para baixo reduzirá a produção de lascas, mas certifique-se de suportar a peça até concluir o corte.
- Para cortar a abertura da pia, inverta-a no local onde ela será instalada, marque o contorno do aro externo com um lápis e então faça outra marca com cerca de 0,8 cm dentro desse contorno para o corte. Coloque uma fita adesiva na parte de fora da marca e use uma serra de vaivém para cortar. Se você não puder "mergulhar" a serra (começando dentro do contorno), é possível criar um furo de 1,2 cm para encaixar a lâmina e iniciar o corte.
- Sele todas as superfícies cortadas de balcões laminados antes da instalação para evitar que a umidade inche o material posteriormente, se o silicone de calafetação não criar uma boa vedação.
- Balcões mais duráveis podem ser feitos a partir de mármore sintético, granito natural ou outras pedras, placas de cimento ou madeira de compensado coberta com cerâmica.
-
Coloque o balcão no topo dos armários inferiores. Parafuse-o por baixo, certificando-se de que os parafusos não são grandes o bastante para perfurarem o material até o fim.Publicidade
-
Comece a trabalhar depois que o balcão estiver terminado.
-
Aplique o silicone de calafetação na abertura para a pia e coloque a peça no lugar. Verifique o ajuste e a localização, e então prenda-a no lugar com os suportes no lado de baixo. Aplique o silicone em torno do aro da pia.
-
Aplique o silicone em torno das extremidades do balcão e entre o "backsplash" e a parede.Publicidade
-
Complete esses passos finais para terminar a instalação do armário.
-
Instale o fogão de maneira similar, se for de bancada.
-
Instale as portas do armário e as ferragens e ajuste as dobradiças, para que elas se movam adequadamente.
-
Reinstale os outros eletrodomésticos removidos durante a reforma.
-
Recoloque os rodapés se eles tiverem sido removidos.
-
Concluído.Publicidade
Dicas
- Retocar é substituir apenas o acabamento, seja lixando ou raspando a tinta ou verniz gasto e velho, se necessário, e aplicar uma nova cobertura.
- Prenda bem os armários à parede e entre si.
- Obtenha vários níveis de qualidade para comprimentos diferentes. Conforme instala, verifique o nível em todos os eixos possíveis: ao longo de uma fileira de armários, canto a canto e em aberturas para eletrodomésticos. Medir o nível durante e após a instalação impede que o trabalho recomece do zero ou que problemas após o começo das atividades na cozinha surjam. Uma boa ideia é verificar o nível do piso também, especialmente para armários compridos. Se o piso estiver desigual, desenhe uma linha horizontal na parede e nivele as peças de acordo com ela.
- Se os armários existentes se ajustarem bem ao espaço e você desejar apenas aprimorar a aparência da sua cozinha, não deixe de fazer os retoques ou realizar reparos. Ambas as opções são possivelmente menos caras que a substituição completa dos armários.
- Instale os armários superiores usando um suporte de apoio em T. Isso poupará suas costas e ajudará no ajuste dos armários.
- Certifique-se de que os armários estejam nivelados.
- Os reparos consistem em trocar as ferragens do armário (dobradiças, cabos e maçanetas) para dar-lhes um novo visual sem arrancar os armários completamente.
- Meça o espaço múltiplas vezes para certificar-se que o layout está correto. Caso contrário, você pode acabar instalando armários que não se adequam à sua cozinha.
- Muitos dos novos sistemas modulares possuem placas laminadas em seus interiores. Se seu armário velho for de madeira sólida e em boas condições, considere manter pelo menos o interior.
- Planeje a inutilização da cozinha durante o processo de reforma. Você pode cozinhar em um fogão portátil ao ar livre em uma panela de barro em outro cômodo. Ou jantar fora por um tempo.
- Obtenha permissões apropriadas que possam ser necessárias antecipadamente!
Publicidade
Avisos
- Certifique-se de usar os parafusos adequados. Parafusos usados especificamente para a instalação de armários são mais resistentes que os comuns usados em paredes de gesso, que são mais fracos e podem se desgastar e cair.
- Os armários superiores precisam ser presos às vigas, de forma que não caiam sobre ninguém quando estiverem carregados de mantimentos.
- Sempre levante os armários de forma segura e certifique-se que eles estão bem suportados conforme você trabalha.
- Alguns detectores de vigas localizam itens como condutores elétricos e encanamentos por trás das paredes, assim como vigas. Se isso for um problema, obtenha um detector que possa distinguir a diferença entre esses itens.
Publicidade
Materiais necessários
- Vários níveis de carpintaria
- Vários calços (pequenas ripas de madeiras para nivelamento)
- Braçadeiras para prender os armários durante o arranjo. Braçadeiras em C funcionarão bem, mas há muitos tipos melhores. Lembre-se, a braçadeira é a única coisa mantendo dois armários unidos até que eles sejam presos à parede e entre si.
- Detector de vigas
- Balcão
- Duas placas de 5 por 10 cm ou suporte em forma de T
- Dobradiças (se não foram inclusas com os armários)
- Puxadores de gaveta ou maçanetas de porta
- Pias, torneiras ou outros acessórios que serão trocados ao mesmo tempo
- Tinta e piso de reposição, se necessário
- Silicone de calafetação (geralmente pode ter uma cor que combine com o móvel)
- Ferramentas elétricas comuns (serra circular, de vaivém e pistola de parafusos)
- Parafusos de sustentação
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 67 048 vezes.
Publicidade