Baixe em PDF Baixe em PDF

Os gambás nativos do Brasil e da Europa não têm odores ruins como seus primos distantes da América do Norte, o que faz com que muitos brasileiros e portugueses não saibam o que fazer para se livrar do cheiro do gambá norte-americano. O odor forte desse bicho, proveniente de um "spray natural", pode entrar em sua casa de diversas formas, seja através de seus bichos de estimação, seja através de um "ataque" direto à residência. Em casos mais leves, é possível se livrar do problema com uma arejada no ambiente. Já em situações mais graves, o fedor pode acabar pegando em tecidos, móveis e carpetes, podendo durar anos caso medidas imediatas não sejam tomadas. Se precisa se livrar desse odor indesejado, comece com soluções simples e experimente outros métodos até eliminar o problema.

Método 1
Método 1 de 5:

Arejando a casa

Baixe em PDF
  1. Deixe que a luz solar e o ar fresco entrem no ambiente para neutralizar o odor indesejado. Manter o ambiente fechado só vai fazer com que o cheiro continue empesteando o ar. Ao abrir as janelas, você fará uma troca do ar contaminado pelo ar fresco, aliviando consideravelmente o problema.
    • Caso um gambá tenha borrifado o odor ruim do lado de fora da sua casa, não abra as janelas até que o cheiro tenha se dissipado, ou ele pode entrar em seu lar.
    • A luz do sol também ajuda a suavizar odores em tecidos, pois os raios ultravioletas agem neutralizando cheiros e os expulsando dos tecidos.

    Dica: Caso queira tirar o odor ruim de roupas, toalhas, mantas e tecidos removíveis, lave-os e deixe secar ao ar livre no varal. A exposição direta ao sol e ao ar fresco vai ajudar a eliminar o cheiro melhor do que uma secadora.

  2. Ligue ventiladores de teto, de chão e até mesmo os portáteis para fazer o ar dentro de cada circular. Caso a casa tenha um sistema de refrigeração e aquecimento, ligue-o para ajudar na circulação. Se o ar continuar parado, o cheiro só vai penetrar ainda mais nos tecidos.
    • Ligue todos os ventiladores assim que possível para circular o ar na casa e impedir que o cheiro penetre demais nas coisas.
    • Essa técnica funciona muito bem quando combinada com as janelas abertas.
  3. Caso sua casa tenha ar-condicionado ou um sistema de aquecimento, troque os filtros dos aparelhos antes de tratar o restante do odor de gambá, pois o cheiro pode ficar preso nos filtros e acabar empesteando todo o sistema de tubulações da casa por meses. A única forma de se evitar essa consequência terrível é trocando os filtros o quanto antes.
    • Trocar os filtros de ar antes de limpar o resto da casa minimiza a quantidade de fedor saindo pelas tubulações, impedindo que ela contamine a residência novamente.
    • Faça um teste antes de limpar o restante da casa. Cheire os filtros de ar e, se eles não estiverem com odor algum, prossiga com a limpeza. Caso eles continuem com cheiro de gambá, troque-os mais uma vez para impedir que eles recontaminem a casa com o fedor.
  4. Esses produtos em spray podem mascarar e remover parte do odor indesejado, mas é bom procurar por formulações que realmente façam a desodorização, já que a maioria apenas espalha um perfume pelo ambiente que é ineficaz no tratamento do cheiro de gambá. Um desodorizador perfumado, por outro lado, é capaz de neutralizar e eliminar o cheiro ruim. [1]
    • Existem também sprays próprios para a remoção de odor de gambás. Eles são chamados de "de-skunking" e podem ser encontrados na internet. Entretanto, sempre confira os comentários de outros clientes para ver se o produto em questão é adequado para suas necessidades.
  5. Não consegue identificar de onde o cheiro está vindo? Encha pequenas vasilhas com 1 xícara de vinagre branco e espalhe-as pela casa, concentrando-se nos cômodos mais fedidos, pois o problema provavelmente estará vindo deles. [2]
    • Caso tenha animais de estimação ou filhos pequenos, é melhor colocar o vinagre apenas em locais altos para evitar que eles derramem o líquido ou o bebam.
    • O vinagre deve absorver o odor dentro de 24 horas. Fique tranquilo, pois o cheiro forte do vinagre vai enfraquecer após um tempo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Removendo o cheiro de carpetes e tapetes

Baixe em PDF
  1. Esse produto normalmente é vendido em pó ou em pastilhas, e é importante escolher uma opção que não vá estragar seu aspirador de pó. Aplique o produto e deixe-o agir por pelo menos meia hora — para melhores resultados, deixe-o agir por algumas horas — para que ele absorva ao máximo o odor ruim. [3]
    • Você pode encontrar esses removedores de odores em lojas de materiais de construção, supermercados e na internet.
    • Espalhe uma camada fina do produto por toda a superfície do carpete. Não é preciso exagerar na quantidade.

    Dica: Muitas pessoas espalham bicarbonato de sódio nos carpetes para remover odores, mas as partículas dele são pequenas demais e podem entupir o filtro do aspirador de pó.

  2. Depois de deixar o desodorizador agir por pelo menos meia hora, aspire-o. Passe o aspirador algumas vezes na superfície para remover completamente o produto da superfície.
    • Depois de aspirar o removedor, lembre-se de limpar o filtro ou o saco do aspirador.
  3. Assim como cortinas e estofados, não é fácil lavar um tapete. É aí que entra a limpeza a vapor, pois o calor ajuda a abrir e expandir as costuras dos tecidos, permitindo que o sabão penetre mais fundo e elimine melhor o cheiro do gambá. Obviamente, se você só tem um aspirador de pó e líquidos, ele vai ser melhor do que nada.
    • Como regra geral, a higienização deve ser feita após uma ou duas horas da contaminação inicial para evitar que o cheiro se aprofunde no tecido.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Lavando tecidos

Baixe em PDF
  1. Em um balde grande, misture 1 parte de vinagre com 5 partes de água morna — a quantidade exata vai depender do volume de tecidos que você tem para limpar. Essa solução é ideal para roupas, cobertores, toalhas e outros tecidos que possam ser lavados na máquina. [4]
    • Atenção: alguns tecidos delicados e sintéticos podem não resistir à exposição à acidez do vinagre.
  2. Misture 1 parte de água oxigenada com 6 partes de água morna em um balde — a quantidade exata depende do volume de tecidos que precisa limpar. Essa solução pode ser utilizada em roupas e outros tecidos no geral.
    • Como a água oxigenada pura pode danificar tecidos, é importante diluí-la bem para o uso. Mais abaixo você encontrará outra solução com água oxigenada, para a limpeza da pele e da pelagem de animais, que não é tão diluída.
    • Evite usar essa solução em tecidos que só possam ser lavados a seco ou que sejam delicados.
  3. Deixe o líquido agir por duas a três horas. Logo após deixar os tecidos de molho, esfregue-os à mão por alguns minutos para fazer com que o líquido penetre bem as fibras do tecido, gerando melhores resultados. [5]
    • Algumas coisas que você pode deixar de molho: fronhas, capas de sofás, cortinas, cobertores e outros tecidos no geral.

    Dica: Esta técnica funciona melhor quando executada dentro de uma ou duas horas após a contaminação com o cheiro de gambá.

  4. Depois de retirar os tecidos da solução de limpeza, passe-os em um ciclo de água morna na máquina de lavar. Para potencializar a desodorização, adicione ½ xícara de bicarbonato de sódio no início da lavagem. [6]
    • Se possível, deixe os tecidos secarem naturalmente no varal, pois o ar fresco vai ajudar na remoção dos odores remanescentes.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Limpando superfícies rígidas com água sanitária

Baixe em PDF
  1. Misture 1 xícara de água sanitária com 4 litros de água morna em um recipiente aberto, como um balde. [7]
    • Evite combinar a água sanitária com outras substâncias químicas, pois você pode gerar uma reação perigosa capaz de produzir vapores tóxicos.
    • É bom também trabalhar em um ambiente bem ventilado, com todas as portas e janelas abertas. Não mexa com água sanitária em um espaço fechado.
  2. Mergulhe uma escovinha na água e use-a para esfregar pisos de azulejo, balcões, pneus, deques e outras superfícies rígidas contaminadas. Não use a água oxigenada em carpetes, estofados ou tecidos no geral, pois ela pode acabar estragando a cor dos materiais.
    • Evite o uso da água sanitária em roupas coloridas. Tudo bem usá-la para lavar tecidos brancos, desde que você siga as instruções do fabricante, mas jamais a utilize em tecidos coloridos ou escuros. [8]
    • Use luvas de borracha para proteger sua pele dos químicos fortes da água sanitária.

    Dica: Caso não tenha uma escovinha em mãos, use um pano de chão ou uma esponja abrasiva na limpeza.

  3. Enxágue bem a água sanitária usando água morna e panos de chão. Repita o processo quantas vezes forem necessárias para eliminar o cheiro da superfície.
    • Para finalizar seque bem o local com um pano limpo.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Removendo o cheiro de pessoas e bichos de estimação

Baixe em PDF
  1. Em um balde ou outro recipiente aberto, misture 1 litro de água oxigenada, ¼ xícara de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de detergente neutro de louças. Mexa bem a solução no recipiente, até incorporar os ingredientes. [9]
    • Se possível, use água oxigenada 3%.
    • Não feche o recipiente depois da mistura, pois os gases emanados pela solução podem se acumular e causar pressão, abrindo a tampa com força.
    • Caso vá limpar um cachorro grande ou um humano adulto, pode ser preciso preparar mais solução.
    • Não armazene a solução. Ela deve ser utilizada imediatamente.

    Dica: No caso de um cheiro resistente, pode ser preciso aumentar a quantidade de bicarbonato de sódio para ½ xícara e de detergente para 1 colher de sopa.

  2. Mergulhe uma toalhinha na solução e passe-a por toda a área do corpo contaminada pelo spray do gambá, até que o local esteja bem encharcado.
    • Essa solução é segura para humanos e animais de estimação, mas é preciso tomar cuidado para que ela não entre em contato com os olhos, as orelhas e as bocas, pois ela pode causar ardência e irritação consideráveis em áreas sensíveis.
  3. Use a toalhinha para esfregar o humano ou o bichinho com a solução, chegando bem na pele dos animaizinhos, mesmo se eles tiverem pelo grosso. Deixe agir por cinco minutos para potencializar a ação desodorizador. [10]
    • O ideal é fazer isso dentro de uma ou duas horas após a contaminação com o spray do gambá.
  4. Depois de higienizar bem a área, enxágue a solução da pele ou da pelagem. Repita o enxágue algumas vezes para remover os produtos completamente. [11]
    • Repita o processo inteiro quantas vezes forem necessárias para se livrar do cheiro do gambá.
    Publicidade

Dicas

  • Se nada der certo, busque ajuda profissional. Leve roupas, cobertores e tapetes para uma lavanderia e veja o que os profissionais podem fazer. Caso o cheiro esteja no carpete, contrate um profissional para fazer uma limpeza a vapor por todo o piso. No caso dos bichos de estimação, você também pode levar o animal até uma pet shop para um banho completo. [12]
  • Uma opção para tirar o cheiro de gambá da pele ou do pelo de um bichinho de estimação é dar um banho com molho de tomate. O ponto negativo dessa técnica é que você precisaria de uma grande quantidade de molho e poderia acabar manchando o pelo do animal. [13]
Publicidade

Materiais Necessários

Arejando a casa

  • Ventiladores.
  • Filtros de ar.
  • Desodorizadores de ar.

Removendo o cheiro de carpetes e tapetes

  • Removedor de odores para carpete.
  • Xampu para carpetes.
  • Limpador a vapor.

Lavando tecidos

  • Vinagre branco ou água oxigenada 3%.
  • Bicarbonato de sódio.
  • Água.
  • Escovinha ou esponja.
  • Balde ou recipiente grande.
  • Máquina de lavar.

Limpando superfícies rígidas com água sanitária

  • Água sanitária.
  • Escovinha ou esponja.
  • Água.
  • Balde ou recipiente grande.
  • Máquina de lavar.
  • Luvas de borracha.

Removendo o cheiro de pessoas e bichos de estimação

  • Água oxigenada 3%.
  • Bicarbonato de sódio.
  • Toalha de rosto.
  • Água.
  • Balde ou recipiente grande.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 48 459 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade