PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se estiver em um relacionamento, é normal que espere ganhar alguma coisa no Dia dos Namorados. Na verdade, uma pesquisa mostrou que praticamente metade das mulheres terminaria com seus parceiros por não ganhar presentes nessa data. [1] É claro que também não é para tanto, mas, se ficou chateado por não ganhar nada, faça o possível para manter a calma e esclarecer tudo com seu parceiro.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Esperando o momento certo

PDF download Baixe em PDF
  1. As grandes demonstrações de amor são lindas nos filmes, mas a menos que seu namorado seja milionário, espere coisas mais modestas. Na verdade, cada pessoa gasta, em média R$ 250 com o presente. Pode até parecer muito, mas lembre-se de que é apenas uma média. Para cada pessoa rica que compra um carro de presente, milhares outras ficam nos chocolates e vinhos baratos.
    • Leve em consideração que seu parceiro pode estar com dificuldades financeiras. Não espere muito se as coisas estiverem difíceis do lado dele.
    • Em média, uma pessoa gasta R$200 em presentes no Dia dos Namorados [2] , mas tudo depende da situação financeira de seus parceiros. Para cada ricaço que dá um carro à namorada, há milhares de brasileiros que não dão mais que uma caixa de bombom e uma garrafa de vinho.
  2. É comum que as pessoas deixem para surpreender o parceiro no fim da noite. Essa dica é ainda mais importante se você dois não moram juntos. Não vá tirando conclusões precipitadas só porque acordou e não tinha um buquê de flores na sua porta.
    • É chato não receber presentes de Dia dos Namorados quando se espera um! Mas talvez você tenha ganhado alguma coisa sem perceber. Por exemplo, talvez você esperasse um buquê de rosas após o jantar, sem levar em consideração que o próprio jantar que foi o presente.
  3. Ficar se lamentando é a pior coisa que pode fazer. Se estiver muito chateado com o que aconteceu, tente fingir que nem é Dia dos Namorados. Ao contrário da maioria das datas comemorativas, é relativamente fácil ignorar essa. Evite apenas ligar o rádio e a TV, pois a maioria dos comerciais terá a ver com a data.
  4. Se for trabalhar no Dia dos Namorados, é bem provável que seus colegas apareçam com flores e chocolates. Se isso acontecer, não fique com inveja. Você não faz ideia de como o relacionamento deles é de verdade. Essas demonstrações baratas de afeto não significam muito. Procure pensar e valorizar todos os bons momentos que você e seu parceiro já tiveram juntos.
    • Fique longe das redes sociais: é lá que as pessoas vão postar seus presentes.
  5. Surpreenda seu namorado com um presente, mesmo que não ganhe nada em troca. Deixar de presentear alguém só porque essa pessoa não deu nada para você é uma atitude bem feia. Talvez ele até tenha comprado algo, mas não sabia qual a melhor hora de entregar.
    • Lembre-se de que talvez você não receba nada em troca.
    • Seu parceiro provavelmente vai se sentir mal se não conseguir dar nada a você. Seja honesta e diga que está desapontada, mas evite falar disso em público. Você não precisa mentir, mas não exagere. Um "fiquei um pouco chateada, mas ainda vamos nos divertir" deve bastar.
    • Deixe para dar o presente em casa ou em um momento mais privado. Assim, se a pessoa não lhe der um presente, você não ficará obviamente irritada na frente dos outros, o que complica as coisas para todo mundo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Sendo compreensivo

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo na era das compras on-line e frete grátis, as pessoas podem ficar sem tempo. Não vá reagir mal, por exemplo, se os pais dele acabaram de falecer e ele não pôde comprar nada para você.
    • Pessoas ansiosas ou perfeccionistas têm muitos problemas em encontrar o presente “ideal”. Talvez seu namorado tenha tido algum imprevisto no trabalho, deixando todo o resto em segundo plano. Se ficou triste por não ter ganho nada, apenas diga a ele. [3]
  2. Você se lembra de alguém ter dito que não gosta do Dia dos Namorados ou não queria presente?
    • Algumas pessoas dizem que não querem ganhar nada por educação, para não parecerem interesseiras. Se você fez isso e seu parceiro apareceu de mãos abanando, talvez tenha levado suas palavras a sério. Para evitar que isso se repita, tente ser mais honesto.
    • Talvez seu parceiro tenha alguma experiência traumática relacionada ao Dia dos Namorados e não goste de comemorar por isso. Se você acha que tem essa liberdade, pergunte o que aconteceu e se você pode fazer alguma coisa para ajudá-lo a superar o que aconteceu.
  3. Se ele se esqueceu, não tem porque ficar bravo.
    • Tem gente que realmente tem dificuldades para se lembrar das coisas. Se seu parceiro pedir desculpas e disser que recompensará você, esteja aberto a isso.
    • Algumas pessoas podem ser novas no mundo dos relacionamentos e estar meio inseguras sobre dar ou não um presente. Se você já tem mais experiência, explique essas normas sociais ao outro. Essa pode ser uma boa hora para deixar claro quão a sério você está levando a relação. [4]
    • Se seu parceiro é de outro país, é bem provável que ele nunca nem tenha ouvido falar do Dia dos Namorados. Muitas culturas celebram essa data de formas diferentes, então leve isso em conta. Se esse for o caso, basta explicar a importância que esse dia tem para você, sugerindo pelo menos umas duas semanas antes, que troquem presentes e comemorem. [5]
  4. Se seu primeiro encontro com a pessoa foi no dia 10 de junho, não vá esperando que ela surpreenda você com um buquê de flores no Dia dos Namorados. Além disso, também é comum que pessoas casadas gastem muito menos com presentes nessa época do que quem ainda está namorando.
    • Se está triste por não ter comemorado o Dia dos Namorados e seu parceiro parece não estar nem aí, pode ser um mau sinal. Se ele ficar fazendo piadinhas ou até repreender você por causa disso, pior ainda. Mesmo que essa data realmente tenha um fundo totalmente comercial, nada tira seu direito de querer aproveitá-la. Invalidar os sentimentos do parceiro é uma atitude pouco saudável em um relacionamento. [6]
  5. Diga a ele que você gosta de comemorar o Dia dos Namorados e queria ganhar alguma coisa. Se quiser, sugira uma data alternativa, fazendo um feriado só para vocês.
    • Quando falar desse tipo de coisa, tente usar sempre a primeira pessoa. Começando as frases com “eu me sinto” na hora de falar das suas emoções é importante, pois assim você põe para fora o que está sentindo, mas sem culpar ninguém. Um exemplo de algo que poderia ser dito nessa situação é “eu fiquei meio chateado por não ter ganhado nada de Dia dos Namorados.”
    • Não se esqueça de deixar claro que você se importa com seu parceiro. É bom que ele saiba que mesmo estando chateado, o relacionamento continua firme e forte. [7]
    • Não fale disso se estiver bravo. Se essa experiência realmente tirou você do sério, vá fazer uma caminhada ou espere até o dia seguinte para falar sobre o que aconteceu. [8]
  6. Não tem nada de errado em pedir o presente e é legal ser honesto e manter sempre uma boa comunicação. [9] Tem gente com gostos muito específicos e não é todo mundo que gosta de ganhar presentes. Além disso, nunca espere que o outro leia sua mente.
    • Pode não parecer sexy dizer ao parceiro que você quer acordar com uma caixa de Café da Manhã no Dia dos Namorados e ir para uma cama cheia de pétalas de rosa após o jantar, mas, na maioria dos casos, comunicação é tudo para ter esse tipo de desejo atendido.
    Publicidade

Dicas

  • É normal ficar chateado por não ganhar nada de Dia dos Namorados, mesmo quando seu parceiro tem uma boa desculpa.
  • Se dê um presentinho se estiver triste por não ter ganho nada. É chocólatra de carteirinha? Aproveite as promoções pós Dia dos Namorados!
  • Se você é mulher e seu namorado, homem, deixe as regras sociais de lado no Dia dos Namorados. Muitas meninas esperam ganhar um presente sem dar nada em troca. [10] Se estiver triste porque não ganhou nada quando você também não comprou nenhum presentinho para ele, pare e pense que você pode estar sendo um pouco hipócrita.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 55 761 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade