Baixe em PDF Baixe em PDF

Yu-Gi-Oh! é um jogo de cartas bastante popular, mas que não é exatamente fácil para quem está começando. Se for o seu caso, a primeira decisão que você tem que tomar é em relação ao deck (ou baralho): prefere comprar um pronto? Ou montar por conta própria? Não importa a situação, leia as dicas deste artigo e tudo vai se resolver!

  1. Se você já tem cartas, disponha-as à sua frente e comece a organizar tudo. Caso ache que não tem tantas, compre alguns pacotes de séries variadas. Tendo uma ideia do que quer, você também pode comprar tudo pela internet ou em lojas físicas. Por fim, existem simuladores que ajudam jogadores indecisos a montar decks virtuais e, depois, adquirir tudo na vida real.
    • Um deck principal tem de 40 a 60 cartas. Tente ficar mais perto de 40 para reduzir as chances de sacar cartas ruins.
  2. Familiarize-se com as regras . Você tem que entender as regras do jogo antes de começar. Se necessário, leia manuais na internet ou no site oficial da franquia. Fique por dentro também das mecânicas mais complexas, como criar correntes e fazer invocações.
  3. Os melhores decks de Yu-Gi-Oh! são construídos com base em um único arquétipo — um grupo de cartas com nomes parecidos e que geram efeitos positivos umas nas outras. Um deck de arquétipo é muito mais poderoso e consistente que aqueles que são construídos de acordo com tipos e atributos, já que inclui cartas de sinergia e suporte. Por fim, preze por uma mecânica ou um truque, como a invocação-sincro.
    • Antes de montar o seu deck, você pode acompanhar algumas partidas de outros jogadores ou até pedir o deck de um amigo emprestado e experimentar técnicas diferentes.
  4. Monstros são as cartas mais importantes de Yu-Gi-Oh!, já que atacam e defendem os jogadores nos duelos. Escolha entre 12 e 18 cartas do tipo para o seu deck, sempre seguindo o arquétipo de sua preferência. Não use monstros que sejam difíceis de invocar (acima do nível 4)! Opte por, no máximo, três ou quatro criaturas de nível 5 ou 6 e uma ou duas de nível 7 ou superior. Ademais, pense em monstros com efeitos úteis, a menos que prefira aqueles sem nenhuma habilidade especial.
  5. No geral, as cartas de magia servem para tirar o jogador de enrascadas. Existem vários tipos, como: as cartas de suporte de arquétipos, como Reforço do Exército ou Preparação de Ritos, as que destroem monstros, como Raigeki ou Buraco Negro, as que os protegem, como Lança Proibida, as que destroem outras cartas de magia e armadilha, como Tufão Espacial Místico, e as que reduzem o deck do adversário, como Goblin Inexperiente ou Pote da Dualidade. Certos decks também incluem magias de campo ou ritual.
  6. As armadilhas servem para frustrar as jogadas do adversário. A maioria dos decks inclui de cinco a dez cartas desse tipo, embora alguns jogadores prefiram usar só três. São exemplos: as cartas que evitam ataques, como Força do Espelho, as que negam invocações, como Aviso Solene, as que bloqueiam a ativação de magias e outras armadilhas, como Escuta, as que desativam efeitos, como Avanço Habilidoso ou Corrente Demoníaca, as que removem monstros do campo, como Anel da Destruição ou Aparelho de Evacuação Obrigatória, e as que evitam que o adversário faça novas jogadas, como O Vazio da Vaidade. No fim das contas, as armadilhas miram nos pontos fracos de seus alvos.
  7. Quase todo jogador precisa de um deck adicional, além do normal. Se você tiver pelo menos três monstros invocáveis do mesmo nível, inclua alguns monstros Xyz genéricos dessa mesma classe. Caso tenha um Regulador, adicione algumas criaturas do tipo Sincro cujos níveis sejam iguais aos níveis desse Regulador somado aos seus monstros mais comuns.
  8. O deck auxiliar é opcional e vem a calhar principalmente a quem participa de torneios e campeonatos. O jogador pode trocar as cartas entre o normal e esse auxiliar entre os duelos. Ele se limita a 15 cartas e deve conter criaturas que sejam essenciais em estratégias específicas, mas não o bastante para o baralho principal. Na hora de montar, pense nos adversários que você decerto vai enfrentar e nas especialidades deles.
  9. Você tem que entender que cartas são úteis em cada momento e planejar estratégias de combate para decks e outras estratégias populares.
  10. Depois de montar o deck, teste-o e descubra quais são os pontos fortes e fracos. Aproveite e adapte o que for necessário, além de montar o deck auxiliar.
  11. Você precisa adicionar cópias das mesmas cartas ao deck para ter mais chances de comprar as que quer no duelo.
    • Quanto mais cópias de uma carta você tiver, maiores vão ser as chances de comprar o item certo durante o duelo — desde que o deck não seja muito grande, claro. É por isso que é melhor ficar mais próximo de 40 que de 60. Por exemplo: se houver três cópias de um monstro no seu baralho de 40, as chances de pegar o correto são de 1/13.
    • Use também cartas que reduzam o deck ou façam invocações especiais e você vai montar um deck imbatível.
    Publicidade

Dicas

  • Não existem decks perfeitos. Tente sempre adaptar e aperfeiçoar o seu de acordo com a necessidade.
  • Monte um deck consistente para não ficar enrascado nos duelos!
  • Teste o seu deck inicial e faça os devidos ajustes antes de sair por aí. Seja criativo.
  • Não coloque cartas de morte súbita no deck. É difícil usá-las na prática, a não ser que todas as outras sejam escolhidas a dedo com esse fim.
  • Compre um deck básico pronto se você ainda não tem experiência e nem muito dinheiro.
  • Caso queira cartas específicas, é melhor você comprar cada uma individual, em vez de tentar a sorte com pacotes.
  • Decks baseados em atributos ou tipos não são tão bons. Quase todos os baralhos viáveis são construídos de acordo com arquétipos.
Publicidade

Avisos

  • Alguns torneios e campeonatos proíbem determinadas cartas, que são poderosas demais. Familiarize-se com as regras de qualquer evento de que você queira participar.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Cartas de Yu-Gi-Oh!.
  • Bolsa para guardar o deck.
  • Tapete de duelo (para não ter que colocar as cartas no chão e em outras superfícies sujas).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 167 353 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade