Baixe em PDF
Baixe em PDF
Montar um terrário de plantas aéreas (também conhecidas como epífitas ou air plants ) é uma das ideias mais legais para quem quer dar um toque natural à sua casa ou a outros espaços! O processo é simples e divertido para crianças e adultos que gostam de plantas. Você só precisa comprar o terrário, o material de base e alguns objetos decorativos. Como as plantas aéreas são resistentes, elas não exigem tantos cuidados. Siga o passo a passo abaixo e o resultado vai falar por si só!
Passos
-
Escolha até três plantas aéreas. As plantas aéreas, também conhecidas como epífitas, pertencem ao gênero Tillandsia e alcançam tamanhos variados. Por isso, você precisa escolher alguns espécimes específicos antes de começar o projeto. Muitos deles chegam a 13 cm de comprimento e 10 cm de diâmetro, embora outros cheguem a 90 cm (e, portanto, não sejam ideais para o terrário). Na dúvida, comece com uma única plantinha e adicione outras depois se houver espaço. [1] X Fonte de pesquisa
- As plantas aéreas mais recomendadas para terrários são as dos gêneros loliacea , funkiana e stricta . Como a stricta fica um pouco maior que as demais, é possível que você só consiga colocar um espécime no terrário.
- Muitas lojas de jardinagem vendem plantas aéreas na forma de mudinhas de raízes entrelaçadas. Eles são mais resistentes que espécimes individuais e costumam crescer em um mesmo ritmo, o que pode até ser um problema se o terrário não tiver espaço suficiente.
- Você também pode comprar as plantas pela internet, a menos que tenha medo de elas sofrerem danos sérios durante o transporte (o que quase nunca acontece).
-
Compre um terrário de vidro arejado. Depois de escolher as plantas, você precisa achar um terrário de tamanho adequado. Tudo depende do seu objetivo com o projeto, já que existem recipientes de vários tamanhos e estilos. Terrários redondos são excelentes para a maioria das plantas aéreas pequenas, desde que tenham saídas de ventilação em cima ou nos lados. Recipientes na forma de pirâmides ou gotas são ideais para a Tillandsia stricta , desde que também haja saídas em algum ponto. [2] X Fonte de pesquisa
- O tamanho dessas saídas depende do modelo do terrário.
- Leve em conta também onde você vai colocar o terrário. Alguns têm bases planas e precisam ficar em superfícies estáveis, enquanto outros devem ficar suspensos. Neste segundo caso, compre também uma corrente e um gancho para fazer a instalação.
- Experimente reutilizar vasilhas de vidro ou vidros de conserva! O material só precisa ter pelo menos 13 cm de diâmetro.
- Assim como as plantas, você pode comprar o terrário em lojas de jardinagem ou pela internet.
- Se você não tem experiência, talvez seja mais fácil cuidar de terrários menores a princípio. Além disso, eles são mais baratos que as estruturas grandes.
-
Escolha o material de base do terrário. Você precisa de um material que seja leve e não retenha tanta água. A opção mais simples é comprar areia para aquário, embora cascalho e pedrinhas coloridas deixem o projeto mais criativo. Musgo decorativo e vidro triturado reciclado são outras alternativas interessantes.
- As epífitas não precisam de solo. É até melhor evitar esse material, visto que ele absorve a umidade e pode danificar as plantas.
- Tente criar camadas com bases diferentes para deixar o terrário mais criativo! Por exemplo: misture areia branca, pedrinhas coloridas e vidro reciclado.
-
Separe cascas de árvores, conchas e outros itens decorativos. Esses materiais não são indispensáveis, mas podem deixar o terrário mais bonito. Dá até para encontrar vários desses itens na natureza, como cascas de árvores e galhos — desde que você os seque e limpe bem antes. Espalhe também um pouco de musgo ou conchas para aquário para criar uma espécie de minifloresta dentro da estrutura. [3] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se do espaço disponível no terrário na hora de escolher os itens decorativos. Não exagere na quantidade.
- É melhor você comprar itens decorativos prontos, pois isso reduz os riscos à saúde das plantas. Por exemplo: vá a uma madeireira local e peça um saco de cascas de árvore.
Publicidade
-
Adicione uma camada de pelo menos 5 cm de areia ao terrário. Compre um saco de areia comum e adicione ao terrário até formar uma base. Em seguida, nivele toda essa camada com a mão. [4] X Fonte de pesquisa
- Também dá para você usar areia de outras cores. Por exemplo: compre areia azul e adicione conchas e outras plantas para criar um tema aquático.
- Você pode adicionar um volume maior de areia se não pretende usar outros materiais na decoração. O importante é deixar espaço de sobra para as plantas crescerem.
-
Adicione uma camada de areia colorida ou outro material em seguida. Existem tipos de areia de diversas cores — e todos podem deixar o terrário muito mais vivo e diferente! Se você preferir outros materiais, espalhe uma camada de 2,5 cm de pedrinhas ou vidro reciclado. Esses dois itens são recomendados para quem não quer que o projeto final pareça um deserto ou uma praia em miniatura. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: experimente personalizar o terrário alternando camadas de areia colorida e areia comum. Use cores diferentes e veja o que mais chama a sua atenção!
- Essas camadas adicionais podem ser mais finas ou grossas, desde que sobre espaço para as plantas e os demais itens decorativos.
-
Simule uma minifloresta no terrário usando alguns pedaços de madeira. Pegue alguns pedaços de madeira limpa e espalhe no terrário, mais uma vez deixando espaço de sobra para as plantas. Você pode até escolher um galho oco e usá-lo como base para uma das epífitas! Essa alternativa combina muito com areia normal, preta ou marrom. [6] X Fonte de pesquisa
- Pedaços menores de madeira também combinam com conchas, principalmente quando a base é de areia.
-
Use conchas para dar um toque praiano ao terrário. Depois de criar a camada de areia normal ou colorida no terrário, escolha algumas conchas decorativas que sejam mais ou menos pequenas. Distibua-as em cima da base, perto de onde você pretende colocar as plantas. Espalhe tudo de um jeito que dê a impressão de que os espécimes estão saindo diretamente da areia. [7] X Fonte de pesquisa
- Escolha conchas que combinem com o material de base que você escolheu. Por exemplo: conchinhas coloridas combinam com areia comum, mas não chamam tanta atenção quando estão em meio à areia que também é colorida.
- Se você for decorar o terrário com várias conchas, use tipos diferentes e distribua cada um em um ângulo variado.
-
Use plantas ou corais decorativos para deixar o terrário mais diversificado. Compre corais para aquário em qualquer loja de peixes ou adicione uma planta como erva-dos-carpinteiros ao terrário — de preferência, perto das saídas de ar. Esses itens deixam a estrutura mais colorida, mas não roubam os nutrientes das plantas aéreas. Basta espalhar tudo de um jeito que pareça natural. [8] X Fonte de pesquisa
- O musgo decorativo também combina bastante com a areia comum. Use-o se você quiser simular um minideserto.
-
Coloque as plantas aéreas em cima da base no terrário. As plantas aéreas não têm raízes e não precisam ficar enterradas. Você só tem que colocar os espécimes em uma área espaçosa do terrário. Não os aperte contra os itens decorativos ou as paredes, pois eles gostam de espalhar as folhas e vão precisar se secar de vez em quando. [9] X Fonte de pesquisa
- Se as epífitas ficarem molhadas, deixe-as de lado por 15 minutos antes de colocar tudo no terrário. A umidade pode desidratar e matar os espécimes, o que também acontece se você os enterrar no material de base.
- Você tem a opção de colocar as plantas dentro de conchas e outros objetos decorativos, desde que eles sejam abertos e tenham bastante espaço para os espécimes crescerem.
-
Pregue as plantas nos objetos decorativos com cola (opcional). Pense onde você pretende colocar cada item decorativo no terrário. Depois, imagine onde quer colocar cada planta. Compre uma cola que não seja tóxica, como selante de silicone, e passe um pouco na superfície do objeto de base. Em seguida, pregue um espécime em cada um e espere 24 horas até o material secar. [10] X Fonte de pesquisa
- Você também pode amarrar as plantas nos objetos decorativos. Use um material de qualidade e que resista ao contato com o sol, como fios de arame, e não aperte muito na base dos espécimes.
- Pregue as plantas em superfícies que não sejam tóxicas! Pedaços de madeira tratada, por exemplo, contêm cobre e agentes químicos perigosos.
Publicidade
-
Coloque o terrário em uma área que receba de uma a três horas de luz do sol indiretamente por dia. Tente instalar o terrário a uma distância de 30 a 90 cm de uma janela — se possível, uma que tenha mais contato indireto com a luz do sol. As plantas aéreas não sobrevivem quando ficam muito tempo no escuro. [11] X Fonte de pesquisa
- Você também pode colocar o terrário a 30 ou 60 cm de distância de uma lâmpada ou outra fonte de iluminação artificial.
- As plantas conseguem resistir bem ao contato direto com a luz do sol e temperaturas mais altas, mas você precisa se atentar à frequência da rega.
-
Escolha um lugar longe de baixas temperaturas e alta umidade. As epífitas são tropicais, ou seja, não vivem bem em lugares de baixa temperatura. Deixe o terrário longe de aparelhos como ar condicionado e ventilador e janelas abertas, que aumentam a umidade. Em relação à temperatura, o ideal é que ela esteja acima de 16 ºC. [12] X Fonte de pesquisa
- Coloque o terrário em um lugar seguro e onde ele não fique exposto a elementos como chuva, goteiras e respingos d'água. A água pode danificar as plantas.
-
Suspenda o terrário ou coloque-o em uma superfície plana. Tudo depende do tipo de terrário que você montou: se ele for suspenso, coloque-o em uma corrente e um gancho (a maioria dos kits de terrários comerciais inclui esses materiais); se não for, ponha-o em uma mesa ou outra superfície estável. [13] X Fonte de pesquisa
- Escolha um lugar no qual não haja o risco de alguém esbarrar e derrubar o terrário. Qualquer movimento em falso pode acabar deslocando e enterrando as plantas — isso se não quebrar o vidro de uma vez.
Publicidade
-
Tire as plantas do terrário pelo menos uma vez por semana. Embora as plantas aéreas obtenham nutrientes pelo ar, elas ainda precisam de um pouco d'água de vez em quando. Sendo assim, tire cada espécime do terrário uma vez por semana para não saturar a estrutura sem querer. [14] X Fonte de pesquisa
- Se você vive em uma área quente e seca, prepare-se para ter que regar as plantas aéreas com mais frequência. Nesse caso, borrife água nelas duas ou três vezes por semana.
- Dê uma olhada nas folhas para saber se você está regando as plantas na medida certa. Elas precisam estar duras e abertas. Se ficarem macias, claras ou enrugadas, é melhor aumentar a frequência da rega.
-
Mergulhe as plantas em uma vasilha de água gelada por até 30 minutos. Preencha uma vasilha com água gelada e mergulhe as epífitas. Pode parecer estranho, mas esse "banho" não faz mal às plantas. Só não se esqueça de recolher tudo depois de meia hora! [15] X Fonte de pesquisa
- Se você não tiver tempo para mergulhar as plantas, borrife água gelada nelas por cerca de 15 segundos.
- A cada duas ou três semanas, você pode mergulhar as plantas por duas horas para melhorar a absorção da água.
-
Deixe as plantas em um local aberto por quatro horas. Chacoalhe cada planta de leve para tirar o excesso de umidade. Depois, coloque os espécimes em um lugar com boa circulação — mas sem contato direto com o sol. Transfira tudo de volta ao terrário após cerca de quatro horas. [16] X Fonte de pesquisa
- Coloque as plantas de volta no terrário apenas quando elas estiverem completamente secas. As epífitas são delicadas e acabam morrendo quando são expostas à umidade em excesso.
- Você pode ainda remover o excesso de umidade com folhas de papel-toalha, principalmente se não conseguir deixar as plantas secando sozinhas.
-
Remova os brotos das plantas conforme eles se formam. As plantas aéreas produzem brotos que saem da base do caule. Espere até eles chegarem a ⅓ do tamanho do espécime original e remova um a um com cuidado. Você pode descartar todos ou colocar em outros pontos do terrário para gerar novos espécimes! [17] X Fonte de pesquisa
- Caso você não consiga extrair os brotos à mão, use uma faquinha afiada para cortá-los bem rentes à planta original.
- Como as plantas aéreas crescem devagar, pode ser que você só note a presença dos brotos dentro de um a três anos.
- A epífita original vai morrer algumas semanas depois de produzir brotos. Por isso, guarde alguns deles para repovoar o terrário. Você também tem a opção de deixar esses brotos grudados na planta, desde que haja espaço de sobra no terrário.
Publicidade
Dicas
- Também dá para cultivar plantas aéreas em bandejas de plástico e outros recipientes parecidos. Use vasos somente com os espécimes grandes e que não caibam em terrários.
- Na hora de fertilizar as epífitas, misture um fertilizante de bromélia ou líquido com água e borrife nos espécimes na primavera e no verão. No entanto, você só precisa fazer isso se eles apresentarem dificuldade para sobreviver ou gerar brotos. [18] X Fonte de pesquisa
- Tome muito cuidado para não cortar ou quebrar as plantas sem querer na hora de montar o terrário. É por essas e outras que é recomendável pregar os espécimes em objetos decorativos, como pedaços de madeira, já que isso dispensa a necessidade de ajustes drásticos no corpo das epífitas.
Publicidade
Avisos
Materiais Necessários
- De uma a três plantas aéreas (epífitas).
- Terrário de vidro.
- Areia grossa, cascalho ou outro material de base.
- Pedaços de madeira e outros itens decorativos.
- Vasilha ou borrifador.
- Correntes e ganchos (opcional).
Referências
- ↑ https://extension.msstate.edu/blog/how-make-air-plant-terrarium
- ↑ https://www.bemakeful.com/home/we-love-how-simply-this-diy-air-plant-terrarium-is/
- ↑ https://davesgarden.com/guides/articles/using-air-plants-to-create-a-beautiful-low-maintenance-indoor-garden
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=sI7rRc7pbVs&feature=youtu.be&t=81
- ↑ https://www.diyhowto.org/diy-sand-art-terrarium-ideas-picture-instructions/
- ↑ https://davesgarden.com/guides/articles/using-air-plants-to-create-a-beautiful-low-maintenance-indoor-garden
- ↑ https://www.decoist.com/diy-air-plant-terrarium-tropical-style/?adblock=1&chrome=1
- ↑ https://ecophiles.com/2017/06/12/diy-beginners-guide-creating-terrarium/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=YqwZ6gpQzgA&feature=youtu.be&t=172
- ↑ https://garden.org/learn/articles/view/765/
- ↑ https://airplantsweb.com/do-air-plants-need-sun/
- ↑ https://hortnews.extension.iastate.edu/2019/12/all-about-air-plants
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=ZfiF4lyVLHw&feature=youtu.be&t=64
- ↑ https://hgic.clemson.edu/factsheet/air-plants/
- ↑ https://hgic.clemson.edu/factsheet/air-plants/
- ↑ https://balconygardenweb.com/how-to-water-air-plants-watering-air-plants/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=-wk9T4Dpo4Y&feature=youtu.be&t=350
- ↑ http://cloud2.snappages.com/cda3ac1576acc8bcc188afe7f78a9a97a8a96d21/Air%20Plant%20Care%20Instructions.pdf
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=-wk9T4Dpo4Y&feature=youtu.be&t=459
Publicidade