PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Como dono de um cão, você pode precisar pingar remédio no ouvido dele para tratar uma infecção, parasitas ou fungos. O animal pode não gostar do tratamento e tentar resistir. Por esta razão, é importante entender como pingar o remédio de forma rápida e fácil. Examine sempre os ouvidos do cão antes de aplicar o remédio, pois este pode fazer mal se os tímpanos estiverem rompidos, por exemplo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Examinando o ouvido no cão

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de pingar o remédio no ouvido do animal, veja se não o machucará: nunca coloque remédio no ouvido de um cão com o tímpano estourado. Para ter certeza sobre a condição do tímpano, verifique a presença dos seguintes sintomas: [1]
    • Inclinação estranha da cabeça;
    • Perda de equilíbrio (pender para um lado ou cair);
    • Vômito;
    • Dor ao ter o ouvido tocado;
    • Escorrimento de fluído espesso e/ou sanguíneo pela orelha.
  2. Ao pingar remédio em um ouvido com tímpano danificado ou estourado, você pode danificar as estruturas delicadas que formam o ouvido interno. Caso isso tenha acontecido, você notará que o cão vai: [2]
    • Chacoalhar a cabeça;
    • Sentir dor, nitidamente;
    • Esfregar a(s) orelha(s) no chão;
    • Apalpar ou coçar a orelha;
    • Inclinar a cabeça;
    • Perder o equilíbrio ou cair;
    • Girar em círculos no sentido da orelha danificada.
  3. A única forma de ter 100% de certeza de que os tímpanos do cão estão saudáveis é pedir para um veterinário ou técnico em veterinária dar uma olhada neles; ele usará um otoscópio (instrumento iluminado) para olhar dentro do canal auditivo e ver o tímpano. [3]
    • É importante que o tímpano não esteja danificado ou rasgado. Ao pingar remédio sobre um tímpano danificado, você corre o risco de machucar ainda mais o ouvido, podendo até deixar o cão surdo. [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando-se para pingar o remédio

PDF download Baixe em PDF
  1. Deixe o remédio e lenço de papel (ou papel toalha) ao alcance das mãos. Remova a tampa do remédio. A maioria vem com uma ponteira que pode ser encaixada no lado aberto frasco; faça-o antes de proceder.
  2. [5] O remédio deve conter instruções de onde e como aplicá-lo, além da quantidade certa. Consulte o veterinário em caso de dúvidas.
    • Há muitos remédios para os ouvidos caninos. Eles normalmente são líquidos ou pomadas: antibióticos para infecção de ouvido, por exemplo, existem em ambas as formas. Já os remédios para tratar a acaríase auricular tendem a ser líquidos.
    • O veterinário também pode prescrever uma lavagem de ouvido, que removerá a cera e resíduos de sujeira. Assim, os ouvidos do cão serão mais saudáveis e facilitarão na absorção do medicamento. [6]
  3. Outra pessoa pode ajudar você a manter o cão imóvel, o que facilitará o trabalho e evitará que o animal se machuque.
    • Você pode precisar afocinhar o cão se ele estiver com dor e não quiser que encostem nas orelhas dele. Afocinhá-lo tornará o processo mais seguro, e pode distrair o animal pelo tempo necessário para que você coloque o medicamento no ouvido dele.
    • Uma coleira também pode ajudar a controlar o cão se ele não quiser que toquem nas orelhas dele.
  4. Peça ao ajudante para colocar um braço sob a cabeça do cão, de modo que o pescoço do animal fique na dobra interna do cotovelo; o outro braço deve envolver o corpo do cão, mantendo-o imóvel.
    • Faça o cão se deitar, se você estiver sozinho para o procedimento. Você mesmo precisará segurar o animal enquanto pinga o remédio: gentilmente coloque um braço sobre o pescoço e sob o queixo do cão, e use a mão deste braço para segurar a pata dianteira mais próxima ao chão; coloque o outro cotovelo sobre o cão, prendendo a outra pata dianteira ao corpo dele. [7]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Pingando o remédio

PDF download Baixe em PDF
  1. A ponteira não pode encostar no canal auditivo. Segure a orelha do cão para que a ponteira não seja contaminada. [8]
  2. Coloque a quantidade certa de remédio no canal auditivo: para remédios líquidos, há uma quantidade específica de gotas a se aplicar; para pomadas, a quantidade certa será especificada de outra maneira. Mire a ponteira na abertura do canal auditivo para que o remédio adentre a área.
  3. Tendo pingado o remédio, massageie a orelha para que ele seja distribuído igualmente. Caso um pouco de remédio tenha caído no pelo do animal, use um lenço ou papel toalha para limpá-lo. [9]
  4. O primeiro instinto canino ao receber uma dose de remédio no ouvido é chacoalhar a cabeça. [10] Após a primeira vez, impeça que o cão a chacoalhe por alguns minutos, para deixar o medicamento agir. Pode soltar o cão se acha que ele não vai sair correndo que nem louco, mas aconselha-se que você o distraia com uma brincadeira, petiscos, ou até saindo para passear de coleira.
    • Mais uma vez, limpe a área ao redor da orelha para remover gotas que tenham vazado.
  5. Siga as instruções do rótulo e medique o cão pelo tempo que for prescrito. Caso contrário, o problema poderá não ser eliminado, e a infecção pode até criar resistência ao remédio.
    Publicidade

Dicas

  • Examine as orelhas do cão semanalmente para ver se não estão contaminadas por uma doença ou parasita; mau cheiro, secreção ou coceira frequente são maus sinais.
  • Caso o cão nade com frequência, considere limpar as orelhas dele após cada sessão com um limpador aprovado, para prevenir infecções vindas de resíduos que água no canal auditivo.
  • Existem produtos que podem ser pingados no ouvido do cão para tratá-lo por 7 dias ou mais. Eles são fornecidos por veterinários e só podem ser usados em cães com os tímpanos intactos.
Publicidade

Avisos

  • Mantenha a ponteira destampada apenas enquanto pinga o remédio na orelha do cão, e troque a tampa o quanto antes. Assim, a ponteira não será contaminada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 336 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade