Baixe em PDF Baixe em PDF

Ao invés de comprar meias novas toda vez que as limpas acabam, é melhor aprender a lavar suas roupas. Pode não parecer, mas lavar a roupa é uma habilidade que se carrega para a vida toda — caso contrário, suas roupas começam a cheirar mal e você pode acabar com um prejuízo e tanto comprando roupas novas só para não ter o trabalho de lavá-las e secá-las. Siga as dicas a seguir e você dará um fim àquela pilha de roupa suja e começando vida nova!

Método 1
Método 1 de 2:

Usando a lavadora e secadora

Baixe em PDF
  1. Sempre mantenha em mente duas coisas: o tipo de tecido e a cor da roupa. Nem todos os tecidos aguentam a mesma pressão de água e atrito do mesmo ciclo de lavagem.
    • Separe as roupas claras das escuras. Ao lavar as roupas, principalmente roupas novas, um pouco da tinta do tecido acaba saindo (é por isso que roupas velhas ficam desbotadas). Roupas brancas, creme ou em tons pasteis claros devem ir para a pilha de roupas claras, enquanto todas as peças coloridas devem ir para a pilha de roupas escuras. Se você não separar por cor, aquela camisa azul-marinho novinha pode transformar todas as suas roupas claras em azuis.
    • Separe as roupas pelo tecido. Por exemplo, jeans e toalhas precisam ser lavados em um ciclo mais pesado do que roupas íntimas (elas devem ser lavados no ciclo delicado). Separe as roupas pelo tipo adequado de lavagem.
    • Lembre-se: se possível, toalhas e lençóis não devem ser lavados juntos. As máquinas de lavar roupas que recebem a carga pelo topo devem ser usadas para toalhas; já os lençóis devem ser lavados em máquinas que são carregadas pela frente (elas são menos severas com os lençóis, que acabam saindo menos enrugados).
  2. Ela não está lá para irritar a sua pele; a intenção é orientá-lo sobre como a roupa deve ser lavada e seca, além de informar o material usado na confecção do tecido.
    • Algumas roupas precisam ser lavadas por profissionais (na lavanderia) ou à mão (confira mais abaixo). A etiqueta da roupa informará se esses cuidados são necessários.
  3. A temperatura da água varia nas máquinas porque alguns tecidos e cores só ficam completamente limpos em determinadas temperaturas.
    • Use água quente para roupas claras, principalmente as que estão muito sujas. O calor da água vai ajudar você a se livrar das manchas.
    • Use água fria para roupas escuras e coloridas, pois ela conserva mais a cor das roupas. Roupas de algodão também devem ser lavadas em água fria para evitar que encolham.
  4. Há máquinas que lavam até 7 kg de roupa, outras 8, 9, 10, 11 e até 15 kg. Veja a quantidade de roupa suja que você normalmente junta para escolher a certa.
    • Nunca force as roupas para dentro da máquina para fazer com que caibam mais peças. É melhor lavar várias levas de roupas do que tudo de uma só vez. Caso contrário, a máquina vai quebrar, e o conserto de uma sai bem caro.
  5. Assim como a temperatura, as máquinas têm tipos diferentes de lavagem conforme o tipo de roupa. [1]
    • Ciclo normal: bom para roupas brancas. Elas vão ficar novinhas em folha.
    • Ciclo personalizado: permite que a lavagem seja feita com água morna no começo e termine com água fria, o que reaviva a cor das roupas.
    • Delicado: como o próprio nome diz, qualquer coisa que seja delicada (sutiãs, roupas de tecido dry-fit, blusas de algodão, camisas sociais, etc.) Sempre confira na etiqueta das roupas delicadas se elas não exigem uma lavagem à mão ou à seco.
  6. Além do detergente, pode-se usar um alvejante para roupas brancas e um amaciante. Você pode colocar as roupas e depois os produtos ou primeiro encher ⅓ da máquina com água, acrescentar os produtos e só então colocar as roupas. [2]
    • Detergente: a dosagem deve ser adequada à quantidade de roupas a ser lavada. Normalmente, ⅓ do copinho basta para poucas roupas, ⅔ para uma pilha média de roupas e um copinho cheio para uma pilha grande de roupas. Mas procure sempre ler o rótulo dos produtos — alguns detergentes são mais concentrados do que outros, ou seja, pode-se usar menos para lavar a mesma quantidade de roupas.
    • Alvejante: ele é usado para remover manchas difíceis ou para deixar as roupas brancas mais brancas. Há dois tipos de alvejante. O que é à base de cloro é o melhor para roupas brancas, mas nunca deve ser usado em roupas coloridas. Para elas, deve-se usar um alvejante específico para roupas coloridas.
    • Amaciante: Ele é usado para deixar suas toalhas mais fofas. Ele pode ser colocado na máquina na hora do enxágue. Há máquinas que permitem que se coloque o amaciante em uma gavetinha antes de iniciar a lavagem, e a máquina usa o produto na hora certa.
  7. Vale lembrar que algumas roupas devem ser secas apenas ao ar livre. Verifique a etiqueta — se ela diz que a roupa deve secar ao ar livre, basta pendurá-la em um lugar ventilado. A secadora também tem ciclos, assim como as máquinas de lavar. [3]
    • Ciclo pesado: mais adequado para roupas brancas. Como elas são pré-encolhidas, elas suportam um sistema de secagem mais intenso (ao contrário das roupas coloridas, as quais desbotam com o calor intenso).
    • Ciclo personalizado: melhor para roupas coloridas normais. O calor médio garante que as cores não desbotem.
    • Delicado: todas as roupas que deveriam ser lavadas no ciclo delicado devem ser secas no ciclo delicado também. Esse ciclo usa ar em temperatura ambiente e centrifugação baixa para preservar as roupas delicadas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Lavagem à mão

Baixe em PDF
  1. Ele deve ser bem grande (se possível, um com capacidade para 20 litros). Encha o balde com mais ou menos 5 litros de água.
    • Caso você não tenha um balde grande, pode-se usar uma banheira. Confira se ela está com a tampa antes de enchê-la com água morna.
  2. Não se aconselha usar o mesmo sabão usado para lavar roupa na máquina. Ele normalmente é concentrado demais. Os detergentes suaves estão no mesmo corredor dos detergentes para máquinas. Pode-se ver o rótulo — ele vem com as palavras “roupas finas ou delicadas”. [4]
  3. Passe as roupas pela água até que fiquem encharcadas. Pode-se até mesmo deixá-las de molho na água por alguns minutos para absorverem o sabão/detergente.
  4. Enxágue suas roupas com água morna e limpa. Enxágue até que a água saia das roupas completamente limpa, sem espuma.
  5. Evite pendurá-las, pois isso pode acabar fazendo com que estiquem. O melhor é deixar as roupas delicadas em uma superfície plana e arejada (uma mesinha de plástico na varanda, por exemplo). Assim, você minimiza roupas alargadas e os amassados nos tecidos que normalmente ocorrem durante a secagem.
    Publicidade

Dicas

  • Verifique os bolsos das roupas antes de colocá-las na máquina.
    • Não deixe suas roupas na máquina de lavar por mais de 24 horas, senão elas vão ficar com mofo e bolor.
  • Roupas novas de cores muito vivas podem precisar ser lavadas sozinhas pelo menos nas primeiras vezes. Ou lavadas junto com outras que sejam da mesma cor ou uma tonalidade bem parecida.
  • Se você divide um apartamento ou vive com outras pessoas, pode-se lavar as roupas de pessoas diferentes na mesma leva. Isso ajuda a juntar a quantidade necessária para completar uma leva (você não vai usar a máquina para lavar um jeans e uma camiseta, por exemplo). Principalmente no caso das roupas vermelhas, já que muitas pessoas têm poucas peças dessa cor. Lavar as roupas juntas economiza tempo e dinheiro, além de reduzir o impacto ambiental.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Roupas;
  • Detergente;
  • Alvejante com cloro e alvejante específico para roupas coloridas;
  • Máquina de lavar roupas;
  • Ou uma bacia/pia/tanquinho;
  • Uma máquina secadora ou local para estendê-las.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 173 673 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade