PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Fofos, macios e fáceis de cuidar, os hamsters são animais de estimação maravilhosos. Quando feito de forma responsável, procriar hamsters pode ser divertido e gratificante, assim como uma ótima maneira de oferecer animais de estimação aos filhos dos seus vizinhos e amigos. Com um pouco de preparo e planejamento, é bastante simples. Depois de preparar casinhas para os hamsters que vão nascer, leia este artigo para saber o que fazer.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Compre hamsters para procriar

PDF download Baixe em PDF
  1. Os hamsters sírios são bons animais de estimação, pois são animais solitários, mas podem ser muito difíceis de reproduzir. Se o macho e a fêmea forem introduzidos na hora errada, eles podem brigar. Pensa-se que os hamsters anões sejam mais frios com os seres humanos, mas são mais sociais uns com os outros, o que pode facilitar a sua procriação.
    • Existem também os hamsters russos, hamsters brancos de inverno e outras variedades. Se você estiver comprando de um criador, fale sobre as diferentes raças e descubra se eles são sociais ou não, para ter uma noção de como será o processo de criação.
  2. É melhor adquirir os seus hamsters de procriação a um criador, assim você terá uma grande variedade de cores e tipos por onde escolher. Também é bom conhecer a história de procriação dos hamsters. [1]
    • Em uma loja de animais, frequentemente encontra-se hamsters da mesma ninhada ou híbridos, sendo que estes são menos desejáveis para a reprodução. Além disso, os funcionários desse tipo de lojas costumam ter dificuldades em distinguir machos e fêmeas.
  3. Certifique-se de que eles tenham um olhar límpido e feliz, uma pelagem lisa e brilhante, e que olhem ativamente e de forma interessada para o seu redor.
  4. Caixas de plástico para hamsters ou aquários são uma enorme vantagem na procriação. Coloque um hamster em cada gaiola e forre o fundo com aparas de madeira. Tente evitar serragem, pois isso pode ir para os olhos dos hamsters e afetar a respiração deles.



    • Evite gaiolas de grades. Os hamsters, especialmente os recém nascidos, conseguem fugir desse tipo de jaulas.
    • Compre uma pequena "casinha" de plástico para o seu hamster se aninhar. Encha-a com algumas aparas como no fundo da gaiola.
    • Uma roda de hamster também é uma boa ideia para o habitat dele. Para os hamsters anões, qualquer tamanho de roda é adequado, mas para os sírios, deverá ter mais do que 20 cm, e de preferência uma de plástico e não de arame.
    • Você também irá precisar de um bebedouro, uma tigela de comida, ração e guloseimas.
  5. Não brinque com eles ou retire-os das gaiolas. Deixe a gaiolinha deles bem abastecida, de forma a ajudá-los a se acostumar com o seu novo ambiente sem serem incomodados. É melhor começar a lidar com eles um dia depois de trazê-los para casa.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Procrie os hamsters

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando os hamsters tiverem 28 dias de idade, atingirão a sua maturidade sexual. A fêmea entra no cio aproximadamente a cada 4 dias. Quando ela estiver nesse período, ela irá se comportar como uma gata no cio, agachando-se no chão e levantando o rabo. Também é possível notar que ela liberta um cheiro mais forte do que o normal, pois estará liberando feromônios. [2]
    • Se a fêmea não estiver no cio, pode ser muito perigoso e contraproducente tentar procriar. Ela geralmente irá lutar contra o macho e matá-lo.
    • Quando estiver pensando em procriá-los, coloque as duas gaiolas lado a lado por alguns dias, para que eles possam ver e se acostumar um com o outro, deixando os feromônios fazer o seu trabalho.
  2. Os hamsters são animais noturnos, então o melhor é começar ao início da noite. Coloque-os em um território neutro, em uma gaiola extra, pois é mais provável que ela ataque o macho se ele for colocado na gaiola dela. Se eles começarem a brigar, remova um hamster da gaiola e tente novamente em outro dia. [3]
    • Continue seguindo estes passos até que eles acasalem. Se você perder a "janela do cio", espere alguns dias até que volte.
  3. Embora alguns hamsters machos cuidem dos bebês, outros irão atacá-los e comê-los. O melhor mesmo é jogar pelo seguro, mesmo que tenha um hamster bondoso e amoroso, e separá-lo durante a gestação e o nascimento, que deve demorar cerca de duas semanas.
    • Se estiver criando hamsters anões, o tempo para atingir a maturidade sexual e o período de gestação é um pouco maior. Leva quatro meses a um ano para que um hamster anão atinja a maturidade sexual. O período de gestação é de cerca de três semanas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Nascimento dos hamsters

PDF download Baixe em PDF
  1. Nesta fase, você precisa ser paciente e observar o progresso. Se a fêmea estiver prenhe, isso será aparente dentro de alguns dias. No momento em que ela estiver pronta para dar à luz, ela terá os lados da barriga bastante proeminentes. Não é preciso fazer nada de especial, apenas evite segurar o hamster de forma bruta ou deixá-lo sozinho.
    • Você irá perceber que os bebês estão perto de nascer quando a fêmea se tornar particularmente inquieta. Ela irá vaguear pela gaiola, coletando alimentos e material de nidificação para o ninho. Depois começa o trabalho de parto: você verá o útero dela começando a dilatar e pequenos corpos cor-de-rosa começando a surgir. Um por um, eles nascem enquanto ela está em movimento, e ela cuidadosamente irá pegar neles com a boca e levá-los para o ninho.
    • Quando o hamster estiver dando à luz, não tente interferir ou ajudar de alguma forma. O nascimento, especialmente o primeiro, é frequentemente difícil para o animal, mas não há nada que você possa fazer para ajudar. Apenas evite interferir e deixe a natureza seguir seu curso.
  2. É durante esse tempo e nos dias que se seguem que você deve tomar cuidado extra para não perturbá-la. Se ela deixar algum filhote sozinho na gaiola, não toque nele. Se por algum motivo tiver que o fazer, esfregue bem uma colher nas aparas de madeira e depois pegue o animal com ela e volte a colocá-lo no ninho.
  3. Deixe o hamster, a gaiola e especialmente os bebês sozinhos: apenas coloque comida e bebida de forma discreta. Isso é particularmente importante para uma mãe de primeira viagem, pois sabe-se que, sob estresse, ela pode matar e até mesmo comer os filhotes.
    • Não presuma que a mãe está comendo os bebês se ela os colocar na boca. Isso pode acontecer se ela se assustar e pensar que eles estão em perigo.
  4. Nesta altura, é seguro separar os novos hamsters; determine se são machos ou fêmeas e separe-os. Eles atingem a maturidade sexual em 5-6 semanas e você não quer criar irmão com irmão, pois isso causará doenças genéticas. Mantenha as fêmeas em uma gaiola e os machos em outra por mais duas a três semanas até eles irem para as suas novas casas. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Não use câmeras com flash quando a mãe estiver dando à luz, pois ela precisa de silêncio e isso pode afetar os olhos dos recém-nascidos.
  • Lembre-se de que não pode incomodar a mãe durante os primeiros dias, pois isso poderá fazer com que ela morda ou coma os filhotes.
  • Você pode verificar se a fêmea está no cio acariciando-a ao longo do comprimento do corpo. Se ela se deitar ou se curvar ligeiramente, então ela pode estar pronta para acasalar.
  • A música alta pode deixar os hamsters nervosos.
  • Tenha a certeza de que os seus hamsters estão prontos antes de procriar.
  • Não se assuste se a mãe matar ou comer alguns filhotes nas primeiras semanas. É normal para ela eliminar os mais fracos que não iriam sobreviver na vida selvagem. [5]
Publicidade

Avisos

  • Não tente procriar uma hamster fêmea que não esteja no cio.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 457 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade