Baixe em PDF Baixe em PDF

Se chegou até este artigo, você provavelmente quer mudar sua risada ou, no mínimo, está curioso sobre o assunto. Pode ser que não goste do som dela ou que ouça constantemente dos outros que ela é irritante. O primeiro passo é compreender exatamente o que há de "errado" com sua risada: ela é muito alta, aguda demais ou pura e simplesmente bisonha? Ouça outras risadas diferentes e escolha uma que combine com você. Em seguida, aprenda a imitá-la.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo uma nova risada

Baixe em PDF
  1. Caso não tenha ainda um estilo em mente, é hora de ir em busca e descobrir qual mais o apraz. Para se inspirar, observe o mundo ao seu redor. Veja como riem as pessoas, os personagens de filmes e as celebridades que aparecem na TV. Preste atenção tanto em pessoas próximas quanto em estranhos. Fique sempre na espreita e atento a risadas boas.
    • O YouTube é uma excelente fonte de gravações de fala e risadas humanas. Aliás, você as encontra por toda a Internet.
    • Pense consigo mesmo: por que você gosta de determinadas risadas? Talvez as mais profundas e sinceras o agradem mais pela sonoridade, que o faz rir também.
  2. Quando ouvir uma risada inspiradora, tente gravá-la na cabeça ou no gravador do celular mesmo. Quando estiver sozinho, fique de frente a um espelho e tente imitá-la. Se ficar tempo o suficiente perto da pessoa com a risada de que gosta, você a começará a imitar naturalmente. Contudo, é possível fazer o processo guinar na direção que você quer. Basta escolher que risada tentará. [1]
    • Atenção: se você tentar imitar a risada de algum famoso da televisão, as pessoas provavelmente vão perceber. Talvez você até tenha essa intenção — a decisão é sua.
  3. Talvez você não goste de rir muito alto, muito agudo ou de maneira assustadora. Descubra exatamente o que não gosta em sua risada para poder escolher e cultivar uma que o agrade mais. Com o tempo você solucionará o problema. [2]
    • Caso ria muito alto, tente rir conscientemente mais baixo. Tem gente que tem uma risada muito aguda ou muito rápida. Se for esse o seu caso, tente rir mais lentamente, usando um tom mais grave.
  4. Algumas pessoas nem sabem que respiram de maneira diferente enquanto riem. Por exemplo, tem gente que ronca igual um porquinho quando ri, mas isso ocorre porque o corpo está fazendo um reflexo em busca de mais oxigênio. Pergunte às pessoas de seu círculo social o que elas acham de sua risada. Esta pode ser uma experiência reveladora. Caso achem que há algo de irritante ou perturbador em sua risada, as pessoas certamente dirão quando você perguntar!
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mudando sua risada

Baixe em PDF
  1. Grave-se rindo ou peça para outra pessoa fazê-lo. Em seguida, escute a gravação e procure entender o que há de estranho ou indesejável na risada. Pode ser que você grunha com muita frequência ou dê risadinhas inconvenientes que não combinem com o contexto. Conforme caminha em direção à mudança, vá gravando e regravando sua risada para avaliar o progresso e fazer as melhorias necessárias.
    • Se tiver alguma risada específica em mente, toque a gravação da sua risada original junto dela. Assim você poderá ouvir as mais sutis diferenças entre as duas.
  2. Ria dentro do carro, no bosque ou na frente do espelho quando estiver sozinho no quarto. Quando sentir que está pronto, comece a rir da maneira desejada. Vá ajustando a sonoridade da risada até que ela fique do jeito que você quer.
  3. Pense em algo engraçado, peça para um amigo contar uma piada ou assista uma cena de comédia. Tente rir de verdade para que a risada seja uma representação precisa de como você ri. Se não conseguir rir de nada, tente rir pura e simplesmente do absurdo da situação: você está em frente ao espelho praticando para mudar sua risada.
  4. Se ela for muito anasalada, foque em como seu nariz se comporta quando você ri. Tente direcionar a risada para o diafragma, um canal aéreo que fica próximo do estômago, bem abaixo dos pulmões. Se sua risada for alta demais, tente contê-la um pouco.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Praticando a risada

Baixe em PDF
  1. Quando estiver conversando com os outros, preste atenção em como está rindo. Você precisará ficar super atento, principalmente no começo, para conseguir rir da maneira desejada. Com o tempo, as coisas se ajustarão naturalmente e você passará a ter a nova risada.
    • Ao se pegar rindo como antigamente, não se frustre. Produto do hábito, a risada antiga foi se desenvolvendo naturalmente com o passar do tempo conforme você interagia com as pessoas. Não vai ser de uma hora para outra que você a abandonará.
    • O importante é estar consciente de como está rindo. Se estiver consciente de sua risada, você conseguirá mudá-la com mais facilidade.
  2. Sozinho ou rodeado de pessoas, vá treinando a nova sonoridade. Faça-se rir e continue rindo até ficar satisfeito com o resultado. Pratique no carro, no parque e na frente do espelho. Tenha bom senso, pois as pessoas podem estranhar se você começar a rir sem motivo aparente.
  3. Ao optar por um estilo específico de risada, saiba que ao praticar você pode até mudar de ideia. Assim como sua risada antiga foi traçada e forjada sob influências externas – os filmes que você viu, as pessoas com quem interagiu, seus personagens favoritos e as risadas de que gostou e subconscientemente imitou –, a nova também será influenciada pelas circunstâncias. Isso não quer dizer que não vá gostar do resultado. O fato é que não é necessário ficar escolhendo demais ou retocando os detalhes, desde que a risada o agrade.
  4. Não saia fazendo escândalo e forçando a nova risada logo de cara. Faça as coisas de maneira gradual. Acostume-se com a risada até o ponto em que não precise mais pensar no assunto. Seu cérebro vai se adaptar ao estilo e entonação aos poucos. [3]
    Publicidade

Dicas

  • Não fique pensando demais no assunto. Se fizer muita força para mudar a própria risada, você transparecerá um ar de falsidade.
  • Escolha uma risada que soe natural e ria normalmente.
  • Peça para alguém ajudá-lo no processo de reconstrução da risada. Se ele disser que a nova risada é tão ou mais irritante que a outra, dê um passo para trás e tente de novo.
  • Experimente diferentes risadas e escolha a que mais agrade você e às pessoas próximas. Contudo, procure não soar falso. Busque a naturalidade.
Publicidade

Avisos

  • Muito cuidado ao escolher a nova risada. Se ela for muito ridícula, as pessoas é que rirão de você.
Publicidade

Materiais necessários

  • Um espelho;
  • Uma pessoa de confiança para dizer como está a risada.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 824 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade