Baixe em PDF Baixe em PDF

Prolongar uma conversa por mensagem de texto permite que você melhore o relacionamento com a outra pessoa, aprenda coisas novas, se distraia e dê a si mesmo novas oportunidades. O jeito ideal de manter um diálogo contínuo é expressando um interesse verdadeiro pela outra pessoa para que ambas as partes possam se beneficiar igualmente da conversa.

  1. Perguntas abertas que necessitem de outras respostas além do “sim” e do “não” permitem que a outra pessoa dê uma explicação detalhada, criando oportunidades para novos assuntos. Por exemplo, pergunte o que ela mais gosta no emprego em vez de perguntar se ela gosta ou não do trabalho.
  2. Falar sobre os interesses compartilhados é uma maneira natural de estender a conversa, uma vez que o tópico é familiar para ambos. Por exemplo, se os dois gostam de assistir a jogos de futebol, fale sobre os seus jogadores favoritos, sobre seu time de coração e sobre a classificação no campeonato.
  3. Conversas sobre temas superficiais como a previsão do tempo ou o trânsito podem parecer forçados e desinteressantes, levando o diálogo a um beco sem saída.
  4. Quando você estiver conhecendo uma pessoa, evite assuntos que costumam ser encarados como polêmicos, como religião, política e temas sociais. Diálogos sobre tais assuntos podem se tornar negativos se vocês tiverem pontos de vista opostos, o que pode levar à discordância, frustração e ao fim da conversa por mensagem.
  5. Seja animação, frustração ou estresse, compartilhar o que você está sentindo naturalmente prolonga a conversa. Por exemplo, se você estiver lidando com uma situação e não souber como resolvê-la, compartilhe o seu dilema com outra pessoa para ver se ela dá ideias e opiniões.
  6. Com essa técnica, você disseca uma frase, dividindo-a em várias partes, e escolhe uma dessas partes para manter a conversa fluindo. Por exemplo, se a outra pessoa mandar uma mensagem dizendo que as férias no México foram divertidas porque ela pulou de paraquedas e comeu taco, comece um diálogo sobre o México, sobre paraquedas, tacos ou todas as alternativas.
  7. Dessa forma, o diálogo fica autêntico, significativo e mais fácil de ser entendido por ambas as partes. Por exemplo, responda os comentários com perguntas e frases significativas em vez de usar algum jargão como uma simples risada. Assim, também é possível evitar que você pareça desdenhoso e desinteressado no que o outro está falando.
  8. Dessa forma, é possível ver se há algum erro de digitação e se a mensagem faz sentido para que o outro não fique confuso e pare de responder.
  9. Essa é uma das formas mais naturais de manter uma conversa por mensagem de texto fluindo, já que a maioria das pessoas gosta de falar sobre si e sobre os próprios interesses. É possível perguntar qual é o filme favorito dela ou o que ela mais gosta de fazer no tempo livre.
  10. A maior parte das pessoas prefere passar tempo falando sobre assuntos leves e engraçados em vez de assuntos negativos e deprimentes. [1]
  11. Essa atitude demonstra que você é um ouvinte ativo e interessado na vida e no bem-estar da outra pessoa. Por exemplo, caso ela tenha dito que comprou ingressos para um show na última vez em que vocês se falaram, pergunte-a como foi o evento.
  12. Essa atitude prolonga os diálogos ao permitir que você mude de assunto com rapidez quando um tema se encerra. Na próxima vez que uma conversa chegar ao fim, dê uma olhada na sua lista de assuntos para reacender o diálogo.
  13. Esse exercício permite que você aprenda e fique mais confortável com o ato de prolongar conversas em geral para que tenha menos dificuldade com as mensagens de texto.
    Publicidade

Avisos

  • Tenha em mente que pausas entre as respostas não significam necessariamente que a conversa tenha acabado. Tenha paciência ao esperar pela resposta e evite mandar várias mensagens em seguida, pois isso pode se tornar irritante e colocar um fim definitivo à conversa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 21 710 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade