Baixe em PDF Baixe em PDF

Você e sua mãe acabaram de ter uma briga épica e você resolveu se trancar no quarto e cortar todo e qualquer tipo de contato, mas isso não está funcionando? Às vezes, sente vontade de fazer sua mãe sumir da face da terra? Saiba que tais situações não precisam ocorrer. A relação entre mãe e filho é uma das mais significativas que existem, portanto, vale à pena fazer um esforço maior para que ela dê certo.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Refletindo sobre a questão

Baixe em PDF
  1. Deixe a poeira baixar para sua mãe e se permita um tempo para pensar sobre o que aconteceu. Saia de casa, se puder, para que vocês tenham a chance de esfriar a cabeça. Passe um tempo com seus amigos ou dê uma caminhada para espairecer. Se estiver de castigo e não puder sair de casa, experimente outras técnicas para se acalmar, como ouvir música ou conversar com alguém por telefone.
  2. Se a briga tomou tamanha proporção, você deve ter dito coisas maldosas para sua mãe. Você consegue enxergar os aspectos da briga que foram culpa sua? Você quebrou alguma regra? Falou palavrões? Tirou notas baixas na escola? Ou está chateado simplesmente porque ela não deixou você fazer algo? [1]
    • Pense na sua parcela de culpa e tente identificar pelo menos três coisas que você fez de errado. Reconhecer suas falhas vai ajudar na hora de fazer um pedido de desculpas genuíno.
    • As pessoas tendem a brigar quando estão de mau humor, cansadas ou famintas. Alguma dessas condições foi relevante no seu caso? Você discutiu feio com sua mãe só porque teve um dia ruim na escola?
  3. Agora que tem uma visão melhor da briga e do que deu errado, tente visualizar a situação pela perspectiva da sua mãe. Ela estava cansada depois de um dia cheio no trabalho? Ela está doente ou não está se sentindo bem? Você a atacou com alguma acusação ou ofensa?
    • Por muitos anos, profissionais têm utilizado uma estratégia para ajudar as pessoas a identificarem quando precisam de autocuidado. Essa estratégia determina que as pessoas devem e evitar discussões acaloradas e a tomada de decisões importantes quando estão com fome, com raiva, solitárias ou cansadas. Avaliar a própria condição e a da sua mãe no futuro pode ajudar a prevenir discussões desnecessárias. [2]
  4. Muitas vezes, adolescentes e jovens não compreendem a visão dos pais para certas questões. Os pais dizem “não” e isso é tudo o que os filhos ouvem, sem procurar ver o lado racional da decisão. Para entender melhor as atitudes da sua mãe, se imagine no lugar dela falando com seu próprio filho. [3]
    • Como teria reagido a uma briga semelhante com ele? Você teria dito “sim” ou “não”? Você teria tolerado os comentários sarcásticos? Você teria dado margem para um contra-argumento se a segurança do seu filho estivesse em questão?
    • Pensar sob o prisma de outra pessoa vai ajudá-lo a desenvolver mais empatia pela sua mãe, além de revelar uma melhor compreensão às decisões dela.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Melhorando a comunicação

Baixe em PDF
  1. Peça desculpas . Depois de se afastar por causa da briga, se aproxime novamente dela para pedir desculpas. Neste ponto, você provavelmente já tem um grau maior de apreciação por ela como responsável por você. Pergunte a sua mãe se é um bom momento para conversar antes de começar a falar.
    • Se ela estiver receptiva à conversa, comece dizendo que sente muito pelo que aconteceu. Use o exemplo de uma ou duas atitudes que você identificou como equivocadas para verbalizar seu pedido de desculpa. Diga algo como “Sinto muito por ter esperado até o último minuto para dizer que precisava de dinheiro para a escola”.
    • Em seguida, inclua uma solução para o problema, como “Da próxima vez vou fazer o possível para avisar com antecedência”.
  2. Explique que, depois de refletir bastante, você se deu conta de que não teve consideração por ela. Mostre alguns pontos do seu próprio comportamento que foram inapropriados e não ajudaram em nada na discussão. [4]
    • Ela provavelmente vai ficar surpresa por você ter pensado sob o ponto de vista dela e vai perceber que você está em um novo grau de maturidade.
  3. Tente fazer com que ela se sinta respeitada . [5] Responder de modo atrevido, manter uma atitude presunçosa ou se recusar a ouvir são formas de demonstrar falta de consideração com a pessoa. Mesmo você achando que não fez nada disso, sua mãe pode estar se sentindo desrespeitada depois de uma briga. Existem coisas que você pode fazer para mostrar que a estima:
    • Preste atenção quando ela falar com você.
    • Para de mexer no telefone quando ela estiver falando.
    • Tenha consciência de que tudo o que ela faz é para o seu bem.
    • Compartilhe com ela o que está acontecendo na sua vida.
    • Peça a opinião dela sobre coisas importantes.
    • Evite interromper quando ela estiver falando.
    • Faça suas tarefas sem que ela precise pedir.
    • Dirija-se a ela pelo nome que ela prefere (Mãe ou Mamãe, por exemplo).
    • Evite o uso de palavras de baixo calão ou gírias esquisitas na presença dela.
  4. Talvez a briga tenha deixado você sem voz ativa. Depois de ouvir sua mãe e mostrar que consegue ver as coisas sob o ponto de vista dela, tente ajudá-la a compreender o seu. Use declarações em primeira pessoa para comunicar seus sentimentos, minimizando assim as chances de ela se sentir ofendida. Em seguida, fale sobre suas necessidades sem inferiorizar a posição ou as crenças dela.
    • Supondo que você e sua mãe tenham brigado por causa da frequência que você costuma ir à casa de alguém, diga “Eu tenho ido para a casa da minha amiga porque ela anda triste com o divórcio dos pais. Eu entendo suas preocupações. Seria ótimo se a gente pudesse resolver essa questão para eu continuar dando assistência para ela e ainda assim conseguir dar conta das lições e das tarefas domésticas aqui”. [6]
  5. Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com superar uma briga. Encontrar uma atividade que vocês dois compartilham pode ajudá-los a criar um vínculo e a melhorar a comunicação. Passar um tempo com sua mãe em uma situação tranquila, como no cinema, praticando corrida ou cuidando do jardim, pode fazê-lo perceber que ela tem muitas facetas, assim como você. Como resultado, você vai ganhar um maior senso de respeito e amor por ela. [7]
    Publicidade

Dicas

  • Se demonstrar respeito, sua mãe vai retribuir da mesma maneira em relação a você e suas opiniões.
Publicidade

Avisos

  • Não peça desculpas até conseguir identificar o que você fez de errado. Se você falar com ela antes de refletir sobre o seu papel na briga, o pedido de desculpas não vai parecer genuíno.
  • Evite usar palavrões ou xingamentos na discussão. É um sinal de desrespeito.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 78 423 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade