Baixe em PDF
Baixe em PDF
Pintar fogo é uma ótima forma de adicionar um toque dramático, caloroso ou interessante a um desenho ou pintura.
Desenhar ou pintar um fogo bem realista em um quadro pode parecer algo muito complexo, mas assim que entender o é o fogo e aprender a capturar o movimento das chamas, não é muito difícil. Este artigo explica o processo, que pode ser aplicado tanto em um programa de desenho de computador quanto diretamente no papel com um lápis ou um pincel.
Passos
-
Entenda o movimento do fogo. Apesar de parecer algo desafiador no início, o movimento pode ser desenhado com êxito se você observar como o objeto se move (neste caso, o fogo) e prestar atenção nas variações das cores e das sombras criadas pela movimentação. Você pode também obter uma noção melhor mudando a perspectiva do movimento. Observe um fogo ardente por algum tempo antes de começar a desenhar; se você não tiver nenhum fogo aceso por perto, procure um vídeo de um ou simplesmente acenda um fósforo em um local seguro.
- Algumas formas comuns dentro do fogo incluem gotas para as chamas e uma forma elíptica para todo o espaço ocupado por ele. [1] X Fonte de pesquisa
-
Pinte o fundo de preto ou outra cor escura. Cores escuras adicionam intensidade ao fogo. É importante começar com um fundo simples para que seu foco se concentre no fogo. Você pode enfeitá-lo mais quando o desenho estiver melhor. Escolha um laranja escuro ou uma cor avermelhada para as chamas. [2] X Fonte de pesquisa Se você não estiver desenhando no computador, você pode tanto pintar as chamas diretamente quanto desenhá-las antes de pintar – faça o que o deixar mais confortável.
- Comece a desenhar a forma do fogo. É bom usar uma referência para isso. Você pode, por exemplo, desenhar uma elipse dentro da qual o fogo e as chamas permanecerão. [3] X Fonte de pesquisa
- Utilize formas de "S" para criar cada chama. Junte as chamas em mais ou menos um terço ou metade do caminho a partir da base do fogo e separe as chamas que estiverem acima desse ponto.
- Varie a altura das chamas – nenhuma chama fica do mesmo tamanho que outra e a diferença de altura traz uma melhor sensação de movimento.
-
Pegue uma cor um pouco mais escura que a que você usou para a base do fogo. Pinte as bordas do fogo com ela. Com isso, o fogo terá mais forma e suavidade, além de ajudar a passar uma impressão de calor e movimento. Se quiser, você pode deixar para fazer isso depois.
-
Escolha um amarelo claro ou uma cor laranja. Comece a colorir o interior da base do fogo, seguindo o formato das chamas. Quanto mais clara a cor que você escolher, mais intensa (e quente) a chama parecerá ao observador.
-
Pegue um pincel ou lápis bem pequeno e uma cor bem clara, quase branca. Pinte o interior do fogo novamente seguindo o seu formato para fazê-lo parecer ainda mais intenso e realista.
-
Faça todas as alterações e ajustes necessários. Pronto, você terminou!
-
Mude o fundo ou embeleze as chamas. Quando você estiver mais confortável em desenhar as chamas e o fogo, considere a elaboração de fundos mais detalhados. Você pode também deixar as chamas com uma aparência mais elegante. Experimente estas sugestões:
- Chamas fantasiosas, para uma aparência mais abstrata.
- A introdução de uma pessoa na imagem.
- Um fogo maior.
- A introdução de um personagem dentro do fogo.
- Um arco-íris de fogo.
-
Terminado!Publicidade
Dicas
- Não se sinta mal se você achar que o resultado final não ficou bom. Poucos artistas criam algo perfeito logo na primeira tentativa – é preciso alguma prática para conseguir criar algo belo na produção artística.
- Este é apenas um dos métodos de desenhar ou pintar fogo. Não é necessariamente um estilo que todos devam seguir e os resultados finais mostram como há muitas formas diferentes de pintar chamas.
- Desfrute a sua produção artística!
Publicidade
Materiais Necessários
- Um computador e um programa de desenho (como o Paint, Photoshop ou o Paint Tool SAI); ou
- Uma ferramenta para desenhar/colorir e um pedaço de papel.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 60 302 vezes.
Publicidade