Baixe em PDF Baixe em PDF

As plantas de pimenta produzem frutos de sabores fortes e são cultivadas no mundo todo. Plantas diferentes podem produzir vários tipos de pimentas diferentes mas, no geral, essas plantas precisam dos mesmos cuidados básicos. Mesmo que a poda não seja necessária para que a planta produza pimentas, fazer cortes regulares e cuidadosos pode fortalecê-la e gerar mais frutos.

Método 1
Método 1 de 2:

Podando no começo da estação

Baixe em PDF
  1. Quando a planta ainda estiver pequena, será mais fácil usar as mãos em vez de uma tesoura para tirar os galhos ou botões indesejados. Use o indicador e o polegar para puxar até sentir que o galho quebrou. Depois, tire a parte indesejada da planta. [1]
    • Se for podar com as mãos, mergulhe os dedos em uma solução de água e leite em pó quando for ir de uma planta a outra. A proteína presente no leite pode matar os vírus e as bactérias que se espalhariam nas suas plantas.
  2. Tire a metade de cima dela, mas deixando algumas folhas. Nesse momento, a planta já deve ter uma raiz de tamanho considerável que fortalecerá os galhos que sobraram e gerará novos botões rapidamente. [2]
    • O caule do meio da maioria das plantas de pimenta terá formato de “Y” quando ela estiver com essa altura. Você deve podar apenas acima do “Y”, já que ele é a base da planta. Podar o excesso de folhagem nesse estágio estimula a planta a fortalecer a sua base.
  3. Os nódulos são partes de um galho onde novas folhas e galhos podem se desenvolver. Se essas áreas parecem cheias demais ou subdesenvolvidas, pode-as. Mesmo que isso pareça radical, limitar a produção de folhas garante que as folhas que sobrarem se desenvolvam corretamente, além de estimular o crescimento de galhos.
    • Se você deixar uma quantidade bem pequena de folhas por nódulo no começo da temporada de crescimento, tente deixar mais depois. Quando chegar o meio ou o final da temporada de crescimento, a estrutura do caule estará relativamente forte e deixar folhas a mais permite que a planta use melhor os níveis de luz mais altos. Essas folhas também podem fazer sombra para as pimentas que vão nascer.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Podando no final da estação

Baixe em PDF
  1. À medida que as plantas de pimenta crescem e amadurecem, você deve ficar de olho nos galhos e folhas que estão crescendo para dentro, na direção do meio da planta. O espaço no meio é limitado e muito pequeno para acomodar pimentas maduras. Estimule o crescimento para fora, especialmente na base da planta. Isso também diminui o peso no meio e evita que a planta fique curvada.
    • Evite deixar brotos crescerem próximos da base do caule também, para dar espaço para as pimentas ficarem penduradas.
  2. Se a planta parecer estar crescendo bem, remova os primeiros botões que aparecerem. As flores que nascem cedo e começam a gerar frutos tiram a energia da planta que seria usada para deixá-la maior e mais resistente primeiro. [3]
  3. Para garantir que as pimentas tenham espaço suficiente para crescerem, tire as flores que aparecerem na coroa (ou topo) do caule e as dos primeiros, segundos, terceiros (e assim por diante) nódulos dos galhos principais. Podar as flores em alturas regulares não só estimula o crescimento controlado como também ajuda a planta a colocar toda a sua energia na produção de pimentas de uma vez só.
  4. Quando a temporada de crescimento estiver chegando ao final, apare todas as partes da planta de pimenta que não tem frutos maduros. Tire galhos que tenham flores ou pimentas que não vão conseguir amadurecer antes das geadas. Isso garante que a planta usará o restante da energia que ela tem para amadurecer as pimentas que sobraram. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Corte de 3 a 4 mm acima do nódulo ou botão quando for podar. Isso dá uma distância segura do botão para que ele não seja danificado pelo corte. Se você cortar muito, criará uma ponta saliente que vai morrer e começar a apodrecer. [5] :
  • Use um alicate de lâmina curva para podar plantas maiores. Existem dois tipos de alicates de poda: os curvos e os retos. Os curvos são melhores para fazer curtes que podem afetar a saúde da planta e têm lâminas afiadas que vão além da junção inferior do alicate. [6]
  • Use luvas quando for podar plantas de pimenta maduras. As luvas protegerão as suas mãos de cortes, arranhões e desgaste por conta do uso dos alicates de poda. Elas são ainda mais úteis quando você tiver que podar ou colher as pimentas no final da estação, já que evitam que a sua pele seja exposta à capsaicina por acidente.
  • Use tesouras de poda para colher as pimentas. Assim que estiver pronto para colher, use a tesoura para soltar a pimenta da planta, deixando uma pequena parte do cabo dela. Se você tentar puxar as pimentas, pode acabar puxando galhos inteiros juntos.
  • Pode as folhas marrons que vir. As folhas marrons costumam ser sinal de falta de água. Se isso continuar acontecendo ou se as folhas começarem a exibir pontos cavados em cima e elevados em baixo, isso pode ser sinal de bactérias. Pode as folhas infestadas e remova-as do jardim para evitar que a infecção se espalhe. [7]
  • Fique de olho nas suas plantas. Diversas coisas como a localização geográfica, qualidade da terra e temperatura podem causar um grande impacto no crescimento das plantas de pimenta. Você terá que ajustar a frequência das podas de acordo com isso.
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado com o caule principal. Não pode o ponto onde ele começa a crescer se quiser que ele cresça mais. Você pode evitar a atrofia do caule deixando os galhos laterais crescerem 1 ou 2 cm antes de podá-los. Isso garante que você saiba o que está cortando. [8]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 35 770 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade