PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Por mais que existam muitos produtos para se fazer remendos em diferentes tipos de parede no mercado, a massa de acabamento é especialmente útil para paredes de concreto ou de gesso. Esse produto pode ser utilizado no remendo de rachaduras e buracos, mas também pode ser adicionado em camadas finas por toda a parede para uniformizar a superfície e ajudar na aderência da tinta. O importante é preparar a parede e a mistura, aplicando demãos finas e deixando secar bem entre os passos. Vamos lá?

Parte 1
Parte 1 de 4:

Preparando a parede, o local e seus equipamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao limpar e preparar a parede, você criará partículas de pó que podem causar irritação nos olhos e nos pulmões. Por precaução, mantenha a máscara e o óculos também durante a aplicação da massa. Além disso, algumas pessoas podem apresentar sensibilidade à massa e é melhor aplicá-la usando luvas.
    • Use os equipamentos de proteção ao passar o primer e a tinta na parede, pois esses produtos também podem liberar vapores irritantes.
  2. Use fita para mascarar os objetos que não pode retirar do cômodo, protegendo-os da massa. É importante fazer isso com janelas e portas, por exemplo. Lembre-se de proteger também o piso com lona ou panos.
    • Seja minucioso na hora de proteger os objetos, pois remover a massa deles vai dar muito trabalho e pode acabar danificando as superfícies.
  3. Se estiver trabalhando com uma parede recém-construída, você provavelmente não precisará lixar muita coisa. Entretanto, se a parede for antiga, use uma lixa (grão 40-60) ou um raspador para remover a pintura original, as lascas, o primer ou o gesso. Use também a lixa para suavizar calombos antes de seguir para os próximos Passos. [1]
    • Se houver rachaduras ou buracos pequenos na parede — nada maior do que 1,5 cm de largura ou profundidade —, use uma chave de fenda para remover os materiais soltos. Buracos maiores não podem ser preenchidos com massa de acabamento, devendo ser remendados com outros métodos.
  4. Pincele a parede completamente para remover lascas e flocos da parede, além da sujeira e da poeira. Qualquer pincel rígido e limpo serve para esse propósito. [2]
    • Continue usando a máscara e os óculos de proteção, pois a limpeza vai soltar muita poeira no ar.
  5. Mergulhe a esponja em um balde com água limpa, torça-a de leve e passe-a pela parede. Repita o processo até terminar de umedecer toda a parede, finalizando o preparo para a massa. [3]
    • Não se preocupe se a parede estiver molhada na aplicação da massa, pois isso vai ajudar na aderência.
    • Se preferir, use um pano de chão limpo no lugar da esponja.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Preparando a massa e remendando imperfeições

PDF download Baixe em PDF
  1. Sempre siga as instruções de preparo da embalagem do produto que comprou se elas divergirem da proporção acima. Comece colocando a água no balde, seguida da quantidade adequada de pó de massa para acabamento.
    • Prepare apenas a massa que vai usar dentro de duas horas, pois ela endurecerá e não será possível aplicá-la após esse tempo. Na dúvida, prepare menos massa agora e faça mais dela mais tarde.
    • Para manter a massa úmida durante a aplicação, cubra o balde com um pano úmido.
    • O pó de massa para acabamento é ótimo para a finalização de paredes internas e externas de gesso ou concreto. Existe também a massa já misturada, à base de acrílico, que é recomendada apenas para paredes internas e pintadas.
  2. A forma mais rápida de se preparar a massa é usar um misturador de furadeira na menor velocidade possível, mas você também pode mexer manualmente com um palito. De qualquer forma, misture até a massa ficar bem incorporada e homogênea. [4]
    • A consistência desejada é grossa, mas não é seca. Caso pegue um pouco da massa com a espátula e segurá-la de lado, a mistura deve escorrer em bolotas.
    • Se necessário, ajuste a consistência com mais água ou mais pó.
  3. Pegue um pouco da massa com uma espátula pequena — dê preferência para uma espátula com 7,5 cm a 10 cm de largura — e pressione a mistura contra os buracos e rachaduras da parede. Depois, passe a espátula horizontal e verticalmente sobre a superfície, removendo o excesso de massa.
    • Só use a massa para preencher buracos com no máximo 1,5 cm de largura ou profundidade.
  4. O ideal é deixar a massa secar por 4 a 6 horas em um clima seco ou por 12 a 24 horas em uma clima úmido. Depois, lixe-a com uma lixa de grão fino (grão 300-400) e passe um pano levemente úmido para remover as partículas de pó.
    • Caso a massa pareça úmida ao toque, espere ela secar mais antes de lixar.
    • O normal é que a massa fique um pouco mais clara depois de secar.
  5. Use um pincel para cobrir todos os remendos com uma demão de primer adequado para o tipo de parede que você tem. Por exemplo, se estiver trabalhando com uma parede externa de concreto, use um primer específico para esse tipo de superfície.
    • Se preferir, cubra a parede inteira com o primer. Caso planeje aplicar a massa por toda a superfície após os reparos, confira a embalagem do produto e veja se o fabricante recomenda a aplicação de primer antes disso.
    • Mesmo que não vá aplicar massa por toda a parede, é bom aplicar primer na superfície antes de pintá-la, pois isso ajudará na aderência da tinta, além de fazer com que os remendos fiquem menos perceptíveis.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Aplicando a primeira demão na parede

PDF download Baixe em PDF
  1. A massa de acabamento normalmente é aplicada com duas desempenadeiras retas — basicamente, duas espátulas grandes —, uma em cada mão. A menor deve ter de 15 a 20 cm de largura, e a menor deve ter de 25 a 35 cm de largura. Use a desempenadeira menor para adicionar um pouco de massa à maior. [5]
    • Espalhe a massa pela desempenadeira maior, cobrindo-a de ponta a ponta.
  2. Com a desempenadeira "carregada" de massa, encoste-a na parte inferior da parede, em um ângulo de 30°. Siga com a lâmina para cima, mantendo o contato e o ângulo. A ideia é criar uma aplicação com cerca de 0,3 cm de massa. [6]
    • Vá de baixo para cima em um único movimento. Se não for possível chegar até o teto, vá o mais longe possível e use uma escada para aplicar a massa na parte de cima da parede.
    • Dominar essa técnica leva tempo. Se aplicar a massa mais grossa ou mais fina, você provavelmente vai deixar a parede meio irregular. Caso a aplicação tenha ficado muito grossa, raspe a massa e tente novamente, dessa vez fazendo mais pressão. Se a aplicação ficou muito fina, repita o processo aplicando menos pressão.
  3. Depois de aplicar uma tira vertical na parede, confira a desempenadeira grande. Se ela ainda tiver uma boa quantidade de massa, espalhe-a com a desempenadeira menor, dispondo-a de forma uniforme. Caso precise de mais massa na lâmina, pegue-a com a desempenadeira menor no balde. [7]
    • Quando pegar a prática, você conseguirá manusear as duas desempenadeiras rapidinho, adicionando, removendo ou reposicionando a massa conforme necessário.
  4. Siga para a esquerda ou para a direita da aplicação da massa, colocando novamente a desempenadeira na parte inferior da parede. Sobreponha a aplicação anterior com cerca de ¼ da grossura da desempenadeira (ou seja, 7,5 cm em uma lâmina de 30 cm). Aplique a segunda tira de massa da mesma forma que a anterior. [8]
    • Continue repondo a massa na desempenadeira conforme necessário, repetindo até cobrir a parede inteira.
    • Caso vá aplicar em um canto mais estreito, use a desempenadeira menor para isso.
  5. A massa de acabamento precisa secar muito bem entre demãos, e é melhor deixar que ela cure por um dia inteiro antes de mexer na parede de novo, seja para lixar, seja para aplicar a segunda demão. Se o clima estiver seco e quente, o tempo de cura pode ser de 16 horas; se estiver frio e úmido, a massa precisará de até 24 horas para secar. [9]
    • Para checar se ela está seca, toque nela com os dedos e procure por áreas escuras, já que isso indica umidade.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Adicionado a segunda demão e finalizando a parede

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem opiniões divergentes quanto à aplicação ideal para a segunda demão da massa. Alguns profissionais preferem a aplicação vertical novamente, ao passo que outros optam pela aplicação horizontal, seguindo o pensamento de que isso resulta em uma superfície mais homogênea e que precisa de menos lixamento. De qualquer forma, prepare a massa, coloque-a na desempenadeira e adicione à parede com a mesma grossura da primeira demão.
    • A técnica da aplicação horizontal é igual à da aplicação vertical. Mantenha a desempenadeira em um ângulo de 30° e mantenha o contato reto com a parede.
    • Assim como a primeira demão, a grossura da demão deve ser de no máximo 0,3 cm.
  2. Assim que a segunda demão secar completamente, lixe a parede inteira com a lixa de grão 300-400 e, ao terminar, limpe o pó com um pano ou uma esponja úmida. [10]
    • Caso a aplicação tenha ficado irregular, lixe bem com uma lixa mais grossa (grão 40-60) para uniformizar. Depois, suavize a superfície com a lixa de grão fino.
  3. Agora que finalizou o acabamento da superfície, proteja-a com um primer adequado para a condição da parede (ou seja, use um primer próprio para o tipo de parede, seja ela interna ou externa) usando um rolo de pintura. Deixe secar de acordo com as instruções do fabricante e adicione duas demãos de tinta, usando a mesma técnica. Lembre-se de deixar cada demão secar pelo tempo recomendado antes de seguir em frente.
    • Mesmo que tenha passado primer em toda a parede antes de aplicar a massa, repita o processo depois da aplicação. Assim, você protegerá a massa e fará com que a tinta adira com mais facilidade.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Massa para acabamento em pó.
  • Água limpa.
  • Balde grande para mistura.
  • Palito para misturar (ou misturador para furadeira).
  • Espátula.
  • Desempenadeira de 15-20 cm e de 25-35 cm.
  • Lixa grossa (grão 40-60) e fina (grão 300-400).
  • Esponja.
  • Primer, tinta e rolo.
  • Luvas, óculos de proteção e máscara com respirador.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 260 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade