PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O paletó é uma das partes mais importantes de um terno. Sendo assim, que tal você aprender a passar a peça em casa, sem ter que recorrer a profissionais — e sem correr o risco de estragar o material? O processo é bem simples, desde que o ferro esteja na temperatura certa. Comece seguindo as dicas deste artigo!

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando-se para passar o paletó

PDF download Baixe em PDF
  1. Pegue o paletó que você quer passar e veja se há qualquer mancha de líquidos, comida, suor ou afins.
    • O calor fixa as partículas de sujeira no paletó, dificultando todo o processo de remoção. Por isso, limpe o material o quanto antes sempre que você sofrer algum acidente.
  2. Se você não tem uma tábua, coloque uma toalha de banho dobrada ao meio em cima de uma superfície plana e que resista ao calor, como uma mesa de tampo grosso ou um balcão de granito. Lembre-se de que você precisa estar perto de uma tomada.
    • Qualquer tábua de passar serve, mas o processo fica mais fácil se ela tiver um passa manga (aquela peça mais fina).
    DICA DE ESPECIALISTA

    Susan Stocker

    Especialista em Limpeza Sustentável
    Susan Stocker é proprietária da empresa número 1 de limpeza sustentável de Seattle, a Susan's Green Cleaning. É conhecida na região por seus incríveis protocolos de trabalho — ganhando o Better Business Torch Award por Ética e Integridade em 2017 — e sua defesa em relação a práticas sustentáveis de faxina.
    Susan Stocker
    Especialista em Limpeza Sustentável

    Truque da especialista: você pode remover as rugas do paletó usando um vaporizador portátil. Se não tiver o equipamento, basta umedecer as mãos com água e passar nas marcas com cuidado. Depois, pendure a peça no banheiro na hora do banho. O vapor vai amaciar as marcas.

  3. Dê uma olhada na etiqueta do paletó, que provavelmente fica do lado de dentro dele, e descubra do que a peça é feita. Você precisa ajustar a temperatura do ferro de acordo com isso. [1] Veja alguns exemplos mais comuns e as temperaturas recomendadas:
    • Linho ou algodão: temperatura quente.
    • Tecido sintético, como acrílico, nylon ou poliéster: temperatura fria.
    • Poliéster misto e lã: temperatura fria ou morna.
  4. Com o tempo, a base do ferro acumula sujeira e deixa resíduos em peças de roupa. Se você notar que o aparelho precisa de manutenção, limpe-o usando um pano úmido ou uma pasta de bicarbonato de sódio.
    • Para fazer a pasta, misture 1 colher de sopa de água e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique-a no ferro, conte um minuto e remova tudo. [2]
  5. Enquanto passa o paletó, você vai precisar borrifar um pouco d'água no tecido para evitar que ele queime. De quebra, a água libera vapor que ajuda a amaciar as rugas. [3]
    • Se o seu ferro tem a função de vaporizar, você nem vai precisar do borrifador. Nesse caso, coloque água destilada no compartimento do aparelho. Não use água da torneira, pois ela tem cálcio e minerais que podem danificar o ferro aos poucos.
  6. Ajuste a temperatura do ferro de acordo com o material do paletó e espere enquanto a chapa esquenta. Isso pode levar alguns minutos.
    • Hoje, a maioria dos ferros de passar tem uma luz que indica quando a chapa está quente.
    • Não comece a passar o paletó enquanto o ferro não estiver na temperatura certa.
  7. Esse pano serve para proteger o paletó, evitando que ele queime ou fique com algumas áreas brilhantes. Qualquer toalha ou outra peça de algodão está de bom tamanho, mas o ideal é usar uma musselina. [4]
    • Você vai precisar colocar o tecido entre o ferro e cada área diferente do paletó que for passar. Se isso não for possível, vire a peça do avesso e passe-a pelo lado de dentro. O interior quase sempre é feito de um material diferente e mais resistente. De todo modo, leia a etiqueta e veja se há instruções específicas de passagem.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Passando o paletó

PDF download Baixe em PDF
  1. Ponha o paletó na tábua (ou outra superfície protegida) com a parte traseira, ou seja, das costas, virada para cima. Teste a temperatura do ferro em uma área interna do tecido, perto da bainha, para o caso de a chapa estar muito quente e causar algum estrago (que não fique visível, pelo menos). Depois, faça os ajustes necessários e continue.
    • Amacie as rugas mais visíveis antes de começar a passar o paletó.
    • Se o paletó tem algum detalhe bordado, vire-o do avesso e passe-o pelo revestimento, e não pelo bordado em si. Aqui, não se esqueça de que você precisa diminuir a temperatura do ferro.
  2. Coloque o paletó de costas para você na tábua (ou outra superfície). Não puxe e nem tente esticar a costura dos braços durante o processo: ela deve continuar do jeito que está.
    • Borrife um pouco d'água na área do paletó que você vai passar. Passe o ferro em seções pequenas da traseira do paletó, em vez de ir de cima a baixo de uma vez. Você precisa desfazer as rugas, não só amaciar o tecido.
    • Se o paletó tem aquela abertura na parte traseira, coloque um pedaço de papel mais grosso entre ela e o resto do tecido. Isso evita que o ferro deixe marcas no material. Passe-o em cima, levante o tecido e passe por baixo em seguida.
  3. Depois de passar a parte traseira do paletó, você pode avançar à parte da frente e aos lados. Coloque metade da peça na tábua, de modo que a outra fique suspensa no ar. Se o paletó tem pences, um deles tem que ficar alinhado à borda da superfície (para não amassar).
    • Amacie as rugas grandes do tecido de dentro e de fora antes de começar a umedecer e passar o paletó.
  4. Assim como você fez na parte de trás, passe a frente do paletó em seções pequenas e fazendo só um pouco de força com o ferro. Essa região provavelmente tem bolsos e lapelas, então é melhor redobrar o cuidado. [5]
    • Não passe o ferro até amassar as lapelas — a menos que você queira simular um look mais militar ou tradicional. Deixe a chapa nelas por pouco tempo, fazendo movimentos suaves. Além disso, se o paletó tiver ombreiras, não chegue o aparelho perto dessas partes.
    • Vire os bolsos do avesso antes de passar o ferro por cima deles, ou você vai acabar criando novas rugas no tecido. Se eles tiverem abas, pegue aquela folha de papel mais grossa que você usou na abertura e separe as camadas.
  5. As mangas são as partes mais difíceis de passar no paletó, tanto pela forma, como pela quantidade de camadas de tecido na área (duas).
    • Coloque a primeira manga do paletó na tábua e passe a mão em cima do tecido até desfazer as rugas mais evidentes. Se você estiver usando um passa manga, basta inserir a peça nele e girar o tecido até a posição certa.
    • Ponha um pano úmido em cima da manga. Ele vai proteger o tecido dessa área e facilitar todo o processo. [6]
  6. Comece passando o meio da primeira manga, seguindo a linha da costura para não amassar o tecido sem querer. O processo fica muito mais fácil com um passa manga, já que você só precisa girar o paletó conforme avança. [7]
    • Se você não tiver um passa manga, use algum objeto cilíndrico que consiga preservar a forma do tecido durante o processo. Até uma revista ou uma chapa de papelão mais grossa servem! Nessas horas, basta colocar uma toalha de algodão em volta do material.
  7. Assim que você terminar, pendure o paletó passado com um cabide de qualidade. Tente usar um acessório com ombros e veludo ou espuma, mas até uma peça de arame vai quebrar um galho.
    • Deixe o paletó pendurado até ele esfriar.
    • Desligue o ferro e guarde a tábua. Espere até a chapa esfriar antes de encostar nela!
    Publicidade

Dicas

  • Depois de passar o ferro, tire toda a água ainda quente do compartimento dele. Isso reduz o risco de a umidade ficar presa e estragar o aparelho.
  • Se o paletó tem algum tipo de acabamento, coloque uma toalha de algodão entre o ferro e o tecido para não deixar aqueles pontos brilhantes no material.
Publicidade

Avisos

  • Deixe as mãos bem distantes do vapor de água! Você pode acabar se queimando.
  • Se você não souber ao certo de que tipo de fibra o paletó é feito, ligue o ferro na menor temperatura possível e só a aumente se for necessário.
  • Não passe o ferro em cima dos botões, e sim dos lados deles. Do contrário, as peças vão acabar deixando marcas permanentes no resto do tecido.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 374 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade