Baixe em PDF Baixe em PDF

Há muitas possibilidades quando se trata de pintar uma velha cadeira de madeira. É possível pintá-la para ser um objeto especial na casa, o destaque de um cômodo ou apenas para servir um propósito utilitário. Depois de preparar a superfície, faça um desenho ou pinte de uma cor só com a tinta de sua preferência. O ponto positivo ao se pintar uma cadeira de madeira é que, se você não gostar dos resultados, é sempre possível começar de novo e pintá-la novamente.

Método 1
Método 1 de 2:

Preparando a superfície da cadeira

Baixe em PDF
  1. Use um pano embebido em água com sabão para tirar teias de aranha, resíduos ou acúmulos de sujeira na superfície. Se houver gordura acumulada, use um desengordurante seguido de um enxágue com água. Espere até que ela esteja completamente seca antes de continuar. [1]
  2. Se ela estiver coberta por resquícios de tinta, use uma lixa de grão áspero para tirar as porções maiores e lixas de grãos cada vez menores até chegar à finalização desejada. Aproveite para tirar riscos e rachaduras, que ficam bem visíveis após a pintura. [2]
  3. [3] Se as falhas forem profundas demais para serem removidas com a lixa, aplique massa nas marcas e espere pela secagem conforme as instruções do fabricante. Depois de seca, lixe o excesso até que a superfície esteja completamente lisa.
  4. Use um pano tratado em material pegajoso ou úmido para remover o acúmulo de poeira resultante do processo. Espere pela secagem completa da cadeira antes de continuar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Pintando a cadeira

Baixe em PDF
  1. Opte por uma cor sólida ou por uma combinação de cores contrastantes ou complementares. [4]
    • Para um tom mais alegre, pinte o assento de uma cor, as costas de outra e os pés de outra. Para um toque sutil, pinte toda a cadeira de uma cor só e pinte alguns realces, como pontinhos ou listras, usando uma ou duas cores alternativas.
  2. [5]
  3. [6] Misture bem a tinta antes da aplicação. Use um pincel fácil de segurar e pequeno o suficiente para caber em todos os componentes da cadeira. Costuma ser mais fácil virar a cadeira de cabeça para baixo e pintar os pés em primeiro lugar. Ao terminar, coloque-a em pé e finalize a pintura.
    • Use tinta em spray para resultados mais rápidos. Lembre-se de agitar cada uma das tintas antes da aplicação.
  4. [7] É melhor aplicar várias camadas finas do que uma espessa, o que diminui o risco de gotejamento.
  5. A depender da finalização desejada, opte por uma camada fosca, acetinada ou brilhante. Usar spray facilita a aplicação, mas o pincel oferece maior controle para um resultado mais homogêneo. Caso planeje acrescentar adesivos decorativos, aplique-os antes da colocação da camada protetora. Espere pela secagem completa de acordo com as instruções do fabricante e dê quantas demãos forem necessárias. [8]
    Publicidade

Dicas

  • É importante que a superfície da cadeira esteja bem preparada para que a tinta pegue bem. Não é legal quando a tinta descasca, não é mesmo?
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pano limpo;
  • Água e sabão;
  • Lixa;
  • Massa para madeira;
  • Espátula para a massa;
  • Pano úmido;
  • Lona;
  • Tinta;
  • Pincéis;
  • Esmalte transparente ou goma-laca.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 111 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade