Baixe em PDF Baixe em PDF

Um vaso sanitário vazando, quebrado ou velho já é problemático o bastante; não é necessário ter o incômodo adicional de contratar alguém para removê-lo. Você pode fazer isto sozinho, com confiança, seguindo estas instruções passo-a-passo.

Método 1
Método 1 de 3:

Remoção do Vaso Sanitário

Baixe em PDF
  1. Comece desligando o registro de água. Em seguida, dê descarga para remover toda a água da bacia e da caixa acoplada. Desconecte as duas extremidades do tubo de fornecimento de água, do registro e da caixa acoplada.
    • O ideal é que o vaso sanitário e a caixa acoplada estejam totalmente secos antes de removê-los, por isso, adiante-se usando uma esponja para absorver toda a água que sobrou depois de descarga.
  2. Use uma chave catraca ou uma chave grifo para lavatório para remover as porcas dos parafusos de fixação que prendem a caixa acoplada ao vaso. Haverá um parafuso de cada lado da caixa, e pode existir ainda uma terceiro no meio. Delicadamente, retire a caixa acoplada do vaso sanitário.
    • Uma vez que a caixa acoplada for retirada, tire-a do banheiro ou a deixe de lado, em algum lugar que não atrapalhe o caminho.
  3. Retire a capa que proteje os parafusos no chão, caso ela exista. Use uma chave ajustável para remover as porcas dos parafusos.
    • Se não conseguir remover as porcas, tente usar um óleo lubrificante. Se ainda assim não der, corte os parafusos com um serrote.
  4. Existe um anel de vedação sob o vaso sanitário que veda o fundo da peça na junção com o tubo de ligação. Posicione-se sobre o vaso sanitário e balance-o levemente de um lado para outro, a fim de romper a vedação. Uma vez feito isto, retire a bacia e coloque-a ao lado.
  5. Usando uma espátula, raspe a vedação antiga do chão do banheiro e da parte inferior do vaso sanitário. Jogue os restos de vedação e silicone em balde com um saco plástico. Limpe a parte inferior com uma escova de aço.
  6. Coloque um pano dentro do tubo de esgoto para evitar que cheiro de esgoto invada o banheiro. Ponha um balde de cabeça para baixo sobre os panos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escolha de um novo vaso sanitário

Baixe em PDF
  1. Os fabricantes podem optar por ter seus modelos testados por órgãos competentes, como por exemplo a MaP, nos Estados Unidos. Este grupo mantém uma base de dados de 2500 vasos sanitários que são testados voluntariamente. Acesse o site para ver as performances das descargas de tais vasos.
    • A MaP define como parâmetro a remoção de 350 gramas de resíduos por descarga como o nível mínimo aceitável e o Programa WaterSense da EPA dos EUA estabelece o mesmo valor mínimo para seus equipamentos.
    • A participação neste programa de testes é voluntária, então não é possível encontrar informações sobre todos os vasos no banco de dados.
  2. Um vaso sanitário de alta eficiência é aquele que utiliza 4,8 litros de água por descarga. O vaso sanitário é responsável por um terço do consumo de água da casa, esta pode ser uma ótima forma de economizar na sua conta de água. O ponto negativo de alguns modelos é que podem ficar manchados e entupidos, portanto, pesquise.
    • Verifique com a empresa concessionária de água para saber se oferecem desconto ou alguma forma de incentivo financeiro para quem instalar um vaso sanitário econômico.
    • Vasos sanitários econômicos têm rótulo WaterSense da EPA nos Estados Unidos, uma designação que significa, entre outras coisas, que eles desempenham tão bem ou melhor o seu papel e ainda são 20% mais econômicos do que outros produtos da mesma categoria.
  3. Estes vasos têm um reservatório separado para armazenar água sob pressão. Quando você dá descarga, esta água é liberada em alta velocidade e remove os resíduos a fundo. Estes aparelhos são mais caros e mais barulhentos do que os modelos tradicionais e podem ser um problema no caso de precisarem de reparos.
  4. A altura padrão de um vaso sanitário é de 37,5 cm, mas você pode comprar um vaso sanitário mais alto, com uma bacia com a medida entre 42,5 cm e 47,5 cm. Nos EUA, estes vasos são feitos de acordo com o Americans with Disabilities Act, e são melhores para as costas e joelhos, além de mais confortáveis para idosos e ou pessoas mais altas. A altura adicional vem com um preço mais elevado (de R$138,00 a R$ 276,00) e crianças ou pessoas mais baixas podem ter problemas para usá-los.
  5. Vasos que têm válvulas de descarga de duplo-fluxo, disponíveis tanto nos modelos pressurizados ou de gravidade, gastam 25% menos água. Eles custam bem mais do que os outros modelos, mas você economizará dinheiro a longo prazo. Estão disponíveis apenas em um número limitado de cores e estilos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Conserto de Vaso Sanitário

Baixe em PDF
  1. Não é porque seu vaso com pouco fluxo de água que você deve substituí-lo. Existem meios para dar mais força a uma descarga fraca.
  2. A caixa acoplada pode vazar por muitas razões diferentes. Investigue um pouco para saber se é algo que pode corrigir por conta própria.
  3. Se você está pensando em trocar o vaso sanitário porque a água não para de correr, há algumas coisas que pode tentar para corrigir o problema.
  4. Se observar uma poça de água ao redor da base do vaso e não houver vazamento da caixa acoplada, isto indica que o vaso está bom - é a vedação que precisa ser substituída.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Esponja
  • Balde
  • Trapos
  • Chave de catraca e soquetes
  • Chaves em geral
  • Chave de fenda
  • Espátula
  • Serrote (Opcional)
  • Quebra porcas (opcional)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 55 100 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade