Baixe em PDF
Baixe em PDF
Há muitas coisas que podem ser feitas para mudar a aparência do Windows. Desde o papel de parede até os descansos de tela, passando pelos sons das mensagens de erro, são todos aspectos personalizáveis. Deixe aquele tema padrão para trás e siga esse guia para que o Windows fique com a sua cara!
Passos
-
Compreenda o que são os temas. Eles consistem em pacotes de ícones, papéis de parede, fontes, descansos de tela e sons que constituem a interface do usuário do Windows. É possível mudar o tema inteiro, de uma vez, para mudar de maneira “drástica” a aparência e os detalhes do sistema.
- A maioria das versões do Windows possuem apenas um ou dois temas instalados, mas há como se obter muitos outros através da internet.
-
Mude o tema. Abra a ferramenta “Personalização”, no “Painel de Controle”. No Windows 7 e 8, a janela de seleção de tema ocupa a maior parte dessa ferramenta; é possível navegar pelos temas instalados e escolher um. Para pesquisar outros na internet, clique em “Obter mais temas na internet...”.
- No Windows 10, acesse “Configuração”, “Personalização” e “Temas”.
- No Vista, a seleção de tema não possui uma interface tão boa. No menu “Personalização”, clique em “Tema” para abrir um outro menu; nele, será possível escolher entre os que estão instalados em um menu suspenso. Para obter mais temas, é preciso pesquisá-los de forma manual e baixá-los ao computador; a extensão deles deve ser “.theme”.
Publicidade
-
Obtenha uma nova imagem de fundo. O Windows fornece poucas opções para o usuário mudar a imagem da Área de Trabalho; caso queira uma personalizada, você poderá pesquisar na internet ou criar uma. Primeiro, leve em consideração o tamanho da imagem que você baixará.
- Abra o menu “Plano de Fundo”. No Windows XP, 7 e 8, basta acessar o “Painel de Controle” e depois clicar sobre “Plano de Fundo”; no Vista, vá até o “Painel de Controle”, entre em “Personalização” e depois “Configurações de Exibição”, mais ao fim.
- No Windows 10, clique com o botão direito no papel de parede atual e escolha “Personalizar”. Mais abaixo, há o menu “Escolha sua Imagem”; também será possível navegar pelo computador e adicionar uma imagem salva nele.
-
Verifique o tamanho do monitor. Para que a imagem de fundo fique ótima, ela deve corresponder ao tamanho do monitor, para que você não tenha que esticar ou “repeti-la”. Em “Plano de Fundo”, procure pelo cursor deslizante que mostra os pixels que constituem a resolução (“1920 por 1080 pixels”, por exemplo). Isso significa que as imagens do monitor são exibidas com 1920 pixels de largura e 1080 de altura. A foto deve ter uma resolução correspondente para que não fique “pixelizada”.
-
Baixe uma imagem. Isso pode ser feito através de sites de busca (ou de pesquisa de imagens) para achar um novo papel de parede para a Área de Trabalho. Nas configurações de busca do site, clique em “Tamanho” e depois em “Exato”: digite a resolução do monitor para buscar imagens apenas desse tamanho. Assim que encontrar, salve-a no computador.
-
Coloque o papel de parede. Abra a ferramenta “Personalização”, no “Painel de Controle” — que pode estar na categoria “Aparência e Personalização”, dependendo do tipo de exibição do Painel de Controle — ou clique com o botão direito na imagem atual e selecione “Personalizar” (Windows 10). Agora, entre em “Plano de Fundo”, clique em “Pesquisar...”e navegue até o local do computador em que está a imagem baixada.
- Caso a imagem não tenha a mesma resolução do monitor, será possível esticá-la, repeti-la várias vezes ou deixá-la com bordas pretas.
Publicidade
-
Entre no menu “Personalização”, que está no “Painel de Controle” (categoria “Aparências e Personalização”). Vá até “Proteção de Tela” para abrir as configurações.
- No Windows 10, acesse o menu “Personalização” (primeiro, clique no ícone de uma engrenagem, no menu “Iniciar”) e acesse “Tela de Bloqueio”, no menu lateral à esquerda. Desça a tela até o fim e clique em “Configurações de proteção de tela”.
-
Mude o descanso de tela no menu suspenso. Todos que estiverem instalados serão exibidos aqui.
-
Modifique as preferências da proteção de tela. É possível ajustar após quanto tempo o descanso aparecerá e se o computador deve ser bloqueado ou não. Dependendo do que escolher, pode ser possível ajustar suas configurações ao clicar no botão “Configurações...”.
-
Faça o download de novas proteções de tela. Para instalá-las, obtenha-as primeiro da internet; os arquivos devem estar no formato “.scr”. É importante baixar itens apenas de sites e fontes de confiança, já que os “.scr” são executáveis que podem distribuir vírus.
- Após obter um arquivo “.scr”, basta clicar nele com o botão direito e escolher “Instalar”, no menu.
Publicidade
-
Abra o menu “Personalização” de acordo com seu sistema operacional (“Painel de Controle”, na seção “Aparência e Personalização”, em versões anteriores ao W10. Nesse último, veja esse guia ); nele, escolha “Mudar ícones da área de trabalho”, no painel à esquerda, para acessar o menu “Configuração dos Ícones da Área de Trabalho”.
-
Habilite os ícones que deseja. Primeiro, marque as caixas de seleção ao lado dos ícones que deseja que apareçam na Área de Trabalho; aqui, apenas a Lixeira deverá estar ativada por padrão. Adicione “Meu Computador”, “Painel de Controle” e muitos outros, se assim desejar.
-
Mude os ícones. Para alterar todos os ícones dos itens de menu, selecione um deles e clique no botão “Mudar Ícone...”. A pasta com as opções será aberta, permitindo que você veja os que estão pré-instalados.
- Para mudar um ícone customizado, é preciso baixar um novo ícone primeiro. Eles possuem o formato “.ico”; clique em “Mudar Ícone...” e depois em “Pesquisar...” para encontrar os ícones baixados. Selecione o que você deseja usar.
-
Também é possível alterar o ícone de qualquer atalho. Comece clicando com o botão direito sobre ele e entrando em “Propriedades”; depois, selecione a guia “Atalhos” e o botão “Mudar Ícone...” para navegar pelo computador até achar o ícone que substituirá o atual.
- No entanto, isso só pode ser feito com os atalhos de programas, ou seja, os aplicativos que estão no menu “Iniciar” e na “Área de Trabalho”. Os ícones para os programas em si — que devem estar em “Arquivos de Programas” — não podem ser alterados.
Publicidade
-
Acesse o menu “Personalização” entrando no “Painel de Controle” e consultando a seção “Aparência e Personalização”. Clique em “Mudar ponteiro do mouse”, opção que estará no painel à direita, no Windows 7 e 8, e na lista principal no Vista. Um menu será aberto, o “Propriedades do Mouse”. No XP, é possível entrar diretamente nesse menu pelo Painel de Controle.
- No Windows 10, entre no menu “Configurações” (clique no menu “Iniciar” e depois no ícone de uma engrenagem). No campo de busca, no topo dessa tela, digite “ponteiro”, e várias opções serão exibidas. Selecione “Alterar cor do ponteiro do mouse”. As opções são poucas, nessa versão do Windows.
-
Selecione a guia “Ponteiros”. Aqui, o usuário poderá alterar os esquemas pré-instalados, de forma que a aparência do ponteiro seja distinta em todas as situações (como ao carregar uma página, ou ao selecionar texto, por exemplo). Clique no ponteiro, na lista, e depois em “Pesquisar...”, para mudá-lo.
- Também é possível baixar ponteiros na internet; os tipos estáticos virão no formato “.cur”, enquanto os animados serão “.ani”.
-
Salve o novo esquema. Depois de personalizar os ponteiros, salve-os como um novo esquema para que seja mais fácil habilitar e desabilitá-los a partir de agora.Publicidade
-
Acesse o menu “Personalização” entrando no “Painel de Controle” e consultando a seção “Aparência e Personalização”. Acesse “Sons”, que estará na parte inferior da tela no Windows 7 e 8, ou na lista principal do Vista.
- A Microsoft oferece alguns temas com som, que é a única forma de mudar o esquema padrão do Windows 10. Acesse esse link para saber mais.
-
Defina o esquema que será utilizado. É provável que o usuário tenha apenas um ou dois esquemas de som instalados no computador; antes de tudo, portanto, é necessário adicionar outros. O Windows possui suporte a arquivos “.wav” para os eventos do sistema. Uma rápida pesquisa na internet permitirá que você encontre milhares de sons com esse formato para baixar gratuitamente.
-
Defina os sons padrão. Depois que obter alguns arquivos “.wav”, defina-os para certos eventos do Windows; a partir do menu “Som”, selecione o evento que deverá ser alterado. Clique em “Pesquisar...”, na parte inferior da tela, e encontre o “.wav” que baixou. Após selecioná-lo, clique em “Testar” para confirmar que ele está funcionando da forma certa.
-
Salve o novo esquema após personalizar os sons. Quando estiver satisfeito com o resultado, salve o esquema para que ele possa ser habilitado e desabilitado sem dificuldade a partir de agora.Publicidade
-
Abra o menu “Personalização”. Ele está em “Painel de Controle”, na seção “Aparência e Personalização”. No Windows 7 e no 8, clique em “Cor”, na parte inferior da janela, ou em “Cor da Janela e Aparência”, na lista principal, no Vista. A ferramenta de cores do sistema abrirá.
- No Windows 10, entre no menu “Configurações” (clique no menu “Iniciar” e depois no ícone de uma engrenagem). Nele, clique em “Personalizar” e no menu lateral, em “Cores”.
-
Escolha uma cor predefinida. Algumas opções serão exibidas, permitindo que o usuário habilite a transparência, se assim desejar. Use o cursor deslizante de “Intensidade de Cor” para definir o quão vibrante elas deverão ser.
-
Crie uma cor. Abra o Mixer de Cor para usar uma coloração personalizada, ajustando a matiz, saturação e brilho para personalizar as janelas. No Windows 10, clique em “+ Cor Personalizada”.Publicidade
-
Altere efeitos visuais básicos. Abra o menu Apple e escolha “Preferências do Sistema” para ver as seguintes opções:
- “Mesa / Prot. de Tela”: dá a possibilidade de mudar o papel de parede e customizar a proteção de tela.
- “Aparência”: o usuário conseguirá mudar o esquema de cores dos menus, barras e janelas. Também haverá opções para alterar a cor do texto quando selecionado e destacado. A opção estará dentro da seção “Geral”.
-
Mude os ícones do Mac OS X. Quase todos os programas do sistema da Apple poderão ter seus ícones mudados. Primeiro, baixe novos ícones, que estarão no formato “.icns”.
- Selecione o ícone e pressione Command + C para copiá-lo.
- Encontre o programa (ou pasta) que deseja mudar. Abra a tela de informações com o atalho Command + I.
- No canto esquerdo superior da janela “Informações, há um ícone pequeno. Clique nele e pressione Command + V para colar o novo.
- Para retornar ao ícone padrão, basta selecionar o novo (janela “Informações”) e pressionar a tecla Backspace.
Publicidade
Dicas
- É possível conseguir quase de tudo na internet: se estiver procurando por um fundo de tela, por exemplo, pesquise.
- No Dreamscene , há vídeos que podem ser definidos com papel de parede da Área de Trabalho.
- Não gosta dos fundos de tela que o sistema oferece? Crie algo no Paint, ou coloque sua própria arte.
- Para que os ponteiros e ícones voltem ao padrão, pressione o botão “Padrão”.
- Também é possível colocar animações com papel de parede.
Publicidade
Avisos
- Sempre tenha cuidado ao baixar arquivos da internet. Há muitos programas que prometem novos fundos de tela, telas de descanso, emojis e mais, mas na verdade estão cheios de “spyware” e “adwares”, que prejudicam o bom funcionamento do computador e às vezes são difíceis de se remover.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 24 880 vezes.
Publicidade