Este artigo foi coescrito por Liana Georgoulis, PsyD
. A Dra. Liana Georgoulis é uma Psicóloga com mais de 10 anos de experiência e Diretora Clínica do Coast Psychological Services em Los Angeles. Formou-se na Pepperdine University. Foca em oferecer terapia cognitivo-comportamental e outros métodos comprovados de tratamento psicológico para adolescentes, adultos e casais.
Há 7 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 8 269 vezes.
Você quer reconquistar uma ou um ex com o estilo assustado-evitativo, mas não sabe o que fazer? Acontece. Quem tem esse estilo de apego não costuma reagir bem a gestos grandiosos, pedidos de desculpas apelativos ou tentativas de provocar ciúmes. Neste artigo, contamos com a ajuda de psicólogos profissionais para explicar como fazer alguém assim sentir sua falta! Leia as 13 dicas abaixo para restaurar seu vínculo emocional, retomar sua história a dois e até entender melhor por que a pessoa é desse jeito.
Passos
-
Pessoas assustadas-evitativas precisam de tempo e espaço antes de sentirem falta de alguém. Você provavelmente deve ter notado que, quanto mais tentava se aproximar da sua ex, mais ela se afastava. [1] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte Esse comportamento é muito comum entre assustados-evitativos. Pode parecer estranho, mas uma das melhores estratégias de reconquista é cortar todo o contato por um tempo. Nada de mandar mensagem, ligar ou encontrar pessoalmente!
- É legal avisar sua ex para ela não ser pega de surpresa. Diga "Acho que o melhor jeito de nós conseguirmos espaço é cortar toda a comunicação por um tempo. No entanto, eu gostaria de tentar de novo quando a gente se acalmar e processar nossas emoções".
- Responda à sua ex caso ela entre em contato durante esse período. Se você ignorar as mensagens, ela pode se sentir rejeitada e ficar ainda mais isolada. [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Isso é um jeito sutil, mas bastante eficaz, de você "sumir". Pessoas assustadas-evitativas usam as mídias sociais como um recurso anônimo para bisbilhotar a vida dos outros — sobretudo seus ex. Tente limitar o tempo que você passa no Instagram, Twitter etc. (ou corte tudo de vez) para não divulgar informações demais. Com essa aura de mistério ao seu redor, sua ex vai ficar curiosa sobre o que você está fazendo e sentir cada vez mais saudades! [3] X Fonte de pesquisa
- Você também tem a opção de fechar seus perfis nas mídias sociais ou até bloquear sua ex, mas o tiro pode sair pela culatra se ela achar que está sendo rejeitada.
-
Você vai ficar muito mais preparado para lidar com a situação se cuidar do seu bem-estar. Todo término de relacionamento é complicado, e a maioria das pessoas desenvolve problemas de autoestima quando passa por isso. Aproveite o tempo longe da sua ex e coloque sua saúde física e mental em primeiro lugar. Fazer isso aumentará suas chances de reconquista mais para frente! [4] X Fonte de pesquisa Veja coisas legais parta fazer:
- Comece a praticar exercícios ou esportes.
- Busque novos hobbies e interesses.
- Adote uma alimentação balanceada e nutritiva.
- Comece a escrever um diário.
- Faça afirmações positivas todos os dias.
- Regule seu sono, tentando descansar de sete a nove horas por noite.
Publicidade
-
Use uma plataforma mais neutra para reabrir suas linhas de comunicação. Pessoas com o estilo assustado-evitativo quase nunca tomam iniciativa de entrar em contato, mesmo quando têm vontade. Ou seja: você vai ter que dar o primeiro passo. Só tome cuidado para não colocar o carro na frente dos bois! Comece com uma mensagem simples e descontraída. [5] X Fonte de pesquisa You might say:
- "Oi! Queria saber como vc tá esses dias. Tudo bem?"
- "Passei na frente daquele barzinho que vc adora hoje. Espero que tudo esteja bem!"
-
A nostalgia pode ser uma ferramenta bastante poderosa com assustados-evitativos. Depois de um tempo sem contato, as pessoas com esse estilo de apego costumam começar a pensar que o relacionamento chegou ao fim mesmo — e é nesse ponto que a nostalgia bate forte. Caso você queira fazer sua ex sentir sua falta, use-a a seu favor! [6] X Fonte de pesquisa Dá para dizer:
- "Lembra aquela noite que a gente fez um luau na praia? Tivemos um pouco de medo, mas foi uma delícia. É uma das minhas lembranças preferidas de nós dois."
- "Escutei nossa música outro dia. Pensei direto naquela noite que a gente ficou várias horas só ouvindo ela e dançando."
Publicidade
-
Pessoas com o estilo assustado-evitativo sempre buscam aprovação e validação. Esse estilo de apego se desenvolve a partir de problemas de autoestima na infância, muitas vezes devido a questões na convivência com os pais ou outros familiares. Nessas situações, as pessoas se sentiam confusas e decepcionadas — e, por consequência, acabavam ansiosas e retraídas. De todo modo, até os assustados-evitativos querem criar vínculos emocionais e gostam de receber elogios que os validem. [7] X Fonte de pesquisa Veja exemplos:
- "Eu sabia que você ia mandar bem na prova, Érica! Você sempre foi esforçada."
- "Você toca piano muito bem. Fico de cara com seu talento."
-
Isso combate a tendência que sua ex tem de focar em coisas negativas. Pessoas com o estilo assustado-evitativo vivem ansiosas e com medo, o que as torna naturalmente pessimistas. Se você quer reconquistar sua ex, não faça ou diga nada que piore a ansiedade dela. Pelo contrário: faça o possível para ela se sentir segura ao seu lado! Seja calmo, gentil e animado. [8] X Fonte de pesquisa
- Fale com ela usando um tom de voz calmo.
- Cite pelo menos uma coisa boa até em situações ruins.
- Apoie o que sua ex sente, mas tente mostrar a ela uma perspectiva mais positiva.
Publicidade
-
Pessoas assustadas-evitativas buscam parceiros independentes. Apesar de estar tentando se reaproximar da sua ex, continue fazendo suas coisas sozinho! Não espere a companhia dela para tudo. Se você insistir, vai acabar acabando de vez com suas chances. Lembre-se de que ela valoriza a própria liberdade e gosta de estar com alguém que seja igualmente independente . [9] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte Veja exemplos do que fazer:
- Saia com seus amigos e sua família com frequência.
- Cuide dos seus hobbies e interesses.
- Concentre sua energia nos estudos ou trabalho.
-
Pessoas assustadas-evitativas se retraem quando se sentem sufocadas. Lembre-se disso em relação à sua ex: quanto mais você insistir, mais ela vai se afastar. Dê um passo de cada vez, sempre esperando os sinais de que ela está pronta para avançar. Quando necessário, volte atrás e leve as coisas com ainda mais calma. [10] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: se você falar que quer voltar, mas ela se retrair imediatamente, não insista. Significa que ela não está pronta. [11] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Ponha-se no lugar da sua ex para entender de verdade o que ela sente. Imagine como é viver com medo e ansioso com a ideia de se aproximar de outra pessoa! É assim que os assustados-evitativos se sentem — e, muitas vezes, lidar com certas situações fica quase impossível. Em vez de ficar frustrado e irritado, lembre-se de que não é nada pessoal e que sua ex merece sua compreensão total. [12] X Fonte de pesquisa
- Sua ex desenvolveu tendências do estilo assustado-evitativo porque teve alguma experiência desagradável nas fases iniciais da vida. Se vocês nunca falaram sobre isso, tente tocar no assunto agora — mas respeite a vontade dela se o tema continuar pesado demais.
-
Dessa forma, vocês vão poder resolver os problemas e seguir em frente juntos. Pessoas com o estilo assustado-evitativo costumam terminar relacionamentos quando se sentem sobrecarregadas, ignoradas ou desconfiadas. Se você quer voltar com sua ex, a melhor solução é conversar com ela sobre exatamente o que deu errado. No entanto, continue sem forçar a barra se ela não estiver pronta. [13] X Fonte de pesquisa Dá para começar um diálogo com os seguintes exemplos:
- Você tem alguma necessidade específica que eu não supri antes?
- Que aspectos do nosso relacionamento deixavam você desconfortável ou infeliz?
- Que comportamentos eu preciso mudar para te deixar mais confortável no futuro?
Publicidade
-
Recriar um vínculo emocional com uma pessoa assustada-evitativa leva tempo! Por mais que você queira voltar com sua ex o quanto antes (o que é compreensível), tente se lembrar de que ter paciência é o segredo para interagir com alguém assim. Deixe claro que está ao lado dela para o que der e vier. Dá para oferecer conforto e apoio sem invadir o espaço alheio! [14] X Fonte de pesquisa
-
Não dá para mudar o estilo de apego de outra pessoa: só ela é capaz de mudar assim! Apesar disso, dá para criar um relacionamento saudável com alguém assustado-evitativo — só não se esqueça de que nada acontece da noite para o dia. O estilo de apego é uma construção que leva anos para surgir, então é natural que leve muito tempo para ser desfeito também. [15] X Fonte de pesquisa
- Pode ser que você e sua ex (ou melhor, sua atual) se entendam melhor se fizerem terapia de casal. [16] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/attachment-and-adult-relationships.htm
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=bWZ2TCd0glg&t=149s
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-freedom-change/201504/fear-intimacy-and-closeness-in-relationships
- ↑ https://www.marriage.com/advice/mental-health/how-to-communicate-with-an-avoidant-partner/
- ↑ https://www.marriage.com/advice/mental-health/how-to-communicate-with-an-avoidant-partner/
- ↑ https://www.marriage.com/advice/mental-health/how-to-communicate-with-an-avoidant-partner/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-freedom-change/201505/come-here-go-away-the-dynamics-fearful-attachment
- ↑ https://www.marriage.com/advice/mental-health/how-to-communicate-with-an-avoidant-partner/
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/attachment-and-adult-relationships.htm
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-freedom-change/201505/come-here-go-away-the-dynamics-fearful-attachment
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-freedom-change/201504/fear-intimacy-and-closeness-in-relationships
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-freedom-change/201505/come-here-go-away-the-dynamics-fearful-attachment
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-freedom-change/201505/come-here-go-away-the-dynamics-fearful-attachment
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-freedom-change/201505/come-here-go-away-the-dynamics-fearful-attachment
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-freedom-change/201504/fear-intimacy-and-closeness-in-relationships
- ↑ https://greatergood.berkeley.edu/article/item/how_to_stop_attachment_insecurity_from_ruining_your_love_life
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!