Baixe em PDF Baixe em PDF

A habilidade de criar tons de pele realistas é muito útil para retratistas e entusiastas da pintura. Com o tempo, você será capaz de fazer combinações próprias que atendem melhor às suas necessidades. Misturar tinta requer tanta técnica quanto pintar. Cada pessoa possui um tom de pele diferente. Quando você dominar os tons de pele realistas, comece a experimentar cores e formas surreais na sua arte.

Método 1
Método 1 de 3:

Criando tons de pele claros

Baixe em PDF
  1. Cada tom de pele exige um conjunto de tintas diverso. Para a pele clara, vamos precisar das seguintes cores:
    • Vermelho.
    • Amarelo.
    • Azul.
    • Branco. [1]
  2. Para isso, use um godê ou alguma superfície rígida. Um pedaço de papelão resistente é uma boa alternativa ao godê. Deposite no godê uma porção de cada cor citada acima.
  3. Use o pincel para juntar porções iguais de vermelho, amarelo e azul. Limpe o pincel num copo com água após misturar as tintas. O resultado será a base para o tom de pele.
    • Neste estágio, a mistura será um pouco escura. Este é o objetivo: é mais fácil clarear do que escurecer uma mistura de pigmentos. [2]
  4. Tenha por perto uma amostra do tom de pele que você está tentando reproduzir. Compare a base que você acaba de criar com o tom que deseja. Se você está usando uma fotografia como referência, esteja ciente das distorções que a iluminação pode provocar na cor da pele.
  5. Se for necessário deixar a base mais clara, adicione a ela uma combinação de amarelo e branco. O branco aumenta a luminosidade da base, ao passo que o amarelo atribui a ela um tom quente, característico da pele humana. Adicione pequenas porções de tinta à base; combine-as totalmente antes de adicionar mais. [3]
  6. É hora de incorporar mais vermelho à base (do mesmo modo que você fez com o branco no Passo anterior). Caso você tenha atingido a cor desejada, pule esta etapa. Tente deduzir a concentração de vermelho na cor que você está usando como referência. A presença de tons vermelhos na pele varia bastante de uma pessoa para outra.
    • Não coloque demais, a não ser que você queira criar um personagem queimado de sol.
  7. Preste atenção ao tom que você deseja atingir. Faça pequenos incrementos de cada vez — se você colocar tinta demais, pode ser necessário começar tudo outra vez. Se a mistura ganhar luminosidade excessiva, tente corrigir com pequenas porções de vermelho e azul.
    • Crie vários tons de pele e use na sua pintura o que mais se aproximar da amostra.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Criando tons de pele médios

Baixe em PDF
  1. Aqui, vamos precisar de mais cores, porque a pele morena pode ser mais variada. Tenha à mão as tintas abaixo: [4]
    • Vermelho.
    • Amarelo.
    • Azul.
    • Branco.
    • Ocre.
    • Marrom-avermelhado.
  2. Para isso, use um godê ou alguma superfície rígida. Um pedaço de papelão resistente é uma boa alternativa ao godê. Deposite no godê uma porção de cada cor citada acima.
  3. Com porções iguais dessas cores, você chegará ao laranja. Após misturá-las, limpe o pincel em um copo d'água. [5]
  4. Lentamente e em pequenas porções, comece a incorporar o azul à mistura. Se o tom da pele for mais escuro, use também um pouco de tinta preta.
  5. Tenha por perto uma amostra do tom de pele que você está tentando reproduzir. Compare a base que você acaba de criar com o tom que deseja. Se você está usando uma fotografia como referência, esteja ciente das distorções que a iluminação pode provocar na cor da pele.
  6. Adicione essa cor em pequenas porções, uma vez que você pode ser obrigado a começar a mistura novamente se exagerar.
  7. Misture partes iguais de ocre e marrom-avermelhado. Essa combinação vai render um tom escuro. Lentamente, adicione essa mistura à cor obtida no Passo acima até que o tom o agrade. Essa solução é uma alternativa ao azul — para obter um tom de oliva mais intenso, adicione uma quantia muito discreta de amarelo misturado com verde. [6]
  8. Vá criando novos tons de pele até obter cinco amostras de que você goste. É melhor poder escolher entre várias cores do que se limitar a apenas uma.
  9. Use uma ou várias cores criadas por você na pintura.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Criando tons de pele escuros

Baixe em PDF
  1. Reproduzir a pele negra de forma realista requer um pouco mais de experimentação. Separe estas cores:
    • Ocre.
    • Marrom-avermelhado.
    • Amarelo.
    • Vermelho.
    • Roxo. [7]
  2. Para isso, use um godê ou alguma superfície rígida. Um pedaço de papelão resistente é uma boa alternativa ao godê. Deposite no godê uma porção de cada cor citada acima.
  3. Misture partes iguais de ocre e marrom-avermelhado. Separadamente, misture partes iguais de vermelho e amarelo. Adicione aos poucos essa mistura à de ocre e marrom-avermelhado. [8]
  4. Tenha por perto uma amostra do tom de pele que você está tentando reproduzir. Compare a base que você acaba de criar com o tom que deseja. Se você está usando uma fotografia, esteja ciente das distorções que a iluminação pode provocar na cor da pele.
  5. Se o tom de pele desejado é mais escuro do que o obtido até agora, adicione roxo em pequenas porções. Dê preferência ao roxo escuro — para chegar a ele, misture pequenas quantidades de preto ou cinza escuro ao roxo comum. Combine as cores até ficar satisfeito. [9]
    • Tinta preta pode estragar a base facilmente. Se for necessário usar tinta preta, faça-o em porções muito pequenas. Experimente até encontrar a melhor mistura.
  6. Se você deseja um tom de pele mais quente, use ocre em lugar do roxo. Se necessário, divida a base para o tom de pele em duas partes para testar separadamente o efeito do ocre e do roxo. [10]
  7. O laranja pode dar à mistura mais luminosidade. Além disso, ele propicia uma cor de pele realista. O laranja é obtido a partir da mistura do amarelo com o vermelho. Não use tinta branca, que deixaria a mistura desbotada. [11]
  8. Depois de chegar às cores desejadas, comece a trabalhar no quatro. Tenha um pouco de tinta cinza à mão para os efeitos de luz e sombra. Para pintar com mais conveniência, crie vários tons de pele e deixe-os à sua disposição.
    Publicidade

Dicas

  • A adição de vermelho cria um efeito rosado.
  • A adição de amarelo deixa a cor mais quente.
  • A combinação de amarelo e vermelho produz o laranja.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 408 392 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade