Baixe em PDF Baixe em PDF

Cedo ou tarde, você provavelmente vai ter que trocar as placas do seu carro ou da sua moto. Dependendo do estado dos parafusos, o processo vai ser simples ou mais complicado. De qualquer maneira, basta usar as ferramentas e técnicas corretas para fazer tudo em casa em questão de minutos!

Método 1
Método 1 de 2:

Removendo ou trocando as placas

Baixe em PDF
  1. Dependendo do tipo dos parafusos que prendem as placas, você pode precisar de uma chave de fenda normal, inglesa ou de outro modelo. Além disso, leve o tamanho em consideração também.
    • Talvez você consiga remover alguns parafusos usando mais de um método. Por exemplo: pode ser que os parafusos sejam do tipo sextavado, mas tenham a fenda normal na cabeça.
  2. Instale a chave na cabeça do parafuso e gire-a em sentido anti-horário até a peça se soltar. Faça isso com cada uma, mas guarde todas no mesmo lugar para não correr o risco de elas sumirem.
    • Segure a placa por baixo quando você for remover os parafusos para ela não se soltar a acabar riscando a tinta do carro ou da moto.
  3. Após a remoção dos dois (ou mais) parafusos, resta tirar a placa do lugar. Caso você vá trocar a peça, entre em contato com o Departamento de Trânsito da sua cidade e descubra o que fazer. [1]
    • Que tal você usar a placa antiga como decoração? Busque tutoriais na internet para fazer arte com ela!
  4. É possível que a placa nova tenha um kit próprio de parafusos. Se tiver, use-os; se não tiver, reinstale os antigos usando a chave. Caso necessário, peça ajuda a alguém nessa etapa do processo.
    • Use parafusos de inox! A principal vantagem do material é que ele não enferruja com o tempo.
    • Lembre-se de trocar a placa por outra que tenha os mesmos caracteres (números e letras), além de fazer tudo com o aval do Departamento de Trânsito local.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Extraindo parafusos enferrujados

Baixe em PDF
  1. Coloque o bocal da lata do óleo bem perto dos parafusos e aplique uma quantidade generosa dele nas peças. Em seguida, conte 15 minutos antes de remover tudo. [2]
    • Se os parafusos não ficarem mais frouxos depois de 15 minutos, aplique mais do óleo e espere uma hora.
    • Compre a lata de óleo de penetração em qualquer loja de produtos automotivos.
    • Tente borrifar o óleo atrás da placa para facilitar ainda mais a extração dos parafusos.
  2. Derrame um pouco de vinagre nos parafusos enferrujados ou aplique-o em um pano e espalhe nas peças. A acidez do produto dissolve a ferrugem, facilitando o restante da extração com a chave de fenda ou inglesa. [3]
    • Depois de dissolver parte da ferrugem usando vinagre, você pode tentar remover o máximo possível das partículas restantes com uma lã ou escova de aço. Só então faça a extração.
  3. Encaixe a chave no parafuso e bata o martelo algumas vezes para soltar as partículas de ferrugem. Depois, ajuste a ferramenta conforme necessário e tente extrair a peça. [4]
    • Tenha cuidado para não apertar o parafuso sem querer. Se essa tática do martelo não der certo de primeira, não insista.
  4. A chave de impacto é uma ferramenta elétrica que vem muito a calhar em casos mais extremos. Escolha o soquete de tamanho correto, prenda-o na chave e aperte o gatilho para fazer força no parafuso. [5]
    • Use óculos e luvas de proteção na hora de operar a chave de impacto.
    • Só use esse método se nenhuma outra tática der certo, pois ele pode acabar quebrando os parafusos enferrujados e lançando estilhaços.
  5. Depois de remover os parafusos, troque-os por alternativas de inox para não ter nenhum problema do tipo no futuro. Você também pode aplicar um desengripante nos corpos das peças, o que vai facilitar o processo de extração nas vezes seguintes. [6]
    • Compre o desengripante para parafusos em qualquer loja de produtos automotivos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 396 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade