PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se quiser começar sua própria plantação de abóbora, você só precisará de um pacote de sementes e um grande espaço vago. As abóboras são surpreendentemente fáceis de plantar e cultivar. Verifique se o local escolhido pega sol e mantenha as plantas irrigadas todo o verão. Quando o outono passar, você terá várias abóboras para comer, modelar para o Halloween ou compartilhar com os amigos. Siga estes Passos para aprender a plantar abóboras.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para plantar

PDF download Baixe em PDF
  1. Confira opções de sementes de abóbora em um catálogo ou procure on-line. [1] Você pode tentar plantar as sementes de uma abóbora que você comprou em algum mercado, mas não há como dizer se elas vão crescer bem ou se elas foram previamente tratadas com produtos químicos que vão impedi-las de germinar. Sua melhor aposta é a de escolher um novo pacote de sementes para iniciar a sua plantação.
    • Abóboras para tortas são usadas para fazer tortas ou assar. Boas variedades desse tipo são “Baby Pam”, “Winter Luxury” e “New England Pie”.
    • Abóboras “Jack O'Lantern” são maiores e menos saborosas. Se você quer cultivar abóboras grandes o suficiente para esculpir, experimente “Howden”, “Rock Star” ou “Connecticut Field”. [2]
    • Abóboras miniatura são cultivadas para fins decorativos. “Jack-Be-Littles” é uma boa opção se você quiser algumas pequenas abóboras alaranjadas para enfeites.
  2. A maioria dos cultivadores se prepara para que suas abóboras fiquem prontas para serem colhidas antes do Halloween. Para isso, é preciso descobrir o momento certo para plantar suas sementes de acordo com o clima em que vive. Se estiver em uma área com invernos frios e longos e verões amenos, você deve plantar mais cedo do que se viver em um lugar com verões longos e quentes. Abóboras crescem mais rapidamente em climas quentes.
    • Se você mora em um lugar com invernos frios e verões amenos, inicie o plantio quando não houver mais chances de geada.
    • Se você mora em um lugar com verões longos e quentes, plante suas abóboras no começo do verão.
    • Se o seu motivo principal para plantar abóboras é utilizá-las como alimento e você não se importa em tê-las prontas para comer antes do outono, comece a plantar as sementes dentro de 3 semanas antes do fim do inverno. Assim, elas estarão prontas colher logo que a temperatura do ambiente aumentar. Para plantar sementes dentro de casa, basta semear sementes simples em potes de semear de quatro polegadas contendo uma mistura inicial para plantação de sementes (e não terra do solo). Mantenha os potes bem regados e coloque-os em uma janela ensolarada. As mudas estarão prontas para serem plantadas do lado de fora em algumas semanas.
  3. Escolha um lugar que fique cheio rapidamente, uma vez que a plantação de abóboras não vai prosperar a não ser que ela seja abundante. Abóboras crescem em videiras de grande alcance que precisam de 6 ou 9 metros de espaço aberto para se alongarem. Escolha um lugar que tenha uma boa drenagem, de modo que as raízes das abóboras não fiquem em contato com água durante todo o dia. [3]
    • O pH do solo ideal para abóboras é de 6,0 a 6,8. Se o seu solo não foi testado recentemente, obtenha um kit de teste de solo e determine se o solo se enquadra nessa faixa ou é um pouco alto ou baixo. Você pode alterá-lo através de misturas de cal, farinha de ossos ou outros compostos, conforme necessário.
    • Para testar se o solo tem boa drenagem, cave um buraco e preencha-o com água. Se a água permanecer no buraco e drenar muito lentamente, o solo não possui drenagem o suficiente. Se a água escoar imediatamente, ele possui uma boa drenagem.
    • Para dar um impulso para o crescimento das abóboras, altere o solo lavrando-o a uma profundidade de 4 polegadas e misturando compostos orgânicos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Plantando e cuidando das abóboras

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha um local próximo ao centro de onde você quer que as abóboras cresçam. Plante 2 ou 3 sementes na mesma área para o caso de uma não germinar. Jogue solo sobre as sementes e molhe-as bem após o plantio. Se você quiser plantar mais do que uma abóbora, deixe espaços de pelo menos 1,5 metros de distância entre cada semente. [4] Abóbora miniatura podem ser espaçadas em 1 metro.
    • Se você mora em um lugar com ventos fortes, plante as sementes em uma vala de cerca de 3 centímetros de profundidade. Isto irá proteger a semente do vento até que ela se estabeleça.
    • Se você estiver transportando mudas, deixe um espaço entre os buracos de 1,5 metros.
  2. Nunca deixe o solo secar completamente. Plantas de abóbora precisam de muita água. Quando o solo parecer seco e poeirento, molhe a plantação cuidadosamente, com o dispositivo de pulverização em sua mangueira de jardim. Deixe a área bem molhada, uma vez que as raízes de abóbora são profundas no solo e a água precisa ser capaz de alcançá-las.
    • Não molhe o solo se ele já estiver molhado, pois isso pode levar as plantas a apodrecer.
    • Regue na parte da manhã para que a água que fica sobre as folhas de abóbora tenham tempo para secar. Se você regar à noite, poderão aparecer fungos sobre as plantas molhadas.
    • Quando as abóboras começarem a crescer e se tornarem laranjas, você pode parar de regar com tanta frequência. Pare de totalmente de regá-las cerca de uma semana antes delas estarem prontas para a colheita.
  3. Espalhe compostos orgânicos em torno da base das plantas, ou trate o canteiro com um fertilizante orgânico adequado. Faça isso logo após as mudas brotarem para incentivar o crescimento saudável e evitar que as ervas daninhas tomem conta do local.
    • Fertilize as plantas à mão se notar que as abóboras não crescem e que as flores vem caindo. Use um cotonete ou um pincel pequeno para transferir o pólen da flor macho para a fêmea.
  4. Caso tenha plantado mais que duas sementes em um monte de terra, escolha as duas plantas mais fortes e deixe-as crescendo. Remova as plantas mais fracas para que as mais fortes consigam absorver melhor os nutrientes e crescerem.
    • Quando as vinhas chegarem a 1,5 m, remova suas pontas. Isso encorajará o crescimento de brotos e melhorarão a produção de abóboras.
  5. Plantas de abóbora são suscetíveis a uma série de pragas que se alimentam de folhas e cipós. Besouros, pulgas e outros insetos podem ser encontrados rastejando sobre suas plantas. Felizmente, a maioria das populações da praga pode ser controlada por através da retirada manual das mesmas ou pulverizando-as com uma corrente de água.
    • Se a água pura não parecer estar funcionando, tente limpar as folhas com água e sabão ou uma solução de água e amônia.
    • Se necessário, você pode tratar as plantas com pesticidas. No entanto, estes irão prejudicar abelhas benéficas, que polinizam as flores de abóbora e ajudam a planta a se manter saudável. Para minimizar os danos para as abelhas, trate as plantas de abóbora à noite, quando as abelhas estão em sua colmeia.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Colhendo as abóboras

PDF download Baixe em PDF
  1. As abóboras devem ter uma cor uniformemente laranja brilhante (a menos que você esteja plantando uma variedade branca ou manchada). As plantas irão começar a murchar e secar. Mais importante ainda, a pele das abóboras será dura. Se você puder apertar a pele da abóbora facilmente com a unha, então elas ainda não estão prontas para a colheita.
  2. Deixe alguns centímetros do caule na parte superior das abóboras, pois isso impede que elas apodreçam rápido demais. Não pegue as abóboras por suas hastes, uma vez que, se a haste quebrar, a base irá apodrecer.
  3. Assim que você cortá-las, elas estarão prontas para serem removidas do terreno e usadas de qualquer maneira que você queira. Lave-as (talvez seja necessário esfregar a sujeira na parte inferior) e corte-as para fazer tortas ou as modele para o Halloween. Se você armazenar as abóboras em um lugar fresco e seco, elas irão permanecer boas até os meses de inverno.
    Publicidade

Dicas

  • Deixe as sementes em um copo de água por um tempo para que elas germinem antes de serem plantadas.
Publicidade

Avisos

  • Não retire a cobertura da semente quando a planta começar a aparecer pela primeira vez.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 167 985 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade