Baixe em PDF Baixe em PDF

Pisos laminados são muito delicados e é preciso tomar mil e um cuidados na hora de limpá-los, pois riscam e mancham com muita facilidade. [1] No entanto, mesmo tomando todas as precauções do mundo, acidentes acontecem. Derrubou uma cola bem forte, como a superbonder, no seu piso novinho e não sabe o que fazer? Não se desespere! Se quiser saber como limpá-lo, leia nosso artigo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Juntando o material

Baixe em PDF
  1. Pode ser a concentrada, que você encontra em lojas de material de construção, ou a de tirar esmalte, mesmo.
    • Nunca coloque acetona em potinhos de plástico ou isopor, pois ela corrói esses materiais.
    • Se optou por um removedor de esmalte, veja se ele tem acetona na composição. Algumas marcas estão apostando em produtos mais fracos, que não estraguem as unhas acrílicas.
  2. Quanto mais arredondada a ponta, melhor. Para não deixar nenhuma marquinha no piso, o ideal é usar uma faquinha de plástico, mesmo.
    • Se não encontrar uma faca de plástico, conte com uma de manteiga, embrulhando-a num paninho macio antes de passá-la.
  3. O piso laminado é bastante sensível a líquidos, então é bom secá-lo o mais rápido possível, evitando manchas.
    • Pisos escuros são ainda mais propensos às manchas.
  4. Nada de usar esponjas, buchas, nem nada que possa riscar o piso. Para limpá-lo sem estragar nadinha, opte por um pano bem macio.
    • Se optou pela faca de manteiga, pegue mais um paninho para embrulhá-la.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tirando a cola

Baixe em PDF
  1. A acetona é um produto bem seguro, mas a exposição excessiva pode fazer mal, irritando o sistema respiratório, causando dores de cabeça e até desmaios. [2]
    • Uma superexposição à acetona concentrada na pele pode causar dermatite, portanto tenha cuidado.
    • Não se esqueça de dobrar as mangas, pois esse produto também mancha a roupa.
  2. Passe um pouquinho num piso mais escondido, espere secar e veja se ficou alguma mancha para ter certeza de que ele não estragará.
    • O ideal é fazer o teste em algum lugar que não ficará exposto, nem quando você mude os móveis de lugar. Um cantinho perto da parede é perfeito.
  3. 3
    Passe um pouco de acetona na cola. Depois de ter certeza de que pode passá-la no piso sem problemas, molhe um paninho com ela e esfregue na mancha. Feito isso, deixe agir por um tempinho para soltar a cola.
    • Se a mancha for bem pequena, passe a acetona com um cotonete, esfregando bem até que a cola saia.
  4. Com a faca, raspe o piso delicadamente para tirar toda a cola. Se estiver usando uma faca de manteiga, não se esqueça de embrulhá-la num pano grosso e limpo antes de passá-la no chão.
    • Tenha paciência e muita delicadeza. Para evitar arranhões, mantenha a ponta a faca paralela ao piso o tempo todo, evitando fazer muita força. [3]
  5. Se ainda sobrou um pouco de cola, volte do começo, passando mais acetona e esfregando com a faca até que a mancha saia completamente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Finalizando a limpeza

Baixe em PDF
  1. Passe uma toalha de papel onde a mancha estava e veja se ainda sente alguma protuberância. Também é bom dar uma olhadinha em volta dela, pois a faca pode ter espalhado a cola.
  2. Se ficaram pedacinhos de cola no chão, volte a esfregar com um pouquinho de acetona, lembrando-se sempre de ser bem delicado. [4]
    • Nunca aplique nenhum tipo de líquido diretamente sobre o piso para não manchar. Em vez disso, pingue umas gotinhas de acetona num pano e esfregue-o no chão.
    • Passe o pano com movimentos circulares.
  3. Depois que já tiver tirado toda a cola, passe um papel toalha ou pano de chão sobre o piso, tirando qualquer resíduo e deixando-o bem sequinho.
    • Seque o local com cuidado para não riscar o piso.
  4. Por ser um líquido facilmente inflamável, é bom ter muito cuidado. Guarde-o em um local longe de tomadas e qualquer coisa que possa causar faíscas e chamas. [5]
    • Além disso, ela também deve estar bem tampada, para evitar a exposição ao fogo.
  5. A acetona pode irritar a pele, causando vermelhidão e ressecamento. Para evitar problemas do tipo, lave bem as mãos com água e sabão e finalize com um bom hidratante.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre tome cuidado ao limpar pisos laminados, pois mancham com facilidade.
  • Se ficar tonto ou sentir que vai desmaiar por conta da acetona, dê um tempo e tome um pouco de ar. Depois de um tempo longe do cheiro, os sintomas devem passar.
  • Não use muita acetona, pois o excesso pode estragar o piso.
Publicidade

Avisos

  • Nunca passe acetona ou qualquer tipo de líquido direto sobre um piso laminado.
  • Se sentiu mal por causa da acetona e os sintomas não passam? Chame uma ambulância pelo 192.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 771 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade