Baixe em PDF Baixe em PDF

Aquele seu colega de trabalho chamou você para sair e está esperando uma resposta? Você desconfia que uma das suas colegas de equipe está querendo mais que a sua amizade? Seja como for, é muito importante saber como reagir a esse tipo de situação. A boa notícia é que recusar a investida não precisa ser traumático e nem demorado, embora cause um constrangimento temporário. O importante é ser profissional, educado e claro em relação às suas intenções. Sendo assim, leia as dicas deste artigo para tomar os primeiros passos!

1

Diga à pessoa que você fica lisonjeado.

Baixe em PDF
  1. Não passe a impressão de que você pode mudar de ideia no futuro, mas comece com um tom positivo para a pessoa não ficar muito magoada e nem ter uma reação desproporcional. A sua convivência na empresa vai ficar mais difícil se ela se sentir ofendida. [1] Por exemplo:
    • "Fico muito lisonjeado com o seu convite, mas...".
    • "Nossa, eu não fazia ideia desse seu interesse. Fico muito grata, mas...".
    • "Que gracinha! Obrigado por fazer eu me sentir assim, mas...".
    Publicidade
2

Recuse o convite sem perder o respeito.

Baixe em PDF
  1. Assim, você vai deixar claro que não está interessado sem que ela fique tão magoada. [2] Fale sempre da sua perspectiva, tentando não dar a entender que a pessoa tem algum problema que a torne desinteressante. Isso minimiza as chances de conflitos. [3] Por exemplo:
    • "Eu prefiro que a gente continue tendo uma relação profissional".
    • "Infelizmente, vou ter que recusar o convite. Não tô no momento de conhecer ninguém".
    • "Não é com você, é comigo. Eu não tô aberta pra sair ou me relacionar com ninguém por enquanto".
    • "Eu gosto muito da sua amizade, então queria continuar assim".
3

Explique à pessoa por que você não quer sair com ela.

Baixe em PDF
  1. Criar coragem para chamar alguém para sair não é fácil — assim como ouvir um "não". Apesar de você não ter obrigação nenhuma de se explicar, pode ser que a situação se resolva sem grandes dores de cabeça com uma justificativa simples. [4] Por exemplo:
    • "Olha, talvez pareça bobeira... mas acho que isso vai contra as regras da empresa, e eu preciso muito do emprego. Não quero arriscar a minha carreira me envolvendo com ninguém".
    • "Acho que eu acabaria perdendo o foco nos meus objetivos profissionais se me envolvesse com alguém. Não tô em um momento legal agora".
    • "Eu me envolvi com um colega na última empresa onde trabalhei, e o pessoal começou a espalhar boatos e falar pelas minhas costas. Então eu não posso repetir o erro".
    Publicidade
4

Reafirme que não há nada de errado com a pessoa.

Baixe em PDF
  1. Depois de recusar o convite, faça algum elogio que não seja romântico para que ela não fique tão magoada. [5] A sua relação profissional provavelmente não vai sofrer nenhum baque nesse caso. [6] Por exemplo:
    • "Isso é muito gentil da sua parte. Sério, você é um ótimo amigo e eu adoro as nossas conversas aqui na empresa. Desculpa por não poder aceitar o seu convite".
    • "Eu sei que não era a resposta que você queria ouvir, mas espero que isso não afete a nossa relação aqui na empresa. Você é uma das colegas mais competentes da equipe!".
    • "Você é uma das pessoas mais inteligentes com quem eu já trabalhei. Tô louco pra continuar desenvolvendo essa nossa relação profissional!".
5

Invente uma desculpa se a pessoa não reagir bem à recusa.

Baixe em PDF
  1. Mais uma vez, só tome cuidado para não dar a entender que você pode mudar de ideia no futuro — o que seria bem perigoso. Além disso, pense em algo que seja fácil de lembrar para o caso de a pessoa perguntar algo mais adiante. Mesmo que essa tática não seja tão madura, pelo menos quebra um galho em certos momentos. [7] Por exemplo:
    • "Eu tenho namorada! Desculpa...".
    • "Eu tô passando por um momento delicado na minha vida pessoal. Preciso ficar sozinha, entende?".
    • "O meu último namoro terminou muito mal. Aí eu decidi ficar só por um bom tempo".
    Publicidade
6

Seja profissional o tempo todo.

Baixe em PDF
  1. Não perca as estribeiras se a pessoa der uma resposta ácida ou começar a se irritar diante da sua recusa: lembre-se de que o seu emprego pode estar em jogo. Você não deve nada a ela, mas é melhor ser profissional e cordial mesmo que a recíproca não seja verdadeira. [8]
    • Isso é ainda mais importante se a pessoa fizer o convite no horário do expediente. Não faça escândalo! Se ela quiser perder a calma e arriscar o próprio pescoço, o problema é dela . Em ultimo caso, converse com alguém do setor de Recursos Humanos ou um dos seus superiores.
    • Por outro lado, você pode consolar a pessoa se ela ficar muito abalada com a sua negativa. O que importa é só não dar a entender que existe a possibilidade de algo acontecer entre vocês no futuro!
7

Seja firme se a pessoa insistir.

Baixe em PDF
  1. Nem todo mundo tem o dom de perceber quando está sendo inconveniente. Se isso acontecer com você e a pessoa mais de uma vez, deixe ainda mais claro que a sua resposta definitiva é "não" e que a situação já está chata. Tente ser educado, mas sem sobrar qualquer espaço para dúvidas. [9] Por exemplo:
    • "Olha, eu já disse que quero manter a nossa relação profissional. Por favor, pare de me chamar pra sair".
    • "Eu não quero te magoar, mas isso tem que parar. Eu não vou sair com você. Não é nada pessoal, mas por favor respeite a minha decisão".
    • Se as coisas saírem do controle, recorra ao setor de RH ou aos seus superiores.
    Publicidade
8

Ignore as investidas se a pessoa continuar.

Baixe em PDF
  1. Nem todo mundo sabe respeitar o "não". Se isso acontecer e a pessoa der em cima de você semanas ou meses depois do primeiro convite frustrado, talvez seja uma tentativa de ver se a sua opinião continua a mesma. Não passe a mensagem errada! Ignore esses comportamentos, mesmo que você ainda a trate com educação. [10]
    • Se a pessoa sorrir para você de longe, sorria de volta por um breve instante e já desvie o olhar; caso ela comente algo da sua aparência, diga "Obrigado!" e vá embora; e assim por diante.
    • Isso só vale para aquelas tentativas de flerte que são mais sutis e inofensivas. Se a pessoa for insistente a ponto de invadir o seu espaço pessoal ou tirar o seu sossego, denuncie-a ao setor de RH. Tudo tem limite!
9

Inclua outras pessoas se você tiver aceitado o convite por acidente.

Baixe em PDF
  1. Parece bobeira, mas às vezes acontece. Como as coisas podem piorar bastante se a pessoa achar que você "mudou de ideia" depois de aceitar o convite, fale com outros membros da equipe ou de setores diferentes da empresa e transforme tudo em um encontro social! [11]
    • Caso a pessoa venha se queixar, diga que você tinha entendido que o convite era para vários colegas da empresa. Nesse momento, aproveite e explique que a sua resposta teria sido negativa se você soubesse que as intenções dela eram amorosas.
    • Isso só dá certo se a pessoa não tiver deixado claro que queria sair a dois! Se ela tiver sido direta e você tiver aceitado o convite por nervosismo ou outro motivo qualquer, faça o possível para explicar o mal-entendido e se livrar da enrascada.
    Publicidade
10

Entenda os riscos de aceitar um convite do tipo.

Baixe em PDF
  1. Relacionamentos entre colegas de trabalho são muito arriscados. Se vocês começarem a se envolver e tiverem uma discussão feia, por exemplo, toda a dinâmica profissional pode ir por água abaixo. E tudo fica ainda mais grave se a empresa tiver regras contra esse tipo de envolvimento entre funcionários. Não coloque a sua carreira em jogo! [12]
    • Aceitar o convite para sair de um dos seus superiores na empresa é muito mais perigos. Relacionamentos assim nunca são adequados, já que podem levar a dinâmicas perigosas entre você e a pessoa.

Dicas

  • Em certas situações, sair com colegas de trabalho até pode ser aceitável. Por exemplo: se vocês trabalham em departamentos diferentes, se a empresa não tem nenhuma regra que proíba envolvimentos amorosos, se você e a pessoa estão no mesmo nível na hierarquia interna etc. Só explique à chefia o que está acontecendo para não gerar nenhum problema. [13]
Publicidade

Avisos

  • Fique atento aos casos de assédio moral ou sexual dentro da empresa. Nem sempre é fácil entender esse tipo de situação, mas no fim tudo depende da sua reação às investidas da pessoa. Se você ficar desconfortável, acione o setor de RH e faça uma denúncia formal o quanto antes. [14]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 096 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade