Baixe em PDF Baixe em PDF

Os hamsters possuem bolsas grandes nas bochechas, as quais usam para armazenar comida. Em alguns casos, a parede da bolsa de uma ou ambas as bochechas pode ser arranhada por algo afiado (normalmente pelos dentes excessivamente grandes do animal). As bactérias podem entrar na ferida, infectando-a. Então um abscesso (ou seja, uma bolsa) se forma para cobrir a infecção. Se o seu hamster tiver um abscesso na bochecha, leve-o ao veterinário para receber tratamento e tentar prevenir futuros abscessos. [1]

Parte 1
Parte 1 de 2:

Procurando cuidados veterinários

Baixe em PDF
  1. Antes de iniciar o tratamento, é importante determinar se as bochechas do animal estão realmente inchadas devido a um abscesso ou se estão apenas armazenando comida. As bolsas na bochecha do hamster são grandes e ele é capaz de armazenar muito alimento, fazendo com que elas inchem. Se o inchaço desaparecer quando o hamster esvaziar a bochecha, não há abscesso. [2]
    • Caso o inchaço não diminua, é possível que haja um abscesso.
    • O abscesso pode deixar o hamster com um aspecto doente. O animal pode comer menos e ficar com uma aparência menos saudável (por exemplo, pelos bagunçados e baixos níveis de energia). [3] Ele não ficará com um aspecto doente simplesmente por estar com a bochecha cheia de comida.
  2. Caso acredite que o bichinho esteja com um abscesso, leve-o ao veterinário para que ele receba tratamento. O veterinário examinará a bochecha inchada cuidadosamente para determinar se o problema está presente. Pode ser que ele dê um sedativo ao hamster para poder inspecionar o interior da boca.
    • Durante a visita, forneça o máximo de informação possível sobre o hamster e o abscesso. Informe o que o hamster come e o tipo de forração em sua gaiola. [4] Também diga quando notou o inchaço na bochecha do hamster pela primeira vez.
  3. O veterinário abrirá e drenará o abscesso para tratá-lo. A abertura do abscesso é um procedimento cirúrgico, portanto, será necessário anestesiar o animal. Após administrar a anestesia, o profissional abrirá o abscesso com um instrumento cirúrgico afiado.
    • O veterinário utilizará um dreno cirúrgico para drenar o abscesso. O dreno evitará que o conteúdo do abscesso entre em contato com a boca do animal e se espalhe pelo corpo dele.
    • Após esvaziar o abscesso, o veterinário limpará o local com uma solução antisséptica, a qual eliminará as bactérias restantes.
    • Você provavelmente poderá levar o hamster para casa no próprio dia da cirurgia, contanto que ele se recupere bem após o procedimento.
  4. Para evitar infecções após a cirurgia, o veterinário provavelmente prescreverá antibióticos para o hamster. [5] Siga as instruções da prescrição cuidadosamente e dê os antibióticos durante todo o período mencionado. Se o tratamento for interrompido prematuramente, as bactérias podem se tornar resistentes contra o antibiótico, dificultando o tratamento futuro.
    • Os antibióticos provavelmente serão líquidos. Para administrá-los, extraia a quantidade prescrita com uma seringa pequena ( sem a agulha). Segure o hamster cuidadosamente, abra a boca dele e aplique o antibiótico.
    • Pode ser que o veterinário providencie as seringas. Caso não saiba como usá-las, peça para o profissional fazer uma demonstração.
    • Entre em contato com o veterinário se estiver com dificuldades para dar o antibiótico ao hamster.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Evitando futuros abscessos na bochecha do hamster

Baixe em PDF
  1. Quando excessivamente grandes, os incisivos (dentes curvados do meio) podem machucar as bochechas do hamster. Eles são a causa mais comum dos abscessos. [6] Se os incisivos do hamster estiverem grandes demais, o veterinário terá que apará-los com instrumentos dentais especiais. Não apare os dentes do animal por conta própria! Isso pode danificá-los e deixar as extremidades ainda mais afiadas.
    • Antes de aparar os dentes, o hamster deverá ser anestesiado.
    • Pode ser que o veterinário recomende agendar visitas regulares durante o processo.
  2. Se o hamster comer alimentos pontudos, suas bochechas podem ser arranhadas. É recomendável oferecer alimentos como arroz e cereais durante a cicatrização do abscesso. [7] Você também pode amolecer a ração do animal adicionando um pouco de água (mas não a ponto de encharcar o alimento). [8] Outros alimentos moles que podem ser oferecidos incluem: [9]
    • Ovos mexidos.
    • Mingau de aveia.
    • Iogurte.
    • Pergunte ao veterinário qual quantidade de alimentos moles deve ser oferecida ao hamster.
  3. Talvez você se preocupe em oferecer feno ou brinquedos de mastigar (como biscoitos para cachorros e gravetos), acreditando que eles possam causar outro abscesso, mas isso é improvável. Ao privar o animal desses alimentos e brinquedos, você na verdade aumentará as chances do aparecimento de outro abscesso, pois sem fibra e coisas para mastigar, os dentes do hamster podem crescer excessivamente.
    • Não providencie gravetos de pinheiro e cedro, pois esses tipos de madeira são tóxicos para os hamsters.
  4. Quando o animal já tiver sido tratado, será importante evitar o surgimento de novos abscessos. O uso de forrações macias é uma ótima estratégia preventiva, pois evitará que as bochechas do roedor sejam arranhadas. O ideal é utilizar papel rasgado. Não é necessário comprar o papel já nesse estado — simplesmente rasgue papel higiênico ou papel toalha (sem cheiro) em tiras. [10]
    • Pode ser necessário providenciar uma forração mais macia enquanto o hamster se recupera, mas essa mudança provavelmente não precisará ser permanente.
    • Procure por tipos de forração macios disponíveis no mercado.
    • As aparas de madeira, o feno e a palha possuem pontas afiadas. [11] [12] Não use-os como forração para a gaiola do hamster.
    • Crie uma camada grossa de forração no fundo da gaiola. Substitua a forração quando ela sujar ou molhar.
    Publicidade

Dicas

  • Em alguns casos a bochecha do hamster pode ser encravada por algum pedaço de alimento ou forração. Se isso ocorrer, o veterinário terá que esvaziá-la.
Publicidade

Avisos

  • Alguns antibióticos (por exemplo, a penicilina) são tóxicos para hamsters. Apenas administre antibióticos prescritos pelo veterinário.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 840 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade