Baixe em PDF Baixe em PDF

Pés de Limão (ou limoeiros) podem vingar de todos os tamanhos, desde o limoeiro-anão, que cresce no máximo cerca de 2 m, ou mesmo pés "normais", que podem chegar a 4,6 m ou mais. O limão Meyer, por exemplo, pode ser cultivado em um vaso e ainda produzir limões de tamanho normal. Independentemente do tamanho de seu limoeiro, você deve aprender a podá-lo adequadamente. É muito importante liberar entradas de sol no centro da árvore, permitindo acesso também para você, que colherá os frutos depois. A poda cria galhos robustos, fortes o suficiente para suportar os frutos que a árvore irá produzir.

  1. Limoeiros são árvores perenes, que não demonstram dormência (dão frutos o ano inteiro), tal como a perda de folhas. No entanto, o crescimento e o metabolismo dessas árvores abrandam depois da colheita dos frutos. Em climas mais frios, os limoeiros demonstram uma atividade mais lenta, crescendo rápido na primavera. A poda deve ocorrer durante esse período de dormência (inverno) ou assim que o crescimento de primavera começar. [1]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Steve Masley

    Especialista em Casa e Jardim
    Steve Masley elabora e cuida de hortas de vegetais orgânicos na Área da Baía de São Francisco há mais de 30 anos. É Consultor de Jardinagem Orgânica e Fundador da Grow-it-Organically, um website que ensina tudo sobre jardinagem. Em 2007 e 2008, Steve lecionou no Campo de Prática de Agricultura Sustentável Local na Stanford University.
    Steve Masley
    Especialista em Casa e Jardim

    Nosso especialista concorda: É melhor podar o limoeiro no começo da primavera, antes das novas frutas. Assim, conforme chega a hora do crescimento, a árvore vai redirecionar os frutos para os galhos remanescentes. Ao podar em outras épocas, a planta já vai ter comprometido recursos com os galhos que vai cortar, o que aumenta o estresse sobre ela. Além disso, a poda estimula novos crescimentos. Ao podar no início do inverno, você corre o risco de prejudicar o crescimento dos novos galhos.

  2. Faça isso por todo o caminho em volta da base da copa da árvore. [2]
  3. Limoeiros nascem também por enxertia de ramos. Os brotos do caule ocasionarão mais ramos e podem reduzir a produção de frutos, afetando adversamente a saúde do limoeiro. Eles, muitas vezes, ultrapassam a altura do caule principal. Em alguns meses, se não for controlado, o nascimento de novos caules pode "sugar" os nutrientes da árvore. [3]
    • Brotos verdes, recém-formados podem ser quebrados suavemente em sua base.
    • Brotos já crescidos devem ser cortados com tesouras de poda.
  4. Isso também vai depender do tipo de limoeiro que você possui. Um pequeno limoeiro de vaso pode produzir frutos de forma mais frondosa do que qualquer outro arbusto ornamental.
    • Uma "poda tradicional" em uma árvore que é maior na parte inferior do que no topo irá permitir que a luz solar incida igualmente em todas as partes da planta. [4]
  5. Se ela possuir mais ramos de um lado, remova um pouco os galhos de tal lado até que ela se equilibre.
  6. Isso abrirá o centro da árvore. [5]
  7. Isso forçará os ramos a crescerem mais grossos e resistentes. Ao longo dos próximos períodos de crescimento, concentre-se na poda dos principais ramos que você escolheu, corte os ramos quando necessário, mas permita que alguns ramos secundários cresçam. Corte todos os galhos fracos ou que bloqueiem a luz na árvore.
  8. As árvores não devem nutrir frutos até que estejam maduras, o que ocorre entre três e quatro anos de idade.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Tesouras de poda.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 257 771 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade