Baixe em PDF Baixe em PDF

Sonhos desempenham um papel importante na vida religiosa, pois acredita-se que inúmeras personagens da Bíblia foram visitadas por Deus durante o sono. É fato que sonhos podem ter significados diversos ou, às vezes, significado nenhum. Descobrir quanto empenho se deve colocar na interpretação dos sonhos é uma tarefa complicada. Na dúvida, portanto, o melhor a se fazer é se consultar com Deus em suas orações.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Lembrando-se do sonho

Baixe em PDF
  1. [1] Escreva todos os detalhes — tarefa que pode ser difícil no início, mas, quanto mais você se forçar a reconstruir os detalhes, mais facilidade terá para relembrar os sonhos. Todo e qualquer aspecto relacionado ao ambiente, às pessoas e aos objetos pode ser importante. Se um detalhe em particular for muito relevante, Deus o tornará mais claro para você.
    • Símbolos — números, direções, cores, animais — são muito importantes, e podem ser positivos ou negativos.
    • Você terá de confiar no Espírito Santo para compreender o que, tanto de positivo quanto de negativo, o sonho tenta revelar a você através dos símbolos.
  2. As situações dos sonhos costumam ser perigosas, tristes, felizes etc., e a elas reagimos com emoções diversas. Anote também as suas respostas emocionais aos eventos do sonho.
    • Registre seus sentimentos em relação a objetos e pessoas. Se um determinado objeto lhe causou medo ou fascinação, mencione essa reação ao escrever o sonho.
  3. Sonhos podem ser recriações de memórias distantes, podem tratar de situações que se desenrolam no presente ou de coisas que ainda não aconteceram. Se o seu eu do sonho era mais jovem e rodeado de pessoas com quem você conviveu há algum tempo, o sonho provavelmente foi no passado. Em contrapartida, se você não sabia onde estava e quem eram as pessoas que estavam com você, talvez o sonho esteja relacionado a eventos futuros.
    • Deus pode trazer um sonho sobre um incidente passado que, apesar de suprimido em seu coração, cria muita dor em sua vida. Ao se relembrar dele, você poderá pedir ajuda em suas orações para superá-lo.
  4. Preste atenção ao ponto de vista que você assumiu no sonho e como foi sua interação com outros personagens. Se você não falou ou interagiu com ninguém, provavelmente era apenas uma testemunha dos eventos, que não necessariamente têm a ver com você. Talvez eles sejam uma visão para avisá-lo de um provável acontecimento futuro. Por outro lado, é bem possível que o sonho tenha uma associação mais direta com a sua vida se você era uma figura central nele.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Identificando os símbolos

Baixe em PDF
  1. Diferentes cores ressaltam diferentes dimensões de um mesmo símbolo. Em sonhos, o significado das cores normalmente tem a ver com seu significado religioso: o azul, por exemplo, é associado à Virgem Maria, quase sempre retratada com vestes azuis. Ela é um sinal de Graça e de boa saúde. [2]
  2. Este é o tipo de símbolo mais complicado de se decifrar, pois, na Bíblia, o mesmo animal ora tem um significado positivo, ora negativo.
    • O Leão de Judá, por exemplo, simboliza Jesus. Todavia, em outro momento a Bíblia se refere ao Diabo como um leão rugidor a vagar pela terra.
    • Gatos podem simbolizar espíritos malignos, mas também são vistos como reconfortantes.
    • E aos cães também são atribuídos significados discrepantes. Eles podem ser considerados os melhores amigos do homem ou representar a descrença. [3]
  3. Números podem aparecer de maneira explícita — escritos ou gravados — ou implícita — pelo número de determinado objeto. Por exemplo: a Bíblia fala de um sonho do Faraó, no qual ele assistiu sete vacas magras devorarem sete vacas gordas. José, incumbido de interpretar o sonho, chegou à conclusão de que este prenunciava sete anos de abundância, simbolizados pelas vacas gordas, seguidos de sete anos de escassez, simbolizados pelas vacas magras.
    • Compreenda o contexto. Cinco alianças de ouro podem representar cinco dias, semanas, meses ou anos, se você encará-las como uma referência à passagem do tempo. Mas o número cinco também pode ter relação com os cinco reis malignos de Israel. [4] Se alguém próximo de você faleceu recentemente, esse número pode indicar que a pessoa está no Paraíso. Apenas analisando o contexto do sonho é possível inferir o que dada imagem representa.
  4. Vários itens que parecem corriqueiros poderiam trazer uma nova luz ao significado do sonho. Os mais óbvios dentre esses itens são a cruz, o pão, o vinho, o espinheiro etc.
    • Outros objetos, como maçãs, moedas e velas, têm uma dimensão simbólica menos óbvia, mas ainda assim importante. Se um objeto cotidiano tiver uma posição de destaque em seu sonho, ele provavelmente expressa algo significativo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Buscando o significado

Baixe em PDF
  1. [5] Para analisar a importância de objetos e imagens em sonhos, verifique que relação eles têm com as escrituras. Por exemplo: enquanto um livro de sonhos associaria o bode à prosperidade, desde uma perspectiva religiosa ele seria relacionado a figuras de opressão e a pecadores impenitentes. [6]
  2. Considere os significados possíveis de cada imagem, especialmente aqueles que têm alguma relação com a sua vida. Se você tem uma vida espiritual, é bem provável que Deus tenha enviado o sonho para falar diretamente a você. Basta examinar cada aspecto com cuidado, e você encontrará um significado compatível com sua vida e importante para você.
  3. Um sonho em que alguém morreu pode ser exato ou metafórico, a depender do contexto. A morte pode significar, por exemplo, que você está prestes a cortar relações com a pessoa ou a sair de uma determinada circunstância.
    • Algumas pessoas percebem que certas imagens religiosas se apresentam nos sonhos de maneira recorrente. Serpentes representam o mal; a nudez indica proximidade com Deus; o estado em que uma casa se encontra, impecável ou deteriorada, talvez seja equivalente ao estado do seu espírito. Tais símbolos são muito comuns nos sonhos que dizem respeito à vida religiosa. [7]
  4. Leve em conta tudo aquilo que causou em você emoções similares às que você viveu no sonho.
    • Se você tem vivido dias estressantes ou ocupados, o sonho pode ser apenas um modo de a mente processar os acontecimentos. Alguns sonhos parecem religiosos a nós, mas nem sempre encontraremos uma mensagem divina por trás deles. Se, depois de refletir, você não encontrar uma mensagem no sonho, talvez não valha a pena insistir em interpretá-lo.
  5. Se ele parecer um aviso importante, pense nele profundamente e pergunte a Deus o que ele deseja ensinar a você. Um sonho religioso pode ser um desafio criado por Deus para estimulá-lo a buscar a verdade. Não ignore o sonho apenas porque sua interpretação é difícil. Busque a resposta em Deus e na Bíblia.
    • Pergunte a si mesmo se o sonho poderia ser uma resposta a um questionamento que você fez a Deus. O sonho é um dos canais que Deus usa para responder às inquietações de seus fiéis.
    Publicidade

Dicas

  • Livrarias cristãs vendem muitos livros relacionados à interpretação de sonhos, que o auxiliarão em sua jornada para entender o que Deus tenta dizer a você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 155 098 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade